Opinião > A grita contra o ICMS Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FERNANDO ANTONIO GOMES MARTINS

    Um editorial de peso!

    Responda
  2. WALDEMAR PAVAN ROSA FILHO

    Estou começando a achar que o Haddad tirou o time de campo da FSP na hora certa

    Responda
  3. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Todo mundo é liberal e a favor de reforma fiscal, desde que não mexa nos seus privilégios.

    Responda
  4. Mario Donizete Pelissaro

    Quer aumentar receita, promova corte de gastos. Mas, é mais facil cortar beneficios e aumentar impostos. Cortar beneficios de idosos e deficientes, quase insignificantes para os cofres publicos, porém de extrema importancia prá eles, é crueldade. É alijá-los do convivio social. Enquanto se dão aumentos vultosos e aumentam verba publica para propaganda oficial, tira-se da classe mais necessitada e lhes passam a contar prá pagar.

    Responda
  5. Fábio FFF

    Aumento de impostos e viagem para Miami é a solução tucana. A alienação do bairro dos Jardins não representa as necessidades do Estado. Depois tomam uma surra na urnas, como o Alckmin, e não entendem o motivo.

    Responda
  6. rubens goncalves

    folha liberal?

    Responda
  7. Herculano JR 70

    1O linguajar do artigo tem os vícios do governo p mais impostos. Todos querem reforma tributaria p simplificar, mas a d governo quer aumentar os impostos e a dos cidadãos quer baixá-los. Alem d simplificar, alíquotas iguais atendem também interesses d igualdade competitiva entre produtos no mercado, mas ñ deve ser pretexto para aumentar o total da arrecadação. Se aumenta, o q ñ se paga em uns itens se paga em outros. Beneficio dado a qq produto é dado a nos ñ para empresas q so recolhem.

    Responda
    1. Rafael Coêlho

      Então por que quando recebem o benefício fiscal a diminuição não é repassada para consumidor? Acho que a sua equação é falaciosa...

  8. Herculano JR 70

    2QQ reforma exige eliminar muitos serviços estatais, na escola, na saude, etc. Por isso deveria combater o combate ao Covid. Empresas deveriam criar grupos de estudo Covid paralelo ao estado p contestar as medidas q paralisaram a economia, esse sim o maior dos impostos, e gerou gastos q o governo quer agora compensar, mas q se tornarão permanentes. Agora, atingidos diretamente o agro protesta mas as outras subservientes ficam so olhando as farmacêuticas racharem de ganhar e o outros pagarem.

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    Nos objetivos da política, o consenso não deveria ocupar uma posição de destaque, pelo menos não antes da justiça, da liberdade e da estabilidade social. Temos que ter meios para evitar que a minoria organizada viva às custas da maioria desorganizada. Os legisladores sempre tendem a atuar em próprio benefício daí a dificuldade de realizar qualquer reforma. A esperança reside em pessoas como o Doria, que possui uma visão estratégica de governo e não prioriza o consenso.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Cloves, vc idealiza a politica o q ñ esta de acordo com os fatos históricos. A democracia foi estabelecida como limite ao poder, a politica é ativismo do poder, pq se concluiu q o poder e perverso. So temos liberdade e direitos se limitamos o poder q damos. Se espera q essa liberdade provoque consenso. Pra fazer justiça ñ precisa força, ela e necessária para fazer injustiça. O fato e q o estado, detentor de força faz so injustiça.

  10. SUELI Iossi

    João Doria, por seu estilo "engomadinho" e muito vaidoso, passa uma imagem de narcisismo exacerbado, e isto ofusca a sua maior qualidade, a,que tem faltado na maioria de todos os governantrs: fazer o que é preciso para,o bem da maioria ( manter o estado saneado) mesmo que isso desagrade uma minoria ( setores corporatovistas) , pró-atividade, visão estratégica , comunicação e o principal ser "chão de fábrica " ( trabalhador incansavel ) !! Se destacasse os seus aspectos positivos e moldasse

    Responda
  11. SUELI Iossi

    Complemento: e moldasse os negativos seria o presidente ideal para arrumar a casa e trazer o Brasil de volta para o lugar que merece!!! O brasileiro não está preparado para entender que não escolhemos políticos para tomar cerveja em bar, ou seja, por sua simpatia, e sim, devemos escolher por sua capacidades de resolver os nossos problemas!!! Alô marketing , trabalho com o público e estas são as impressões que colhi!!!

    Responda
  12. SUELI Iossi

    João Doria, por seu estilo "engomadinho" e muito vaidoso, passa uma imagem de narcisismo exacerbado, e isto ofusca a sua maior qualidade, a,que tem faltado na maioria de todos os governantrs: fazer o que é preciso para,o bem da maioria ( manter o estado saneado) mesmo que isso desagrade uma minoria ( setores corporatovistas) , pró-atividade, visão estratégica , comunicação e o principal ser "chão de fábrica " ( trabalhador incansavel ) !! Se destacasse os seus aspectos positivos e moldasse

    Responda
  13. Rafael Coêlho

    E mais: impostos regressivos acabam por criar setores coesos com representação política e jurídica, já que a alíquota tende a ser setorial, a partir do tipo de mercadoria e serviço. Daí a força do setor automobilístico ou da agricultura, por exemplo. Impostos progressivos são mais difíceis de criar "setores", porque seria de se imaginar a representação de um grupo do tipo "aqueles possuem renda acima de X". Num sistema progressivo, os tributos tb facilitam a vida de baixa renda...

    Responda
    1. Rafael Coêlho

      Herculano, um imposto específico e único não redistribui renda. Em um país como o Brasil, vulgarmente desigual (não é uma observação ideológica, é fato) seria mais uma trava para o desenvolvimento que tem com meta diminuir o fosso social...

    2. Herculano JR 70

      Sobre seu comentário ao meu, empresas repassam os seus ganhos de custos, inclusive os tributários, pq tem q competir no mercado, ñ porque são boazinhas. Em minha opinião ñ se deve ter impostos nem progressivos nem regressivo, mas alíquota única e igual para todos, mas baixando ñ aumentando. So criam confusão e custos. O fato e q se ñ pagamos em um produto pagamos em outros qdo a despesa e constante.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.