Opinião > Lobato não era racista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wendel Quintiliano

    Ao chamar a "Tia Anastácia" de negra de estimação, é no mínimo condencendente, e ser condencendente é ser racista. No sentido adjetivo da palavra, ele, Lobato, ao ter uma negra de estimação, vede às vontades, às opiniões alheias, ainda que não fossem coerentes aos seus próprios principios. Pois, se não fosse uma negra de estimação, ela não estaria ali.

    Responda
  2. verônica Alves de Souza Medeiros

    Se Lobato não era racista o branco dos meus olhos são verde anil. Esse texto é fraco em argumentos, o autor ou se faz de cego ou está sendo levado por sentimentalismo bobo.

    Responda
  3. Ricardo de Oliveira

    Ler Lobato na minha infância sem dúvida me estimulou para a leitura em geral. Também enriqueceu meu conhecimento. Li muita porcaria que não me agregou nada na infância. Melhor era não ter lido nada? Não faço idéia do que tem hoje em dia, mas vocês tem certeza que o moderninho estimula mais a imaginação e a leitura do que o velho e bom Lobato? Será que não é melhor continuar lendo-o, acrescentando a polêmica sobre o racismo, enriquecendo assim mais ainda sua grande, estimulante e instigante obra?

    Responda
  4. cesar avila

    Era racista e era genial. A que se guardar o legado bom de Lobato. Tentar cancelar sua obra espelhando codigos atuais é intolerancia e estupidez.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Não há cancelamento de obra de Lobato, quem dizse? Há críticas ao racismo em suas obras, o que é ótimo!!!

  5. Geraldo Junior

    A FOLHA e seus jornalistas de esquerda irresponsáveis, fazem um enorme esforço para importar a divisão racial, todo dia há artigos sobre os supostos "Racismo sistêmico", uma abstração maluca que esse jornal procura dividir o Brasil, como se houvessem leis, instituições, partidos ou qualquer coisa que impeçam, dificultem ou criem barreiras a subida dos negros. A FOLHA sempre trabalha contra o pais com suas pautas gênero, raça e desigualdade.

    Responda
    1. Fernanda Ribeiro

      N só não há leis q impeçam ascensão dos negros (46,7% de pardos + 9,4% de pretos - cujo percentual vem crescendo depois das políticas de preferências raciais) como, já adiantei,há leis de preferências a eles. São beneficiários de várias políticas racialistas. Há mais de 1 década existem cotas p eles em graduações,e há vários anos em mestrados e doutorados e também cotas reservadas em todos os concursos públicos. As leis e normativas dessas cotas têm prazos p finalização.Vamos ver se cumprem.

  6. Alexandre Costa

    Quero distância dos legítimos "Filhos de Lobato"".

    Responda
    1. Silvana Mirian Pereira de Oliveira Barini

      São as famosas " pessoas de bem"!

  7. newton penna

    Se o sociólogo autor do artigo tivesse a curiosidade de ler as cartas do Monteiro Lobato, com certeza mudaria de opinião. Nelas o Monteiro Lobato se revela um racista de primeira linha, mesmo se levarmos em consideração a época em que viveu. Entretanto, isto não justifica "corrigir" a sua obra literária, à qual várias gerações de brasileiros devem o amor pela Literatura.

    Responda
  8. Henrique Rodrigues

    A folha está com o dedo podre para publicar cartas de leitores, depois do sujeito que se sente incomodado do jornal dizer que a cloroquina ñ funciona temos esse negacionismo cordial em ignorar o racismo de um autor que escreve livros como o presidente negro.

    Responda
  9. Neto Ghizzi

    Mais um iludido do coração. Monteiro Lobato era um racista organizado, na Associação Eigenica de SP. Sua literatura completa, e sua interpretação do folclore brasileiro, era sua arma de divulgação cultural das ideias racistas. Como que alguém que escreve do próprio punho, em carta pressoal para outro adulto - parem de usar 'literatura infantil' como salvo conduto, "falta ao Brasil uma KKK para colocar o negro no seu lugar" pode ser não racista? Mais um patético, mais um racista negacionista.

