Luiz Felipe Pondé > Não adianta xingar os invasores do Capitólio, eles não acreditam em nós Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Pondé sublime magnÃfico elegante gostoso e gigantesco
Seu comentário está muito engraçado! Amei! As crônicas e os comentaristas do Pondé, aqui, são diversão e entretenimento para a semana inteira!
A coluna do João Pereira Coutinho de hoje é sobre o mesmo tema abordado pelo Pondé. CompreensÃvel, pois ambos tem até livro escrito juntos. Impressionante a desfaçatez dos conservadores ao falarem do que acontece com o mundo hoje, como se não tivessem participado, com voto inclusive, o buraco onde todos estamos metidos.
Excelente artigo! Traduz muito bem a alma atual do brasileiro! Há uma cisão cognitiva na "mente social"! O ressentimento é avesso à razão... e a falta de razão é bem perigosa...
"A elite não gosta de ruÃdos e falta de educação". Desde quando, Pondé? A elite brasileira e a classe média que teima em imitá-la são, entre todas que eu conheço (viajei muito na minha vida), as mais ruidosas, mal criadas, mal educadas e ostentativas.
Parabéns PONdé. Como sempre, vai fundo na alma humana e consegue ir além da narrativas encobridoras da hipocrisia humana. Sabe muito bem distinguiu o que não passa de marketing pessoal do que é uma vontade verdadeira de respeito ao outro. Toda segunda feira é a primeira leitura que busco.
Pazuello e Bolsonaro tb estão na capa do jornal
Posso estar enganada, mas o comportamento patético criticado nesta crônica é a presunção da elite em pensar que está certa de tudo, o estudo e o dinheiro da autoridade ou autoritarismo à eles para sair dizendo o que os pobres sem estudo são. E em contrapartida os pobres e sem estudos que servem à essa elite, com esse comportamento legitima a presunção da elite. Ou seja, até quando não são pagos, os pobres servem à manutenção da ilusão da elite.
Crônicas de jornal normalmente são escritas para criticar comportamentos humanos.
Verdade, mas Pondé esta na capa por fazer uma crÃtica usando uma crônica de jornal à pessoas como Pazuello que apoiam Trump e Bolsonaro. Ele criticou a falta de diálogo destas pessoas ou porque são autoritárias ou porque não conseguem persuadir ninguém sem usar a truculência.
E agora um poema: Hermeneuta do pondeanismo, JuÃzo e razão da barbárie, Ficamos em dúvida quanto a preferencia que temos ao pondeanismo que bem representas: Agimos através da filosofia do boi: def eca e anda, Ou do cavalo em parada cÃvica: def ecando, rodando em volta e a claque aplaudindo.
O pessoal faz estardalhaço na coluna do Pondé e sai pela culatra. Pondé esta na capa do jornal! De tanto acesso desde de ontem.
Na Itália, em 1921-1922, deixaram que essa turba de delinquentes de direita fizesse isso mesmo: invadir, vandalizar, ameaçar, bater.... Criaram-se Fasci di Combattimento em cada cidade, em cada Região. Rei, polÃcia, carabinieri, exército, comerciantes, empresários.... fecharam um, dois, três olhos e até elogiavam. Nada mais certo para assustar os bolcheviques. Financiaram até uma Marcha sobre Roma e a tomada de poder pelo Mussolini. Deu no que. Cuidado com a direita solta, Pondé
O Pondè acerta em ver na massa prioridades que passam longe do debate democrático, mas erra em comparar a que invadiu o Capitólio e a que pensa semelhante aqui no BR. Diferente dos EUA, em que a extrema-direita que faz volume seriam pessoas menos instruÃdas e de renda menor (mas quem usufrui e manda é pequena parcela rica dos Republicanos), aqui no BR parece ser formada por classe média e alta que apoiava o PSDB, o PT e até o Temer. Enfim, conforme o vento sopra ...
Descamisados dos EUA? Os invasores do capitólio, nas imagens que vimos, são brancos, classe média, acreditam em teorias da conspiração e muitos ali têm relação com grupos supremacistas brancos. Não entendo muito essa análise de tomá-los por coitados sem condições materiais.
