Opinião > O tamanho e a ordem de grandeza de cada país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Marcelo Barbosa

    Desculpa esfarrapada pra tamanha incompetência do Governo Federal. na boa: SUS serve pra quê?! Nós já temos logística pra ter distribuído vacinas, senão não seríamos exemplo de campanhas de vacinação e erradicação de doenças, nada justifica a inaptidão do Governo Jair Bolsonaro em lidar com a crise da Covid 19.

    Responda
  2. carlos lensoni

    O país foi quebrado! Eles não podem fazer nada! Bora nadar na Praia Grande!

    Responda
  3. Jove Bernardes

    É inacreditável, mas esse governo parece mesmo acreditar no que diz.

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Incrível. Esses integrantes do (des)governo Bolsonaro, e ele próprio, acreditam piamente na própria incompetência. Isso é estarrecedor e pavoroso para o país.

    Responda
  5. Bianca Moreira

    Tentar arrumar, piora a situação. Então, Senhor Incompetente, se sabemos que um território continental, uma população de 210 milhões de pessoas, temos ainda (com a força da sociedade civil o SUS - patrimonio do Brasil) como podemos nem seringas possuir ainda? Os EUA, com padrões similares ao nosso, já está vacinando. Mais uma conversa fiada tentando justificar o injustificável. Que os brasileiros se lembrem disso.

    Responda
  6. Neli de Faria

    O senhor fala de Israel por ser um país pequeno(em extensão!), quantos brasileiros já foram vacinados? Lá o Governo pensa em seu povo. Aqui? Desgraçadamente, nem Ministro da Saúde tem. A dupla de militares(capitão e general),perdeu a guerra contra o Covid19, mais de 200 mil brasileiros mortos(minha irmã Clemeci no triste rol!) Acompanho política desde 1960 e foi a primeira vez que vi Ministro ser exonerado por ser competente. Gripezinha, não sou coveiro! Fora dupla bolsonaro e panzuelo.

    Responda
  7. Werner Mitteregger

    Um secretário das comunicações que não se preocupa com a precisão do que escreve?! Sem comentários.

    Responda
  8. Ivan Zacharauskas

    Mais um des ilustre des cidadão que des afortunadamente nunca mais será levado a sério devido a seus des comentários a respeito dos des serviços des prestados pelos des ordenados órgãos federais. Santa Des Incompetência!

    Responda
  9. Francisco Carlos da Silva Pires

    Esse senhor está, como faz o (des)governo federal, mudando o foco pra desviar a atenção da completa inação do ministério da saúde, pra não dizer incompetência. O (des)governo federal, o ministério da saúde e a ANVISA não estão praticando ações que favoreçam a imunização/vacinação da população.

    Responda
  10. Daniel Liaz

    Rihdiculo Folha. Simplesmente rhidiculo dar espaço prum troço desses. Qual a razão? Enqto membro corrup.to de um governo absurdamente incompetente, não tem credibilidade alguma. Não tem tb formação alguma que o qualifique a tratar do assunto. E, mesmo assim, depois de lido o txt e ter constatado a rasura do conteudo, pq publicar?

    Responda
  11. Robson Barreto

    Esse pau mandado pensa que engana quem? O governo está pouco se lixando para a vacinação. Nunca deu importancia aisso, basta ver que não tem insumos. Tentaram dar uma mão de gato, "roubando" as que São Paulo comprara, mas tomou uma tungada do STF. Dá asco ver esses caras mentindo sem que haja consequencias.

    Responda
  12. Paulo Silva Barbosa

    Parabéns à Israel por priorizar com rapidez e eficiência vacinar sua população, mostrando sua preocupação com a saúde de seus cidadãos . Aqui, infelizmente, onde o combate a pandemia e o uso de vacinas virou debate político e ideológico, as contaminações continuam , o número de mortes passando de 1.000 óbitos e, medidas efetivas para a vacinação só em papéis, de prática até agora nada, apenas promessas e muito blá blá blá.

    Responda
  13. Eduardo Rocha

    Essa turba ignara não sabe que tamanho não é documento? É preciso competência. Em qualquer situação. Só faltou terminar o texto com "isso nunca me aconteceu antes".

    Responda
  14. Helano Timbó

    A falta de competência do governo é explicitada pelo artigo acima. Estamos f... e mal pagos!

    Responda
  15. CARLOS TARDIVO

    Esqueci de completar; emissoras sem audiência e clientes de sua empresa de assessoria

    Responda
  16. CARLOS TARDIVO

    O bolso-olavista especializado em distribuir verbas públicas de publicidade a emissoras puxa-sacos do governo tenta justificar o injustificável! Figura medíocre e patética como todos neste desgoverno!