    Responda
  10. Austin Assis Andrade

    Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores contemporâneos, isso é fato, mas assim como todos nós, é um sujeito do seu tempo histórico. O racismo explícito em suas linhas estão claras, assim como estão explícitos em boa parte da literatura do período correspondente. O racismo não tem lado ideológico, mas foi visto de forma diferente dependendo do período. E não há nada de errado em perceber isso.

    Responda
    1. Neto Ghizzi

      Austin, é preciso não confundir as coisas. Lobato não era um filho do seu tempo, um mero produto que repetia certas palavras hoje antiquadas. Lobato acreditava no gene perfeito. Na beleza da raça pura. Defendia e lutava por essas idéias. Isso não é "ser alguém do seu tempo". Se assim fosse, nunca existiram os antirracistas de fato.

  11. Eunice Santos

    Que coisa mais feia Pedrinho!! Mentira deslavada, descarada e desrespeitosa. Monteiro Lobato era pior que racista, era um fomentador de políticas eugenistas no Brasil. Basta um pouco de cérebro para identificar o racismo em suas historinhas infantis. E olha que eu nem acho que seus livros devam ser queimados, ao contrário, acho que devem ser utilizados como exemplo de uma literatura da qual todo brasileiro tem que se envergonhar de apreciado um dia.

    Responda
  12. José Tadeu Barros

    Reeditem O Presidente Negro. Daí, tirem suas conclusões...

    Responda
  13. Luiz Paulo Santana

    "Minha negra de estimação". Não precisamos ir longe. Eis aqui um exemplo do racismo estrutural, que incorpora expressões como essa sem perceber a discriminação embutida, naturalizada. Nós, de pele clara (sou mestiço, aparência europeia, descendo de africanos, italianos, turcos, portugueses e índios), e mesmo boa parte dos afrodescendentes, somos todos estruturalmente racistas. Sentimento traduzido na superioridade ou na inferioridade que se expressa nas relações. Perceber isso é fundamental.

    Responda
  14. Maristela Gripp

    Triste artigo! Chamar alguém de " negra de estimação" é que hoje fazem alguns com as empregadas domésticas que são " da família". Apenas ratificamos uma prática racista tão comum na nossa sociedade. Existem outras obras do Lobato que demonstram o pouco ou nenhum apreço que o escritor tinha pelos negros..

    Responda
  15. Antonio Carlos dos Reis

    Artigo mais chinfrim, com embasamento zero, puro achismo e opinião pessoal.

    Responda
    1. Ana Carla Lima Portela

      Artigo deplorável. Ele pagou para o jornal publicar isso? Esse sujeito leu o Presidente Negro de Lobato? Leu Urupês? Reinações de Narizinho a leirura dele é credenciada pelo vínculo e pela memória da interpretação de Pedrinho na infância. Além de patético, é ainda arrogante.

  16. Everson Lemos

    Não há dúvida do racismo de Monteiro Lobato (“de estimação” é expressão de carinho sim: para com animais e objetos). Mas o editorialista disse que se o Sítio fosse ruim, já teria sido esquecido, e constata que não é o caso. Ora, preservem-se as edições originais em bibliotecas e escrevam-se adaptações para as crianças de hoje. Daqui a alguns séculos teremos um novo Esopo ou Irmãos Grimm.

    Responda
  17. Fernanda Ribeiro

    Compartilho a afirmação: quem leu os livros de Monteiro Lobato na infância sabe que não há nada de racismo. Eu li, não há racismo nos livros de Monteiro Lobato.

    Responda
    1. Fernanda Ribeiro

      Veja que você, caro Marcelo, não está falando exatamente o mesmo que eu: afirmei e reafirmo que na obra de Lobato não há racismo, para além do Sítio. Me limitei a isto. Não disse que ele não é racista. Eu não sei. Há uma imensa diferença. Se ele foi ou não racista, sinceramente,não me interessa. Acompanhei o debate,mas não me importo. Se a obra fosse racista seria diferente. Como não é, guardo ótimas memórias e passo pra frente,comprei recentemente de presente para uma criança

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Fernanda, eu também li quando criança, toda a obra do Sítio, vários volumes. Mas eu cresci, aprendi e hoje sei que Monteiro Lobato era racista sim. O Sítio do Pica-pau amarelo não é a única coisa que ele escreveu, leia mais , busque mais informação e estou certo de que sua opinião vai mudar.

