Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    ''A pandemia chegou quando o país era habitado por mais de 57 milhões de camisas-amarelas, mais despreparados que os habitantes das cavernas.'' Hélio, valeu!

    Responda
  2. Ronaldo Sossay Moura

    Podem ter certeza: depois de tanto lutar contra as vacinas, quando, finalmente, conseguirmos ser imunisados, o atual ocupante do Planalto, vai tentar usufruir disso como vitória própria e não dos que lutaram para que fossemos devidamente vacinados.

    Responda
  3. Sylvia Alves Corrêa

    Até eu, ateia e crítica mordaz de todo tipo de afirmação que não possa ser explicada pela razão ou pela ciência, estou propensa a acreditar em desígnios do destino, conjunção astral ou azar mesmo. Só assim, para explicar a coincidência dramática entre a pandemia e um presidente despreparado (valem outros adjetivos pejorativos). Ocorressem ambos em momentos diferentes o estrago seria menor.

    Responda
  4. WILSON FILHO

    Esse Hélio e os hipócritas aqui do espaço, esquerdistas caviar, estão tentando fazer o que os mesmos fizeram nos EUA, só que aqui é mais embaixo. O STF está tentando com os advogados medíocres que existem lá, e que são, também não vão conseguir. Esperem e verão!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "O STF está tentando com os advogados medíocres que existem lá, e que são, também não vão conseguir." Quê? Aproveitando o ensejo, hipócrita é você.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      É... Não deu pra entender nada dos seus mugidos

    3. Luís Cruz

      Senhor, sugere-se um curso de redação para organizar as ideias. Seu comentário é ininteligível, embora dê pra perceber que a ideia era vociferar.

  5. José Trindade

    Hélio, nossas opções na FSP estão minguando a cada dia. Sua reflexão é pertinente e corajosa. Mas te provoco, é hora de dissecar não só o desgoverno e seu rebanho, mas as alternativas políticas, movimentos sociais e medidas pra ontem para "apear" o genocida. Estamos com um pequeno delay entre EUA e nós.

    Responda
  6. Afranio Andrade

    Sugiro que a folha faça uma charge do Dória vacinando o Bolsonaro, este último amarrado e o Dória com máscara.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ótima ideia.

  7. Alan Moacir Ferraz

    Sr.Mario Sérgio Mesquita Monsores quem precisa se informar melhor é você. O caso da morte do médico carioca de 28 anos que faleceu de covid, foi voluntário no teste de vacina mas recebeu placebo. Foi noticiado pela Rede Globo, Jornal Nacional e Anvisa tomou conhecimento. Acho q.obito aconteceu 19.10.2020. Consulte no Google, fácil. E depois peça desculpa.

    Responda
  8. Waldo Assahi

    BolsoRato vai tentar faturar politicamente em cima da vacina do dória, custe o que custar, vai tentar confiscar, atrasar a licença e, quando começar a vacinação, vai fazer propaganda como se ele tivesse algum mérito. Rato é rato, não muda nunca.

    Responda
  9. Valdir Modesto

    Quando será novamente a premiação do prêmio IGNOBEL? O Bolsonaro, seguramente é um forte candidato a guanha-lo, não por inventar algo ridículo, mas por desinventar as vacinas.

    Responda
  10. Valdir Modesto

    Como no final da segunda guerra mundial...foi preciso levar a população alemã visitar os campos de concentração e ver as atrocidades cometidas pelos nasi para que acreditassem no genocídio. Que é preciso fazer com nossos políticos para que acreditem no genocídio que estão cometendo esse governo Bolsonaro e seus anjos da morte.

    Responda
  11. Valdir Modesto

    Nem os melhores psiquiátricas podem explicar os devaneios das mentes perturbadas dos piores psicopatas...Bolsonaro, pede pra sair e vai se tratar.

    Responda
    1. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

      Entender o Bolsonaro é fácil, difícil é entender os 37% de eleitores que ainda o apoiam. Oposição ao PT? É muito pouco frente ao que o Bolsonaro já mostrou

  12. Orasil coelho pina

    Palmas ao Hélio, texto corretíssimo! Devemos buscar um caminho político longe dos fascistas e dos comunistas!!