    Responda
  17. Nelson Oliveira

    Incrível a Folha dar espaço a essa figura! Nada do que ele diz faz o menor sentido em termos de saúde pública e epidemiologia. O que se tem de perguntar a ele é porque a TV Brasil comprou uma novela bíblica da Record.

    Responda
  18. Vitor Viola

    Está tudo aparelhado. O dignissimo chefe da nação faz campanha contra, o povo segue com sua ignorância aglomerando geral, nem com a melhor infraestrutura conseguiríamos ter sucesso. Nem se fossemos do tamanho da cidade de São Paulo

    Responda
  19. Ricardo Ferreira

    A questão é: o Brasil está atrasado na vacinação, ponto. Para se chegar a tal conclusão, temos que ter parâmetros, e que tal usarmos um país com características bastante semelhantes com o nosso, como o México? Assim como outros mais de 40 países que estão na frente. É claro que a culpa é desse desgoverno, que apostou em apenas dois imunizantes, aliado a falta de preparo do ministério da saúde que sequer conseguiu comprar seringas e agulhas, aliado as falas negacionistas do chefe.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      E agora, vai continuar dizendo que não tem culpa? Bando de incompetentes!

  20. Jose Simao de Paula Pinto

    Respondo como o ministério poderia ter agido sem o 'pedido' de avaliação da anvisa para as vacinas: sendo pUo-ativo e indo atrás, pouparia 1000 vidas/ dia. Além do que, o texto bonito apresentado não justifica a sequência de descaso do governo. Se as forças armadas prestassem e defendessem o país como sempre pregam já teriam elas mesmas pedido ao impedimento, ao invés de aguardarem seu reajustes. A propósito, países do tamanho do nosso e que tem neve tem estratégias melhores

    Responda
  21. Adriana Maccacchero

    FSP realmente, vcs devem ter mudado de rumo, certo? Semana passada dando palco para defesa da imitação tupiniquim do Gobbels e hoje o sujeito que usa dinheiro público para remunerar sua agência de publicidade e fazer campanhas desinformacão? O que está acontecendo? Deram uma de Centrão?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Discordo Maria. Se eu ou vc mandarmos um txt fraco, raso, sem conteúdo, com razão não teríamos espaço. Pq dar pra um corrup.to notório que nada entende do assunto? Tem alguma formação ou trabalha na área? Tem alguma credibilidade? Tem algum conteúdo relevante?

    2. MARIA DE LOURDES PEREIRA

      Liberdade de expressão!!! Não se importe, a Folha tem que da espaço p todos. O que não nos agrada, comentamos aqui e botamos p quebrar. Você acha que o sujeito não lê as críticas? Aliás, ele nem precisa ler, pois já sabe que está errado.

  22. Márcia Meireles

    Incomparável é a ineficiência, irresponsabilidade e lerdeza do governo brasileiro.

    Responda
  23. Valdeci Gomes

    Governo de boçais, tivessem competência não tinham que dar essas desculpas esfarrapadas.

    Responda
  24. Marcelo Smaniotto

    O digníssimo ministro disse que "Em qualquer curso básico de economia, estatística, de ciência política, antropologia ou de sociologia aprendemos que não se pode comparar civilizações, nações e povos com parâmetros tão diversos". Qualquer aluno da educação básica consulta fontes fidedignas para não errar a análise. Os números apresentados sobre SE e DF são do tamanho de bairros de um cidade. Lamentável, ministro.

    Responda
  25. Werner Mitteregger

    A comparação entre os dois países serve apenas como referência para mostrar o quão atrasados estamos. Se o sr Wajngarten for escrever um artigo defensivo a cada comparação feita entre países, a FSP terá que dar-lhe espaço até 2022. Ao invés de perder tempo se defendendo, o governo deveria estar totalmente focado na vacinação de nossa sofrida população.

    Responda
  26. Antonio Ferreira de Castilho

    Assumam suas incompetências e peçam para sair!

    Responda
  27. Davi Pessoa Ferraz

    E o que é que tem as forças armadas a ver com isso?

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Tudo. Esse papo que milico é preparado ( só se for para pintar guias...), honesto, patriota e competente é uma balela. Nunca mamaram tanto como no governo deste lorpa e são co-responsáveis por suas barbaridades pois o apoiam e sustentam

    2. CARLOS TARDIVO

      Tudo. Esse papo que milico é preparado ( só se for para pintar guias...), honesto, patriota e competente é uma balela. Nunca mamaram tanto como no governo deste lorpa e são co-responsáveis por suas barbaridades pois o apoiam e sustentam

    3. Jose Simao de Paula Pinto

      Aparelhadas, com remuneração e investimentos em alta, estão prontas a 'defender o país' quando o povo se revoltar... para poderem demonstrar todo seu treinamento e tecnologia desenvolvida ao longo de 56 anos para colocar civis no pau de arara

  28. MARCELO MENOSSI TEIXEIRA

    É. Correta a crítica sobre comparar países tão discrepantes em termos de população. Porém, não foram somente países pouco populosos que começaram a vacinar antes do Brasil. Europa, EUA, México, por exemplo, comparáveis ao Brasil em termos de população. O governo poderia sim ter agilizado a assinatura de contratos de compra e dialogado com as empresas para acelerar os pedidos na Anvisa. A vacinação só se tornou importante no radar desse governo quando sentiu a risco na próxima eleição,.

