Luiz Felipe Pondé > Não adianta xingar os invasores do Capitólio, eles não acreditam em nós Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Pondé, Pondé, você se esqueceu de falar da elite de extrema-direita, porquê?. Qual é, então, a justificativa dessa "gentes" que são tanto ou mais radicais.

    Responda
  2. jarbas cabral

    Estranho, Pondé, vc achar que os pobres são de direita e os ricos de esquerda. Não é isso o que se vê no Brasil profundo, basta ver o que acontece no nordeste. A nossa elite é que é bolsonarista! A não ser que o articulista ache que São Paulo resuma o Brasil, algo bem próprio de alguns paulistas. Precisa viajar mais. De preferência, de ônibus, conversando com as pessoas. Conhecendo a realidade do povo. Vai ser ótimo p aumentar sua cultura e lhe humanizar. Não vale ir p Santos.

    Responda
  3. Julhiano Cesar Avelar

    O pessoal do andar de baixo está se lixando pra direita ou esquerda.... Eles querem consumir, comer, beber.... Ou a sociedade propicia meios pra eles crescerem, ou eles viram a mesa..... quem gosta de pobreza é intelectual (Joãozinho 30)....

    Responda
  4. Hercilio Silva

    Caráter popular das redes? A esquerda acreditou nisso. O que tem é dinheiro por trás desses grupos nas redes, os ressentidos são só massa de manobra. O lumpem proletariado do século XXI. Leia os Engenheiros do Caos pra entender como funcionam. A esquerda acreditou nas redes nas tais primaveras, todas viraram inverno. Fascismo se chama pelo nome, venham dos poderosos ou de massas manobradas. Só quando for vergonhoso ser truculento e brucutu voltaremos ao normal.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Caráter popular das redes? A esquerda acreditou nisso. O que tem é dinheiro por trás desses grupos nas redes, os ressentidos são só massa de manobra. O lumpem proletariado do século XXI. Leia os Engenheiros do Caos pra entender como funcionam. A esquerda acreditou nas redes nas tais primaveras, todas viraram inverno. Fascismo se chama pelo nome, venham dos poderosos ou de massas manobradas. Só quando for vergonhoso ser truculento e brucutu voltaremos ao normal.

    Responda
  6. Guilherme Torres Godoy

    Interessante, todos olham porem poucos vem: A esquerda no Brasil foi vilipendiada de forma alarmante pela turma do Bolsonarismo. Ela esta quieta ai, está com medo? Não, a esquerda esta esperando que a Extrema Direita termine de fazer as K - g - a - d- a -s e assim mostrar qual dos dois males é o pior. A melhor vacina contra a Direita é o Bolsonaristus Oligofrenicus.

    Responda
  7. Leonardo Gama

    Faltou contar que os populares (classe média) revoltosos que atentaram contra a Casa do Povo americana e seus próprios representantes --dizem que pretendiam até enforcar o vice republicano se topassem com ele-- vêem a democracia institucional como não confiável e acreditam que as eleições foram fraudadas pois é isso que vem sendo repetido a elas pelo líder supremo Trump e pela mídia (diferente de imprensa) conservadora, como a Fox News do bilionário Richard Murdoch. Bilionário é elite pro Pondé?

    Responda
  8. mauricio silva

    Não sei que realidade é essa em que esse "filósofo" vive... junto grupos sociais totalmente distintos. Até 2014 estávamos polarizados em direita liberal e equerda progressista! Com o golpe,- uma parcela que sempre foi fundamentalista encontrou seu representante, um ogro, cheio de preconceitos! Ai a direita, que hoje se encontra arrependida, ajudou a eleger esse governo bizarro. Os progressistas continuam lutsndo porum estado social desenvolvimentista e inclusão , e liberdades individuais!

    Responda
  9. Eliézer Campos

    Está o autor a admitir que pertence à elite de "inteligentinhos" dos quais gosta de desdenhar ou ofender à guisa de argumento? Às vezes pergunto ao universo indiferente se um dia vou ler uma coluna do Pondé em que ele não precisa recorrer a ofensas (velada ou não) àqueles que não partilham das suas premissas ou conclusões.

    Responda
  10. celio caus junior

    Difícil de engolir mais um texto ruim do Pondé. Comece por substituir elite por capital. Aí dá pro gasto.

    Responda
  11. Carolina Figueiredo

    Os adolescentes marcam de encontrar no shopping, os descontentes, infelizes combinam de ir na coluna do Pondé destilar ódio desenfreado. Muito inteligente!

    Responda
  12. Carolina Figueiredo

    A maioria dos comentaristas escrevem a mesma coisa hoje.Parece um coro. Claro que foi combinado. Um tédio isso aqui.