    Responda
  13. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. WILSON FILHO

      Vcs morrem de amor por Band..., Hélio, lula, Dilma, maduro... Vão dá também

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Aproveite este espaço, Filho. O colunista mentiu? Use argumentos para contestá-lo. Mas ele só disse verdades, né, Filho. Até vc deve concordar. E argumentos não parece ser a sua especialidade.

    3. mario josé corrêa de paula

      Ih! Ficou bravinho. Ouvir a verdade dói? Kkkkk.

    4. CLOVIS SANTOS

      A verdade doi muito.

  14. niemeyer franco

    A preocupação de Bolsonaro é preparar a justiça na defesa de seus filhos. Aliás, proteção da esposa também. Afinal, a primeira dama recebeu dinheiro de ban dido mili ciano. Participação com crime organizado? Que cada um analise.

    Responda
  15. Gustavo venzon

    Já que a população parece ainda absorta em negação, é passada a hora de o Judiciário (nacional e internacional) ser acionado. É relativamente simples: alguém, mesmo simpatizante do PR, pode negar que ele atenta contra o incentivo à vacinação? Claro que não. Não se trata nem de omissão, mas de AÇÃO contrária à vacina. E a pergunta é: ele pode fazer isso? Os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, a CF e as leis (inclusive de crime de responsabilidade e de improbidade) permitem???

    Responda
  16. Tarcisio Mello

    Sabotar a vacina é parte de uma estratégia planejada pelo B o ç a l naro. Ele considera o vírus como seu aliado para minar a estrutura social e facilitar seu caminho para materializar o golpe. É claro sua intenção considerando-se as suas ações.

    Responda
  17. Geísa Chagas

    Que falta nos faz um líder de verdade, que assuma os reais problemas do país, como no caso gravíssimo da pandemia. Mas, infelizmente, temos um louco no poder, arrogante, de viés autoritário, além de muito incompetente, que ignora a ciência, além de só falar abobrinhas e mentiras.

    Responda
  18. Roberto Gomes

    Será que existe alguém no congresso, no senado, no STF, com co lh ões? Será? Parece que não. Parece que são todos, sem exceção, totalmente covardes em fazer o impeachment de Bolsonaro, pelos inúmeros crimes de responsabilidade que cometeu. Mas pelo jeito os congressistas são vendidos, acovardados, pusilânimes demais para fazer qualquer coisa de útil, correto e republicano para a nação. Saudades do congresso que fez o impeachment de Collor. Aqueles não tinham medo.

    Responda
  19. Wil Prado

    Concordo, Benassi. Os urubus não querem de forma alguma largar a carniça. Até porque, infelizmente, têm muito do que se alimentar. São mais de 200 mil mortes. Mas depois da vacina (que eles propositalmente retardam) o povão vai para as ruas... E aí, meu amigo, os abutres serão corridos à pedradas. Continue, com seus brilhantes comentários, fazendo a sua parte.

    Responda
  20. Wil Prado

    O desgoverno Bozo é isso aí. Sanitariamente, um esgoto; na questão vacinal, um descalabro. Não sobrou outra alternativa: impeachment já!

    Responda
  21. GUSTAVO O L JUNIOR

    Excelente artigo!

    Responda
  22. MAURICIO LAHAN

    consorcio de imprensa ,voce um deles mentiroso

    Responda
    1. MARCIO RICARDO MIRA

      Mas nem injuriar sabes?

    2. Eduardo Rocha

      Consegue escrever um frase corretamente pontuada e que faça sentido?

    3. GUSTAVO O L JUNIOR

      Quais as "mentiras" do texto? Seja mais claro!

