Mariliz Pereira Jorge > Sequelada de Covid-19 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mais um bom artigo, Mariliz. É dever da mÃdia conscientizar as pessoas para que não caiam no conto da "gripezinha" e dos placebos indicados por charlatões. Desejo que você tenha, o mais breve possÃvel, uma plena recuperação. Até para continuar exercendo o seu belo trabalho de resistência democrática.
E o idiota vem vomitar "imunização de rebanho". Quem tem que esperar por essa imunização é o gado dele; nós exigimos vacina e tratamento adequado. Eles que tomem cloroquina e aftosa.
Minha irmã, enfermeira, contaminou-se e queixa-se de muitos sintomas entre eles cansaço, fraqueza, disfunção pulmonar e o paladar, olfato. Volta e meia a folha reclama "mãe a comida tá salgada". Isso já tem uns 7 meses. Essa é a imunização de rebanho que alguns querem, "não tem pra onde correr", pessoas cheias de sequelas. Temos que seguir a recomendação 3Ms, e utiliza-las mesmo após vacina. Melhoras Mariliz.
Estima de melhoras. Sobre a covid, nada justifica a falta de um plano de vacinação em massa no Brasil, a letargia em resolver a questão por parte do governo. Temos a triste sensação de que estamos sendo enrolados já que a vacina nunca chega aqui, apesar de já estar sendo aplicada em mais de 50 paÃses. No geral, a população brasileira, não está nem aÃ, assimilou a politização desse grave problema de saúde pública.
Sono e cansaço o tempo todo? Uma espécie de preguiça de viver? Acho que estou com Covid faz anos e não sabia.
Tomara que esses sintomas passem logo!E que tudo isso que você fala alerte quem ainda nao acredita nesse vÃrus horÃvel!
Muito triste saber de tudo isso. A coluna é um contraponto singelo e emocionado à todo esse espetáculo de horrores que assistimos diariamente. Melhoras, Mariliz!!
Olfato também é alerta de perigo: cheiro de gás vazando, cheiro de alguma coisa queimando, etc. Acho que os acidentes domésticos devem aumentar também em decorrência dessa sequela da covid.
Eu tive em junho e passei por quase tudo que você relata. Os primeiros meses são os mais difÃceis e desafiadores e no meu caso com um agravante porque moro sozinho. A boa notÃcia é que hoje me sinto quase com vida normal, pois percebi que o maior desafio mesmo está na nossa cabeça. O Psicológico é a área mais afetada. Ainda bem que tenho o mar de quintal.
Mariliz Pereira Jorge, precisamos de mais depoimentos como o seu para que, especialmente as pessoas mais jovens, possam entender que a COVID 19 é mesmo uma loteria e que o melhor a fazer é seguir todas as recomendações necessárias para evitar o contágio. A FSP e o UOL poderiam fazer uma série de reportagens com cientistas e pacientes sobre as sequelas da doença. O jornal prestaria um grande serviço à sociedade, uma vez que o ministério da saúde nada fará.
Melhoras, Mariliz. Pra você e pro paÃs.
Tive Covid com redução da capacidade pulmonar. Me internei mas fiquei apenas 5 dias, melhorando com as medicações. Estou há três semanas da alta mas tem dias que estou muito bem e em outros um tanto arriado, apesar de oxigenação boa, olfato, sem febre etc ou seja tudo aparentemente normal. Não sei ... acho que vou conviver com este estado algum tempo
Eu não tive Covid, cheguei a fazer o PCR e deu negativo, mas vivo assim cansada, já acordo cansada, e só durmo, há anos, com medicação. Mas lamentaria muito perder o olfato, nem tanto para os cangotes, mas para as comidas e os cherinhos de sabonetes, amo. Abraços, vai melhorar.
Mariliz, você é gente boa. Saúde plena pra você. Oxalá! Fé, menina! Forte abraço!
Mariliz, minha esposa está sentindo a mesma coisa também.
Não peguei. Estou evitando, mas Bolsotânatos continua me perseguindo como se eu fosse uma Ema. Estimo melhoras, deve ser horrÃvel sentir essas sequelas, o cansaço e a depressão da doença aliados com o cansaço e depressão de ser brasileiro na pior pandemia do século, com o pior governo imaginável. Sorte que no primeiro turno votei no professor Ciro, no segundo votei no professor Haddad. Meus pêsames para quem além de tudo, ainda tem que conviver com a culpa de ter votado branco/nulo/genocÃdio.