    Responda
  13. Alisson Santos Souza

    A maior parte dos eleitores do Trump vem das camadas mais pobres e alguns deles fugidos da amada Cuba, aqui no Brasil a onde a elite, tá mais preocupada com todex, aborto e legalização da maconha, esquece que a maior parte da população se divide entre católicos e evangélicos e que a nova esquerda não representa mais o povo.

    Responda
  14. Ricardo dos Reis Silveira

    Deve ser difícil pra ele se achar filósofo, e ser tido por ridículo por quem, efetivamente, prática filosofia. Muita frustração.

    Responda
  15. Carolina Figueiredo

    Os comentários hoje está parecendo purgatório das pessoas com excesso de ódio no coração.

    Responda
  16. Iago M Zulu

    Pondé é uma ilha de inteligência cercado por um mar de mediocridade quase unânime dos colunistas da folha.

    Responda
  17. diogo de sa leitao marques

    Nonsense empacotado num texto chato, mal-escrito e vazio. Turba...

    Responda
  18. LUCILENE PIZOQUERO

    você é parte da direita, rapaz.

    Responda
  19. ISAIAS DA SILVA

    Os 'cara' invadem, tocam terror, são uns boçais mau educados... E a culpa é nossa???????

    Responda
    1. Tulio Cabral

      A culpa sempre é do PT hahahahha

  20. Kayk Oliveira Santos

    Xato com X

    Responda
  21. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esses revolucionários da direita com seus líderes (o ,c.h,i.f,r.u,d.o gringo, e a fraulein brasileira dos 50 do Brasil) não são suficientes para reeditar o terceiro Reich. E os estadistas Bozo e Trump estão dando com os ,b,ur.ro,s na água.

    Responda
  22. Elisabeth Schmidt

    Fiquei a ver navios, não entendi nada. O pêndulo ora oscila lé, ora vira cré. Conclui-se que a narrativa é refratária a um mínimo de lé c lé e cré c cré. Que maçaroca de ideias.

    Responda
  23. PAULO ROBERTO DA COSTA EULIGIO

    Pondé é um homem inteligente e grande pensador, mas persiste nesta mania de tentar equilibrar a esquerda moderada com a direita fundamentalista.

    Responda
  24. Gustavo F Pereira

    Pondé com o tabaco cubano na boca é um poeta!

    Responda
  25. Lucas Nascimento Silva

    Foi o texto menos ruim que do Pondé que li em muito tempo, porém ele quis importar uma realidade que faz mais sentido nos EUA do que Brasil. Lá as elites e classes médias urbanas votaram em massa na Hillary e no Biden ao contrário daqui onde as mesmas classes votaram em massa no Bor-sa-li-no. No Brasil de hoje é comum ver o patrão e o empregado acreditando nas mesmas desinformações e fake news

    Responda
  26. Roger Z Moire

    A esquerda caviar, com sus erudição a-sinina, tanto aqui, como nos eua, está completamente alienada da imensa maioria da população. Condena à exaustão desigualdade social, em seus regabofes acadêmicos, para em seguida tirar férias na europa.

    Responda
    1. Alexander Dugan

      O fato de falar a verdade e denunciar a desigualdade latente no Brasil não impedem ninguém de gozar do sucesso de seu trabalho. Intelectuais e artistas de esquerda enchergam o povo e falam a sua lingua, o seu sucesso é natural pois falam a verdade e encontram respaldo popular, por outo lado "intelectuais" de direita como Weintraub ou Allan dos Santos só conseguem sair do Brasil fazendo vaquinha pra fugir da justiça, sinal claro de que a mentira tem perna curta e que são uma minoria golpista.

    2. Elisabeth Schmidt

      E como é a erudição da direita bandejão, aquela q de madrugada distribui cestas básicas nas periferias, abaladas pela pobreza/miséria, às vésperas de uma eleição ?

  27. Joao Vitor sottiili

    Em que mundo tu vives, Pondé? A elite brasileira é 90% bolsonarista e 89% dessa elite é a que mais propaga fake news. Consequência disso é que engana muitos, assim como se engana

    Responda
  28. Paulo Watrin

    Elas não acreditam em nos? Que nós é esse, eminente articulista? Depois flanar na seara do relativismo extremado, aderir a fieira dos bolsonaristas radicais e aderir a tese do terraplanismo, o senhor vem falar em "elas não acreditam em nós." Por gentileza: não me inclua no saco de gatos no qual o senhor se meteu. Acho que, com algumas centenas de horas de terapia, sem eletrochoque, o senhor talvez ainda tenha possibilidade de ser levado a sério. Saúde, professor!

    Responda
    1. Pedro Cunha Jr Cunha

      É mesmo, né? Esse "nós" também me incomodou. Como também me incomoda, na Globo News, quando o Heraldo Pereira diz "o nosso imenso Brasil".

