Marcus Melo > Da governabilidade à democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil é um gnu na beira do rio apinhado de crocodilos.
Só não sei, caro professor, se as inflexões do debate geraram evoluções nas instituições ou formaram novas configurações e integrações polÃticas. O debate/embate se desloca de uma instituição para outra sem criar diálogo ou junção. Inter-relações que sustentam a democracia e a governabilidade e jabuticabas en ve ne na das que provocam o stress judicial vigente. .../Claudia F.
Continuemos a conversar sobre governabilidade, democracia........e como dar um belo chute no traseiro de Bolsonaro.
A democracia funciona mal no Brasil. Se quisermos ter um sistema eficiente, com governos que resolvam os problemas do paÃs, temos de mudar para parlamentarismo, com voto distrital, ou misto, e cláusula de barreira para partidos de donos ou sem representatividade. Este presidencialismo foi testado por mais de 30 anos, e não funcionou bem no Brasil. A presidência de Trump mostra que até mesmo dos EUA, com tradição democrática de 240 anos, o presidencialismo anda em crise.
ô chegado, o impeachment é um dos instrumentos da democracia ou não?
Bem, se eu tivesse que escolher o debate, preferiria o do meio. Um judiciário moderador transfere, da figura presidencial centralizadora para meia dúzia de juÃzes, não sujeitos ao escrutÃnio popular, o poder do "equilÃbrio". Talvez devamos voltar um passo atrás e conversar sobre parlamentarismo. Ou talvez devamos voltar dois passos, de volta ao útero - e eu consideraria pedir à mamãe que fosse conhecer Buenos Aires.
Muito boa coluna que explica o estado da arte nos estudos institucionais sobre a democracia brasileira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Da governabilidade à democracia Voltar
Comente este texto