Opinião > Altivez no Congresso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. eli moura

    Editorial da Folha Globo e Estadão são exatamente iguais. Lê se sobre o vaso sanitário para ter alguma utilidade. Mas cuidado quem lê com celular.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Como dizia o Tolstoy, quando a pessoa é altiva, ela se distancia das outras pessoas, privando-se de um dos maiores prazeres da vida - a comunicação alegre e aberta com todos. A FSP, além e escolher mal os seus colunistas, muitos vítimas do nosso sistema educacional falido, também escolhe mal as palavras. A verdade é sempre alguma coisa que é dita, não o que é conhecido. Sem a fala e a escrita não haveria verdade sobre nada. Apenas o que é. O pensamento é da Susan Sontag.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Nenhuma das candidaturas alcança a estatura de um pires, que dirá 'altivez'. Onde e quando o Cartel do MDB dispunha de estatura e altivez suficientes para dar conta de lidar com os pretorianos? Única e tão somente no tempo em que o Doutor Ulysses presidia o Parlamento e liderava a condução política nacional. Não verás altivez alguma em nenhuma das candidaturas. Seja a do ''Bloco das Propinas'', seja a do ''Bloco das Milícias''.

    Responda
  4. João Perles

    Ah, como eu queria ter a mínima convicção, a exemplo de alguns partidos de esquerda e da Folha de S.Paulo, de que apoiar Baleia Rossi significa apoiar valores democráticos, republicanos e a independência parlamentar! Basta ler a entrevista de Baleia à edição de hoje da Folha para se certificar do quão iludidas estão as forças de esquerda ao alimentar a esperança de que apoiá-lo significa combater o bolsonarismo. Depois não adiantará de nada reclamar da sorte. Baleia e Lira são uma coisa só!

    Responda
    1. José Trindade

      E a tal altivez, falta até e principalmente à FSP. Palavrório absolutamente diversionista, tentando escamotear o apoio ao ino minável. Seu deleite com a Vaza, proteção escancarada ao tucanato e seus aécioserras da vida. Enfim Fora Bozo e o lambari, digo baleia.

  5. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A palavra correta para caracterizar a relação entre os Poderes da República não é altivez, sim harmonia e independência. Nenhum Poder pode se sobrepor ao outro nem invadir a competência do outro. O Poder Executivo não é o Presidente da República, que é somente o chefe desse poder, que envolve o trabalho de muitas outras pessoas ele vinculado. Fulanizar os Poderes é uma forma de jogar um contra o outro, o que não interessa em definitivo aos administrados e ao bem comum da população...

    Responda
    1. José Trindade

      Meu caro deve ser astronauta e está em orbita. De que país você está falando? Ou está assistindo demais jornal destas tvs de aluguel.

  6. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Péssimo e confuso o artigo. Cadê a tal altivez?

    Responda
    1. José Trindade

      "...Imprecações de um presidente" que zelosamente ajudaram a entrouxar na massa ignara. Sabe quando a lona do circo cai, e é preciso dar a impressão de retomar o comando? Creio que a máscara do distinto veículo, caiu.

  7. José Trindade

    Com dificuldade de me manifestar nesse editorial. Parece que o jornal está zelosa demais. Mas, essas ideias aqui expressas, são muito condizentes com o apoio, parece que os olhos não estavam fechados... mas só viam o que queriam. Triste momento da Folha e pior pra nós.

    Responda
  8. Paulo Silva Barbosa

    O título é pomposo, resta saber até onde terão força para resistir o canto do poder. Caso cedam , o livro "Como morrem as democracias "de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt — dois conceituados professores de Harvard , nunca será tão atual e verdadeiro.

    Responda
  9. Elisabeth Schmidt

    Sinceridade, não gostei do que li. A começar pelo título pomposo. "Letras" demais restando pouca ênfase no principal. Muita luva de pelica para uma força bruta destrutiva.

    Responda
  10. Antônio Carlos de Paula

    O Bolsonaro já possui em suas mãos a PGR e PF, se conseguir também a do legislativo será o fim da democracia!! Não subestime a extrema direita.

    Responda
  11. José Alves

    A Folha utilizou o termo correto para o cargo de presidente da Câmara, "primeiro ministro", isso porque temos uma Constituição parlamentarista num regime presidencialista, nem num nem noutro um governo consegue implementar as medidas prometidas em campanha Eleitoral sem o apoio do Congresso.

    Responda
  12. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Não são as instituições, parte dos seus membros que são corruptos e o grupo bolsonarista está nela. A atual PGR age para proteger o grupo que está no poder. Os crimes de respinsabilidade se acumulam tanto quanto os corpos dos mortos.

    Responda
  13. Herculano JR 70

    Ora, na tradição, os presidentes ñ fazem acordos com o congresso, compra maioria. Bnaro resistiu no inicio, ate desqualificou, com razão, as tais instituições democráticas, melhor chama-las instituições de poder, talvez com algum projeto totalitário, mas q ñ invalida sua opinião. O estado cresceu, o q atenta contra a democracia q é de limite ao poder e estado, e suas instituições de poder, vulgo democráticas, são a maior barreira ao desenvolvimento. Contra elas liberdade ñ tirania.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.