Celso Rocha de Barros > Golpismo de Trump animou Bolsonaro, que não deixou de ser inimigo da liberdade por ter vendido ao centrão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Ingenuidade - não permitida a quem é jornalista e não nasceu ontem - é pedir aos militares que não deixem Bolsonaro dar golpe! Todos os golpes que aconteceram (a começar do primeiro com Deodoro) foram dados ou pelo menos tiveram a bênção dos militares. Eles podem até defenestrar Bolsonaro (e até é de se perguntar por que ainda não o fizeram). Mas para se manterem no poder com outro "boneco de ventríloquo".

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    Ou o escrevinho está mal informado ou então montou uma usina de ilaçõesrançosas sobre o Pres. Pobrediabo, defensor do indefensável. Fazer boa politica no governo, é governar com o congresso, ô mané!!. Como vendeu ao centrão? Se em dois anos não apareceu nunhumMensalinho umPetrolinho uma pasedeninha umaPropininha,. coisinhas que seu povinho de m... (o qual defendes de unhasEdentes) fizeram muito.

    Responda
    1. Luiz eduardo Mendes

      Não esquece as rachadinhas, as liberações de madeira, as liberações de agrotóxicos, as contruções de resosts em áreas de preservação . Só muito ingênuo ou cúmplice, não percebe.

    2. josé geraldo rodrigues pinto

      E aí Rogério...você "também" acha que teve rachadinha no gabinete do jair e do dudu bananiha "também"? Porquê o tal Queiroz ficou escondido? E o Wassef? Ver no Google "Frases de Bolsonaro". Se depois de tudo você continuar apoiando é porque você se identifica. Ah...e todo torturador é um covarde, e quem o apoia também o é!

    3. josé geraldo rodrigues pinto

      Vixe...esse aí....eu, hein!?.....

  3. Vitor Viola

    Militares brasileiros em grande parte são corporativistas e não estão nem aí para esse papo de instituições. Já estão em postos chave do executivo. Quem acha que irão largar o osso com ou sem o mandatário autocrata de buteco? Vão me dizer que as "elites" também estão preocupadas com democracia e instituições? É jogo jogado. Povo massacrado e sem reação, morrendo de covid e de fome, sem empregos. Querem mais?

    Responda
  4. celso bittencourt

    A bancada do PT no Senado decidiu nesta segunda-feira (11) apoiar Rodrigo Pachedo (DEM-MG) para a presidência da Casa, na eleição que será disputada em fevereiro. O presidente da República, Jair BolsoNero também explicitou seu apoio ao senador mineiro....o PT estará na mesma Aliança do Republicanos, partido de Flávio Bolsonaro...***O PT é como uma Galinha que Cacareja para a Esquerda, mas Põe os Ovos para a Direita. Leonel Brizola

    Responda
    1. josé geraldo rodrigues pinto

      Essa foi na lata, Daniel....

    2. Daniel Liaz

      O apio do PT, acertado ou nao, é um fato Celso. Mas o que tem a ver com a matéria mesmo?! Deixa eu adivinhar: estratégia pra desviar de assuntos bem mais graves perpetrado por seus ídolos, amos, gurus, deuses na Terra?

  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    Correto Celso é cana para os dois!

    Responda
  6. Paulo Roberto Schlichting

    Congratulações, Celso.

    Responda
  7. Adenilson peneli

    É incrível e inacreditável a tolerância que o judiciário e o legislativo tem com esse autocrata, mal intencionado, que em tudo cópia o chavismo que tanto condenaram, me intristesse ver os evangélicos serem usados como marionetes eleitorais, passando por verdadeira lavagem celebrar embora muitos líderes católicos seguem a mesma cartilha, imagem se Lula e a Dilma fizessem um centésimo do que Bolsonaro já fez, entreguismo, negacionismo, corrupção e roubo, sem falar dos crimes ambientais e outros.

    Responda
  8. ana maria marques

    Sugiro que os bolsonaristas golpistas se vistam de vikings. De chifre e tudo. Ficará bem fácil identificá-los.

    Responda
    1. niemeyer franco

      "...de chifre e tudo...". Chifres Bolsonaristas já tem - gado.

    2. Mari Monserrat Martínez Puerto

      E com camisas amarelas da CBF!

  9. FABRIZIO WROLLI

    Golpismo (e vimos isso várias vezes com Bolsonaro & friends & sons querendo fechar STF, Congresso e reeditar o AI-5) deveria dar cadeia imediata, inclusive e especialmente do chefe de Estado.. Chega de "repúdios", passar pano, temporizar, arquivar pedidos de impeachment. Cadeia já e nada de tornozeleira para quem não acredita em Pandemia.

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      Já passou da hora, Fabrizio.

