Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    Até que enfim um partido, o PSOL, tomou uma atitude, levando os ataques nefandos do Capitão do Mal ao sistema eleitoral ao STF. Os demais abuleos. Mas apenas em parte se justifica um apelo ao judiciário. O Parlamento é ou não é um poder? Ao denunciar fraude nas eleições, O Coringa coloca sob suspeição todo e qualquer mandato da Câmara e do Senado. Cabe às casas obstruir todas as votações até que O Coringa explique sua pavimentação para O Golpe em 22.

    Responda
  2. julio c s barbosa

    o cargo é muito maior que o ex -capitão.

    Responda
  3. tomas correia

    O Presidente da Republica apoiar o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, assim como a reedição do AI 5, comparecendo e discursando reiteradamente em manifestações antidemocráticos endossando estas propostas ditatoriais, é extremamente grave. O mais grave é a omissão destas instituições.

    Responda
  4. Beatriz R Alvares

    Parabéns, Cristina! Você conseguiu expressar muito bem neste texto a natureza assassina de Bolsonaro. Não me sinto responsável por esta tragédia. A presença deste homem no cargo de presidente da república. Fiz uma incansável.campanha contra ele. Continuo fazendo. Farei em 2022. Bolsonaro nunca mais!

    Responda
  5. Marcos Serra

    Será que a colunista consegue usar neurônios e sinapses para produzir um texto que não seja exclusivamente falar do Bolsonaro? Críticas são válidas e necessárias mas ficar só nisso demonstra acentuadas limitações intelectuais. Preocupada com o número de mortos? 200.000 não é pouco, certamente. Mas será que ela falou do universo muito maior de óbitos decorrentes da falta de investimento em saúde, segurança e educação que existiu no período de maior corrupção de nossa história? Me parece que não.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Vou fazer a mesma recomendação que fiz qto ao Braga, do qual o Serra é só mais uma cópia. A essa altura do campeonato, melhor que fazemos é ignorar. Não há possibilidade alguma de seres como eles estabelecerem um diálogo racional e produtivo. Pensam com o fígado. São desonestos intelectualmente sem nenhum escrúpulo ou dignidade. E, se vc aponta seus absurdos, partem pra estratégia olavista de vitimacao

    2. Claudio Marajo Robertson

      Serra. Respeite Januária!

    3. Marcos Serra

      Beatriz, invertendo os papéis? Cômico. Vou fazer o que disse abaixo: não perder tempo com pessoas desinteressantes, agressivas. Apesar de tudo, a vida é bonita. Melhor aproveitar o sol lá fora do que ficar grudado em uma tela como objetivo de vida. Apesar da tua falta de educação, vou permitir-me um conselho. Se tiveres um cachorro, que tal ir passear? Senão, dar uma caminhada e arejar a cabeça? Tem vida lá fora.

    4. Claudio Marajo Robertson

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Beatriz R Alvares

      Marcos, você realmente tem um grave problema. Quando revelado, você parte para a ofensa. É o segundo passo, após tentar me desqualificar. Se eu estivesse próxima de você o proximo.passo poderia colocar a minha vida em risco. Com bolsonaristas é bom manter distância. Passar bem.

    6. Marcos Serra

      Beatriz, segues ofendendo e mal educada. Es uma misógina invertida mas talvez tenhas razão, apenas em parte. Realmente, não consigo debater com mulheres pouco inteligentes, que rotulam terceiros, com visão limitada da vida e formatadas por ideologias ultrapassadas. São agressivas (seu único argumento), apegam-se a dogmas e não flexibilizam suas ideias. Gosto sim, e muito, de mulheres inteligentes. Por que perder tempo com aquelas que não merecem, que não geram alegria?

    7. Beatriz R Alvares

      Marcos você tem um problema. Nao consegue debater com mulheres e tenta desqualifica-las com argumentos toscos e típicos de homens machistas. Compreensível .a sua defesa de Bolsonaro. São iguais.