  18. Gustavo D'Araújo Borges

    Um texto de opinião sem embasamento. E os poucos argumentos são conclusões bastante controversas. Quando que "negra de estimação" é um termo minimamente respeitoso? Os textos em oposição apresentavam trechos da obra e cartas para argumentar. Não estou dizendo que Lobato era ou não racista, não sou especialista... Mas esperamos profissionalismo de quem entende ou diz entender do assunto.

    Responda
    1. Giovani Ferreira Vargas

      Verdade. Você não é especialista.

  19. Genival Silva Souza Filho

    Lefèvre, poderia dizer que seu texto é pueril e estúpido, mas creio que você, assim como era Monteiro Lobato, acredita na inexistência do racismo por um viés propriamente seu, um ponto de vista viciado, branco, patriarca e europeu. Você não sabe o que diz, e sua tese está construída sobre areia, não possui nenhum fundamento lógico e está distante da realidade. Não perca tempo realizando esse desserviço, seja poeta, cale-se.

    Responda
  20. ROSSINI DE SANTIAGO SILVA

    "Ele foi um ativo militante antirracista" é a coisa mais absurda, sem falar na anacronia, pra se dizer sobre Lobato. Impossível respeitar sua opinião, meu caro. Você deve ter ficado preso a obra infantil, que contém um racismo eufemista, mas virulento, pois lido por crianças. Suas cartas e obra "adulta" têm conteúdo racista, eugenista e imoral. Vá procurar o "O Presidente Negro" e mudará de opinião.

    Responda
  21. José Oliveira

    Além de xenofóbico historicamente falando, todo ser humano foi e é racista. E quanto mais antirracista, mais racista ele se torna. O problema é, como conviver com esses animais que se comunicam tão bem, escrevem tão bem? Se não for pela educação e pela civilização terá de ser pela lei. Pelas armas não resolveu até agora, ou resolveu? Destruir livros racistas já resolveu? Quais, cara-pálida?

    Responda
  22. Silvana Mirian Pereira de Oliveira Barini

    Além de racista era eugenista! Negra de estimação, carnes pretas como carvão , personagens negras sem familia...e por aí vai. A correspondência lamentando a ausência de uma Kkk no Brasil. Ler as Caçadas de Pedrinho para crianças negras que eram chamadas de tição no recreio é de uma tristeza só. Monteiro Lobato só não é racista para brancos que não sabem o que é racismo!

    Responda
  23. Caubi Maciel da Nóbrega

    Li todos, quando criança, e deles tirei ensinamentos e bases para a formação do meu caráter. E no entanto não sou racista e abomino qualquer forma de discriminação.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Também li e não me tornei racista. Mas isso não quer dizer que todas as crianças estejam preparadas para ler a obra dele sem acompanhamento adequado, de adultos ou professores. Você tirou alguns ensinamentos, eu tirei outros mas como saber o que cada criança vai tirar ao ler frases claramente racistas que estão na obra dele ?

  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    A crítica a Lobato é injusta e pusilânime. Lobato não era racista. Ao contrário. É possível registrar tanto na obra infantil quanto adulta inúmeras condenações ao racismo. A mais contundente no conto O Bugio Moqueado. A mais abrangente no livro O Presidente Negro. A mais tocante, quando aa beira da ruína na busca por petróleo, sem apoio, recebe a visita de um humilde homem negro que lhe oferece todas suas suadas e minguadas economias *para ajudar o Brasil*.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Adonay, com todo respeito, eu não disse que este trecho é racista. Estou acrescentando a informação de que o livro foi rejeitado por editores americanos, todos aos que a obra foi apresentada. E estou apresentando a reação do autor. Certas obras são de difícil leitura e podem ser usadas tanto para defender quanto para atacar um grupo. Ser antirracista requer menos ambiguidade e sutileza. Não devemos esquecer de que é uma obra de ficção científica.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      E isso é racismo? Prá mim parece ironia amarga. Na verdade o livro é um libelo contra o racismo da Sociedade Americana. Por isso os editores se recusaram a publicar. Apartheid em pleno vigor. Quando um branco entrava, o negro era obrigado a ceder o assento. Daqui pra frente, sempre que escrever uma ironia, vou entregar um Vale Ironia. Nunca se sabe quem vai ler.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Trecho de carta de Lobato para Godofredo Rangel, frustrado que estava sobre a rejeição de seu livro “O Presidente Negro” por editores norte americanos: “Meu romance não encontra editor. […]. Acham-no ofensivo à dignidade americana, visto admitir que depois de tantos séculos de progresso moral possa este povo, coletivamente, cometer a sangue frio o belo crime que sugeri. Errei vindo cá tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros.”

