Opinião > Filme antigo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Wilton Santana

    Foi o Weintraub que escreveu o editorial?

    Responda
  2. MARY YALE RODRIGUES NEVES

    Editorial inacreditável! A FSP sendo a FSP, desde a ditadura militar!

    Responda
  3. Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César

    A análise em questão esta corretíssima lúcida e, muito atual acertou na mosca. Estão dando o alimento q a ultra direita precisa.

    Responda
  4. Ricardo Thomazine

    Só não cancelo minha assinatura porque na imprensa brasileira, não tem muita coisa menos pior. Mas esse negócio de culpar o pT por tudo e também pela eleição do Inominável? Ja deu!

    Responda
  5. neli faria

    Só Einstein para explicar como bolsonaristas e petistas sempre estão 100% certos em tudo ao mesmo tempo.

    Responda
  6. Renato Cardoso Mesquita

    É, Folha, deu. Cancelando minha assinatura ...

    Responda
  7. EDUARDO DE BARROS SILVEIRA

    Folha sem noção ... Está tentativa em derrubar o PT tem seu lastro na manutenção do golpe iniciado com a Derrubada de Dilma, que está folha defende, mas se acha digna de criticar o governo maduro (que tem erros) mas TB sofreu tentativas de golpe da burguesia institucional. Aqui o golpe foi aceito sem críticas, e agora (com medo de lula voltar) faz sua campanha deprimente contra o PT.

    Responda
  8. Renato Cardoso Mesquita

    É, Folha, deu. Cancelando minha assinatura ...

    Responda
  9. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    Folha como sempre apunhalando pelas costas. Vocês são como o escorpião, não negam sua natureza.

    Responda
  10. Maria Aparecida Vedovelo Sarraf

    Canalhas! Canalhas! Canalhas!

    Responda
  11. Rafael Alves Albuquerque

    Eh, Folha, nem vem! Em parte concordo com sua análise, mas vir com essa de colar no PT aquilo que você vendeu daí já é demais. Por que se incomoda tanto com o fato do Lula ser o manda-chuvas do PT, por acaso é petista? Deixe o partido se resolver internamente. Você vendeu Paulo Guedes (e por óbvio, Bolsonaro - portanto, tem responsabilidade pelo atual estado de coisas). Você apoiou a ditadura militar. O Haddad botou o chocalho no rabo do gato isso sim.

    Responda
  12. verônica Alves de Souza Medeiros

    Filme antigo é esse editorial. Acrescentou nada, além de mal escrito. Credo!!

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      O texto ataca um colunista do próprio jornal? Folha baixando o nível à moda Bolsonaro. Tempos sombrios, putz!!

    2. verônica Alves de Souza Medeiros

      O texto ataca um colunista do próprio jornal?Folha baixando o nível "a lá Bolsonaro". Tempos sombrios, putz!

  13. Túlio Prado

    Lamentável ler um editorial tão ridículo, ofensivo e baixo como esse, ainda mais atacando um dos melhores colunistas do jornal. Aliás, ex-colunista a partir de agora. O jornal perdeu muito com isso, inclusive credibilidade e respeito entre seus leitores. Espero que esse editorial e suas consequências sejam tema para a ombudsman da Folha.

    Responda
  14. LEILA DE MORAIS

    Editorial horrível!!! Ofensivo e mentiroso.

    Responda
  15. José Manoel Martins

    A máscara da Folha de São Paulo caiu, é, e sempre será a favor do governo Bolsonaro, as trocas de gentilezas não passa de jogo de sena para mante-lo em evidência, além de apresentar pesquisa de popularidade inadequada do atual mandatário, para que haja motivos de não interditar seu mandato. O governo Trump é exemplo de como a mídia pode destruir uma democracia, afinal de contas não dá para esquecer a atuação do jornal durante a ditadura.

    Responda
  16. Everton Borges Ferreira

    Editorial baixo. Não apresenta críticas, mas ofensas a um de seus colunistas. Qual o objetivo? Os jornalistas vêm sofrendo uma surra diária do presidente, parece que não tem sido o suficiente. A agressão moral a Patrícia não foi o suficiente. Terá que ser física? Triste vida do jornalista: sai a campo arriscando a vida para subsidiar editoriais desse jaez, enquanto seus chefes ficam no escritório defendendo aves de bico comprido.

