Elio Gaspari > O Apocalipse Já de Bolsonaro no meio da segunda onda de contágio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que você está enganado, Rebellato: o general Vilas Boas não usa barba.
Pois não é, Elio? O Nostradamus dos currais não acerta uma!
Há crimes de responsabilidade, há descaso, há 200 mil mortes. Há, também, mais de 50 pedidos de impeachment guardados na gaveta do presidente da câmara dos deputados. Assim, concluo que, nem só de Bolsonaro vive o caos e o descaso. São sócios dele no caos o Legislativo e o Judiciário. O plano neoliberal continua valendo, menos estado e mais juros da dÃvida para a classe dominante, mas e os pobres? Bom, os pobres pagam a conta da lagosta e morrem tentando pagar os impostos.
Tá mais e da� povo brasileiro e da� vamos assistir inertes tudo isto? vamos ver um doente nos adoecer também? 200 brasileiros se foram por inépcia de um doente que ocupa a presidência. e nós o que fizemos? o que aconteceu com a chamada " sociedade civil organizada"? perdemos a civilidade? . A história nos cobrará a nossa falta de ação. Ele passará e pagará por tudo.
O Canada comprou 5 vezes mais vacina que o necessário. Seringas então, nem se fala. Aqui...
O prÃncipe recruta-zero é consciente que a sobrevivência de sua ditadura totalitária depende da contÃnua superstição de tudo que tem medo ou não compreende. Assim a liberdade jornalÃstica, cientÃfica e cultural são consideradas inimigas e hostis à s suas ambições. O seu staf do Planalto não é o que há de melhor na caserna, mas cremos que alguns deles usam máscara escondido do kaiser. O prÃncipe, para ser governante eficaz, não deve ter piedade, nem de 200 mil mortos!
... como é mesmo: "Não adianta explicar para quem não quer entender."
Tem apenas um probleminha nesta coluna Elio Gaspari: a consitituição não determina que este senhor fique no palácio do planalto por mais dois anos, ao contrário, pela quantidade de crimes de responsabilidade que ele comete dia sim e no outro também, já deveria ter sofrido um processo de impeachment desde 2019.
SAID AHMED, independente de quem ganhar na Câmara, o plano neoliberal de privatizações e pagamento dos juros da dÃvida é o que importa. Nenhuma mudança à vista, o negócio continua sendo manter o circo aberto e continuar tentando vender o Brasil a preço de banana.
Foi o mesmo Eisenhower que o Gaspari mencionou quem disse ''Antes da batalha, o planejamento é tudo. Assim que começa o tiroteio, planos são inúteis''. Os planos do Bozo são inúteis, pois no Centrão não se pode confiar. Assim que eles, do Centrão, virem a popularidade do Bozo cairem nas pesquisas depois do fim do auxÃlio e da volta da regra de ouro, vão abandonar o barco,que nem ratos rumo a 2022. Talvez a perspectiva mude, se Bozo conseguir emplacar Arthur Lira na Câmara, mas acho improvável.
O Capetão Arrogante é Portador de Dissonância Cognitiva Galopante! Rararararaaaaaaaaaaaaaaáááááá!
Rebellato, como sempre vivendo na Terra Plana, esqueceu que o nós contra eles foi inventado pelo Obersturmbannführer Jorge Bornhausen (PFL, atual DEM) em 1999.
A culpa de Bolsonaro estar onde está , é daquele barbudo fÃdÃp que radicalizou a polÃtica criando o nós contra eles!
Os neoliberais precisam apenas de atores, quem comanda o circo são eles e, claro, quem ganha dinheiro também são eles. Coincidência ou não, os bancos pararam de divulgar os lucros por semestre. Por que será? Por que, talvez, seja vergonhoso mostrar no meio de uma pandemia e de uma recessão sem precedentes, lucros fabulosos?
Uma visão mÃope, inclusão social é radicalismo polÃtico.
Em que paÃs você vive? O ''nós contra eles'' sempre existiu. Em 64 eram os da ''Marcha da FamÃlia com Deus pela Liberdade'' contra os da ''Central do Brasil''. Em 73 o Pink Floyd lançou a icônica faixa ''US and Them'' para nos lembrar que o ''nós contra eles'' existe desde o berço da civilização. LILS foi o melhor presidente que este paÃs já teve, desafio quem quer que seja a apontar quem tenha sido melhor.
