Ruy Castro > Saída para Trump: matar-se Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. roque alves

    Parabéns, Ruy Castro, assino embaixo.

    Responda
  2. Claudio C

    Ruy Castro, meu herói! Li seu artigo catártico duas vezes.

    Responda
  3. RODRIGO NAFTAL

    Não desejar a morte de alguém nocivo é hipocrisia. Porém manifestar esse desejo é uma irresponsabilidade para um escritor como Ruy Castro. A eleição de Bolsonaro é uma responsabilidade de nós, eleitores. Contra esse mal, há a democracia. Que Bolsonaro possa em um Tribunal justo e democrático responder pelas suas barbáries.

    Responda
    1. Dirceu Alves da Mota

      Nesse caso, caro Rodrigo, a ideia é válida para os 57 milhões de im*be*cis.

  4. CARLOS BECKER

    Excelente, Ruy! Que o demônio venha logo buscar seu filhote bolsonaro.

    Responda
    1. Pedro Cunha Jr Cunha

      O problema é que nem o demônio quer esses li.xos.

  5. MONIQUE SANDY

    Independente de quem quer que seja, é muito triste ler uma coluna, onde o autor induz pessoas ao suicídio. É isso que se chama "Imprensa Livre"? Será que esse senhor já passou por um caso de suicídio em sua família? Lamentável...

    Responda
    1. CEZAR AUGUSTO SAVINO DA COSTA

      De fato, o suicídio é reflexo de uma doença muito triste. Conheço alguns casos de pessoas que anteciparam sua estada neste plano que me é muito lamentável. Já aquelas que destroem uma nação e atentam contra a civilização, faz um imenso bem à humanidade que decidam morrer.

    2. bagdassar minassian

      ... lembrar que na invasão do Capitólio morreram cinco.

    3. Pedro Cunha Jr Cunha

      Você tem razão, Monique. O suicídio não é um assunto com o qual se deva brincar. Mas creio que o texto carrega uma metáfora de dimensão histórica. Ou seja, não é que Ruy Castro deseje mesmo isso. Acho que o jornalista ficaria satisfeito com uma morte simbólica. Tipo assim: aquele cachorrão enorme virar um yorkshire e sair com o rabo entre as pernas.

  6. Alberto A Neto

    Dar um só tiro no peito. Sair da vida e entrar na história. Não é para qualquer um! Tanto que não existe outro caso brasileiro. A verdade factual é que o país se divide em antes e depois de Vargas. O que resta de proteções trabalhista, previdenciária, social e da indústria de base macroeconômica, além da profissionalização do serviço público, a historiografia da FGV credita a Vargas. Mirar o peito e deixar a Carta-Testamento de maior valor republicano de um Estadista. É preciso coragem! E muita!

    Responda
    1. Pedro Cunha Jr Cunha

      De fato Getúlio tem um currículo que põe no bolso um montão de presidente que se acha bom e não fez 8% do que fez Vargas. Mas acho que o suicídio de Getúlio pode ter outra causa que não política, de ordem pessoal, passional... E acabou ficando aquela lembrança de "saí da vida e entrei pra história".

  7. José Roberto Pereira

    Suicídio é fácil demais para esses genocidas. Recomendo um "corredor polonês" com os familiares das vítimas que suas "gripezinhas" ceifaram. Com aquela freira do Game Of Thrones badalando um sino e gritando Shame! Shame!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Muito bom, mas convém botar regras, senão não passa dos 100mts...

  8. Bruno vasconcelos

    É que posar com uma simulação de “metralhadora” exortando seus áulicos a atacarem os adversários pode. Daí vem um texto mais radical do outro lado e começam a entender a loucura que criaram para a vida nacional.

    Responda
  9. WILSON FILHO

    Texto que não condiz com o ótimo escritor. Uma pena que esteja do lado dessa mídia aproveitadora das beneces de governos anteriores. Uma pena também que tenha participado da festança desses governos. Quando a fonte seca tem que se procurar outras fontes que dêem águas cristalinas, parece-me que fonte procurada é das balas do Tietê.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      De provas, nem uma nesga. Mas é preciso manter o roto discurso da boquinha....a propósito, para quem vão os recursos com publicidade do atual desgoverno?

  10. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Hahaha, muito boa a crônica de hoje. Sugestiva. Como nenhum dois dois vai se dar um tiro no coração, fica a torcida para que o de lá não cometa mais estripulias e o de cá saia antes de 2022.