    Responda
  17. RILDO GOMES CARVALHO

    Editorial lamentável. A Folha como sempre se coloca ao lado da direita neoliberal no projeto de inviabilizar qualquer possibilidade de retorno da esquerda ao poder. Aos cem anos este jornal vai se tornando a cada dia tão somente mais um veículo a propagar o pensamento único da nossa elite do atraso. Já foi melhor em outros tempos.

    Responda
  18. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    A Folha se volta com esse editorial horrível contra seu colunista. Esse colunista tem qualidade, Fernando Haddad. Quem é o cara que escreve esse absurdo? Gostaria de saber

    Responda
  19. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Cristalino editorial! Parabéns Folha!

    Responda
  20. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Acredito que esse editorialista é o mesmo que apoiou a condução econômica do atual governo. A pressão econômica para o jornal se manter à direita é muito forte. A Folha virou Estadão. Podem assinar um ou outro, são iguais.

    Responda
  21. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Pobre Folha. Não aprende. Editorial horrível.

    Responda
  22. Francisco Sanchez

    Todo mundo e a Folha participa muito disso, em exigir do PT um pedido de desculpas por seus possíveis erros em tempos de seus mandatos. Agora,quando é que veremos o pedido de perdão da mídia como um todo e da Folha particularmente , no golpe contra Dilma , por uma pedalada fiscal , desculpa única encontrada para através do poder politico da mídia,banqueiros, empresários conservadores, igrejas formadoras da ignorância e uma mídia eletrônica cheia de mentiras que conseguiram destruir o país

    Responda
  23. Francisco Sanchez

    A Folha é Centrão do jornalismo brasileiro. Não é pelo posicionamento individual de seus jornalistas , apesar de sempre estarem a reboque de suas chefias, mas pela atuação conservadora, mas bipolar(? de seus mandantes, que defendem posições pragmáticas e de curto prazo, já que seu tabuleiro esta se apequenando. O ataque a um de seus colaboradores Fernando Haddad não só foi desrespeitoso mas mentiroso. Porque a Folha conta sempre parte da história que possa lhe dar mais algum espaço de vida.

    Responda
  24. João Braga

    O editorial acerta qdo fala da miopia petista.Mais do que isso, de uma arrogância distorcida da realidade. PT tinha um grande nome, não tem mais, o presidiário esta fora por inúmeros aspectos. Sem uma grande liderança as viúvas rodam sem rumo certo. Bolsonaro é tosco e muitas vezes inconveniente, a esquerda nem isso tem.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Bolsonaro é sempre incoveniente, meu caro. Se ele fosse apenas tosco estava bom. Tosco é elogio para aquele sujeito.

  25. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Minha opinião: 1. Argumento da frente ampla é a fórmula usual mesmo. 2. PT tornou-se anacrônico e Gleice et al. apóiam publicamente o Maduro, o que é bizarro, dada a triste situação criada ou ao menos ajudada pela ditadura no país. 3. Ciro está correto em dizer que essa posição (imperialista) do PT é ruim para a esquerda como um todo. 4. O parágrafo mencionado intenções supostas do Haddad não se justifica. Má ideia conjecturar dessa maneira. 5. Prisão do Lula não foi imparcial, faltou dizer isso

    Responda
  26. Tulio Cabral

    Editorial horroroso. A Folha de SP presta um desserviço à nação. Já não basta ter apoiado o golpe de 1964 e de 2016, ainda tentam legitimar a prisão ilegal de Lula (e, consequentemente, a sua inviabilidade eleitoral), apesar de todas as provas contundentes do conluio entre Moro e a Dallagnol. Vergonha.

    Responda
  27. FABRIZIO WROLLI

    Editorial chinfrim, ofensivo, mal educado, grosseiro e despudoradamente partidário. Não mexam nos brios tucanos da Folha que ela vira bicho.

    Responda
  28. Flavio Lima

    pelo jeito as alianças para eleição presidencial de 2022 já estão em pleno vapor. esse editorial nada mais é do que a folha sendo folha e preparando terreno para seu candidato/chapa da vez (assim como surfaram de forma acrítica na onda lavajatista - para depois fazerem um mea-culpa chinfrim). a imprensa no Brasil (e no mundo todo) tem deixado o jornalismo de lado em prol dos jogos de interesse próprio da política. depois fazem um mea-culpa chifrim sobre o papel da imprensa na distopia atual.