Com todo respeito Roberto , não podemos terceirizar a culpa . A culpa é dos 57 milhões de eleitores que escolheram a extrema-direita de bolsonaro , e tenho certeza que não nos falta inteligência e conhecimento para fazermos as nossas escolhas !
Brasil é o Pais do Futebol, nós, somos um time, porém nosso técnico esta doente ele sofre de Oligofrenia em que há um déficit de inteligência no ser humano, debilidade, imbecilidade e idiotismo é clássico nos portadores dessa doença. O povo deve pedir que o SFT troque esse técnico logo. Assim não dá né, Se liga na ficha pó.
Apenas uma ressalva, Gaspari. O tenente alemão deve ser da turma de Bolsonaro na AMAN. Nunca houve, nem nunca haverá um desembarque anfÃbio com cavalos. Já numa invasão terrestre (URSS, junho de 1941, por exemplo) os cavalos eram/são úteis. Agora, o cavalo brasileiro chamado Jair deveria ser recolhido ao estábulo de onde saiu. Não serve nem para desembarque anfÃbio, nem para operação terrestre. Quem sabe, como o de Benito em 1937 na LÃbia, para desfile do califa do atraso.
Muito boa análise. Vivemos uma tragédia eleita por um eleitorado muito reativo: se não gosta de (a) vota em (-a). É tempo de pensarmos em movimentos polÃticos republicanos, coordenados, democráticos que se oponham explicitamente ao militarismo religioso e irresponsável iconizado na figura do atual presidente.
por sorte o povo esta caindo na real..........queriam apedreja-lo os seguranças que nao deixaram............a popularidade ja esta proxima de zero.........inpitiman ja....dil-ma 2022
sorte de quem mora em outra pais......somos o unico pais onde esta havendo mortes
vou mudar pra argentina
Excelente análise. Vamos nos afogar de mãos dadas na soberba e incompetência do nosso Messias genérico.
Gostei do genérico, ainda não tinha visto tal comparação. rsrsrsrsssssssss
E ainda teremos que aturar a besta por mais dois anos. Que Deus nos ajude. Acho que com a cãmara renovada e outro presidente na mesa poderemos ir para o impeachement, pelo bem do Brasil.
Com o Baleia Rossi ou o Artur Lira na Presidência da Câmara? Você só pode estar brincando. São ainda piores do que o Rodrigo Maia.
Além da estarrecedora tragédia que se aproxima dos 200 mil mortos, número certamente substimado, assusta também a constatação de que vivemos em um PaÃs de faz de conta. É incompreensÃvel que o Governo Federal não só tenha se omitido na proteção da saúde do povo, mas de forma dolosa contribui para o sucesso do vÃrus. O caso é de impeacheament e interdição, de preferência em uma masmorra. Infelizmente o Estado brasileiro, com seus três poderes, se mostra incompetente e conivente.
A teta secou só resta rancor e raiva cuidado para não morder a lÃngua
Se há algo que se pode afirmar sobre esse seu comentário ridÃculo é o seguinte: seriedade e responsabilidade não são virtudes compatÃveis com a sua pessoa.
Só restaram as rachadinhas...
Secou pra quem?? Em agosto, o TCU (Tribunal de Contas da União) concluiu em auditoria que faltam critérios técnicos para a distribuição de verbas publicitárias a TVs abertas. Reportagens publicadas pela Folha mostraram uma mudança de padrão na destinação do dinheiro para as emissoras, inclusive revelando que Wajngarten é sócio, com 95% das cotas, da FW Comunicação, empresa que recebe dinheiro de TVs e de agências contratadas pela antiga Secom. (fonte FSP).
Pois é... o atual governo abandonou o leite e optou pela laranja. Trocaram 6 por 1/2 dúzia. Pior, a troca nos trouxe problemas ainda maiores: lidar com o desequilÃbrio mental, o rebaixamento cognitivo, a inépcia governamental de Bolsonaro e a corrupção continua solta. Toma vergonha na cara e para de defender o indefensável, tá? Em tempo: sou absolutamente contra PT, mas não aguento incompetência e corrupção, tudo que vejo na gestão Bolsonaro.