  29. AGNALDO RAMALHO SANTOS

    Pondé já está chamando os bolsonaristas de extrema-direita? Engraçado, até outro dia Bolsonaro era uma guinada conservadora legítima do país. Que coisa!!

    Responda
  30. Pedro Cunha Jr Cunha

    Nessas teses do Pondé há um ponto de interseção com um episódio curioso ocorrido com a canção Retrato em branco e preto do Tom. Diz o Menescal que um grupo de professores da PUC elaborou uma complexa tese explicando porque Tom usou a ordem "branco e preto" em vez de "preto e branco". Isso chegou aos ouvidos do Tom, que rebateu dizendo que não era nada daquilo: a troca da ordem era só pra rimar. É muito comum jornalistas desenvolverem teorias cuja finalidade única é tentar garantir o emprego.

    Responda
  31. augusto jorge pantoja da silva

    Pondé,o novo Patriarca da Inteligência Nacional ! Ohhhh !!! Habemus Genius !

    Responda
  32. Nivalda Viana

    Bravo, Pondé, a esquerda é a elite, a aristocracia atual, os conservadores é a ralé, os invisíveis, os chucros. Não à toa um dos caras estava vestido de viking. Qdo a esquerda invade, no mundo inteiro, é aplaudida, vide Venezuela no Congresso. Qdo a direita invade, é execrada. A esquerda, como elite, prefere FHC ou Obama, embora Obama tenha falhado na Síria e Trump acertado com a Coreia do Norte nestes 4 anos. Faltou a direita um curso de boas maneiras e ouvir mais as minorias, já que é uma!

    Responda
  33. Nivalda Viana

    Bravo, Pondé, a esquerda é a elite, a aristocracia atual, os conservadores é a ralé, os invisíveis, os chucros. Não à toa um dos caras estava vestido de viking. Qdo a esquerda invade, no mundo inteiro, é aplaudida, vide Venezuela no Congresso. Qdo a direita invade, é execrada. A esquerda, como elite, prefere FHC ou Obama, embora Obama tenha falhado na Síria e Trump acertado com a Coreia do Norte nestes 4 anos. Faltou a direita um curso de boas maneiras e ouvir mais as minorias, já que é uma!

    Responda
  34. Bruno Leandro

    Leio a Folha há 8 anos, e o Pondé escreve a mesma coisa desde então.

    Responda
    1. olavo silva

      Pior é vê-lo tentando aproximar contextos bem diversos, como os dos EUA e o nosso, apenas para poder “falar a mesma coisa”, dando ainda área de novidade. No Brasil, a extrema direita foi toda financiada pelas elites e tem nelas seu fundamento (inclusive teórico). Ocorre q no Brasil todos são bestializados, de modo q a diferença tem q estar noutro lugar.

  35. RODRIGO NAFTAL

    Os argumentos não procedem por uma razão simples. No Brasil, quem elegeu Bolsonaro, populista e demagogo igual a Trump, foi a " elite ", principalmente das regiões Sul e Sudeste. A questão nos Estados Unidos é totalmente distinta. O eleitor de Trump vem das regiões rurais. Já os eleitores das metrópoles, em regra são anti-Trump. Tanto que Trump perdeu em 48 das 50 maiores cidades dos Estados Unidos.

    Responda
  36. Jose Tarcisio Medeiros de Vasconcelos

    Muito bom Pondé! Sempre cirúrgico. É o menino da Fábula do Rei: o rei está nu.

    Responda
  37. Daisy Santos

    Cresci em bairros periféricos e não tive acesso a muitas 'coisas boas' (?) seja lá o que for isso. Mas, por meio da leitura, do estudo, da terapia fui aprendendo a interpretar o mundo, desvelar suas camadas e encontrar um lugar de menos desconforto para mim. Ressentimento não leva a lugar algum.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Obrigado por desconstruir o argumento desse pseudo ex-bolsominion reacionário. Pois eu estava prestes a citar nomes de bilionários, milionários, socialites, empresários, banqueiros, jornalistas, pensadores, senadores, influenciadores, deputados, faria limers e tantos outros da nossa elite bem nutrida que acredita, investe e propaga fake news e desinformação para o coitadinho do gado raivoso que não tem culpa por ser neonazifascista e não acreditar mais em "nós".

  38. Gerson A Corrêa

    Supremacistas brancos agora são os descamisados dos EUA? Fico na dúvida se esse badalado "filósofo" é burro, mal-informado ou se escreve mesmo por má-fé. Esse jornal tem seu valor diminuído por abrir espaço pra uma pessoa tão inútil

    Responda
    1. Adolfo Dias

      É falta de caráter e vergonha na cara. Depois de anos apoiando e relativizando o extremismo grotesco cá e lá só resta a fuga para a frente.

