Opinião > Assalto à democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE BARROS SILVEIRA

    Folha ainda a-critica, Trump foi o próprio resultado da vontade da classe do capital dominante dos EUA , da mesma maneira aque agora Biden é o que interessa e por isso as instituições se fortalecem para.mante-lo. A reação dos seguidores de Trump é o reflexo da própria formação do povo Norte Americano marcada pela escravização, racismo e colonialismo de outros povos , mas agora as instituições tem que parecer limpinhas e a mídia ainda chora por uma Democracia que na real não existe.

    Responda
  2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Por aqui as condições para o golpe estão em andamento com militares ocupando toda a máquina e com armas e munições nas mãos dos grupos amigos, sem qualquer controle efetivo. Já está até anunciado que terá . Esse grupo internacional se concentrará nessas nossas plagas, lugar aonde o ovo da serpente floresce com seu cheiro podre. Com a tutela da PGR, senadores e deputados, e até ministro do STF.

    Responda
  3. Andréia Chaieb

    As instituições, lá e aqui, estão evidentemente fragilizadas. Ao permitirem a previsível escalada da situação, mostram-se acovar dadas. Trump e seu capa cho nacional brincam e testam a democracia há anos e nada efetivo vem sendo feito em relação a isso! Essas notinhas retóricas e teóricas dos representantes das instituições servem pra quê? É preciso agir! Não se derro ta fascis tas com flores! Pelosi vem mostrando força, já o Maia segue para.lisado! Coragem!

    Responda
  4. I J Souza

    Logo estará disponível o livro do ex deputado Cunha . Uma bomba onde revela um esquema de conspiração monstruoso e vergonhoso para articular o impeachment de Dilma . Tudo está lá . Agora vem a mídia criticar a tentativa de golpe de Trump e de Bolsonaro por apoia-lo . A mídia não pode de maneira alguma se isentar da situação do Brasil , pois contribuiu de forma direta pra eleição deste adorador da ditadura e tortura.

    Responda
  5. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Trump nunca escondeu o faria e fez. Bolsonaro, seu seguidor canino, vai para o mesmo caminho. O que as instituições brasileiras estão esperando para agir e evitar o anunciado para 2022? O responsavel maior é o Presidente da Camara dos deputados, que pode aceitar os varios pedidos de impedimento que tem engavetados. Bolsonaro fará o mesmo que Trump e as Forças Armadas Brasileiras foram sempre golpistas, ao contrario das Americanas.

    Responda
  6. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Infelizmente as nossas instituições, por enquanto, só foram capazes de emitir notas de repúdio e não fizeram mais nada de concreto para as ameaças explicitas de golpe impetradas por este projeto de ditador.

    Responda
  7. Helano Timbó

    Ótimo editorial. A questão é que as instituições americanas são secularmente forjadas na democracia, a despeito das críticas. Tomara que aqui consigam superar as idiotias do palerma travestido de presidente.

    Responda
  8. ANTONIO CARLOS CATHARINO

    Editorial contundente, preciso e e necessário . Contudo tenho cá minhas dúvidas quanto a parte de trata dos eficientes pesos e contrapesos das instituições brasileiras, (as mesmas que condenaram por Powerpoint, destituiram a presidente honesta , entre outras bizzarices, lembram?) Oxalá a Folha esteja absolutamente correta ...

    Responda
  9. Dourivan Cardoso Dias

    Na minha opinião, as lideranças políticas, bem como o poder judiciário, já deveriam está agindo para cortar as asas de nosso candidato a ditador, pois é quase certo que êle vai perder as eleições em 2022 e certamente vai querer imitar o louco do Trump, pois os dois se igualam tanto em ambição como em estupidez e desumanidade.

    Responda
  10. Silvia Santos

    Vocês gesraram esse....... que é igual ao Trunp, hipócritas!

    Responda
  11. Silvia Santos

    Aqui no Brasil temos um presidente que nunca deixou dúvidas de seu racismo, homofobia , machismo, mentiras e no entanto em nenhum momento a FSP, fez um editorial abrindo os olhos de seus leitores sobre a desgraça que cairia sobre nós, agora me parece hipócrita vocês fazerem Trunp, vocês gestaram esses bestas !

    Responda
  12. Geísa Chagas

    Excelente editorial! Que as instituições tanto nos EUA, bem como aqui no Br e demais países democráticos, continuem firmes e fortes contra governos mentirosos, golpistas e autoritários.