    8. Beatriz R Alvares

      Marcos você tem um problema. Nao consegue debater com mulheres e tenta desqualifica-las com argumentos toscos e típicos de homens machistas. Compreensível .a sua defesa de Bolsonaro. São iguais.

    9. Marcos Serra

      Beatriz, bom dia. Por um único motivo: não sou um ovino zumbi que vai atrás dos outros. Tenho senso crítico e não idolatro ninguém. Depois, e deverias saber disso, o espaço aqui é aberto a opiniões. Não sei se defendes algum tipo de democracia mas seria interessante que soubesses que nesse tipo de regime, com educação, todos podem e devem emitir seus posicionamentos. Por que não és educada e te calas?

    10. Beatriz R Alvares

      Porque não te calas?

  6. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bolsonaro avisou que Governadores e prefeitos iriam quebrar o País fechando tudo , Está aí o resultado ....

    Responda
    1. Ney Fernando

      Esse é o carl.ixo.

    2. Marcos Serra

      Beatriz, bom dia. Por um único motivo: não sou um ovino zumbi que vai atrás dos outros. Tenho senso crítico e não idolatro ninguém. Depois, e deverias saber disso, o espaço aqui é aberto a opiniões. Não sei se defendes algum tipo de democracia mas seria interessante que soubesses que nesse tipo de regime, com educação, todos podem e devem emitir seus posicionamentos. Por que não és educada e te calas?

    3. Beatriz R Alvares

      Porque não te calas, Marcos?

    4. Marcos Serra

      Jackon, a senhora abaixo é mal informada ou tendenciosa. Vamos ver: Quando Bolsonaro assumiu, em janeiro de 2019, somente 15% da dívida pública – de R$ 4,5 trilhões – vencia em 12 meses, mas esse percentual saltou para 26%, o que na prática significa que chegará a R$ 300 bilhões em cada trimestre de 2021. Quando falou que o país (e entenda-se também estados e municípios) estava quebrado, o PR referia-se a isso. Trabalhamos e pagamos impostos para pagar dívidas geradas por governos anteriores.

    5. Beatriz R Alvares

      Tenha foco! Quem quebrou o país foi Bolsonaro! Nas vezes em que os governadores determinaram isolamento social conseguiram reduzir o número de mortes! Isto nao conta para você? Para você a população mais pobre representa seres descartáveis cuja única função é tornar mais ricos os mais abonados? É o que parece.

  7. Jose Silva

    a especialidade dele é matar , e nisso , está se saindo muito bem; e conta com apoio de 58 milhões se simpatizantes; e se o Covid não for suficiente, então vamos liberar armamento para a população, mais velocidade nas estradas sem radares , com ajuda de Deus.

    Responda
  8. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    A imprensa, culpada, em parte, pela ascensão desse ser abjeto ao poder, precisa fazer exatamente o que a colunista tem feito: falar sem meias-palavras. Infelizmente, o que se tem visto nas matérias dos jornais brasileiros são eufemismos constantes com o fito de encobrir as atrocidades por ele, diariamente, cometidas. Por uma imprensa responsável e cidadã.

    Responda
  9. Oli Jose Petry

    ADELIOOOOOOO!!!, seu incompetente! Poderias ter salvo muitas vidas! Mas preferiu ser fiel ao script! Tanta competência para passar pelo cinturão de policiais federais que cercavam o candidato, para dar um beliscão na barriga do B (osta). Aliás, nem ouvi falar de nenhum inquérito para apuração de responsabilidades por aquela falha na segurança, feita pela tão bem preparada Polícia Federal!!

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Inquérito! Sabe de nada inocente! Facad@ ,SQN

  10. Jackson de Moura Ferro Silva

    Cristina , você não citou a invasão do MST ao Congresso Nacional em 2016 , onde houve 26 feridos e 497 detidos . Será que também foi uma ameaça á Democracia ? Será que não há interesse em você comentar ?

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      Foi em 2006, e não 2016.