    Responda
  29. Gustavo Carvalho

    Um editorial que poderia ter sido publicado na Veja dos tempos de Euripedes Alcântara, e que, portanto, remete ao pior que a imprensa brasileira produziu em sua história. Estão lá todas as obsessões: a culpa é do PT, hegemonismo, Venezuela... e também todos os silêncios habituais. Está certo o comentarista que disse que é um texto de olavista adolescente. E está certo Haddad ao abandonar o jornal depois dessa.

    Responda
  30. Romulo Bezerra de Almeida

    Tudo está péssimo, e as disputas pelo legislativo não indicam que haverá alívio nesse sentido. Não parece que alguém, grupos empresariais ou políticos, esteja interessado em resolver nada, mas em seguir se engalfinhando pelo espólio, apenas. Cada um com seus interesses.

    Responda
  31. durval guimaraes

    A folha mais uma vez se esquivando da sua responsabilidade na eleição de 2018,lamentável tentar imputar ao PT a eleição deste cidadão que o ocupa o palácio do planalto ,a folha deu apoio a pauta liberal deste governo. Vou repensar a minha assinatura.

    Responda
    1. Maria Alice Cerqueira

      Diariamente tenho avaliado a minha assinatura. É muito difícil pagar para ler um editorial tendencioso, preconceituoso e mesquinho como esse. Tenho permanecido apenas por causa de alguns colunistas.

    2. Maria Alice Cerqueira

      Diariamente tenho avaliado a minha assinatura. É muito difícil pagar para ler um editorial tendencioso, preconceituoso e mesquinho como esse. Tenho permanecido apenas por causa de alguns colunistas.

  32. Lohanna Machado

    Assinatura cancelada. O texto parece escrito por um adolescente revoltado. A opinião do jornal todos sabemos, porém há qualidades e possibilidades jornalísticas que só um grande conglomerado jornalístico pode proporcionar. Mas como ter uma relação de sustentação financeira com uma empresa que, numa coluna que é seu coração, o editorial, escreve textos escorrendo baba como um adolescente ou um cachorro raivoso? Não precisa usar vocabulário de baixo calão para escrever um texto baixo.

    Responda
  33. Nelson Vidal Gomes

    Temo que Arthur Lira vença as eleições da Câmara exatamente com a votação secreta da bancada do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. O partido nunca teve compromisso com o Brasil senão com seus interesses hegemônicos de engodo e escárnio com nosso povo, a partir do nome do partido, eis que pelos trabalhadores nada fez- nem um segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-, endividando-os com os maiores juros do mundo e escorchante tributação do consumo. Namastê!

    Responda
  34. GUILHERME MALLON

    Cancelei minha assinatura e parece que este foi o objetivo do articulista: limpar a Folha de assinantes que possam ter qualquer resquício de fé na Folha como voz civilizatória. "Não é uma questão de Direita ou Esquerda", foi-me posicionado. Concordo! É uma questão de parar de aceitar o inaceitável. Trump é um exemplo recente. Sergio Moro e sua escandalosa fraude jurídica serão em breve. Não finjam que foi legítimo o que a Lava Jato fez.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Onde a prova de alguma ilegalidade da Lava-Jato? À luz da Teoria Geral do Processo que dá ao juiz o poder do Livre Convencimento nenhuma. Ademais, a condenação de Lula que apenas começou com Moro foi ratificada por outros 12 juízes, respectivamente, da primeira instância 01, do Tribunal Regional 04, do STJ e STF 03 e 02 Ministros. Somente os Min. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, agora acompanhados pelo indicado de Bolsonaro, estão pensando diferente. Logo 12 x 03 a favor de Moro. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Onde a prova de alguma ilegalidade da Lava-Jato? À luz da Teoria Geral do Processo que dá ao juiz o poder do Livre Convencimento nenhuma. Ademais, a condenação de Lula que apenas começou com Moro foi ratificada por outros 12 juízes, respectivamente, da primeira instância 01, do Tribunal Regional 04, do STJ e STF 03 e 02 Ministros. Somente os Min. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, agora acompanhados pelo indicado de Bolsonaro, estão pensando diferente. Logo 12 x 03 a favor de Moro. Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Onde a prova de alguma ilegalidade da Lava-Jato? À luz da Teoria Geral do Processo que dá ao juiz o poder do Livre Convencimento nenhuma. Ademais, a condenação de Lula que apenas começou com Moro foi ratificada por outros 12 juízes, respectivamente, da primeira instância 01, do Tribunal Regional 04, do STJ e STF 03 e 02 Ministros. Somente os Min. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, agora acompanhados pelo indicado de Bolsonaro, estão pensando diferente. Logo 12 x 03 a favor de Moro. Namastê!

