Marcus Melo > O Capitólio e a turba Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nelson Franco Jobim

    Golpe é ruptura da ordem constitucional. Trump tentou um golpe branco. Diante do fracasso, apelou à turba. Suas atitudes são claramente golpistas.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Dito de outro modo, Marcus Melo considera que S. Levitisky exagera ao sugerir uma tentativa trumpista de autogolpe. Discussão essencial porque, conforme Fareed Zakaria já apontava em The rise of illiberal democracy (1997), vemos o incremento dos regimes híbridos em oposição às democracias liberais.

    Responda
  3. Marcos Valério Rocha

    Você querer mudar a lei eleitoral no grito para se declarar vencedor de uma eleição, no caso reeleição e se manter no poder se não é autogolpe eu não sei. O certo democraticamente seria entregar o cargo e esperar novas eleições, já que todas as alegações de fraude foram rejeitadas, inclusive por fiscais do próprio partido.

    Responda
  4. paulo cesar

    Tanto Trump quanto Bolsonaro tem em suas veias o viés ditatorial. Tentam subjugar ou calar os demais poderes para agir livremente. Se não fosse pelo contrapeso democrático (embora fraco e tolerante para com eles), teríamos mais dois Hugo Chaves.

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Seu Marcus, sem seu estofo teórico e analítico, arrisco sem ineditismo: tanto Bozo quanto TrAmp agem miopemente no varejo e metodicamente no atacado. Menores -mas não menos graves- no dia a dia, suas contínuas mentiras e provocações galvanizam o imaginário dos fiéis, criando cenários favoráveis de longo prazo. Ao povoar a interpretação da realidade com lorotas e esticar ao máximo o esfíncter democrático, fazem a cama para ações mais dramáticas. E têm que ser contidos, *agora*, não no futuro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.