Samuel Pessoa > Lava Jato entra para livros de história Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Indignação seletiva, revolta circunstancial ou repreenda de ocasião, seja lá como for, quem tem Aécio Neves no currÃculo quem ainda precisa de Lava Jato ?
A pergunta que faço é: e os agente públicos que impulsionaram com corrupção o crescimento de outros conglomerados empresariais principalmente de comunicação e não foram presos?
Nossa zelite econômica está precisando ajustar a narrativa, afinal a Lava Jato teria morrido (infelizmente, acredito que não)... Curioso, mesmo assim, não nos dá a causa da morte, imagino que queira manter as possibilidades de ressuscitá-la, caso a nova narrativa não vingue. Aliás mal fala da operação no texto, só no tÃtulo, está na moda do jornalismo hoje prometer lebre no tÃtulo e entregar gato. Se o PT não é em si mesmo a fonte de toda a corrupção então será seu modelo de desenvolvimento!
Estou lendo o livro e recomendo - é essencial para entender o conluio entre governos e empreiteiras na configuração do chamado capitalismo de compadrio no Brasil. Parabéns à jornalista Malu Gaspar, a autora.
O testudo achava que JK que saiu banqueiro de BSB e sua esposa que ganhou de fato um ap na Atlântica foi PT? A Transamazônica, Rio Niterói e Angra foram PT. As amantes de Roberto Campos e a do FHC eram PT? O PC do Collor era o PT?
PolÃticos de direita e de esquerda fazem grossas tramoias. Enquanto isso, os seus lacaios ingênuos e alienados de centro direita e esquerda estão por aà defendendo seus ladrões preferidos e acusando os ladrões dos outros. São todos farinha do mesmo saco, i.é, polÃticos e lacaios! Não sou isento/apartidário. Apenas não estou do lado de nenhum deles. Me recuso a apoiar quem rouba, direita ou esquerda. Não tenho compromisso nem prazer em defender essa gente que habita o esg.oto. São todos iguais.
Existem vários caminhos para o desenvolvimento, inclusive com interferência do estado, maior ou menor, como mostram os tigres asiáticos e outros exemplos. Quanto à corrupção, a solução passa por educação + transparência. duas coisas que horrorizam a elite deste paÃs.
Pessoa leu outro livro, não de Gaspar! Malu traça com meridiana clareza cortes corruptos desde a ditadura militar. Pessoa desconhece Paulo Francis e sua denúncia da Petrobrás. Notável 'esquecimento' de Pessoa das Eras FHC e Sarney. Não há nada novo na PROPINARIA! 'A História Real - Trama de uma Sucessão' mostra oferta da Odebrecht ao PT, 2º turno, 1989. Lula repele:É FRIA! Após eleito em 2003 optou pela turma da bufunfa igual a FHC e Sarney, porém foi o único que viu o sol nascer bem quadrado!
Apesar do Brasil permenacer na lama economica em que foi jogado pela juncao da operacao-lava jato com a midia tucana, mais classe media impensante (a mesma que hoje lota praias e festas em plena pandemia); apesar de tudo isso, o ex-juiz sergio moro esta feliz da vida, com sorriso de orelha a orelha. Eh que agora tornou-se milionario ao se associar a uma empresa de advocacia, que faz fortuna pisoteando os cadaveres das empresas que a lava-jato destruiu. Uma verdadeira simbiose do mal.
PolÃticos de direita e de esquerda fazem grossas tramoias. Enquanto isso, os seus lacaios ingênuos e alienados de centro, direita e esquerda estão por aà defendendo seus ladrões preferidos e acusando os ladrões dos outros. São todos farinha do mesmo saco, i.é, polÃticos e lacaios! Não sou isento/apartidário. Apenas não estou do lado de nenhum deles. Me recuso a apoiar quem rouba, direita ou esquerda. Não tenho compromisso nem prazer em defender essa gente que habita o esg.oto. São todos iguais.
Tivesse a lava-jato buscado justica, punir os corruptos, e ao mesmo tempo preservar empresas e empregos, o pais nao estaria no atoleiro de hoje. Ao inves disso, lava-jato sempre teve vies politico, que foi a derrubada do PT a qualquer custo. Conseguiram! Derrubaram o PT. Em compencasao destrocaram a economia do pais, criando dezenas de milhoes de desempregados. Podemos entao concluir que caso a lava-jato com esse vies politico nunca tivesse existido, o pais estaria hoje em melhores condicoes.
Queria saber agora como a direita pós-LavaJato no poder pretende alavancar o crescimento e a recuperação econômica sem investimentos estrangeiros, sem investimentos privados nacionais (nunca houve), sem programa de governo, com isolamento internacional, sem polÃticas públicas, sem incentivo à infraestrutura, sem a ajuda-Trump (nunca houve).... Quem sabe os 380bi de US$ deixados em reservas cambiais pelo PT possam servir. Rsrs
A direita nao tem resposta para nenhum de seus questionamentos. O foco da direita eh apenas um: Manter a riqueza dos que ja sao ricos e poderosos e soh. Por isso sao tambem chamados de conservadores: Conservar a opulencia da vida dos que ja vivem opulentamente.
recentemente, economistas de renome nacional, propuseram, a criação de uma agencia, para controle de expansão fiscal, como indutora de investimentos públicos. alegam, que este é um novo paradigma e que apenas investimentos privados, são insuficientes, para sairmos, da renda media. seria importante, que Samuel trouxesse, para sua coluna, este debate.será tb a isso que se refere como capitalismo bismarckiano??