  35. Dandara Antero Cardoso

    Assinatura cancelada. Que artigo escroto. "Tudo culpa do petê". 2021 gente! Me poupem!

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Dandara, vai desculpando a tia Neli. Dizer que a FSP é de esquerda, é hilário, pra não dizer total falta de conhecimento.

    2. neli faria

      Poupe-me, senhora,a Folha é um Jornal A serviço da Esquerda.

  36. José Fernando Marques

    Alguns termos particularmente ofensivos como "poste", aplicado a Haddad, deviam ter sido evitados. O que Haddad poderia ter feito em 2018, dado o bloqueio a Lula, senão lançar a própria candidatura? Que talvez tivesse tido melhor desempenho não fosse a montanha de notícias falsas. Descontada a agressividade gratuita e imatura, infelizmente o editorial tem parte da razão. A atitude exclusivista do PT merece mesmo crítica.

    Responda
  37. Lígia de Almeida Silva

    Já que a FSP está sendo bancada pelo PSDB então não precisa do meu dinheiro não é mesmo? Na verdade deveria era derrubar o paywall pois é financiado com verba pública mas enfim... Tchau querida.

    Responda
    1. neli faria

      Bancada pelo PSDB? A Folha é um Jornal A serviço da Esquerda. Veja quantos colunistas tem das esquerdas? (de memória: uns 8 até boulos...) E quantos do psdb? nenhum! Se o Jornal é xingado pelos fanáticos por bolsonaro e pelos fanáticos por lula: maravilha! Sinal que é imparcial

  38. Lígia de Almeida Silva

    Já que a FSP está sendo bancada pelo PSDB então não precisa do meu dinheiro não é mesmo? Na verdade deveria era derrubar o paywall pois é financiado com verba pública mas enfim... Tchau querida.

    Responda
  39. Lígia de Almeida Silva

    Que editorial mais chulo. Além de errar grosseiramente o posicionamento do PT ainda faz ataques ao partido de forma baixa e desrespeitosa com os assinantes. O meu interesse quando assinei a Folha era de obter uma fonte de informações com pelo menos um um nível cultural aceitável. Mas isso aqui é discussão de vila, com palavriado baixo e zero nível cultural. E como não sendo a primeira vez que vejo parcialidade nas nuas posturas não me resta outra alternativa senão cancelar a assinatura.

    Responda
  40. Ricardo Juchem

    E assim perdem mais um assinante.

    Responda
  41. Cristiano Kock Vitta

    A Folha é uma piada. Baixou o nível. Tá parecendo o NP. Jornalzinho sacana.

    Responda
  42. JANETE PETERNEL

    Não é à toa que a Folha é chamada de Falha. Por que não declaram logo que a Falha é nada mais que um veículo do PSDB? Ficaria tudo às claras e a gente não perderia mais tempo com vocês, que jamais chegarão ao porte do New York Times. Durmam com essa!

    Responda
    1. José Trindade

      Queriam o Alckmin, como antes o Serra, Aécio, FHC, Sarney, Figueiredo, ...enfim qualquer um, até se abraçarem com a Besta. Mas estão "dando com os burros n'água". 200.000 almas ainda não acordaram a FSP, que não dá mais para fazer jornalismo de aparência. Fora Bolsonaro e Vacina Já. Acorda STF.

  43. José Hora

    Meu Deus. Ê para isso que estou pagando assinatura? Vocês não aprendem. Tudo sempre culpa do Lula, do PT. Ridículo.