    2. LUCAS DE SOUZA SILVA

      Muito diferente o cenário em que um grupo buscar, legitimamente ou não (sem entrar nesse mérito), a execução de um projeto que visa a implementação de uma reforma agrária do cenário em que um grupo insatisfeito com uma eleição invade o Congresso e com o fim de não reconhecer um Poder Republicano instituído...... Muito, muito mais grave e bizarro esse segundo cenário

  11. Tersio Gorrasi

    Como a colunista deixou claro nesta matéria, a responsabilidade por todo este desastre que estamos vivendo não é de uma única pessoa, e sim de todos nós, que de uma forma ou de outra demos a nossa contribuição para isso. Afinal, embora não pareça, ainda estamos numa democracia plena, e simplesmente não fizemos uso dela pela nossa inércia em não querer sair de nossa zona de conforto. Egoísmo total: eu estou numa boa, ou estou vivendo, então os outros que se danem

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Democracia plena? Não.

  12. Evando Ferreira Lopes

    Poucos jornalistas conseguem falar tão acertadamente do Bozo e famílicia como Cristina Serra e Patrícia Campos Melo, parabéns pela reportagem. Um milhão de parabéns!

    Responda
  13. jose roberto alferes siqueira

    Cristina olhe o número de mortos na Bélgica vera que lá morreu o dobro do Brasil considerado morres pelo tamanho da população e lá nunca tiverem governos como estes antecessores

    Responda
    1. Alysson Barros

      Cidadão, explique o número de morres da China, país de origem do vírus. Aguardo.

    2. Maurizio Ferrante

      Será tão difícil entender que o indicador é o número absoluto? Cada morte independe da outra, não sabe quantos habitantes tem o país. O vírus não tem passaporte; ignora fronteiras.

  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    O Mutante Jair Bolsonaro se apossou do País. Como na trilogia Fundação de Isaac Asimov. Seu instrumento, a perversidade. Faltam a juventude na rua calada pela Pandemia e uma oposição combativa. Tivesse essa o a organização e o verbo da temida Banda de Música da UDN, apanharia num dia, e no outro também. Em lugar disso temos Alessandro Molon e Randolfe Rodrigues. Histriônicos e vazios. Um audaz sertanejo com esporas na língua, Ciro Gomes e um Haddad que escrevia na Folha ma se mudou. Pífios.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      A oposição demonizada pelo pato amarelo a que se refere será a mesma que se compôs com o coronelismo dos grotoes? Será a mesma que aparelhou o Executivo em mais de 20 mil cargos com a tchurma, abrindo precedente ao mesmo pela turma dos milicos? Será a mesma que loteou porteira fechada as estatais e autarquias em sesmarias ao Centrão? A mesma que se recusa a uma frente contra o candidato da oligarquia alagoana, fantoche do Capitão do Mal? Não Renate. Acho que não é essa.

    2. Elisabeth Schmidt

      Quem comporia esta oposição, Adonay? A que eu conheço, foi demonizada na paulista por um pato amarelo de plástico.

  15. Marcos Serra

    Coluna mais do mesmo. O único que a ''colunista'' sabe fazer. Apelativa e cega, descamba para a mentira a fim de agradar os fanáticos que, como paredes, lhe dão elogios impróprios. O governo iniciou com uma dívida pública herdada de mais de 4 trilhões. Apesar disso, em um ano, conseguiu melhorar os índices. A seguir, pandemia. Já atolado de dívidas, gastou mais 800 bilhões em ajudas. Proporcionalmente à população e apesar de não sermos ricos, somos o 24º no número de mortos/habitantes.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Pelo pouco que fez, podemos dizer que não foi mais que a obrigação de um presidente. Mas que o sujeito é medíocre, fato incontestável. Vivemos em dois países, os que tem bem nítido o sentimento do prejuízo da eleição do Mandrake terraplanista e os demais.........se protegendo do sol com peneira.

    2. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo Marcos .

  16. Mérope Bernacchi

    Cristina Serra apenas sintetiza aquilo que até uma criança de cinco anos é capaz de observar e concluir sobre essa figura nefasta que habita indevidamente o Planalto desde 2019. Digo indevidamente porque ele próprio admitiu sua incompetência nessa última semana ao reconhecer que quebrou o país e não pode fazer nada.