  10. M RIO GRANATO J NIOR

    Não esqueçam do Lula prisão perpetua passando a pão e agua

    Responda
    1. josé geraldo rodrigues pinto

      Mérope...essa vou guardar no meu caderno....valeu....

    2. marcos antonio gomes

      M Rio Granato J nior Nelore o STF vai votar neste semestre o processo do Lula referente ao apto e o marreco ganhará suspeição por ser parcial e mal intencionado aposto que chorarás !!!!!!!!!!! kk

    3. Joaquim Salomão

      Toca o berrante, Jair, tem um boizinho desgarrado aqui.

    4. Mérope Bernacchi

      Aquela conhecida agulha enguiçada na mesma faixa do vinil velho e empoeirado da vitrola decrépita guardada no porão de uma mente atormentada e ameaçada por ecos do passado. Vou contar até 3 para você despertar desse transe: 1...2...3

    5. domingos souza

      Muuuu...

  11. Adriano Ferreira

    Como disse o Conrado Hubner: as instituições estão funcionando, mas pra quem? Não aguento mais jornalista falando que as instituições estão funcionando.

    Responda
  12. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Passou da hora, e já faz tempo isso, de um movimento mais assertivo do legislativo e do judiciário contra atentados e ameaças contra a Democracia. Ela nos custou o suor, o sangue, e a vida de muitos brasileiros. O Congresso dominado pelo centrão não está preocupado com o problema, desde que da caneta presidencial jorrem cargos; o judiciário foi aparelhado, e resmunga por notinhas protocolares. Voltar às ruas, isso vai fazer diferença. Por isso retardam tanto a vacina.

    Responda
  13. FABRIZIO WROLLI

    Concordo e assino embaixo, Celso. Fascista bom é fascista na prisão perpétua. Incluindo Bolsonaro..

    Responda
    1. Fernando Peixoto de Melo

      É muito lamentável que o poder político continue funcionando desfavoravelmente à sociedade sem que Ela esteja podendo nada fazer para contê-lo.

  14. Nelson Vidal Gomes

    O colunista daria contribuição à democracia, se parasse com a "ladainha" de fazer do PT e Lula vítimas de qualquer coisa. Não o são! O povo brasileiro é que foi e pior, ainda o é, dos dois! Notadamente da cultura de mentiras e corrupção que instalaram no país, deixando 6o milhões de endividados, 40 milhões de invisíveis, 100 milhões sem ter onde fazer cocô e o partido sem assumir a verdadeira identidade de PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros, que levou à eleição de Bolsonaro.Namastê!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Disco de vinil riscado: e o barquinho vai, e o barquinho vem, com o PT, o PEB e o poste do homem inculto do senhor Nelson. Já cansou. Pare com isso. Fica ridículo, senhor Nelson. Arrume outras falas e outros argumentos. Faça um esforço. O senhor consegue.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Você de fato é "bom julgador". Lula é "enciclopédico". O problema é que a partir do nome o partido, que deveria assumir a verdadeira identidade, que é de PEB-Partido dos Empreiteiras e dos Banqueiros- que nada fez pelos trabalhadores, nem segundo a menos na Jornada de Trabalho, os prejudicou com restrições ao Seguro Desemprego e escorchante tributação do consumo que os fazia subsidiar os patrões-, não lida bem com a verdade. Jamais disse que Lula não era inteligente! Votei nele 3 vezes. Namastê!

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Suas respostas confirmam meus comentários abaixo. Quanto ao "homem inculto", tem o reconhecimento de várias Universidades em todo o mundo (Doutor Honoris Causa). Acho que tem um pouco de inveja aí.

    4. Nelson Vidal Gomes

      O que caracteriza um Estadista é a repercussão de suas obras no tempo e no espaço, tal como o fizeram entre nós Pedro II, Eurico Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubtischek , Itamar Franco e FHC. A das de Lula foi o que nós estamos sofrendo hoje, inclusive com a eleição de Bolsonaro. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Só existe 3 posições existenciais com seus consectários. A de Crente, a de Agnóstico e a de Ateu. Destarte, em uma dessas você se chuta. Lamento. Desejo-lhe felicidades! Namastê!

    6. Nelson Vidal Gomes

      Luiz Fernando, deve ser por causa do que você aduz, que o Bolsonaro "perdeu as eleições e o nosso presidente é o professor universitário que se candidatou sob o jugo de um homem inculto, condenado pela justiça do país, mas injustiçado", no juízo esclarecido dos Min. Lewandowski, Gilmar Mendes, a agora também do Min. Kassio Marques, nomeado por Bolsonaro, aproximando este daquele. O Brasil não é para amadores e sim para os que o amam !Namastê!