    Responda
  29. LEONARDO LIMA E SA

    Acredito que as áreas de Sergipe e do DF indicadas no texto não estão corretas. Acho que seria necessário multiplicar por mil.

    Responda
    1. Werner Mitteregger

      Leonardo, vc está correto.

  30. João Vitor Rocha Ribeiro

    Péssimo texto. Vai negar que o nosso "chefe em logística" chegou atrasado para a compra de seringas e agora sofre com a alta dos preços? Vai negar que o nosso desgoverno põe descrédito na vacina, dia após dia? Vai negar que o Bolsonaro estava rejeitando a Coronavac ou "Vachina" até perceber que não teria outra saída? Esse governo é uma farsa!

    Responda
  31. João Vitor Rocha Ribeiro

    Esse seu artigo, sr. Secretário, além de muito mal escrito, só expõe a incompetência do governo ao qual o sr. faz parte. Devo lembrar que Bolsonaro, desde o começo, descreditou da pandemia? Chamou de "gripezinha", "histeria", disse que não íamos passar de 800 mortes. Devo lembrar que Bolsonaro demitiu 2 ministros da saúde em meio a maior crise de saúde pública dos últimos tempos? Devo lembrar que o nosso desgoverno colocou Pazzuelo na chefia?

    Responda
  32. Alexandre Miquelino Levanteze

    Pra mim vc é cúmplice do genocídio promovido pelo presidente jair bolsonaro com sua postura negacionistsa que incentiva milhões de brasileiros a se exporem e levar o vírus para seus entes queridos, voltamos a terrível contagem de mais de 1000 mortos por dia, e o genocida ainda quer sabotar a fabricação de seringas e a aprovação da coronavac, espero ver o impeachment do presidente e ele ir parar na cadeia junto com seus cúmplices, no caso vc.

    Responda
  33. Dirceu Ribas Veiga Junior

    Rolando Lero!

    Responda
  34. André Antonio Santos

    A pergunta, secretário, que deveria ser feita é essa: "por que os laboratórios pediram antes a autorização de uso emergencial em outros países?" Sobretudo quando o Brasil participou dos testes clínicos da fase 3, expondo sua população aos riscos que acompanham esses estudos. Ora, talvez parte da resposta esteja no chá de cadeira que a Pfizer recebeu do ministro da saúde no ano passado. Ou da ênfase na cloroquina que o Bolsonero impos ao país, quando Israel já negociava vacinas.

    Responda
  35. Wagner de Campos Sanz

    No DF assim como em Sergipe, se é para comparar tamanhos e rendas, NENHUMA dose foi aplicada! PEDE PRA SAIR.

    Responda
  36. Luis da Gouveia

    Pois é, mas na campanha eleitoral Israel era considerado em comparação com Brasil em relação a algumas questões justamente pelo chefe do autor do artigo! É assim mesmo: no dos outros é refresco!

    Responda
  37. Alexandre Tadeu Navarro Gonçalves

    Claro que são incomparaveis; apesar de todos os defeitos, o governo de Israel teve como foco a defesa de seus cidadãos, ao passo que aqui o foco é só salvar as crias criminosas e preparar o autogolpe

    Responda
  38. Herculano JR 70

    Festejemos, um artigo pro governo p ter contraponto. Entendo q Bnaro sempre foi contra as medidas absurdas contra Covid, embora o governo como um todo contemporize com as medidas. E q faça no seu tempo, mesmo. Ñ se justifica pressa cara. O surto Covid ñ se difere dos surtos H1n1 em 2016 q matou 100 mil, sem alarde, a de 2018 provocado por cerca de 6 virus, como Zica, chicungunha, etc q matou cerca de 100 mil. Dados confiáveis, coisa q o Covid ñ tem, qdo entrou grana estatal coisa perdeu a fe.

    Responda
  39. KLAUS R PEREIRA

    Lembram: “vacina chinesa do Doria, que causa morte, anomalia e invalidez", não compro a “vachina’, o “calça apertadinha” deve procurar outro freguês, pois “jamais veria a cor do dinheiro do povo brasileiro". O chefe deste cidadão "c muita vontade de vacinar"

    Responda
  40. Rodrigo Ribeiro

    "Eles não tem nada, mas são tudo. Nós temos tudo, mas não somos nada". Quem disse? O mesmo que não tomará vacina, o Bozo. Benjamin tomou vacina na televisão. Esta é a diferença.