A Odebrecht adotou os mesmos métodos de operação desde o governo Médici, passando por Geisel, Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e Temer. O mesmo vale para OAS, AndradeGutierrez, CamargoCorrêa e demais empreiteiras. A Lava/Jato poderia ter punido apenas seus sócios e diretores e deixado elas sobreviverem e continuarem suas obras sob supervisão. Ao invés disso, a LavaJato as jogou na pior crise financeira e promoveu o desemprego de centenas de milhares de trabalhadores.
Em verdade é preciso a revolução da Educação (E maiúsculo). Quando ela se e instalar e gerar efeitos (tomará séculos), então começará a melhora.
No livro sobre a famÃlia Guinle, o Clovis Bulcão mostra como uma concessão no porto de Santos foi grandemente aumentada e prorrogada por muito mais tempo sem licitação. Eram os primeiros anos da república e os Guinle faturaram na desordem inerente à uma transição de poder. Acho que foi similar com Oderbrecht, JBS e Eike, na transição do regime republicano para o populista a partir de 2002.
Sobre os dois últimos parágrafos, considere a hipótese de estarmos presos ao binômio "ordem e progresso". Sucessivos governos tentam, ora buscar uma ordem absoluta que levaria, por si, ao progresso. Ou investem num progresso (o projeto bismarkiano) que redundaria, também por causa, em um ordenamento superior no paÃs.
O analista não sai do lugar. Como mudar as instituições? Primeiro precisa saber quais leis e regras são um entrave, em ordem de prioridade. Vamos trabalhar !
Excelente reflexão do articulista, parabéns!
O articulista(lavajatista alienado) faz uma análise simplória da L Jato. A L Jato foi uma mistura de projeto polÃtico de poder( tirar um partido do poder à força) com a promoção pessoal de seus integrantes. O resultado foi drástico: falência de grandes empresas que geravam divisas, empregos e receitas tributárias; elegeram Bolsonaro, a mais caótica opção polÃtica( ameaça à democracia, ao meio ambiente, à ciência, à cultura). Liberdade aos corruptos delatores, milhões a advogados, juÃzes e MPF.
Na ditadura começou tudo...as empreiteiras deitaram e rolaram com as grandes obras!
José de Paula falta com a verdade. Cite que dirigentes do PT ficaram ricos durante governos PT?
Obs.: Não sou bolsonarista. Tenho o mais profundo desprezo pelo capitão e pelo alcoólatra, assim como repudio qualquer ladrão de qualquer partido ou da nossa "justissa", ou de qualquer outra origem. Não compactuo com essa gente nem mesmo com seus asseclas anestesiados e amestrados.
Frei Beto, amigo Do Lula, e fundador do PT disse: Quando fundamos o PT eu morava em uma casa simples e tinha um carro popular. Hoje moro na mesma casa e tenho um carro popular. Neste mesmo perÃodo de tempo, todos os dirigentes do PT enriqueceram. EmÃlio Odebrecht disse: A relação do PT conosco é igual à dos demais governos. Não mudou nada, a não ser que o PT pede mais. Duas vozes de diferentes interesses e origens dizem coisas complementares. Será que não existe nada a ser revisto? Tudo bem?
É uma boa iniciativa, porque brasileiro tem péssima memória de suas passagens pelas masmorra, senzalas e dos bandidos republicanos que só não lhes tira a roupa do corpo porque eles são muito pudicos. será o primeiro livro que comprarei em 2021, para meus netos não se esquecer desses genocidas de colarinho branco, branco mas encardido...
Tudo muito difÃcil. O último parágrafo aponta o único caminho viável, mas como mostram Acemoglu e Robinson, a existência de instituições polÃticas/econômicas inclusivas ou extrativistas depende de eventos crÃticos e de um processo histórico de séculos. Sendo assim, discutir se o indutor da economia deve ser um Estado com suas artérias gangrenadas ou uma iniciativa privada viciada em subsÃdios, que jamais se adaptaria aos critérios de eficiência e inovação é dar voltas sem sair do lugar.
Enquanto isso LULA está passeando de lancha no Caribe.
Lá ele pode até aglomerar, pq a Covid-19 está sob controle. Aqui é só falta de educação mesmo...
Inveja mata.
O modelo asiático de desenvolvimento via Estado adotado pelo PT foi o culpado pela corrupção? Se o modelo eh ruim porque não houve tanta corrupção na Ãsia e o desenvolvimento lá deu certo? O analista confunde alho com bugalhos. O modelo adotado não teve culpa, culpados foram as práticas nepotistas, má administração e falta de controle institucional. Lamentavelmente a corrupção no Brasil eh pouco debatida e mal estudada.