  39. Marco Aurélio Mello

    Baseado nas justificativas que o colunista apresenta, pessoas de classes menos favorecidas poderiam, por exemplo, invadir-lhe a própria casa, sob a justificativa de que ele, Pondé, faz parte da elite intelectual.

    Responda
  40. Diogo de Paiva

    Realmente "a nossa elite nunca mudou", ainda continua sendo aquela copiadora de gostos de outras elites. No entanto, a elite brasileira que tem dinheiro , ao que me paresse, não tem pretensão de xingar os invasores do Capitólio, desde que isto seja útil para manter está mesma elite no mesmo lugar e ainda continuar a ser uma elite ignorante, preconceituosa, desde que com dinheiro.

    Responda
  41. Alexander Dugan

    Pondé tenta ao máximo retorcer a história e as palavras para culpar a esquerda, que ele incrivelmente coloca como a elite, também se coloca numa posição neutra ao fazer uma mea-culpa falsa, inventando um diálogo impossível, ele coloca a empregada pobre brasileira como a pessoa comum, que se revolta contra a elite "caviar". Não, a empregada, negra e pobre não é parte da turba branca neo nazista e sim vitima desta, incitada pela verdadeira elite, os ex donos da senzala.

    Responda
  42. Marcela Prado

    Pondé, vê se cura esse teu ressentimento com a "esquerda inteligentinha". A sua figura descolada, cuidadosamente construída para parecer descolado, é um reflexo dela. Você é isso também. Parece que os "inteligentes" e "cultos" te incomodam mais que os estúpidos e toscos da extrema direita, que, diga-se de passagem, você ajudou a eleger.

    Responda
  43. João Melo

    Caro conterrâneo Pondé, das duas, uma: você não entende nada de povo, pobreza, ou é um tremendo mentiroso. Como sempre, você discursa pra convertidos. E afirmar que Bolsonaro foi eleito pelos 27% de radicais extremados, é "esquecer" que foram as elites financeiras, empresariais e midiáticas que queriam a qualquer custo o tal "Posto Ipiranga".

    Responda
  44. sérgio dourado

    Essa direita procura o mesmo método de transformação sócio-política que a esquerda mais atrasada: revolução. Só que a história, mesma, mostra q depois de toda revolução vem o fracasso. Nesse caso o que falta à direita são verdadeiros reformistas: q é a evolução no próprio conservadorismo. Então, essa direita qr reformar instituições onde elas estão falhando como na própria representatividade ou quer instituições pra chamar de sua como outros por aí!? E o q elas fariam, depois!? Falta conteúdo..

    Responda
  45. Marcos Riera

    É muito engraçado como quase todo texto do Pondé parte da premissa de que a elite é eminentemente esquerdista e "inteligentinha" (pra usar um dos termos preferidos deles). Parece que ele nunca entrou em um escritório.

    Responda
  46. Wilerson Bessa

    Reflexão bem interessante. É bacana romper paradigmas, quando o paradigma rompido é o do outro. Quando rompem o meu, é desordem.

    Responda
  47. Adolfo Dias

    É verdade, não adianta xingar, é preciso prender, julgar e condenar os invasores, incitadores e financiadores desta tentativa de golpe de Estado como terroristas que são. E parar com a cretinice da conversa das elites e dos pobrezinhos neste caso, como se a elite mais podre e covarde não estivesse por trás destes movimentos para ganhos próprios, além de que esta gente está longe de ser a parte mais pobre e excluída do povo, isso sim é vitimização.

    Responda
  48. José Gomes

    Excelente Pondé. Está aí na cara de todos há muito tempo. Só não enxerga quem não olha com a devida atenção. O fenômeno não é novo e não vai acabar. Hoje temos a elite dos diplomados nas grandes Universidades, não eleitos nem demissíveis, gerentes dos meios que importam à sociedade, e o "resto", que tem que obedecer. Com isso, esse tipo de revolta fica fácil de alimentar. Há que se debruçar sobre esse comportamento elitista e também criticá-lo. Parabéns pelo texto.

    Responda
  49. Jose Geraldo Leite Coura

    Pondé, quando Lula foi eleito a primeira vez, o que escreveu? Não vou procurar, mas com certeza deve ter dito que o povinho está doido. Agora, é certo que votou em bolsonaro ou vai dizer que votou nulo para não mostrar seu espírito maquiavélico. Seja Trump ou bolsonaro, qualquer dos dois estão onde estão porque os inteligentes como você produziram o conhecimento que levou estes ao poder. Parabéns!!!

    Responda
  50. marco bittencourt

    Tô com a turma: não entendi seu ponto. Voce é contra a rebeldia?

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.