O Pundé vive em outra dimensão, distorce tudo ao seu bel prazer, é um pastiche de sofista. Não dê credibilidade ao que ele escreve ou fala.
Vem da fala de um deles no qual ficou surpreso com o luxo do local.
Não entendi de onde o Pondé tirou a premissa de que os fanáticos de Trump são pessoas de menos escolaridade e menor poder aquisitivo. Desconheço algum levantamento nesse sentido, mas quando analisamos o perfil dos homólogos dos trumpistas aqui do Brasil (antivacinas, apoiadores do AI-5 etc) vemos, em sua maioria, gente de classe média e com escolaridade de segundo ou terceiro grau. Então, se um artigo parte de uma premissa errada pode chegar a alguma conclusão verdadeira?
Parodiando o futebol diria que pondé é um filósofo de várzea! Tão raso quanto o planeta terra dos terraplanistas!
É fato. O povão das redes está detonando os formadores de opinião tradicionais localizados na midia e nas universidades, que do alto da sua soberba continuam com o nariz empinado. Azar o deles. Serão tratorados pela história.
Parece que estou lendo o discurso de Rudyard Kipling ao receber o Nobel. A velha história de que até os macacos da floresta sabem que eles, esse "eu" montaigniano de Pondé, são superiores porque sempre defenderam o senso-comum quando proferido pela elite direitista. Nenhum método, nenhuma estatÃstica. Na verdade, um olhar que enxerga essa gente do QAnon como sendo exatamente o contrário do que a mÃdia séria mostra. Querendo creditar aos pouco escolarizados os movimentos contra a democracia.
É verdade existe vÃdeo do Ponde dizendo que Olavo de carvalho é um filósofo muito respeitável
Ponde e seus textos sobre inteligentinhos. Não leio
O borracheiro que arrumou o pneu da minha bicicleta ontem, querendo me dar aula de polÃtica, disse que se arrepende das pessoas em que votou. Hoje, diz ele, sabe em quem votar, sabe onde está a corrupção, sabe o que é o STF, que a mÃdia esquerdopata (palavras dele) confundia a cabeça do povo, e que a ideologia de Bolsonaro fez ele despertar. Não se informa por jornais tradicionais, porque agora tem outros meios, como o WhatsApp. Não é exatamente o que diz a coluna do Pondé?
Juro que eu tento ler a coluna do Pondé para ver se altero minha percepção sobre sempre querer "causar e ser sempre o inteligentinho" da Folha. Mas não dá. Cansei. Desisto.
Admiro sua decisão se for honesta e sincera. Crônica de jornal não tem que agradar todo mundo.
LuÃs Felipe Pondé foi comentarista do Jornal da Cultura por muitos anos, que eu tinha o hábito de acompanhar. Eu costumava achar interessantes vários pontos de vista de Pondé e respeitava-o bastante, até o dia em que o flagrei levando a sério o Olavo de Carvalho, evidentemente com justificativas rasteiras, o que me deixou perplexo. Na sequência deparei-me com as mais leigas análises econômicas e administrativas deste cara que eu respeitava. Ali se foi o crédito que ele tinha comigo.
Quem conhece Filosofia tem noção de Lógica e Epistemologia, o que o impede de dar esses vexames de que Pondé tem nos brindado nos últimos anos, mesmo sobre tema técnico especÃfico alheio ao seu domÃnio. Tal conhecimento faz o sujeito enxergar e avaliar a própria ignorância. Pondé provou não o ter.
Senhor Luiz Felipe Pondé, lave sua boca e mãos com sabão ao citar Fernand Braudel para mostrar alguma erudição históriografica. Seria mais adequado para a tua ideia de civilização reacionária e ressentida, que te limitasses aos teus famosos cursos bÃblicos. E podes colocar seus e suas asseclas a te defender. Lamentável que a FSP continue dando espaço pra esse senso comum e reacionário que não cansa de envidar esforços para justificar o voto no Messias conhecido por Bolsonaro. Vergonha alheia.
