Thiago Amparo > Isto são os EUA Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Isso para mim 'e Bolsonminion ao contrario. Pega qualquer evento, leva ao extremo e tenta fazer um ponto radical. Moro nos EUA, não existe nenhum paÃs no mundo que aceite mais imigrantes e preza mais pela democracia. A Europa e extremamente preconceituosa, assim como varios outros paises. O capitólio foi uma vergonha, mas nao extrapole, a democracia americana está anos luz da brasileira.
IncrÃvel: o cara define a invasão ao Capitólio como estruturalmente racista (sic) e nem cora.
Curioso:a linguagem "brancos" e "não-brancos" no BR nunca existiu.Aqui,se pode dizer,existe "negros" e "não-negros",sendo os primeiros os pretos,o famigerado "retinto",q faz tempo representa menos de 10% da população brasileira.Mestiços sempre foram vistos como o q são: mestiços.Morenos,mulatos..D uns anos pra cá a esquerda insiste no binarismo "negros" e "brancos".N é apenas retórica,é designação oficial após matarem estatisticamente os pardos-mestiços, q agora só existem na autoidentificação
Oh! Sim, sim. Como é bom ser WASP nos EUA.
Luiz Fernando,pelo critério usado nos EUA para designar alguém como "não-branco",95% da população brasileira hj deve ser "não-branca" rsrsrs.Pois para tal, lá, basta ter "1 gota de sangue negra", ou seja, quem tem qualquer ascendente negro (salvo engano era passÃvel de verificação 8 gerações)é "não-branco", ainda que a cor da pele seja...branca, ou mestiça. Que tal? Eu chutei o percentual (95%, mas há pesquisa genética sobre os brasileiros indicando que a vasta maioria tem descendência africana.
Como é bom ser "não-branco" no Brasil. Seja negro retinto, seja negro marrom, seja pardo, seja mestiço. Maravilha.
Acho que vc quis dizer aposentadorias quando escreveu "pensões".Vc acha mesmo privilégio aposentadorias,mas não acha privilégio cotas reservadas p uma coletividade racial, baseadas em cor da pele?Cotas p estudantes em graduações,mestrados, doutorados e também para cargos de analista, técnicos,juÃzes,procuradores, etc etc. Esses cargos e funções destinados a negros, que n precisam competir com as demais pessoas, se exercidos gerarão aposentadorias, tudo bem?Há prazos de fim nas leis, cobraremos.
Agora observa trecho da manifestação do Movimento pardo-mestiço brasileiro em audiência pública no STF há cerca de 9 anos, facilmente encontrável na rede: "A advogada ressaltou que, para ser incluÃdo no sistema de cota racial, o estudante deve se declarar negro. Pardos e negros não são iguais. O estudante precisa negar sua própria identidade para conseguir o benefÃcio. Isso não seria um genocÃdio racial, sumindo com 43% da população brasileira?, questionou."
Apenas dados objetivos ou objetiváveis,daà o cidadão vem falar sobre amigos e ressentimento, rss.Pelo visto nem vc sabe sobre a fraude que é essa ficção de 56% de negros no Brasil.Pois bem, atualmente os que se autodeclaram pretos são 9,4% da população brasileira.Esse percentual durante bastante tempo esteve na casa dos 5%, 6%. Não é difÃcil saber a razão de ter aumentado justo no boom de preferências raciais em graduações, mestrados e doutorados em universidades públicas bem como em concursos.
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Suas palavras ressentidas indicam que você provavelmente não deve ter amigos negros ( E nem quer). A propósito de quais privilégios você está falando? Pensões do mesmo valor que os militares, polÃticos e juÃzes recebem? Mas.....Cotas? Sério? E esses 10% de retintos? de onde você tira tanta "conhecimento? desabafe mais. Sinto que ainda não dissestes tudo.
depois da autoidentificação se transformam para o Brasil oficial em negros. Mas por que será que a autodeclaração para o IBGE como pardo ainda é possÃvel? Porque os pardos não se veem - e não são vistos - como negros! Vai dar trabalho o convencimento de 46,7% da população de que são negros. E esse número tende a sempre aumentar, pq, outra diferença curiosa: no Brasil não houve lei nem se praticou o costume de proibição de relações interraciais
.... e o único Chefe de Estado e Governo do mundo que apoiou Trump e os invasores hunos do Capitólio foi quem? Bolsonaro.
Promessa de democracia quebrada? Fala sério causÃdico. Parece que não aprendeu nada com seus cursos na Hungria. Acho que dormiu nas aulas da FGV.USA foram, são e continuaram sendo a maior democracia do mundo moderno. Ainda bem. O resto(Brasil incluÃdo) é o resto. Esperem para ver o que acontecerá com esses terroristas que invadiram o Capitólio e outros que incitaram a invasão.Todos, sem exceção, serão punidos na forma da lei.Lá não é Brasil não..Democracia
Uau! Excelente! ImportantÃssimo falarmos da farsa americana e do nefasto Neoliberalismo tão apoiado pela Folha e outros. Parabéns, somente encarando as manipulações e farsas do sistema seremos capazes de irradiarmos luz para o enfrentamento dessa sombra que quer engolir o mundo!
Hitler foi eleito democraticamente , os crimes que cometeu foi dele e de uma nação.
EUA não são exemplo para ninguém. Excelente artigo, lúcido e preciso.
Excelente artigo. Talvez o melhor legado do Trump seja este lamentável evento. Com ele o mundo pode ver as outras faces da sociedade americana.
Artigos como esse trazem um pouco de sanidade e visao abrangente a um problema grave, e que foge das explicações simplórias. Foi um alÃvio ler algo assim nos dias de hoje...
Substancioso artigo.
Rapaz, sensacional sua opinião! RarÃssimas vezes na vida vi tanta lucidez em uma opinião. Parabéns!!! Guardarei esta frase em minha coleção: “Quando nos olhamos muito no espelho, esquecemos a diferença entre o que é reflexo, edificado sob o arenoso solo das nossas aspirações, e o que é realidade, construÃda com os escombros das nossas próprias contradições.”
"Democracia nos EUA é uma promessa quebrada. Como toda promessa quebrada, restaurá-la requer escutar quem esta promessa abandonou e não quem quer queimá-la junto com o Capitólio." Perfeito, Thiago! Obrigado!
Luther King tambem desejou que um dia as pessoas fossem julgadas pelo carater e nao pela cor da pele. Nao e' o fato da pessoa ser de cor clara que a torna raci..sta.
Mas, se não me engano, o articulista não afirmou ou sequer sugeriu isso no artigo.
Para esses antirracistas racistas a cor da pele preta deles é distintivo, motivo de reinvidicar e obter privilégios e preferências raciais (num paÃs que lhes concede cotas há mais de 1 década). Quanto à pele branca, como li no Twitter "Branco racista é pleonasmo". Esse deve ser o verso do samba do movimento negro atual. Se já está até no twitter... e muito bem aplaudido.
Claudemir. Esse seu comentario nao agrega nada no debate para acabar com o mal de que se discute.
Mas se vc é branco e apoia a dupla trump/boldobaro, a chance de vc ser racista é muito grande
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Isto são os EUA Voltar
Comente este texto