  23. Mérope Bernacchi

    De fato, pior que aguentar o Dória com seu melodrama barato e eleitoreiro na divulgação da eficácia da Coronavac é ouvir as sandices do Bolsonaro. Ou seja, a competição para quem é o político mais ridículo é dura e difícil, ambos são repulsivos. No entanto, há que se elogiar o governo paulista por nos dar uma luz no fim do túnel, já que a depender do desgoverno atual provavelmente chegaríamos em final de 2021 com 500 mil mortos pela covid.

    Responda
  24. Alan Moacir Ferraz

    Artigo excelente. Sugiro que aborde em outro artigo o problema do placebo nos testes de eficiência da vacina. A doença é grave e já houve caso de morte de voluntário que deve ter pensado q.estava protegido e por isso deve ter relaxado as precauções. Foi um médico do Rio de Janeiro, de 28 anos e q. trabalhava na linha de frente no combate ao virus num hospital. É como os voluntários tivessem q.atravessar um campo minado. As afirmações q.expus as li nesta Folha. Grato se alguém puder me responde

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Lá vai sua resposta. Foi amplamente noticiado que o médico cometeu suicidio.

    2. MARCIO RICARDO MIRA

      Não existe efeito placebo pra vacina, ou se pega ou não!

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A morte não foi por covid19. Informe-se melhor.

    4. guilherme herzog neto

      Boa observação Alan, parabéns.

  25. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Então, mas tenho a impressão que nem a imprensa e nem as pessoas que estão tentando mostrar as falhas das vacinas estão se dando conta que não temos muitas outras opções, não é? Na verdade, a opção mais correta, mais ética, mais acima de qualquer suspeita, seria realmente esperar o final das pesquisas, o que na realidade ainda vai demorar no mínimo mais um ano inteiro! Existe essa possibilidade? Então, para mim, todas as vacinas razoavelmente testadas, podem ajudar sim nesta guerra!

    Responda
  26. guilherme herzog neto

    A vacinação e a única forma realmente eficaz de combater a pandemia no prazo mais rápido, salvando vidas e salvando a economia, e o fulano lutando contra. A mente dele sempre funcionou nesta toada, a da destruição, típica de militar desajustado.

    Responda
  27. Paulo Cesar

    Ora, mas também o Sr. João Doria, com seus espetáculos midiáticos, ausentes de conteúdo, pseudocientíficos e sem informação clara. Esta Folha e outros meios de comunicação estão caindo nessa conversa fiada e oportunista desses dois bufões. Quem perdeu um ente querido como eu, deve sentir-se aviltado por esse circo.

    Responda
    1. Paulo Cesar

      Dá vontade de pegar esses malandros pela lapela e gritar um "tenha compostura, senhor!".

  28. Lucia Margarida C Japp

    Mas resta uma pergunta fundamental: por que ele declarou 100 anos de sigilo sobre as suas vacinações? É evidente que quer esconder. Na verdade, deveria ser motivo de reforço de cidadania e nosso direito ter acesso a uma cópia desse cadastro.

    Responda
  29. Herculano JR 70

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ney Fernando

      O mundo está se vacinando, o Brasil não, mas o maldoso é o artigo. As vozes (insanas e do mal) que o presidente ouve podem desaparecer de sua cabeça se ele fizer um tratamento psiquiátrico e tomar a medicação receitada direitinho.

    2. FLAVIO Costa

      Afinal, pra que se preocupar? São só mortes e todo mundo vai morrer um dia

  30. MARCOS BENASSI

    É Soda. Efetiva e definitivamente, nóis sifú. E só começa a disfú na hora que esses urubus vazarem... Vai levar anos até desfodizar tudo o que já foi e o que ainda será estragado.

    Responda
  31. Paulo César de Oliveira

    Nosso querido Hélio esqueceu de dar a informação principal: além de dar proteção de 78% contra todas as formas da Covid, a Coronavac(e acho que também a de Oxford) ofereceram proteção de 100% contra as formas graves da doença. Repetindo a boa notícia: tanto com a Oxford quanto com a Coronavac, não houve mortes causadas pela Covid entre as pessoas que receberam as vacinas. Nunca é demais repetir isso.

    Responda