    Responda
  17. MAURICIO LAHAN

    datilographado para a M-i-L_it@-nci@

    Responda
  18. MARCOS BENASSI

    O que o Bozo não fizer por conta própria, o povo faz por ele. Não, não falo de revolução, tirá-lo do trono, nada disso. É o pede pra sair: eu tô nessa, pára a democracia que eu quero descer. Já deu, chega, a troco de quê? Ah, dever cívico, blá blá blá; eu não quero mais votar, ser obrigado a fazer papel ridículo. Moleque aí bateu 18, tem todo meu apoio para se recusar ao serviço militar. Sai fora, todo mundo é indigno e só nóis que sifú? Na na ni na: acabou essa Zorra toda que tá aí.

    Responda
  19. Borges DJ

    São fatos e só não ver quem não quer. Bolsonaro comprovou que somos mesmo uma república bananeira!

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Não aprecio esta expressão, países produtores e exportadores de bananas são, em geral, países pobres e explorados. Aqui na Am Lat, países produtores como os da Am Central, Honduras, Guatemala, El Salvador, Belize, Panamá, Rep Dominicana, tiveram intervenções h orrendas dos eua, que promoveram g olpes e entronizaram no poder elites, t íteres i anques, com o avanço/permanência da pobreza, massacres, desigualdades, corrupção e infelicidade. A Unided Fruit até hoje explora/escraviza estes países.

  20. Rosane Ferreira Ibiapino

    Muito bom, Cristina. Disse tudo.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Concordo Shmidt.

    2. Elisabeth Schmidt

      Impossível escrever tudo o que a perversidade de B. e seu bando pensam e produzem. Estou imaginando o Brasil um completo farrapo daqui 2 anos, em delirium tremens, se bem que não sei se resiste até lá. B. é um tsunami destrutivo aterrorizante.

  21. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    O Brasil fez o que todo fez na pandemia! Bolsonaro não é um Adriano, por certo, mas exceto a rachadinha do seu filho, nenhum grande roubo foi detectado. Continuar auxílio ,não podemos, devido à crise 2015 que foi a pior da história segundo a FGV.

    Responda
    1. Jesse G

      Nenhum grande roubo foi detectado! Então, peculato grosseiro (rachadinha) pode? O verdadeiro e endêmico grande roubo neste país continua impune, pois acobertado pela lei, como os juros bancários e o serviço da dívida. Continuar o auxilio não pode, face à crise de 2915, mas esta não impediu a majoração dos privilégios dos militares, dos políticos e dos magistrados.

  22. Elisabeth Schmidt

    Texto certeiro,alcançará leitores da Folha. Qual é o alcance dele? Cristina reescreveu com seu estilo fatos que abundam, agravam e nada acontece. O Brasil está morrendo de falência múltipla das Instituições, esta foi uma frase preciosa. Escrito ontem, é preciso sair da redoma dos textos e partir para o concreto, derrubar a insanidade entronizada por insanos no Planalto, seu ninho. O cuco apoderou-se deste ninho e continua jogando para fora dele os resquícios de sanidade.

    Responda
  23. Antonio Carlos dos Reis

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Hildebrando Teixeira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo hildebrando

    2. alberto rodrigues de barros

      Ah tá,se liga,rachadinhas, cargos para o centrão em troca de apoio, vc acha que ele ainda tá lá porque é competente? Nada sai de graça não amigo,para de ser ingênuo,me poupe!

    3. Antonio Carlos dos Reis

      Pelo visto o artigo machucou o bovino... é, a verdade dói.

  25. Roseli Santana

    Análise perfeita, como sempre.

    Responda
    1. Roseli Santana

      Pois é, Renate. Infelizmente estamos em um país cujo andar de baixo, usando expressão de Élio Gaspari, está anestesiado por uma enxurrada de fake news, enquanto o andar de cima está sendo favorecido pela política econômica neoliberal de Guedes, Maia, etc. Está difícil de enxergar uma luz no fim do túnel.

