Opinião > Xi avança Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE BARROS SILVEIRA

    A Folha cada vez mais.conservadora e aliada dos interesses da classe burguesa dominante. Novamente essa mesma postura a-critica e contraditória (como a própria postura do capital) chamando um governo de ditador mas defendendo uma visão totalitária pois em sua visao a realidade totalizante é a capitalista e a democracia burguesa. Tudo diferente bdias é ditadura e totalitarismo. Olhe criticamente para as instituições burguesas e veja o quanto sai totatlitarias. Aberta ao povo não é.

    Responda
  2. Luís Costa

    O editorial alimenta equívocos. Podemos legitimamente questionar as formas históricas recentes de socialismo mas não dá pra dizer que a China seja comunista...o próprio editorial esbarra nas suas contradições: fala em comunismo e depois em capitalismo de Estado...é um equívoco que lança uma cortina de fumaça nas formas de ditadura e de totalitarismo atuais...pois vemos que o neoliberalismo vigente (defendido pela Folha) se sustenta em formas ditatoriais e totalitárias...

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Luís, sigo em parte seu comentário em relação à critica quanto a apreensão do que seja hoje o socialismo e o comunismo. O editorial não deixa de tocar no aspecto de que a China é um caso único. O *totalitarismo* subjacente aos modus do neoliberalismo carece de uma abordagem mais clara. Há aí uma miríade de interpretações. Said Ahmed fez comentário pertinente abaixo.

  3. Ricardo Ferreira

    Nenhuma surpresa, a China é uma ditadura e todas as ditaduras funcionam mais ou menos assim. O personalismo cada vez mais crescente de Xi, é só a cereja do bolo.

    Responda
    1. Romulo Bezerra de Almeida

      De acordo.

  4. Marcos Gandelsman

    Esse Jornal, sempre tendencioso, pelo menos reconhece um ponto: A China não é imperialista. Precisa, para bem informar, dizer também que o Presidente Xi não é um ditador e sim um Estadista. Quanto à “ditadura” chinesa, seria muito bem vinda em países ditos “democratas”, onde milhares mirrem de fome. A China garante a segurança alimentar de toda a sua gigantesca população, além de outros direitos básicos. Bem diferente da nossa “democracia” .

    Responda
    1. Felipe José

      Tibetanos, Uigures e Hongkongers são a prova de que Xi Jinping é um ditador. O sistema político chinês não é bem vindo para quem valoriza a democracia. É possível combater as mazelas brasileiras sem abrir mão da democracia. Existem bons exemplos pelo mundo.

    2. Silas Costa Ferreira Junior

      O que você está fazendo aqui no Brasil? Por que não vai para a China? A nossa democracia garante que um Quinta Coluna como você escreva esse "comentário", que na verdade é um panfleto estatal chinês. Outra coisa: pergunte aos países do Mar do Sul se é verdade que a "China não é imperialista".

  5. Herculano JR 70

    Interessante artigo foi publicado p Fsp em 29_12_20 sob titulo: *Entenda por q o governo da China se voltou contra o fundador do Alibaba* . Jack Ma é o cara, fundou tbem a Ant Group, em conflito com a ditadura chinesa, q exporta sua ditadura através de empresas. Disse Fred Hu, um diretor da Ant: *você pode ter controle absoluto ou ter uma economia dinâmica e inovadora, mas é duvidoso conseguir ambos. O artigo lembra: cerca de 600 milhões de chineses ganham US$ 150 (R$ 790) ou menos por mês.

    Responda
  6. Bento Brito Teixeira

    Essa pretensão e obssessão de querer comparar valores ocidentais, às vêzes questionáves, aos praticados pêlo sistema de govêrno implantado pêlo PC na República Popular da China é imbecilóide. O capitalismo jámais conseguiria evoluir para consolidação de uma nação dêsse porte. Claro que o governo dêles precisa se armar para se defender da agressividade latente de outras potências...EUA.

    Responda
    1. Felipe José

      Mas o capitalismo está consolidado da China. O que a China ainda preservou do comunismo foi o partido e o regime totalitário.

    2. Silas Costa Ferreira Junior

      "...o governo dêles precisa se armar para se defender da agressividade latente..." (Kkkk) Prezado Quinta Coluna, atualmente não tem agressor maior que a ditadura chinesa, que quer roubar de outros países o Mar do Sul. Pergunte às Filipinas, Vietnam, Brunei, etc.

  7. Said Ahmed

    Ditaduras são atalhos. Inúmeros países tomaram este atalho: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, etc. Em algumas o título de tirano é adequada. É o caso das monarquias absolutistas do Golfo Pérsico, onde jorra sangue todo dia. Ataques à democracia ocorrem nos dias atuais, no Brasil, nos EUA, na Europa, enfim, em solo capitalista. Não defendendo a ditadura chinesa, quero apenas opinar que a crise da democracia capitalista é pior e mais perniciosa que a crise da ditadura chinesa.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Said, democracia e ditadura são formas de poder, organizados no estado. Capitalismo e organização da sociedade civil realizada em ambiente de liberdade pelo mercado. Devido a relação do capital com o estado Marx se equivocou e entendeu estado e capitalismo, q tem apenas uns 500 anos, máximo, são a mesma coisa e permanece ate nossos dias. O estado deixa de ser democrático qdo cresce muito como aconteceu. Capitalismo e anárquico, exige pouco estado. Ñ ha crise capitalista elas são feitas p estado

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.