    7. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Todo e qualquer julgador julga com a medida da própria régua. Os "bons" e os "maus". O problema é achar que a régua própria é a melhor, absoluta, impecável e nunca permitir um rabo de olho para outras réguas e outras medidas, como vejo acontecer em seus comentários neurotizados com PT e PEB, ignorando estudos de órgãos nacionais e internacionais sobre a gestão do PT e os benefícios gerados para o país, apesar dos erros cometidos. Um chutão no bumbum de crentes, agnósticos e ateus.

    8. Nelson Vidal Gomes

      Nossos avós já diziam que "os bons" julgadores o fazem com a medida da própria régua.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterbo em agnósticos e ateus!Namastê

    9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, senhor Nelson. Esse "PBGN- Partido do Bem Geral da Nação" existe mesmo? Qual é seu número na Justiça Eleitoral? Quem é seu presidente. Quantos candidatos elegeu na última eleição? Liste para nós as boas obras desse PBGN. Aposto que nunca fez nada pelos brasileiros, ricos ou pobres.

    10. Ayer Campos

      Vidal não tem partido nem ideologia; é uma alma atormentada clamando por salvação via 'namastê'...

    11. Nelson Vidal Gomes

      Luiz Fernando entre outra oportunidade, já o disse. O PBGN- Partido do Bem Geral da Nação. Eu entendo o quanto deve ser difícil para um petista compreender a atividade do meu partido. Namastê!

    12. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E o barquinho vai, e o barquinho vem, com o PT e o PEB do senhor Nelson, que virou um traidor do Bolsonaro. Qual é seu partido, senhor Nelson? Quero falar mal dele.

    13. Joaquim Salomão

      Nerso, para não perder o costume, vou continuar te agredindo. Tem que ser muito sem-vergonha e mentiroso para escrever esse tipo de porcaria. E não venha com essa conversinha mole de que não apoia o Bolsonaro, por que é mentira. Pior que um bolsominion furioso é um bolsominion arrependido vagando pelas trevas do obscurantismo em busca de outro fascista para adorar. E namastê é a pê que pê.

    14. ADRIANA RAMOS DE ALMEIDA

      Caro Nelson, talvez o raciocínio binário esteja no olhos de quem lê. O autor não defendeu o PT. Apenas apontou a diferença de parâmetros ao afirmar que se fosse o Lula a ameaçar o país com golpe, como o fez atual presidente, teria sido enforcado em praça pública pelos militares.

    15. domingos souza

      Muuuuuuuuu.....

    16. Nelson Vidal Gomes

      Carlos, respeito seu comentário, um dos poucos que não me agride pessoalmente, sugiro-lhe deixar de lado o raciocínio binário ensinado na porta de entrada do "Templo" petista, antes do início do "culto". Não estou defendendo Bolsonaro, nunca o fiz aqui, e sim ataco o PT, como a maior tragédia da política nacional, cujo nome é para engabelar seus seguidores pseudo-intelectuais frustrados, em detrimento dos interesses da nação, a qual devemos amar mais do que a partido ou governante. Namastê!

    17. CARLOS VASTARE

      A vida do brasileiro está melhor após os governos do PT? O salário do trabalhador está comprando mais alimentos e pagando melhor as contas? Acabou cor rupção? Bolsonaro ainda é contra o fôro privilegiado e a velha política? Bolsonaro ainda quer distância do centrão para dar fim ao "toma lá, dá cá"? Os números do desemprego caíram? Os índices de qualidade de vida melhoraram? A violência contra as mulheres diminuiu? Estão matando menos ne gros? O Ministérios da Educaçãoestá funcionando bem?

  15. Cristina Machado

    Exatamente! Só quem é negacionista não vê.

    Responda
  16. SERGIO saraceni

    Brilhante artigo, Celso de Barros!! Brilhante!!

    Responda
  17. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Breve assistiremos a reversão do bozismo. Breve veremos seus apoiadores o renegar.

    Responda
  18. eli moura

    depois do golpe parlamentar, agora o risco do auto golpe. o cenário está se formando, 180 mil novas armas foram registradas, o golpista tem as PMs, que há muito são comandadas por sargentos e cabos. Além dos prováveis 400 mil mortos até o fim do governo, agora há o risco da liberdade de escolha do povo ser suprimida. Aplausos aos sponsors de tudo isto, a grande mídia, folha, globo, estadão, band, jovenpan, istoé e periféricos. Achavam que iam se dar bem?

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      400 mil? Mais.

    2. MARCELO BENATTI

      Confuso, juro que tentei entender, devo estar velho, desculpe.

  19. Rodrigo Ribeiro

    Golpe? Isto é alguma piada? Será que as pessoas não sabem, depois de tudo que já vivemos na ditadura, como se dá um golpe? Assim, a esquerda vai ficar muito tempo fora do poder, e talvez seja bom. Chamar de tentativa de golpe a invasão do Village People é uma piada.

