Ilustrada > Ford deixa o país agora, mas antes abandonou toda uma cidade no meio da Amazônia Voltar
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Se é para falar em abandonos na Amazônia, lembro da usina de açúcar Abraham Lincoln que, no dia da inauguração, tinha que produzir açúcar. Só que a cana era mais larga do que a bitola de acesso das máquinas. Solução: colocou-se a cana larga e, no meio do caminho, abriu-se um saco de açúcar industrializado para que ele fosse encontrado na saÃda como o produto final.
E se aparecer por aqui nos "comentários" algum valoroso esquerdista dizendo que o culpado disso foi o Presidente Bolsonaro na década de 20, quais providências serão tomadas. Nenhumas? Haja saco !
Não seja ridÃculo! Ah, esqueci, é um minion...
Haja saco de bozominion defender o Pateta do Planalto.
Hoje temos um Projeto no MS em franca produção, cujo inÃcio as seringas tinham menos de 10 anos. Os projetos do Governo no MT estão em franco desenvolvimento pela Embrapa com tecnologia de ponta. Logo venceremos esta parada. É preciso também reconhecer os efeitos da Transamazônica, especialmente os projetos do Incra que assentaram os Colonos. Nem tudo é devastação, nem tudo o que dizem é a realidade de quem conhece.
Ricardo Barbosa - Não vivi em qualquer acampamento ou curutela, eu escrevi na Selva, dormindo na folha. Equipes de Topografia, mais de 25 Equipes, somando tudo e todos perto de 400 homens. Raramente ficando em um Acampamento para os trabalhos de Cálculos necessário, primeiro com uma HP 97, depois já na cidade com um Computador Sharp de Mesa (basic-cobol) e finalmente com um PC em 1982, aprovada a importação, talvez o primeiro do Brasil. Funai, Incra, Intermat, terceirizado e dono da empresa.
Você comandava batalhões de selva do EB que faziam a terraplanagem para construir outra transamazonica do lado da que já havia sido feita?
Você conhece a Amazônia? Vivi na selva como engenheiro por seis anos. Seu relato não confere e a Transamazônica foi e será muito importante para a região toda, ligação Cuiabá - Santarém, e tem muitos trechos já asfaltado e as obras continuam, neste final de semana mais um trecho foi entregue. 4 mil km entre ParaÃba, Ceará, PiauÃ, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Como proteger as Fronteiras sem acessos? O espaço aqui é curto, problemas de tÃtulos e reservas florestais esperam soluções
Os militares fizeram a transamazonica e não asfaltaram para que os próximos governos militares continuassem a refaze-la quando o mato voltasse a crescer. DesperdÃcio de dinheiro público e corrupção para encher os bolsos dos milicos que surrupiam a Nação.
Um relato um tanto obscuro e a artista se resguardou da publicação de outras fotografias por tê-las em Museu citado. Não foi a primeira e nem a única a reportar e fotografar este projeto, que foi mais do que fracassado, a verdade é dura e os motivos intrigantes. Éramos os maiores produtores de Seringa natural, porém foi a Indonésia a obter mudas e se tornar o maior produtor do mundo. Porém ainda com tecnologia ultrapassada, onde uma árvore entra em franca produção depois de 30 anos.
Velho e subordinado costume: a Ford vendeu ao governo brasileiro o projeto fracassado. Quanto pagamos a eles, pela aventura a que se propuseram? Para eles, os americanos, as regras de mercado (e de risco) não funcionaram na ocasião. E nós, os idiotas, submissos, irresponsáveis com o dinheiro público (que não é de ninguém, na nossa mentalidade colonizada) indenizamos a Ford. Ainda somos assim.
Excelente seu comentário! Resumiu muito bem.
"Mesmo com investimentos estimados em US$ 20 milhões, a cidade sucumbiu ao isolamento, aos altos impostos e às pragas nas seringueiras. " Olha aà os autores do texto dando "chutes" sem comprovação e, principalmente, comprando a velha conversa dos "impostos altos" para as grandes empresas. Assim não teremos "reforma tributária" nunca.
Reforma Tributária? Pergunte no posto Ypiranga. Nem ele tem a resposta, dois anos de desgoverno.
E graças a essas indústrias, as Ferrovias foram sucateadas nos anos 1950/1960 pelos oportunistas polÃticos. E quanto essas indústrias não receberam de subsÃdios? Se os oportunistas tivessem investido em ferrovias, hoje o Brasil estaria melhor.
São como gafanhotos, se migram de um lugar para outro e, depois de usufruirem de todos os recursos, se mudam.
O Brasil dos eternos ciclos que não deixaram nada, exceto destruiçã, escravidão e concentração de renda.
Henry Ford disse que qualquer poderia ter um carro desde que Ford e da cor preta. Sempre foi a vontade dos fabricantes e não de quem paga.
O capitalismo selvagem predatório já se aproveitou bastante das nossas riquezas naturais e da exploração de seu povo. Agora, de barriga cheia, voltam ãs origens. Que venham as empresas chinesas em seu lugar, para ao menos saciar a fome desse povo sofrido
Quanta ingenuidade em seu comentário! As empresas chinesas vão saciar a fome " deste povo sofrido" ? É isso mesmo? Vc tem ideia de como vivem os chineses?
Não seria melhor rompermos com esse colonialismo de mercado, e produzirmos tudo o de que precisarmos aqui mesmo, gerando emprego, pesquisa (indispensável), educação geral e obrigatória, impostos, e comprando matérias-primas e bens tecnológicos que não tivéssemos, até que venhamos a ter também? Por que ficarmos submetidos ao colonialismo de que são testemunha as agências de risco, o "livre mercado" de cartas marcadas, e toda estrutura capitalista da qual a China resolveu se beneficiar?
Senhor leitor: nao se iluda com relacao a China e suas fabicas. Assista o filme “America Factory” na Netflix, um documentario sobre uma fabrica chinesa nos EUA e sua politiva de baixissimos salarios e condicoes de seguranca no ligar de uma antiga fabrica americana. A realidade de uma China a substituir o imperio americano e ainda mto pior...
De que lugar você vem? Ainda acredita em duendes? Nenhum paÃs do mundo está interessado em ajudar outros. O que todos têm em comum é a busca de riquezas (para eles).
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