A Mariliz que me proporcionava leituras agradáveis morreu. Seria ótimo se ela pedisse demissão e liberasse o espaço para alguém que possa nos proporcionar ou leituras agradáveis ou conteúdo relevante. Do jeito que está, não há a menor condição da FSP continuar desperdiçando espaço com essa jovem.
Mário, a Mariliz não merece um leitor como você. Sai de fininho, desaparece.
Que grosseiro, nossa como tem pessoas mal educadas nesse paÃs
Eu discordo de você, o texto dela continua ótimo, e o assunto muitÃssimo pertinente.
Vivemos em uma sociedade na qual grande parcela dos cidadãos nega a gravidade da pandemia, incluindo o "chefe" do Executivo. Sendo assim, me parece muito fora de propósito criticar uma jornalista que escreve um texto reforçando a seriedade do problema. Agora, se quiser algo mais agradável, por que não baixa a série completa dos ursinhos carinhosos?
Nossa, Barbosa, como você é desagradável.
Tipo a JanaÃna Paschoal ou a Carluxa Zumbetta?
Os sintomas descritos pela articulista são praticamente os mesmos da SÃndrome da Fadiga Crônica da qual sou portador e que, frequentemente, surge depois de uma forte infecção viral, segundo a literatura. Infelizmente não há cura conhecida porque sequer conhecemos o mecanismo que causa a sÃndrome. Talvez, com o aumento substancial de portadores de SFC em virtude da Covid-19, as ciências médicas finalmente se debruçarão sobre esta enfermidade e encontrarão uma cura ou tratamento paliativo eficaz.
Muito boa contribuição, César.
Vera, a SFC (ou CFS, Chronic Fatigue Syndrome em inglês) eu desenvolvi há quase 15 anos atrás mas como sequela de uma sÃndrome de burnout causado por excesso de trabalho (nunca tirei férias) e atividades fÃsicas (3 horas por dia...) somados à pouquÃssimas horas de sono. O corpo e a mente não aguentaram e eu pago a conta, até hoje, por ter extrapolado os meus limites. Porém, nos fóruns de CFS e grupos de apoio, a causa provável mais citada são mesmo as infecções virais intensas.
Você tem perda de olfato e paladar também? Lamento.
Estimo melhoras, Mariliz. Essa doença é muito traiçoeira, só não mais que os negacionistas de plantão a mando desse inconsequente capi(e)tão. Força, querida!!!!
Tenho os mesmos sintomas relatados, um inferno esta covid.
Minha irmã, Clemeci, ficou 4 dias internada, no Hosp. Ruth Cardoso em Balneário Camboriú,(Gratidão ao pessoal da Saúde e dr. Pedro) e se foi. E tem gente que ainda aplaude esse moleque na presidência. Graças a Deus que o Brasil nunca foi protagonista de uma guerra, se tivesse sido, não existiria mais Brasil e nem brasileiro. Quanto despreparo! Gente incompetente . Estimo melhoras para você e para todos. Solidarizo-me com as famÃlias dos 204 mil falecidos.
Meus sentimentos. A frase "esse moleque na presidência" deveria virar plaquetas, a serem afixadas onde quer que ele tenha transitado - "aqui passou um moleque que foi presidente por obra de fake news e golpes na democracia. Não valia a grama onde pisava".
"E tive os sintomas da pior gripe da vida". Já o presidente, na mesma situação disse foi "como uma gripezinha". Assim como vc ele estava apenas falando de como se sentiu. A maldade da midia disse que ele teria dito que o covid era uma gripezinha. Nunca disse isso. Apanhou por isso. Frases pinçadas e deturpadas... Meus votos de melhora!
Todos senhores, petistas estão redondamente enganados. Os fatos são como descrevi. Aos que me ofenderam, são os mesmos supostamente pagos, mor tadelas, que tem saudade dos tempos de Geddel Vieira Lima Dirceu, Palloci Renan Calheiros, Jader Barbalho Cabral, Erenice Guerra, Fernando Pimentel e outros... Vaocatar coquinhos...