    Responda
  20. Manoel Carlos Toledo Filho

    Análise perfeita. Parabéns.

    Responda
  21. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  23. Fernando Dolci

    A diferença entre os militares de lá (EUA) e os "militares" daqui reside no profissionalismo da função exercida. Lá são Militares, aqui são meros milicos, com raras exceções, de republiqueta das bananas.

    Responda
  24. Antônio Carlos de Paula

    Os militares viraram sabugo do Bolsonaro agraciados por cargos e mais grana no bolso!! Quem dúvida que não embarcarão num possível golpe??

    Responda
  25. Elisabeth Schmidt

    Instituições que nunca foram santas, mostraram definitivamente suas caras podres. Há exceções, sempre há. B arbaridades diárias e nada acontece. Ñ foi por acaso que a oposição foi d emonizada, tem um aí embaixo c o mote sempre afiado na ponta da língua: e o Lula, e o petê? O modus operandi da tragédia foi costurado lento, intermitente, progressivo. FBI prendendo direto os golpistas, se fosse aqui, JMB, Mendonça, Abin, PF, distribuiriam medalhas patrióticas.

    Responda
  26. Mauricio Sucheuski

    Prezado, enquanto vocês continuarem negando que Lula montou uma quadrilha (onde muitos dos seus membros estão presos). Enquanto vocês continuarem negando que houve julgamento em instâncias superiores com ampla possibilidade de defesa para Lula, Vocês continuarão a ser os responsáveis primeiros pela ascensão da extrema direita. Você sabe muito bem que Lula vetou Ciro gomes, você sabe muito bem que Lula deu aos militares a deixa: "Essa gente só rouba!". Reconheçam e haverá união.

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      tem sentido! MAM

  27. Décio Ceballos

    Como já disseram abaixo: militares quanto mais quietos melhor, mas o STF e o Congresso precisam agir!

    Responda
  28. MARCOS BENASSI

    Caríssimo Celso, pra variar, subscrevo. Mas duas coisas achei estranhas: a primeira, você usar a expressão "vender-se ao centrão". Não me pareceu que a Bozofrenia encarnada saiu de sua posição, parece-me igualzinha - pagou para que os legisladores à venda se aproximassem de seu campo. A segunda, por que diabos os milicos deveriam, eles, formar barreira antigolpista? Covardes, congresso e STF é que deveriam fazê-lo. Milico quieto me agrada, mas posso estar sendo míope...

    Responda
  29. Roberto Gomes

    A pusilanimidade do congresso e do STF é exacerbante. Parecem ter tomado anestésico tarja preta. Ganham muito para não fazer nada, ou muito pouco. Devem adorar ficar em casa e receber seus salários e benefícios. Enquanto isso Bolsonaro comete seus crimes de responsabilidade e declara que teremos problemas em 2022. E Baleia Rossi diz que é necessário tranquilidade e manter o equilibrio, quando tudo está desequilibrado e sem tranquilidade. Sinceramente, esses congressistas são muito fracos.

    Responda
    1. MARCELO BENATTI

      Belo texto Gomes, pusilanimidade de onde saiu isso, corri atrás de um inventário lexical da língua, mole pro gato, abraço Benassi!

    2. MARCOS BENASSI

      Compartilho dessa péssima sensação, Roberto.

  30. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não se, mas quando a ruptura vai ocorrer...e vai ser tachado de ditador. Com essas palavras o filho Eduardo Bolsonaro, em 27 de maio passado avisava do golpe do pai. Cultivando polícias, milícias e CACs, Colecionadores, Atiradores, Caçadores com armas pesadas, sem impostos de importação e com o controle pelo exército eliminado. A invasão do Capitólio foi um ensaio, e o programa Pingo nos Is, da Jovem Pan, sua rádio, e redes socias. Qanon e Reichstag. E cana lha, diz o presidente, é a Imprensa.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      É sempre o outro que está em quatro patas, Adonay, tanto faz ser manso ou mordaz. A culpa é do outro, a inação não é minha, a imprensa é composta por cães. Chega a ser ridícula a inocência do rapazinho estreando-se no bordel, dizendo que nada sabe, mesmo tendo treinado anos a fio com suas próprias mãos...

  31. Carlos Fernando de Souza Braga

    Diariamente, Bolsonaro avisa que vai dar um golpe de Estado. Diariamente, ele articula esse golpe. Ninguém faz nada. Mas, dizem, as instituições estão funcionando...

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      A falta de avisos não vai ser desculpa... A inação ( do STF, do Congresso) é falta de coragem ou de compromisso. Ou dos dois.

    2. Cristina Machado

      Exato, não vai ser por falta de ameaças.

    3. Roberto Gomes

      Concordo totalmente com vc, Carlos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.