SB analisa o livro, mas é criticado por se ater a ele... rs... impressiona a cegueira de alguns, q atacam LJ e defendem a corrupção - usando a criação de empregos como subterfúgio, qdo no fundo, a única coisa q desejam é entronizar o luto-petismo.... Banania bolsopetista, fadada ao atraso, e sem vacina!
O erro, o problema está na concepção de capitalismo. Que conversa mole é essa de capitalismo bismarkiano de estado atrasado de elite bu.R.ra? O fio da meada está no debate FHC / Serra x Marini. O resto é conversa mole pra boi dormir.
Registrado e atualizado nos livros de História do Brasil página xyz capitulo polÃtica brasileira como a maior investigação que foi criada sem poderes e autoridade e enorme enganação e ilusão no combate à corrupção que ainda persiste e sem fim.
Odebrecht saiu de 38K para 190k funcionario? Que bom. Com os terceirizados, chegavam a 340K. Se tinha problema, resolve se o problema, sem criar outro que a desgraceira da LJ causou na engenharia pesada brasileira, com sua inabilidade administrativa. Agora, corrupçao no BR nao foi inventada e nem superfaturada com o PT. A coroa ja nos mandava tudo que é corrupto condena de Portugal, esde o descobrimento. Tem um monte deles dando nomes a estradas, ruas e predios publicos por aà pra provar...
José de Paula, não seja primário nem acredite tanto no que escreve para postar 4 vezes a mesma coisa. Ninguém defende corrupção explicitamente nem a imensa maioria dos dirigentes do PT são ricos. Mas não precisam ter o mesmo carro e casa que 40 anos atrás para provar isso. Vc cobra isso trambém dos demais polÃticos? Não se agarre a uma frase do Frei Beto para chamar tudo mundo de corrupto.
Em Nova Iguaçu-RJ, em 7/Dez/2017, Lula: o Rio de Janeiro não merece que governadores estejam presos porque roubaram do povo brasileiro. Votar no Sérgio Cabral é quase que uma obrigação moral porque esse homem já provou que é um homem de bem. Já, Frei Beto, amigo do Lula, e fundador do PT disse: Quando fundamos o PT eu morava em uma casa simples e tinha um carro popular. Hoje moro na mesma casa e tenho um carro popular. Neste perÃodo todos os dirigentes do PT enriqueceram.
Não ocorreu ao articulista verificar o que houve antes de 2003? Os governos de FHC, Itamar e Sarney foram convenientemente "esquecidos". A compra da reeleição para presidente, o "passar o chapéu " para o Instituto FHC. Nada disso te interessa?
Em Nova Iguaçu-RJ, em 7/Dez/2017, Lula disse: o Rio de Janeiro não merece que governadores estejam presos porque roubaram do povo brasileiro. Votar no Sérgio Cabral é quase que uma obrigação moral porque esse homem já provou que é um homem de bem. Já, Frei Beto, amigo do Lula, e fundador do PT disse: Quando fundamos o PT eu morava em uma casa simples e tinha um carro popular. Hoje moro na mesma casa e tenho um carro popular. Neste perÃodo todos os dirigentes do PT enriqueceram.
"Projeto bismarckiano de capitalismo de estado": frase de efeito sem sentido e conteúdo só para lacrar no final do texto. Por melhor que seja o livro, seria de se esperar pelo menos alguma outra fonte de informação caso o colunista realmente quisesse construir uma lógica construtiva.
Desconfie de análises que sempre vão para o lado de "ideologia de esquerda, projeto de poder." USA, França, Alemanha, Japão... por meio de subsÃdios, vantagens fiscais, empréstimos facilitados, corrupção... sempre promoveram as empresas internacionalmente competitivas. Qdo O Brasil entra no jogo de igual para igual leva uma rasteira apoiada pela elite intelectual do paÃs, q em vez de ajudar a consertar o rumo preferiu acabar com tudo só para ter a quem culpar. E o Lula? E o PT, heim?? Afff!!!
O Brasil é um paÃs onde os maiores criminosos fazem as leis, onde a promiscuidade entre os poderes desarticula completamente o princÃpio republicano e onde a diluição do poder habilita muito mais a discussão do interesse das corporações que aquelas de interesse do estado.
O colunista é raso e desinformado. Desconhece história econômica. Desconhece Leontief. Desconhece o que significa complexo industrial-militar. Desconhece o papel do Office of Industrial Policy, subordinado ao Department of Defense, com orçamento de aproximadamente US$ 800 bilhões. Não sabe quem foi Hamilton, nem List. Possivelmente não sabe nem o que foi o Pacto Colonial. Uma lástima. Faria um grande favor ao paÃs se voltasse para a fÃsica. Ninguém merece isso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Lava Jato entra para livros de história Voltar
Comente este texto