Ele falou gripezinha em cadeia nacional no inÃcio da pandemia. Ele apresentou sintomas da COVID 19 muito depois. E foi amplamente assistido por médicos das forças armadas. O bolsonaro é um sujeito imprestável mesmo!
Ele não apanhou "apenas" por ter dito essa frase imbecil. Apanhou e apanha porque não sabe seu lugar, não respeita o cargo, não entende nada de nada, não tem projeto para o paÃs que não seja morte e destruição. Seu PR não é apenas ignorante, ele é mau, e inteiramente do mal. L
Disse sim em rede nacional pra todos ouvirem. Acho que o seu caso vc precisa de um otorrinolaringologista.
Cuidado com esse vÃrus, João Braga. Existe um estudo cientÃfico que comprova que filhotes da ditadura são mais suscetÃveis a casos graves da doença. Imagine você no caixa prego coberto por uma bandeira nazista.
200 mil mortos e ele "estava falando como se sentiu". Ah, faça-me o favor. Total irresponsabilidade, que agrava ainda mais nossa tragédia.
O senhor teve Covid? Caso positivo, parece haver uma nova sequela a ser catalogada pelos infectologistas, a da audição distorcida. Poderia se somar algo como a perda de noção do tempo, pois, o seu presidente falou em gripezinha muito antes de se infectar, portanto, não estava se referindo ao seu próprio caso como a sua audição distorcida entendeu.
Ok. Ao contrário do que dizem por aà Bozo não é um psicopata. É uma pessoa extremamente sensÃvel ao drama humano e tem feito tudo ao seu alcance para minimizar o sofrimento das pessoas e evitar a disseminação do vÃrus. Graças a Deus que temos um presidente assim! O mundo inteiro fala mal dele por pura inveja.
Ele disse sim João. Ele disse em pronunciamento em cadeia nacional. Vai se informar melhor.
Falou gripezinha sim senhor, e ainda vai parar na cadeia por essa e outras que fez e falou.
João, não passe vergonha, vá ver as declarações dele se eu não me engano nas primeiras semanas de março, falou "gripezinha" e mais um monte de asneira, agora o dele está guardado, vou ter o enorme prazer de vê-lo atrás das grades.
Tive a COVID em julho passado. Tive muita sorte. Foi leve, mas pequenas sequelas ainda ne acompanham: me sinto mais cansado e com uma chata ardência nos olhos durante o trabalho e a leitura. Mantenho todos os cuidados, máscara e higiene. Boa sorte, que melhores logo e sejamos TODOS vacinados. Não é uma gripezinha.
Mariliz onde trabalho 06 pessoas pegaram covid e duas delas perderam parentes em casa por causa da doença, também estão em frangalhos fisicamente, emocionalmente e psicologicamente, esta dobradinha 20/21 não está fácil pra ninguém, esse sono excessivo pode ser sintomas de depressão que também está na pandemia junto com a insônia em alguns, eu quando tive suspeita e fiz o exame as 48 horas que demorou para sair o resultado foram torturantes e não dormi, estamos todos no mesmo barco, melhoras.
Sei bem como é isso, MarÃliz ! Tive a covid (com vários sintomas, exceto dificuldade respuratoria) em março do ano passado, fiquei hospitalizado por 6 dias e ainda sinto um cansaço diferente e sono também ! Que estas sequelas não sejam para sempre em quem teve a covid. Sim, e ainda há psicopatas que acham que é só uma gripezinha !
Eh mesmo isso. Falamos diariamente dos 210 mil mortos, um descalabro. Mas pouco se fala ou se pensa nos milhões de sequelados do covid. Será como na guerra. Aos poucos iremos conviver e notar os " feridos " dessa guerra. Que nos ficarão a lembrar para sempre diariamente da incompetência e maldade desse governo q vai deixar um rastro de desgraça eterna.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Espero que vc tem você melhore desses sintomas pós covid em breve e obrigado pelo seu relato, ele pode servir de aviso para quem continua subestimando essa doença.
Querida Mariliz, lamento pelo seu sofrimento devido à Covid. Estarei mentalizando energias de saúde e bem-estar para você, que tenho certeza que logo se recuperará completamente. Logo, estará sentindo o cheirinho do "nosso café ".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Sequelada de Covid-19 Voltar
Comente este texto