Opinião > É urgente enegrecer o sistema de Justiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Flavio

    Sugiro a leitura de parte do veredito da Suprema Corte americana no caso Schools v. Seattle School District(2007): "Ações governamentais que dividem o povo por meio da raça são essencialmente suspeitas, pois tais classificações promovem noções de inferioridade racial e conduzem a políticas de hostilidade racial;reforçam a crença, sustentada por tantos durante tanto tempo de nossa história, de que os indivíduos devem ser avaliados pela cor da sua pele; endossam argumentações baseadas na raça...

    Responda
  2. José Flavio

    ... e a concepção de uma nação dividida em blocos raciais, contribuindo desse modo para uma escalada de hostilidade racial e conflito."

    Responda
  3. Fernanda Ribeiro

    As cotas raciais recém aprovadas pela OAB n contemplam negros e negras com cargos públicos remunerados,mto menos cargos efetivos e vitalícios.A OAB é associação d classe,n custeada por impostos dos cidadãos.As cotas raciais foram apenas p compor chapas a serem eleitas p os cargos da entidade.O PJ é poder contramajoritário,q n representa maioria nem pode,n exerce função democrática,ao contrário serve d contraponto aos poderes representativos,tecnocrático por excelência,a meritocracia é d essência

    Responda
  4. Fernanda Ribeiro

    Primeiro reintroduziram o conceito de raça,q achávamos e desejávamos havia sido superado; retornou p justificar cotas raciais p negros em graduações em universidades,dps mestrado e doutorado,e chegou tbm nos concursos públicos(cotas instituídas por lei racial c prazo final).Agora esticam o conceito d raça abarcando nas entrelinhas a infame ideia tão divulgada em outros tempos c outro objetivos d q negros são menos capazes e,portanto,n devem ser submetidos a competição igual c brancos.

    Responda
  5. Fernanda Ribeiro

    Brasil século XXI:Iguais, Mas Separados. Se negros hj são maioria nas universidades,oq os impede d se submeter em concursos públicos às mesmas provas,c os mesmos critérios aplicados aos candidatos brancos?A maior parte dos concursos é realizada s a identificação do candidato,n se sabe se é mulher,preto,branco,indígena.Vai-se levar em conta elemntos frágeis"quem pode só se dedicar a estudo"?Frise-se:negros já tem cotas raciais reservadas em concursos por lei de 2014 (c prazo final em 10 anos).

    Responda
  6. joão chaves neto

    Cursos de sociologia ,pedagogia e ciências afins estão formando milhares pessoas com baixo nível de conhecimento. A situação é agravada por não haver mercado de trabalho para profissionais destas áreas. Quando foram criados estes cursos em grande número, na primeira década do milénio, já era previsto o baixo nível. Situação agravada pela baixíssima demanda de profissionais . O que se vê é profissionais assim formados desempregados ou ocupando vagas que não exigem nível superior .

    Responda
  7. José Flavio

    ..exceção feita na parte de "ausência de desrespeito generalizado" ao STF, q justamente n é acessado por concurso público de provas e títulos!Concursos realizados com critérios uniformes, igualitários, impessoais e pressupondo q todas as pessoas têm igual capacidade (a n ser os deficientes físicos e mentais),além de todas serem dignas de igual consideração e respeito. N há espaço p ilusão: o caminho q estão pretendendo traçar n é de mão única. E n está livre p o vale-tudo das narrativas

    Responda
  8. joão chaves neto

    Por que não criar cursos, em todos o níveis ,selecionando pessoas negras . Cursos com professores muito bem preparados e não os medianamente como o que temos? A educação nível universitário ,no mundo , não é extensivo a todos os jovens . Só os melhores estudantes alcançam o diploma . Nossas universidades estão formando verdadeiras cavalgaduras

    Responda
  9. joão chaves neto

    Por que não criar cursos, em todos o níveis ,selecionando pessoas negras . Cursos com professores muito bem preparados e não os medianamente como o que temos? A educação nível universitário ,no mundo , não é extensivo a todos os jovens . Só os melhores estudantes alcançam o diploma . Nossas universidades estão formando verdadeiras cavalgaduras

    Responda
  10. José Flavio

    A Justiça no Brasil goza de boa legitimidade social..n se tem notícia d q decisões judiciais n são cumpridas ou desrespeito generalizado ao Judiciário.Mas,agr, pessoas autointeressadas e portanto cheias d vieses,querem fazer crer,q réu preto deva(pq se sinta melhor)ser julgado por juiz preto.Quem na sociedade brasileira,cuja identidade é mestiça,considera urgente o enegrecimento do sistema d sua Justiça?Queremos um serviço d extrema competência,técnica apurada. O resto é impostura e oportunismo!

    Responda
  11. Geraldo Junior

    O acesso aos cargos é feito via concurso, passam os mais inteligentes e preparados. Oque os negros querem é baixar a régua ou entrar sem mérito ? Parem de mimimi, o sol nasce para todos, a vida não é fácil para ninguém , estudem e passem, isso vale para qualquer um!

    Responda
  12. Chang Up Jung

    Enegrecer significa tornar turva a atuação da justiça humana brasileira, que já é cheia de nebulosidades? Tempo ruim, hein?!

    Responda
  13. João Leite Leite

    se quiser por o Brasil no caminho do desenvolvimento tem que fazer uma nova constituição, sem participação dos políticos. O principal item da constituição foi ignorado. O salario mínimo constitucional. O Brasil deve gastar uns 30% do PIB para subsidiar os trabalhadores e quase nada na modernização do país. O país está amarrado. A metade do povo não produz nada. Os trabalhadores recebem uma merreca ainda sobrecarregado de impostos. Tem que vincular o salario minimo ao teto salarial.

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    Senhoras, minha opinião não quer obscurecer o importante debate sobre equidade de gênero e cor. Apenas acrescento, igualmente importante, a busca por evitar a eqüinidade. Se, ao buscarmos ter mais pretos e pretas (ou brancas) na esfera de quem manda, não considerarmos seu estofo ético, corre-se o risco de termos mais exemplares do Negggão da Palmares e da Prefeita de Praia Grande. Suponho que não seja este o tipo de disrupção que deseja um movimento progressista de equalização demográfica, não?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.