    Responda
  41. Peter Janos Wechsler

    Hipócrita e omisso. Não menciona que foi o governo federal que menosprezou a pandemia e foi o mesmo governo federal que disse que jamais compraria a vacina chinesa que agora está requisitando beneficiando-se de trabalho alheio. Está na sua função de propagandista com suas empresas faturando alto.

    Responda
  42. Heveson Lima

    Blá blá blá. Qual seringa vcs garantiram compra? Diz que o autor de outro artigo não sabe fazer conta, mas vem aqui falar que míseros 2 ou 3 % de seringa dá p/ vacinar a todos. Fala que o governo não iniciou a campanha de vacinação pq não houve pedido na Anvisa. Faz o seguinte: quando estiver doente espere sentado, que uma fila de médicos estará na sua porta.

    Responda
  43. Benedito Silva

    Se a capacidade de SUS de imunização tão vangloriada pelo governo já está edificada há anos, e outros países já começaram a imunização, fica evidente a deficiência do governo em adquirir as vacinas e aplicar sua capacidade diária de imunização. Portanto, obrigado pelo artigo. Sua exposição só reforça a incapacidade de antecipar as compras das vacinas, ou seja, sua logística deficitária. Mas alguém da Saúde receberá mais uma estrela por isso!!!

    Responda
  44. Marcos Capitão

    Parabéns Fábio Wajngarten, você conseguiu demonstrar que preservar a vida dos brasileiros é reeditar a guerra da vacina, é colocar um general no Ministério da Saúde e outro na Anvisa, é naturalizar a morte de mais 200 mil conterrâneos, é incentivar aglomerações e o não uso da máscara, é deixar o País no último da fila da imunização. Fábio Wajngarten, inclinações genocidas não preservam vidas.

    Responda
  45. tauane borghati

    Deixa de blá-blá-blá e puxa saquinho e vai lá ajudar o mestre em logística a planejar a vacinação . Israel é menor mas o Brasil sempre foi excelência em vacinação , até o presente des governo. In competentes!

    Responda
  46. luis vidal

    Tá certo. O mundo é injusto com o governo. Que dó.

    Responda
  47. domingos souza

    Brasilien über alles.

    Responda
  48. Cloves Oliveira

    O Brasileiro em geral tem uma percepção negativa do próprio país. E quando faz alguma avaliação positiva, faz sobre aspectos que não são necessariamente da nossa lida, como nossas belezas e riquezas naturais. Deveríamos nos orgulhar do Brasil porque ele é um país único no que diz respeito a sua natureza pacífica. Nunca guerreamos para conquistar as riquezas de outros e nunca submetemos nenhum povo pela força. Essa conduta tem um preço, por isso mesmo deveria ser melhor valorizada por todos.

    Responda
    1. tauane borghati

      Vc vive na terra plana e toma mamadeira de pi ro Ca

    2. Eduardo Rocha

      A guerra do Paraguai não aconteceu? Somos tão pacíficos que estamos em 13o lugar no ranking de assassinatos e 5o lugar em agressão à mulheres. Não, não somos pacíficos e temos um FAA de covardes, que ameaçam mais o próprio país que os vizinhos. Vives em um Brasil paralelo, talvez na terraplana.

    3. MARIANA ALVARENGA

      Cloves, matamos dentro do país anualmente mais que muitas guerras civis de outros países, inclusive muitas mortes pela polícia. Submetemos as pessoas negras e pobres a todos os tipo de humilhação. Não somos esse país pacífico! Negar isso como no seu comentário só agrava o problema.

  49. Marcel Gilber

    Até então, não houve uma grande campanha veiculado nas grandes mídia, patrocinada pelo governo federal, de conscientização do distanciamento social, uso correto de máscara, higiene, etc. O governo do fez é atrapalhar até agora. Dividiu o opinião pública e tentou se aproveitar das iniciativas estaduais e municipais. Governo Federal não sou e diretamente pesquisa e pesquisadores das vacinas desde o começo, está querendo surfar na onda agora para sair na foto. Ministério da Saúde? Nem da logística.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      O governo Bnaro era completamente contra ss medidas radicais contra o Covid. Era mais pelo q Suecia fez, quase nada. Se agiu foi mais por ser pressionado pelas medidas q os outros tomaram. Obedece uam ideia ñ e omisso.

  50. Alexandre Gonzalez Takahashi

    O secretário certamente desconhece o que seja planejamento. Tenho a impressão de que o governo quer que as coisas ocorram como que por mágica. Além disso, é descabido justificar a reatividade por falta de interesse dos fornecedores em entrar com pedidos de uso emergencial. O Estado deve prezar pelo bem-estar da população e correr por essa causa. E o que as FA teriam a ver com esse planejamento?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.