Pois é, Jânio, ao contrário do que previa o sem noção, os argentinos não estão invadindo o RS. Os brasileiros é que estão indo para a Argentina para tomar vacina. É o que deu entregar a Anvisa para um brigadeiro e o ministério da Saúde para um general.
Tamo fu...!
Excelente análise! Só uma dúvida: será que Paulo Guedes entende de economia como a mÃdia mainstream quer nos fazer acreditar? Até agora, Guedes tem se mostrado um economista medÃocre e desatualizado, e, se está neste desgoverno, deve se identificar com ele. Além disso, não tem postura de ministro, fala muito mal em público, e tem discursos fortes contra os mais pobres. É uma pena que os jornalistas sejam tão mal preparados, que não entendam minimamente de economia, e caem nesse engodo.
Sra. Claudete, Concordo! Alguém logo no começo deste desgoverno comentou que Guedes em Chicago teve por colegas de curso entre outros brasileiros o Malan. Disseram que certos brasileiros lá gozavam-no com piadas tÃpicas entre estudantes do tipo: Professor, se o fulano entendeu a explicação, todo mundo entendeu!!
Estamos cada vez mais nos aproximando da beira do abismo. Todo Brasil assistindo passivamente. Quando acordarem, será tarde.
Depois de vacinado, sim iremos pra rua.
Hora de irmos às ruas!
Duvido que o colunista está doido para ir a Argentina tomar a vacina russa que está ainda na segunda fase. Mentiroso
Bom mesmo é ficar no Brasil e morrer sem vacina, sem leito, sem UTI, né, campeão?
Me parece que você quer defender o Gov. Bolsonaro ou seja um gov. desumano e criminoso, a Sputnik V está na 3 ° de testes.
Duvido que o Paulo Guedes consiga explicar qualquer coisa ao Bozo. A imprensa continua achando que o Guedes é diferente, de outra estirpe. Para ele, a terra não é plana, é oca. Pergunte verá a resposta.
Ótima análise, Elio.
E tem mais, Sr. Hélio! Qual laboratório iria provocar propaganda negativa para seu produto confiando na avaliação "isenta" da Anvisa? Vamos vender para quem realmente quer comprar e deixar esse cara aà arcar com o peso dos mortos... Agora ele quer "vender" o mercado brasileiro... bem de acordo com o tamanho da massa cefálica (opa, quase saiu fe ca lica) dele!
O Militar brasileiro ama tanto o militar dos EUA que deveria seguir o exemplo . Lá, o preparo do Militar é imenso. Venceu inúmeras guerras, jamais deu golpe de estado. Um General teve a humildade, só por aparecer num evento, em pedir desculpas. Aqui?O Militar nunca foi protagonista de uma guerra, ou melhor, agora é. Na guerra contra o Covid19 é vergonhosamente derrotado. Um general, especialista em logÃstica, está rodopiando mais do que barata tonta na chefia do Ministério. E o capitão?
Isaque: endosso!
prisao perpetua pra bolso......que volte a alma mais honesta
E o capitão? Se acha o maior infectologista das galáxias!Receita cloroquina, placebo. Na região do Vale do ItajaÃ, S C, era distribuÃdo o kit covid19 pelas prefeituras. E minha irmã, Clemeci, desde 31 de dezembro, faz parte do rol dos mortos. Mais de 195 mil!Apesar de se isolar...Se tivesse um presidente que se preocupasse com a população, quantas mortes teriam sido evitadas?E as aglomerações?Aquela na Praia Grande? Quem entra na água com celular? E dizem que Militar é patriota... pois sim!
Obrigado mais uma vez, Elio, por juntar as pontas soltas desse emaranhado psicodélico de fios narrativos que se tornou a polÃtica no Brasil.
Eu penso que é melhor nao perguntar nada ao posto Ipiranga, ops, vulgo guedes, a coisa pode piorar!