  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    Um país que por ignorância, como o Editorial da Folha condena seus talentos, está condenado ao fracasso. Lobato é autor infanto-juvenil superior aos irmãos Grimm, Andersen, Carroll e Tolkien. Além de Geografia de Dona Benta, Histórias de Tia Anastácia, Os 12 Trabalhos d Hércules, e o incrível A Chave do Tamanho.

    Responda
  26. Magali Barbosa de Abreu

    li todos os livros de Monteiro Lobato quando criança Os adorava. Presentei aos meus filhos quando iniciaram a leitura .Aguardo meus netos entrarem nessa fase para também os presentear com esses livros.

    Responda
  27. adherbal oliveira

    Todo início de ano volta está "polêmica". Atravessada por editores de Caçadas de Pedrinho, livro escolhido para distribuição pelo governo em escolas. Trata-se de projeto didático, uso obrigatório, para primeira leitura de crianças. Muitos pais consideram má escolha pedagógica para primeira leitura dos seus filhos, e os interessados em não perder a tal venda em grande quantidade criam está onda na mídia.

    Responda
  28. Luis Felipe

    Que polêmica requentada! Essa discussão data de mais de 10 anos! Não há nada melhor para escrever?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Enquanto você interpreta um artigo com o título “Lobato não era racista” como polêmica requentada, eu encaro como uma oportunidade de conversar civilizadamente com outros comentadores. Penso que se o assunto não lhe interessa, por favor, fique ã vontade. O assunto aqui é racismo.

    2. Luis Felipe

      Marcelo, seu analfabetismo funcional dificulta interpretar textos, sabemos! Nada falei se é racista ou não: pq a polêmica de 10 anos atrás esclareceu a todos de boa índole que, não abstante a qualidade da obra, há passagens claramente racistas. Falei apenas que trazer uma polêmica requentada como se fosse trend Topic é uma bobagem!

    3. Marcelo Silva Ferreira

      O racismo não envelhece. Segue sendo uma questão atual e importante para a sociedade civilizada. Espero que daqui a 100 anos não se precise mais falar sobre isso. Mas no momento é necessário sim. E você não precisa participar da discussão , você é livre.

  29. Cristina Yamamoto

    Sobre o assunto, a própria folha publicou em 10.fev.2019 argumentos fortissimos com aspas de cartas de conteúdo racista do próprio Lobato : “ Obra infantil de Monteiro Lobato é tão racista quanto o autor, afirma historiadora” https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/02/obra-infantil-de-monteiro-lobato-e-tao-racista-quanto-o-autor-afirma-autora.shtml

    Responda
  30. Alexandre Machado Kleis

    Li todos os livros infantis de Monteiro Lobato quando era criança; me marcaram muito. Pena esta patrulha.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Também li, e discutir a questão não é patrulha. Nem todas as crianças estão preparadas para ler a obra dele sem acompanhamento adequado, de adultos ou professores. E justamente por ter lido e por ser negro sei por fato que há vários trechos que deixam permear a ideologia eugenista do autor. É necessário discutir a obra dele, assim como muitas outras. Isso não se chama patrulha, isso é ser responsável por nossas crianças.

  31. Alexandre Montenegro

    "Negra de estimação", fazendo paralelo a "bicho de estimação", só não é racista pra alguém que ache que ser contra racismo é "mi-mi-mi" dos "politicamente corretos". Cadê os argumentos contra todos os outros pontos comentados no artigo da Folha anterior, que cita Inclusive cartas com trechos racistas escritas por Monteiro Lobato? Aliás cadê qq argumento pra provar que ele era antirracista? Texto lamentável.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Roberto Freire, você tem razão, Lobato escrevia bem, como poucos. O que não invalida o fato de ter sido um homem e e um escritor racista. Você está confundindo as coisas, meu caro.

    2. Roberto Freire

      O seu texto é péssimo. Pra fazer um texto bom tem que escrever muito. Muito. Texto bom tinha o Monteiro Lobato.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.