    Responda
  44. José Trindade

    Fiz dois comentários no dia 04/01 e fico em paz, pois detonei as posturas da FSP revelados por esse editorial. Me solidarizo com o Prof. Haddad, o qual sempre respeitosamente, discordei de alguns dos seus pontos. Mas... apoio e agradeço pela lucidez. Votei 2 vezes e votarei sempre que for candidato. Fui professor sob seu ministério e teve atuação sempre muito a frente de tudo o que se fez antes pela educação brasileira. Sai de cabeça erguida. Parabéns pela vida exemplar caro Mestre.

    Responda
  45. CLAUDIO CAGGIANO PEREZ

    “Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te”. A FSP faz aquilo que criticou no PT, “o nós contra eles”. A FSP coloca no colo do PT a responsabilidade do candidato apoiado por. Bolsonaro à presidência da Câmara ser eleito. É de se perguntar à FSP, quantos partidos têm deputados na Câmara? Quantos partidos apoiam o candidato do Bolso? Quantos deputados têm o PT? Aqueles partidos que apoiam o candidato do Bolsonaro têm responsabilidades? Se sim, onde está isso no editorial?

    Responda
  46. Mônica Gomes da Silva

    Opinião da Folha? Concordo com as avaliações de Flávio Rodrigues Fonseca, então não serei redundante. Deixei de assinar o Estadão por sua parcialidade de extrema direita e falta de coerência com os fatos. Falta pouco para deixar de assinar a FSP se esse tipo de matéria for o que a FSP tem como imparcialidade.

    Responda
    1. LUCIANO RICARDO ROCHA DE SOUZA

      Eu costumava dizer a meus alunos que o Estadão é um jornal mau caráter, por abraçar ideologia de extrema direita, nada democráticas. E dizia mais, que a Folha era pior que o Estadão, por ser um jornal sem caráter algum. Um jornal sem caráter, esconde suas reais intenções, sempre atirando contra este ou aquele conforme a sua conveniência do momento. Infelizmente são os dois maiores jornais do Brasil Estamos em péssimos lençóis.

  47. José Ricardo Braga

    Pinga-fogo. A FSP está gostando de tomar partido e do material para discursos inflamados que este ponto de vista dá. O problema é o déficit de credibilidade que este tipo de abordagem sempre carrega. Este editorial é claro libelo. Editoriais-libelo são coisa de imprensa marrom... ;)

    Responda
  48. Antonio Catigero Oliveira

    É preferível assim mesmo: escrever demonstrando o lado destro, enviesado e sem qualquer síntese, pois só há síntese quando há alguma dialética, ou autocrítica; coisa que essa elite centenária nunca teve, nem terá. Mas isso é normal numa terra de espalhafatos, onde reina o semianalfabetismo e analfabetismo funcional. Como já dizia o outro: em terra de cego, quem tem um olho é rei. Essas pessoas vivem e sempre viverão da miséria material e intelectual. Basta ver o presidente que ajudaram a eleger.

    Responda
  49. Flávio Rodrigues Fonseca

    Que moral tem FSP para falar de política e fazer críticas ao PT, depois de participar ativamente do golpe que culminou com um desajustado no poder e ainda tecer loas a Ciro Gomes, o coronel de cangaço que já passou por todas as correntes ideológicas de partidos. Primeiro é preciso a FSP fazer sua mea culpa e tomar vergonha na cara.

    Responda
    1. MARIO INACIO DE OLIVEIRA

      A FSP, sempre dando um jeito de atacar o Partido dos Trabalhadores de quem sempre foi inimiga declarada (não se sabe porque), participou ativamente no enfraquecimento da legenda, contribuindo assim, para o caos que nos encontramos. E agora? Que o barco despencou rumo ao icebergue criado no golpe "jurídico midiático", se acha no direito de escrever uma matéria (opinião) visivelmente ideológica dando nomes aos bois, sem menciona-los como boiadeiros responsáveis de conduzir a boiada ao brejo.

  50. Antônio Carlos de Luca

    Que a FDSP é um jornal que tem lado todos nós sabemos, não entendo essa implicância com os partidos progressistas, já não chega o ódio que foi plantado na cabeça de boa parte dos brasileiros que votaram no capetao, será que PSDB e PMDB também não merecem editoriais como esse que foi feito contra um partido de esquerda, me engana que eu gosto folha.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.