Piada antiga: “A inteligência humana tem uma unidade de medida. A unidade de medida é o TAR. Quem tem inteligência mediana tem Quilo TAR ES. Os gênios têm Mega TAR ES. Já os com pensamentos de tamanho milimétricos ... mili TAR ES.
Enquanto essa milicaiada não sair de cena teremos 2 anos de infortúnios pela frente. E pior, com apoio de 30% de ignorantes.
Excelente Elio Gaspari!
Perfeito como sempre. O que.me deixa indignada é: o capitão -presidente-da república ainda tem apoiadores. Como se explica?
Bolsonaro vocaliza problemas crônicos, seculares , complexos com soluções simplistas e autoritárias. A falência do Estado em questões de segurança pública, transporte, saúde , educação etc para uma parte significativa da população pode ser resolvida com um governo “patriota”, um presidente “forte”. Ou seja, ditadura mesmo.
Simples. Há dois tipos de pessoas: as que simplesmente seguem outras por ser mais fácil, e as que questionam e pensam. Mas, grande parte simplesmente não possuem a capacidade de pensar. Então sobra apenas a possÃbilidade de seguir outras, de preferência a que fizer o discurso mais fácil.
Gaspari, como sempre brilhante e certeiro, resgatando da história fatos que seria ilustrativo para pessoas com inteligência regular, mas com esse povo pode esquecer, nos vivemos o atraso mais assombroso da nossa história. Mas vai passar, vai passar.
As criticas contra Bolsonaro apontadas são totalmente válidas, só perder sentido quando se compara a "vacinação" na Argentina...Meu caro, a Argentina usa a solução Russa, em quantidades Ãnfimas!! A importação da doses não cobre nem os profissionais de saúde, então a população ainda nem se quer sabe se quando ou se será vacinada...É triste como ainda profissionais de Imprensa caem no teatro Argentino, cheio de retórica, que nada se aplica na realidade.
Devemos partir para a guerra com a Argentina, penso eu. São comunistas peronistas chavistas fidelista. Aqui somos bolsonaristas!
Saudades da Dilma é, sr. Elio?
Nada está tão ruim que não possa piorar... mas a Dilma ainda representa o (2o) pior pesadelo... não deixa saudades!
Muita. E olha que ela tinha sido apior presidente da historia.
sempre com viés de parcialidade sem valor seus artigos
sou elite sou burguês vocês diziam a economia vem depois
Esse emprego está cada dia mais difÃcil!!" Detestam a FSP mas têm que ler todo dia para defender o indefensável!!!
Fiocrux (credo) e Anvisa são duas deploráveis vergonhas nacionais. Uma atua p frear a vacinação, afinal o governo sempre foi contra e se tiver vacina vai ter que enfrentar o fato de que não há seringas, algodão, geladeiras, gasolina, caminhão e enfermeiros. A outra, enquanto todos fabricavam vacinas p ter estoque, ficou sentada assistindo o povo morrer p começar a produzir. Ambas dizem uma coisa: nosso projeto nunca foi vacinar. De q serve vacina se não há como vacinar
Falas besteira! Sem a Fiocruz seria pior. A instituição, serÃssima, ao contrário da sua visão torta, está agindo o mais rápido possÃvel com as condições que tem. Sem o apoio de BrasÃlia não dava para ser mais rápido.
É preciso separar a instituição do aparelhamento produzido por Bolsonaro. Isso vale para a Fiocruz, para o Ministério da Saúde e a Anvisa. É exatamente essa a estratégia do Bolsonaro. Vai minando a credibilidade das instituições e com isso a democracia. Ele se espelha em 1964 quando a classe média patrocinada pela elite foi às ruas pedir intervenção militar. Agora Bolsonaro utiliza o mesmo caminho é de Maduro.
sou a favor de liberar tudo sem certificação e pessoas como voce ser os primeiros da fila
E pensar que tiraram a Dilma por tão pouco!! E esse presidente incompetente matando o povo pela covid com o apoio de grandes empresários.
Se esse despreparado e mal intensionado ganhar a eleição em 2022 teremos o governo que merecemos, que melhor nos representa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O Apocalipse Já de Bolsonaro no meio da segunda onda de contágio Voltar
Comente este texto