    Responda
  11. Nivalda Viana

    Roger Scruton, explica que a esquerda perdeu o monopólio do chão das fábricas e o poder do sindicalismo conseguido com a Revolução Industrial. Então, se agarra no monopólio de mudanças dos costumes aproveitando a luta das minorias para a sua inclusão e se inserindo nestes grupos. A guerra hoje é sobre quem é progressista ou conservador,mesmo que muitos são progressistas e enaltecem a família,a religião, o IPhone,o melhor carro,o salário que ganha no jornal ou coluna, ou show ou música,etc!!!

    Responda
    1. Nivalda Viana

      Dirceu Alves da Mota, desde o início da divulgação deste vírus tudo foi envolto em controvérsia inclusive,até hoje, a própria OMS não sabe a origem exata, imagine nós, leigos! Vivemos em um mundo que a transparência é muito pequena. A capacidade hospitalar é muito pequena. O poder das plataformas digitais e da mídia é imenso. A manipulação de informações pode ser feita tanto pela esquerda qto pela direita! É um salve-se quem puder!

    2. Dirceu Alves da Mota

      Nivalda, desde o início os cientistas e a imprensa responsável sempre alertaram para a gravidade da doença e a necessidade urgente de uma vacina. Apenas os lunáticos terraplanistas, seguidores cegos do Lambe-botas pas*palhão negaram e ainda negam a gravidade da covid.

    3. Nivalda Viana

      Moacyr da Silva, eu penso que a esquerda como elite nos meios de comunicação mundial procurou monopolizar suas certezas nesta pandemia, execrando quem pensava diferente devido à falta de transparência no mundo inteiro sobre esse vírus e doença inclusive na OMS. Aí, cada um corre para um lado! Sou a favor de máscara e vacinação!Faltou transparência e a mídia podia ter investido mais em informações para todos!

    4. Nivalda Viana

      Marcos Benassi, como toda mina, tô ligada,sim. Como fala Pondé hoje na sua coluna da Folha, qdo a esquerda invade é aplaudida e qdo é a direita, é execrada. Hoje, diz Pondé, a esquerda é a elite e elite não aceita comportamentos mal educados...bom, foi isto que entendi. Desculpe, Pondé,se errei! Trump e Bolsonaro são chucros para a esquerda que aprecia mais a elegância de um FHC ou Obama, mesmo Trump ter segurado a Coreia do Norte nestes 4 anos.Não à toa um dos caras estava vestido de viking

    5. MARCOS BENASSI

      Tô com Rodrigo e não abro, pelo contrário, expando: esse Scrotum, reduzindo uma luta muito mais ampla à questão dos costumes, perde em volume e harmônica. Repudiar a barbárie não significa abdicar do progresso técnico, é somente não querer barbárie. Se liga, mina.

    6. moacyr da Silva

      Nivalda, ironizar a pandemia e se portar como genocidas matando milhares de pessoas, lá e cá , pode ? Triste reflexão !

    7. Rodrigo Ricoy Dias

      Scruton, apesar da lebrança que traz o nome, não era dos piores entre os conservadores. Porém, não vejo pertinência temática com a coluna

  12. Gustavo venzon

    Por que meu comentário não foi publicado?

    Responda
  13. JOSE ALCIONE MACEDO ALMEIDA

    Excelente artigo! Provavelmente alguns não conseguem interpretá-lo na sua essência e o entendendo ao “pé da letra”.

    Responda
    1. Julio César Cardoso

      Ajude-nos com a sua erudição e nos explique o que autor que dizer "de verdade". Me pareceu bem claro o desejo do autor. Aliás, muito além da mera política.

  14. Diego Bispo Dos Santos

    Folha de São Paulo, está ficando igual ao Bolsonaro, Só ÓDIO. É, incrível como o nível do Jornal CAIU! Não há mais análises, opiniões divergentes, visões diferentes, é uma vergonha.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ainda estamos no terreno da palavra, dom Diego. Palavra. Ironia. Humor. Se R. C. foi ferino, tanto melhor, pois não acho que seja com notas de repúdio que chegaremos a algum lugar. Que os destinatários tomem a sugestão ao pé da letra e nos economizem mais tinta, saliva e esforços.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Eu gostei da análise. Mas realmente vê-se a saída de colunistas mais progressistas. Talvez tenha sobrado apenas Janio de Freitas (ser antibolsonarista, em tempo, não é questão de postura política, mas de bom senso)

    3. Julio César Cardoso

      Que genialidade! E ainda por cima usa o meio de comunicação nacional pra prorpor que alguém se mate?. Muito gênio.

    4. renato zendron

      Diego, "o nível do Jornal" não caiu. O que fica muito triste é ter um gênio do nivel altissimo do Ruy Castro, pra comentar o deprimente e criminoso governo JMB. Ele é um cronista, e assim como outros gênios tem que fazer a leitura do momento escatológico e de inanição do presidente.