Estudos bÃblicos fala muito mais sobre o crÃtico do que do criticado. Em nome da liberdade de expressão se fala cada coisa.
Pondé não é aquele "best friend" do Olavo de Carvalho? Assistam ao vÃdeo no Youtube e vejam os amiguinhos inteligentes dele.
Pondé é o tÃpico representante da elite bolsonarista..
Embora o texto de Pondé pareça ser razoável em termos de proposta, sofre do viés *filosófico de botequim* pelos seguintes motivos. 1. Trata toda *elite* como sendo homogênea. 2. Trata todos o que não são da elite como também sendo homogêneos. 3. Subestima as pessoas, ou seja, é bastante preconceituoso. 4. Não fundamenta seus argumentos em dados. Ou seja, seu texto é, dessa forma, bastante falho como análise. Análises desse tipo necessitam de dados para serem sérias, não de achismos.
É uma crônica. Veja no Google as definições de crônica. Depois releia o texto. Não é uma análise filosófica. Crônicas ñ tem esse objetivo. É uma mera crÃtica irônica do comportamento humano.
Olha só a dor de cabeça q Bolsonaro tá dando para quem o colocou lá. Deixar o cargo não vai ser fácil mesmo. Vamos torcer q a popularidade dele caia bastante após o auxÃlio emergencial, com isso nenhum desastre civil em 2022 acontecerá.
Quanto equÃvoco e presunção! Um desfile de preconceitos. Até o Schwarzenegger fez melhor análise do quadro (se não leu, leia matéria nesta FSP), um bom relato pessoal. O fenômeno não é novo, e é fruto essencialmente da mentira. Na Alemanha e Ãustria havia um povo instruido e culto, e deu no que deu. Aqui no Brasil, bem sabemos, o articulista contribuiu midiaticamente para esse caldo de ódio, com vistas ao golpe. O efeito adverso veio, e agora não cola esse papo de 'eles' não entendem. Inclua-se!
Vergonha de mim por ter lido este "texto"
Verg9nha de mim por ter lido este "texto"
Que texto raso, espreme, espreme, espreme e não sai uma idéia, é só clichê
Exatamente, é uma crônica satirizando o comportamento humano.
Quanta bobagem.
Que texto é esse, Folha? Um monte de preconceitos sem qualquer embasamento.. Que decepção!
Pondé, não posso concordar mais com a frase "não adianta xingar os invasores do capitólio, eles não acreditam em nós". Porém a tua avaliação de quem são os membros dessa turba é completamente sem noção. Se não o que dizer do chanceler Ernesto Araújo e afins? A ignorância e/ou realidade meio que paralela e ficcional que essa turba vive não tem nada a ver com ser socialmente ou intelectualmente excluÃdo. Me parece mais que são caso de tratamento psicológico.
é tÃpico de toda elite hoje ser condescendente com os menos afortunados. E quando esses se fazem revoltosos, temos uma gama de justificativas para julga -los. Achei tua melhor sentença seu direitinha inteligentchinho.
Talvez o senhor nao saiba, mas os direitinhas geralmente estão anos luz à frente dos esquerdinhas, no que concerne a inteligência. Mas com certeza no quesito corrupção generalizada, os esquerdinhas no Brasil ganharam de todo e qualquer outro grupo ao longo das duas últimas decadas.
Pondé, não li nenhuma estatÃstica que pudesse afirmar que os invasores do capitólio são menos instruÃdos ou são americanos de menor poder aquisitivo. Pelo que vi nos vÃdeos e nas entrevistas diretas com as pessoas que estavam lá, tampouco parecem ser "ignorantes" (nesse rótulo elitista). Os lÃderes e vários apoiadores são, de fato, pessoas que não estão nem aà com as instituições democráticas, mas possuem propósitos claros. Você tem alguma sugestão para evitarmos isso aqui em 2022?
Ponderado sendo ponde
DifÃcil sair da caixinha. Mas o Pondé saiu! Parabéns pelo texto.
Perdeu o juÃzo, rapaz? Acha feinho e chique criticar a invasão do capitólio? Mesmo sabendo que tem gente se preparando para fazer coisa semelhante aqui no Brasil em 22?