    2. Elisabeth Schmidt

      Todos os dias têm análises excelentes. Porém, delas não partem ações. Cristina escreve muito bem, porém sem novidades, com todo respeito pela jornalista q aqui honra seu diploma. Quero saber, daqui pra frente. Apenas na contagem regressiva para a invasão do capitólio-oca, de mármores & cargos reluzentes por militares, rachadinhas e místicos e seus carolas? Brasil caminha para 300 mil mortos, em 90 dias.

  26. Marisa Oliveira

    Onde estão os panelaços, aqueles que foram às ruas para pedir o impeachment da Dilma? Estamos caminhando para mais 200 mil mortes, com um ca gão na saúde e outros incapazes em diversos postos, levando o país cada vez mais ao fundo do fosso. A Cristina foi direta, pena que um número de pessoas não consegue sequer entender todos os avisos escancarados.

    Responda
  27. Laerte luiz Nascimento

    Artigo em linguagem direta, certeira sem curvas .perfeito Estou cansado de procurar entender tudo isto.É um pesadelo. Como é que nós não reagimos diante de tanta maluquice deste Presidente ??

    Responda
  28. Paulo César de Oliveira

    Paulo Guedes deve ter muitas idéias a respeito do que colocar no lugar do auxílio emergencial. O que ele não sabe é de onde tirar recursos.

    Responda
  29. wilson kfouri

    Como sói acontecer artigo excelente.Cristina,há muitas pessoas que votaram no Bolsonaro e agora posam de madalenas arrependidas e o criticam mas ,na verdade,deveriam embalá-lo porque o filho genocida é deles. Eu votei no professor...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Votei em Fernando Haddad nos 2 turnos, levarei ao túmulo a tristeza da realidade dele ñ ter ganho.

  30. N Folha SP

    Cirúrgica hoje.

    Responda
  31. Marlon Marcos Vieira Passos

    Preciso gritar minha admiração pela senhora e suas análises contra as trevas brasileiras!!!!!

    Responda
  32. Marlon Marcos Vieira Passos

    Eu tenho lhe admirado tanto!!! E lhe agradeço pela honestidade e coragem jornalística!!! O ruim é que o endereçado de suas/ nossas críticas se refastela em baixezas e é agradado por seus comparsas graúdos.

    Responda
  33. neli faria

    Parabéns pela coluna. Irretocável.

    Responda
    1. neli faria

      O ParTido com tanta gente boa , ungiu a inexperiente e não fundadora, invés de um Tarso, Marta, Olívio Viana: fundadores e experientes no Executivo. Cobrem dele, por insistir em seu projeto pessoal de poder,com a sua candidatura invés de apoiar outro. Cobrem dele, por ter comemorado a existência do covid19, em maio/20(dê uma gugada!) Ele elegeu os dois piores presidentes da História, o último indiretamente. Se ele pensasse no Brasil, hoje, o ParTido estaria na presidência. Cobrem dele:fanáticos!

    2. neli faria

      Renate e Wilson: anulei! Poderia até ter me arrependido, mas, quando o Oportunista comemorou a existência do Covid19, em maio/20, percebi que estava certíssima. Um oportunista que comemora a existência de algo que à época já havia matado 20 mil brasileiros, não merece meu voto, nem indiretamente. Cobre, a eleição do capetão, de seu ídolo, o outro tocador de berrantes de fanáticos. Sempre pensou em si, em seu projeto pessoal de poder. Elegeu os dois piores presidentes da História.

    3. Elisabeth Schmidt

      Wilson e eu votamos em Haddad. E tu, Neli, votou em quem no 2º turno? Ou anulou diante da escolha "impossível"?

    4. wilson kfouri

      Neli , certamente no 2º turno diante de um falso dilema votou no miliciano psicopata genocida negacionista e agora dá uma de madalena arrependida. Não vale dizer que no 1º turno votou no Alckmin ou Amoedo e no 2º turno anulou o voto porque essa é uma desculpa manjada de quem tem vergonha de assumir que votou no Bolsonaro .