  15. Wil Prado

    Concordo com você, Nivalda. Pessoas que se dizem "humanistas" jamais deveriam desejar a morte de um semelhante. Mas em se tratando de dois ratos, pode?

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Nivalda, só via 'poder desproporcional da esquerda' quem não sabe diferenciar uma centro esquerda alinhada ao mercado de um governo radical. Isso jamais houve, aqui ou nos EUA.

    2. Nivalda Viana

      Will Prado, até os "ratos" são importantes no mundo. Eu morro de nojo e medo de ratos nas ruas mas aprendi a perceber que se estes bichos estão nas ruas é devido a muita sujeira, principalmente. Será que Trump e Bolsonaro ou outros surgiram com tanto poder na direita foi devido ao poder desproporcional da esquerda, no Brasil e no mundo? Todos os jornais hoje tem perfis da esquerda até os chamados conservadores, Estadão e o The New York Times. Experimente ler Roger Scruton...

  16. Vincenzo Mario Patriarca

    Como pode um jornalista escrever tamanha barbaridade, independente se quem seja esse tipo de jornalismo raso sem nenhuma base ,e inclusive incentivando o suicídio... simplesmente ridículo, alias comum na folha!!!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ridículo e sem base é o baralho, Vincenzo. É uma crônica, uma fantasia literária sobre o cotidiano, que só tem o poder de aliviar o figo de quem a lê, ou arrepiar quem, por óbvio, nem deveria ter lido. É uma crítica justíssima, uma ideia apenas, a quem produz morte concretamente. Que saco ter que desenhar...

    2. SERGIO saraceni

      Vincenzo Mário, voto certo em Bolsonaro em 2022. Sua torcida por Trump não deu muito certo, mas o Vincenzo chega lá. É a lógica bolsonarista. Induzir dezenas de milhares de mortes, pode. Do outro lado, nada pode.

    3. Julio César Cardoso

      Manipulado por quem? Pela mídia? Pelo poder econômico? Não sei o caso do Presidente americano mas o daqui só apareceu na TV por que a Lei obrigava, e na marra; pela mídia escrita? Foi a ajuda da Folha, então? Só deve ser; foi o dinheiro, então: deve ter sido os bilhões arrecadados de empreiteiras que bancou tudo isso? Ah...a vontade do povo não conta, foram manipulados. A maioria vivia num conto de fadas e caíram no conto do vigário.

    4. Andréia Chaieb

      Olá Vincenzo. A tua indignação está no lugar errado, a questão é: como pode um povo ser tão manipulado a ponto de votar em psicopatas como Trump e Bolsonaro? Como pode a extrema direita reacionária, racista e destrutiva ainda existir? Como pode um povo apoiar genocidas? Como pode um povo aplaudir a destruição do meio ambiente e de vidas? Reposiciona a tua indignação!

  17. LUIZ MATHEUS MICHELONI

    Excelente! Parabéns pelo texto!

    Responda
  18. Wil Prado

    Politicamente já estão mortos, Ruy.

    Responda
  19. Wil Prado

    Só um detalhe, Ruy. Se eles se matarem, não irão entrar para a História, como Vargas; e sim para o lixo da História.

    Responda
  20. Sylvia Alves Corrêa

    Ruy Castro superou Hélio Schwartsman no desejo da morte de Bolsonaro. Ao desejar a morte de Trump por suicídio, Ruy prefere o tiro no peito ao disparo na cabeça. A sua descrição do suicídio é digna de cena de filme de Tarantino. O imitador papagaio tupiniquim não chegaria a esse extremo. Na verdade, ele e Trump são covardes bravateiros. Se não pudermos ver a sua morte física, que possamos ver a morte política desses dois seres abjetos. Sem ressurgimento.

    Responda
  21. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Rui Castro cada dia melhor! Sensacional! Espero que o Trump e o Bozo o leiam.

    Responda
  22. Dartagnan Santos

    Ruy Castro está nos fazendo sonhar... ainda mais se o cachorrinho de Trump fizer o mesmo.