É o mesmo tipo de pessoa que ainda acredita no Bolsonaro, Sérgio Moro, Flávio Bolsonaro, Sara Winter, Oswaldo Eustáquio, Olavo de Carvalho, Allan dos Santos, Merval, eles não acreditam em nós.
Entendi no mesmo sentido. Podem ser pessoas com dinheiro ou não, estudo ou não, mas estão desvairadas por atenção que perderam a cabeça depois que a democracia deu lugar para um representante do tipinho deles,mas a mesma democracia foi responsável por evidenciar a insignificância deles.
O velho e barbudo Marx sempre terá razão. Tudo se resume na luta de classes.A secretári do lar que trabalha na casa do bacana pensa que também direito de ser bacana e ela está correta. Será sempre assim
Hoje, é possÃvel ver as consequências dessa mentalidade. Em Paris, desde 1968 muitas pessoas ficaram podres de ricas vendendo o estilo de vida burgues para a massa. Depois de comprar este estilo, as pessoas perceberam que a vida é mais do que isso. Hoje, lá a burguesia não tem graça. Donald Trump fez o mesmo em Nova York, virou o queridinho da América com isso, enriqueceu e provou nem saber administrar seu dinheiro ,ficando nÃtido seu lado com a máfia do cimento.
Como se a meta fosse convencê-los. Faça-me o favor...
Procure pesquisar o objetivo de uma crônica de jornal.
Passa longe deste séquito ser uma massa de miseráveis e pobres com raiva de quem os taxa de desinformados e alucinados! São pessoas que pagam um curso de 1000 reais do Olavo de Carvalho, que andam em seus renegados financiados e têm certeza que "vencerão " na vida ganhando dinheiro fácil no mercado financeiro com, fora os "ricos de fato" que alimentam a manipulação e arregimentam seguidores lunáticos para uma seita terraplanista existencial! E a culpa, segundo o Pondé, é das "elites"! Triste
Parabéns ao Ponde ! É o vácuo entre a classe letrada, que não entende porquê o povo não segue suas lições, que está está sendo preenchido pelas redes, e pelas manifestações....
Você contribuiu com isso, Pondé. Seu discurso olavista e antipetista é a base desses grupos. Você é parte disso; não se coloque no rol dos democratas. Sem demagogia, por favor.
Discurso antipetista é o discurso de qualquer pessoa nao retardada que vive neste paÃs. Agora, Olavista? Nao seja injusto, Ponde jamais defendeu Olavo de Carvalho. É incrÃvel como vocês acham que o PT, com todo seu aparelhamento que destruiu o paÃs e sua corrupcao medonha, foi algo bom. Isso é caso psiquiatrico. Pondé é muito mais democrata do que você, que aponta esse dedo julgador pra ele.
Que cara mais nada haver, oloco! Ele coloca a esquerda como classe rica dominante! pelamor
ok
Ah, a maioria não é de pobres não. A classe média é a base desses grupos, a mais abastada principalmente.
O neoliberalismo de fato deixou uma legião de deserdados. Ponde faria melhor estudar porque eles se deixam manipular por liberais radicais que pretendem tirar ainda mais deles explorando sua própria revolta. Em vez disso faz de conta que são conservadores. Prepara a cada artigo o embarque na canoa dos anti sistema manipulados pelo sistema.
Não aceito que os iludidos pelo populismo não tenham condições de se educarem ou que sejam necessariamente pobres. Vejo muitos jovens de classe média repetindo baboseiras trumpistas, pois a ignorância não respeita classes sociais. Não suporto essa condescendência do tipo "ah, ele está pedindo um golpe, mas espere! Ele não teve chance na vida, gente. Sejamos compreensÃveis!" Sem essa. Se um cidadão é um estúpido, a culpa é somente dele e pronto.
O texto do articulista em nenhum momento fala que e um movimento de suplemacistas brancos ,interessante não?
Parei no segundo parágrafo. A Folha precisa se livrar desta vergonha chamada Pondé
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Não adianta xingar os invasores do Capitólio, eles não acreditam em nós Voltar
Comente este texto