    Responda
  13. Pedro Cardoso da Costa

    Se as instituições fossem prevalentes sobre alguns indivíduos em todos os países, Donald Trump estaria fora da Casa da Casa Branca e preso.

    Responda
  14. Wil Prado

    Fiquei sabendo que além da volta ao voto impresso, Bolsonaro também reivindica a volta da tomada de dois pinos, o telefone de fio e o carro de boi; o que garantiria mais empregos aos seus eleitores

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Vixe, é muito boi pra pouco carro.

  15. Jove Bernardes

    Desculpem-me, mancha a democracia americana coisíssima nenhuma, só acentua o caráter irresponsável, infantil, autocentrado e ridículo do personagem laranja. Pena que tenha exposto os EUA ao mundo nesse papelão, mas é o preço a pagar por botarem na presidência quem não tem nenhum preparo para isso. Preparemo-nos para algo do gênero, ou, como é de nossa tradição, pior.

    Responda
  16. ADILSON ROBERTO GON ALVES

    O Trump na coleira só não morde porque lhe colocaram a focinheira do processo criminal. O arremedo imitador daqui continua a ladrar, desprezando e ameaçando todas as instituições democráticas e o acovardado parlamento nada faz. Nos EUA, ao menos, houve dois processos de impeachment e a possibilidade de outro agora. A meia centena de pedidos contra Bolsonaro no colo de Rodrigo Maia dá a dimensão dos interesses pessoais acima dos do país.

    Responda
  17. Luiz Roberto Peres

    Como disse Biden e outras lideranças mundiais , se a invasão do Capitolio fosse feita por negros, pobres e miseráveis as forças da repressão do governo os receberiam com cacetetes e bombas de gás e não os deixariam nem sequer chegar perto do parlamento. Mas como foram os supremacistas brancos , facistas , ricos e reacionários, tudo seria aceito.

    Responda
  18. Ricardo Ferreira

    Enquanto isso em Pindorama, o Flautista do Planalto vislumbra um golpe pré datado.

    Responda
  19. Martins Costa

    'Instituições funcionando' é uma senha para validar quaisquer que sejam os desdobramentos de golpes mal ajambrados, seja impedi-los, como agora, seja para validá-los, como em 2016 por aqui. É nessa base que a opinião se ancora, e tanto uma quanto outra saída estão no horizonte se 2022. FSP quer direita, mas não essa... Prefere as que se dizem centro. Não sei se endossaria a volta da esquerda nas mesmas bases. Ainda bem que por aqui as instituições também estão funcionando. $$$

    Responda
    1. Martins Costa

      *de 2022

  20. MARCO ANTONIO DE SANTIS

    A história da humanidade está repleta de exemplos de atrocidades que uma mente doentia no poder pode cometer. Um roteiro bem parecido está rodando do lado de baixo do Equador.

    Responda
  21. domingos souza

    Editorial Simplesmente Singular .

    Responda
  22. Anderson Medeiros Ferreira

    Os atos espúrios praticados por vândalos fantasiados de Vikings e apoiados pelo seu mestre lunánico Donald Trump mostra que a democracia como a conhecemos está para entrar em extinção. Esses fanáticos extremistas querem a todo custo desacreditar as instituições democráticas para impor seu poderio ditatorial e colocar o país na mais sombria era já vista.

    Responda
  23. Cloves Oliveira

    Os EUA provam do próprio remédio, pois são sempre os primeiros a se bandear para o lado dos agressores quando se trata de governos pouco amigos como o Belarus, China, Rússia ou Turquia. O motivo principal é que consideram sua forma de governo como a melhor do mundo. A realidade mostra que a democracia Americana está longe de ser perfeita a começar pela maneira branda com a qual os invasores brancos foram tratados. Em vez de ataques à democracia, deveriam se preocupar com a sua fragilidade.

    Responda
  24. Herculano JR 70

    O artigo se inflama contra Trump, mas, na verdade, quer atingir Bnaro. Apoio Bnaro no contexto, pq a outra opção é mais estatista q a direita. De fato, os outros poderes colocam freios em anseios ditatoriais o q ñ impede q os três poderes mancomunados tiranizem o povo. Democracia é limite ao poder e estado. Ao crescer o estado os poderes crescem também, a tirania a três aumenta e a democracia se vai. E se o estado e pequeno os poderes também serão e há pouca função em freios e contrapesos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Seu comentário defender Bnaro, mas, na verdade, quer atingir a Velhinha de Taubaté.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.