    Responda
  23. Nivalda Viana

    A Folha e seus colunistas "humanistas" que condenam Trump e Bolsonaro são os mesmos que incitam a morte ou suicídio deles. Fazendo o gozo de seus "humanistas" que leem. Por isso, a juventude é cética e muitos vão pelos caminhos das drogas e autodestruição. Sabem que estes "humanistas" no poder fariam coisas piores do que Trump e Bolsonaro. A sorte do mundo é que o poder deles está só na língua grande e não possuem poder de fato, nunca conseguiriam que milhões votassem neles como presidentes.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ôôôôôô Nivalda, não seja tão severa. Humanismo não é santidade - muito menos um único - é só uma certa posição diante da vida que valoriza coisas diferentes do Bozo. Algumas M U I T O diferentes. Mas a questão é a barbárie e a opressão: não dá pra querer que quem está sendo phhodydo de verde e amarelo seja cordial com o opressor. Têm os fatos estéticos, a coisa toda é horrorosa. Têm os fatos ambientais, a coisa é perigosa para todos. Têm os fatos feeecais, tá tudo indo pro ventilador, e fede.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se o Bozo se matar você deveria processar o Rui.

  24. Nivalda Viana

    A Folha e seus colunistas "humanistas" que condenam Trump e Bolsonaro são os mesmos que incitam a morte ou suicídio deles. Fazendo o gozo de seus "humanistas" que leem. Por isso, a juventude é cética e muitos vão pelos caminhos das drogas e autodestruição. Sabem que estes "humanistas" no poder fariam coisas piores do que Trump e Bolsonaro. A sorte do mundo é que o poder deles está só na língua grande e não possuem poder de fato, nunca conseguiriam que milhões votassem neles como presidentes.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Ruy escreveu para aqueles que reconhecem uma ironia. Você não deveria ler.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Não vou me ater à forma, apenas trazer a informação de que a incitação, não 'incitamento' ao suicídio só pode ser crime se a pessoa efetivamente se suicidar. Nesse caso específico, o processo seria um preço pequeno a pagar em vista do bem que traria ao nosso país em um caso e a toda a humanidade no outro. E ainda há licença literária

    3. Nivalda Viana

      José Padilha, a imprensa Livre é um patrimônio muito importante para ser banalizada assim. Meu medo é o exagero nas colocações dos jornalistas e no partidarismo da imprensa nacional e mundial. Qdo lemos um jornal só tem textos partidários. Nos EUA e no Brasil de Trump e Bolsonaro ou de Lula ou de FHC tem coisas boas acontecendo. Os jornais sabem disso. A mídia mundial é um grande Coliseu e corre risco de um louco fazer igual na China, ter censura prévia.

    4. Nivalda Viana

      José Padilha, a imprensa Livre é um patrimônio muito importante para ser banalizada assim. Meu medo é o exagero nas colocações dos jornalistas e no partidarismo da imprensa nacional e mundial. Qdo lemos um jornal só tem textos partidários. Nos EUA e no Brasil de Trump e Bolsonaro ou de Lula ou de FHC tem coisas boas acontecendo. Os jornais sabem disso. A mídia mundial é um grande Coliseu e corre risco de um louco fazer igual na China, ter censura prévia.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Deveria processar o Rui por incitamento ao suicidio!

  25. Adailton Alves Barbosa

    Graaaande Ruy Castro.

    Responda
  26. Gustavo venzon

    Limitando-me à aldeia, seria, de fato, uma benção. Um ato de grandiosidade. Teria, enfim, seu merecido lugar na história, sem o receio de ser varrido, como será. E, de quebra, garantiria o poder dos militares (dada a condição do vice). Tudo tão bom...que é apenas sonho. E pensar que faltou tão pouco...tão pouco.....

    Responda
  27. Andréia Chaieb

    Ahahahha muito bom "o tiro no peito é clean. Mantém o rosto intacto. Para Trump, teria também a vantagem de não lhe desfazer o penteado." é o retrato do narcisismo e paranoia que imperam nesses tempos tão obscuros!

    Responda
  28. Mario Donizete Pelissaro

    Tá aí, um bom conselho para JB tambem. Assim, iriam os 2 pro inferno juntos.

    Responda
  29. Jocimar Bruno dos Santos

    Regozijo pleno! Sensacional! A cada dia mais brasileiros corajosos falam o que tem de ser dito, sem rodeios. Bolsonaro faz piadas macabras, enquanto o Brasil agoniza! Basta!

    Responda
  30. Marcelo Silva Ribeiro

    Poderiam se matar juntos em uma live com uma despedida inolvidável: Trump I Love U 4ever!!!

    Responda
  31. Marcelo Silva Ribeiro

    O olhar arguto do inexcedível Ruy Castro precisa se debruçar sobre a festinha privê promovida por Trump e sua entourage, flagrado observando em um monitores o avanço da turba ensandecida sobre o Capitólio. Está ali para quem quiser ver que a invasão, responsável por mortos e ferido, foi um macabro reality show dirigido pelo tresloucado pato manco.

    Responda
  32. Paulo Silva

    Muito bom! Fala o que a maioria pensa! A única diferença em Trump e Bolsonaro é que o primeiro conseguiu enriquecer, roubando é claro, e o segundo é apenas um miliciano ladrão de galinhas. Com o devido respeito aos ladrões de galinhas...

    Responda
    1. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Que conseguiu enriquecer também! O patrimônio dele é completamente incompatível com os seus rendimentos. Basta ver no site do TSE!

  33. Martins Costa

    Uma observação: o Getúlio pressionado não foi o ditador proto-fascista (que de fato foi), mas sim o estadista que enfrentou o status-quo, dando iniciatuva a uma indústria de base interna e direitos trabalhistas fundamentais. O Lula que foi preso também não foi aquele que fechou os olhos para os desvios do centrão (o mesmo de sempre), e sim aquele que, tal qual Getúlio, fortalecia nossa indústria e avançou nos direitos e conquistas dos trabalhadores.

    Responda
    1. Martins Costa

      *Complementando

    2. Martins Costa

      Complementamdo: Bolsonaro, se "suicidado", não tem a menor chance de virar um Getúlio, pois de Getúlio não tem nada. Ainda assim, o prefiro preso, mesmo sabendo ser improvável, pois de Lula nada tem. Fora o ridículo a que nis submeteu, nada dele restará na nossa história.

  34. NACIB HETTI

    Dizem que chumbinho também é bom, principalmente para rato.

    Responda
  35. Peter Janos Wechsler

    Valeu pela colocação do ditador Getúlio em seu devido lugar. Matou mais do que o regime militar.

    Responda
  36. Paulo Silva Barbosa

    Engana-se, esta sugestão suicida . Esta mais vivo que nunca, pode até estar deprimido, mas tem ainda prestígio enorme , principalmente no meio rural do meio oeste e sul do país, Alegando perseguição econômica em Nova York, vai mudar para Flórida onde tem investimentos e prestígio até entre os imigrantes latinos, mesmo com a insistência de prometer e não cumprir da construção do muro na fronteira com o México.

    Responda
    1. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      O quê é absurdamente surpreendente. Mas que o topete está swm pernas, isso é fato. Que ele é gilpista criminoso e deve ser preso, isso é fato, que ele é um traidor de seus seguidores, é inegável. Que ele é um sociopata, ninguém tem dúvida, um egoista nato.

  37. Rubem Corveto Azeredo

    Oportunidade para todos os seguidores tupiniquins do trumpet. Também deveria levar o amigo filho do bonzo . Mas discordo do tipo de suicidar-se: tiros na cabeça é o melhor para todos

    Responda
  38. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Não, meu caro. Não quero ver estes senhores como mártires.

    Responda
  39. ADONAY ANTHONY EVANS

    Infelizmente não teria carta testamento. Pelo twitter *I leave life to enter history* @realDonaldTrump

    Responda
  40. JANAINA DE MORAES SANTOS

    Vixe. Governo vai colocar a polícia atrás de você, por incitação ao suicídio!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Inddução ao suicídio é crime previsto no código penal. Mais um trabalhinho para André Mendonça.

  41. SERGIO saraceni

    Grande retorno, Ruy!!! Bravo!! Duas ideias simples que nos livrarão de dois autênticos trastes.

    Responda
  42. João Batista de Junior

    Bolsonaro faria bem a nação. Tomara que ele pense no assunto.

    Responda
  43. Alex Sgobin

    Excelentes duas ideais!

    Responda
  44. Nilton Silva

    É preciso muita coragem pra se cometer suicídio e coragem é algo que os dois não parecem ter.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Coragem é o que eles evidentemente não têm.

  45. Alan Moacir Ferraz

    Estados Unidos fica livre do tumor Trump dia 20. E o Brasil quando ficará livre do tumor instalado na presidência. Não dá pra esperar dois anos. 2 anos e ele destruirá o país. O Twitter deveria bani-lo como fez com Trump. Irresponsável, ataques às instituições, espalhador de vírus etc.etc.

    Responda
  46. niemeyer franco

    Imaginem Trump matar-se? Melhor ainda: Bolsonaro - que sempre o copiou - copiar seu último ato. Bom demais.

    Responda
  47. ALTAMIR FIGUEIRA

    Depois criticam o Bolso por fazer "arminha"! Que hipocrisia... (e pra quem vai me achar defensor do presidente: - Fora, Bolsonaro!!!)

    Responda
  48. ALTAMIR FIGUEIRA

    Até tu????, Ruy! (mais um Hélio Schwartsman...)

    Responda
  49. Washington L Silva

    Putz, que coluna mais macabra e teratológica!

    Responda
  50. João Larizzatti

    Falta coragem ao nosso presidente.

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.