Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Matone

    Por mim, tomaria uma de cada! Tudo a favor dos anticorpos (quanto mais, melhor); e tudo contra o Corona!

    Responda
  2. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Perfeito. JÁ que esse governo não fará nada para incentivar a vacinação, e, todos sabemos que as campanhas para vacinação são essenciais,, tenho uma sugestão : todos os meios de comunicação deste país, comprometidos com a vacinação deveriam fazer uma campanha, sempre, utilizando médicos também comprometidos. Não esquecendo de usar a tarja: NÃO APOIADO PELA INCOMPETÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO GOVERNO BOLSONARO.

    Responda
  3. PAULO AUGUSTO TORRES

    Drauzio, um dos heróis brasileiros e grande ser humano, foi brilhAnte, como sempre. Que bom que ainda existem pessoas como ele no debate público brasileiro.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Só decepção. Vacinação é tema sério e sem margem para especulações. Os políticos tomaram conta do assunto em detrimento da opinião da ciência.

    Responda
  5. José Cardoso

    Grande artigo. Acho que esclareceu bem o significado dos números. Os 50% tinham me deixado exageradamente pessimista.

    Responda
  6. Alfredo Blanco

    Porque não começar a imunização com o lote de vacinas do Butantan, que já está aqui no país?

    Responda
  7. Adauto Lima

    Infelizmente tudo indica que é tarde. Apesar de que ainda não há provas que as mutações conseguem resistir às vacinas disponíveis, quanto mais se multiplicam mais mudam buscando sempre eficiência na contaminação. E essas mutações estão ocorrendo muito mais rápido que a vacinação, mesmo nos paises que começaram mais cedo e imunizaram mais gente. O Reino Unido continua batendo records de mortes...Se tivéssemos iniciado há uns 4 meses atrás a situação da saúde e da economia remediadas

    Responda
    1. eduardo mello

      Quanto mais gente contaminada, maior a ocorrência de mutações!! Daí a importância da vacina!!!

  8. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Respeito a opinião do dr Varella e de outros cientistas-comunicadores como dra. Pasternak, mas me parece que os cientistas escondem a decepção da taxa geral de eficácia de 50% para evitar de desencorajar a campanha de vacinação. Claro, todo mundo devia se vacinar para proteger a própria vida, com Coronavac ou outra, na minha opinião quem se recusa a tomar a vacina sem contraindicação devia ser recusado no SUS.

    Responda
    1. Marcia Herrmann Ferrari

      50% é bastante. Se você estiver doente e te derem uma boa opção, como ter 50% de chance de cura, você fica bem animado. Se te disserem que você tem 50% de chance de morrer, você fica bem assustado. É porque para qualquer coisa, 50% é uma proporção bem representativa... Vamos torcer para que todos os que puderem tomem a vacina. Aí fará diferença, não é mesmo?

    2. Paulo Sales

      Eu percebo a mesma coisa, e acrescento que não falam nadada bagunçada AstraZeneca. A Pasternak fez um ligeiro comentário uma vez e só. De fato as vacinas vão ajudar, mas gostsris de mais informações comparativas sem tanta retórica.

    3. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Mas fato é que a proteção individual e desafogar as UTIs é só um de vários resultados esperados. Vamos conseguir imunidade de rebanho, mesmo com campanha, a partir de uma vacina de 50% eficácia? Vai ter Astrazeneca, e em breve outros. Acho que Coronavac serve para emergencial e só. Depois precisamos de uma mais eficaz, senão atividades escolares e econômicas vão continuar lesadas.

    4. Lourenço Faria Costa

      Arrisco a dizer que grande parte de quem se recusa tem plano de saúde

  9. Sergio Dias

    O maior receio de infectologistas e microbiologistas é que surja, entre nós, entre as populações desrespeitosas do mínimo de biossegurança, uma variante que possa ser mortal para toda a humanidade.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO GARCIA

      Exatamente, Sérgio! Isso é o que temo, em um país onde o vírus não poderia ter encontrado terreno mais fértil em todos os sentidos, para se desenvolver, e incrementar ainda mais sua capacidade letal! Será que chegaremos a isso? Acho que estamos a cada dia mais perto dessa possibilidade, nas mãos de quem estamos...

  10. JORGE MENDES

    Respeito sua opinião. Mas vou aguardar uma vacina de proficiência e origem, melhores!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Qual a sua ou o seu Santo (a) de devoção? Comece a rezar já!

    2. Marcia Herrmann Ferrari

      Por favor, aguarde em casa. Aliás, se todos os que quiserem aguardar outra vacina ficarem em casa esperando, vai ser bem bom. Obrigada!

    3. Lourenço Faria Costa

      Vacina de origem melhor?! Realmente vc é bem entendido do assunto

    4. Lourenço Faria Costa

      Te chamar de ignorante é um fato, não grosseria

    5. JORGE MENDES

      Caro Sr Lourenço, pedagogo, garanto que entendo melhor do assunto que o senhor e verifico que sou tambem mais educado!

    6. Lourenço Faria Costa

      Ignorância pura e simples

    7. R Alvim

      Ótimo! O final da fila é ali atrás!

    8. Vera Lúcia Guimarães de Mendonça

      Isso é para quem tem condições para ficar em casa e dinheiro para pagar por vacina mais cara. A grande maioria precisa se prevenir de uma internação ou sair para correr atrás de comida. Não tem como trancar todo mundo até chegar vacina mais eficiente e quanto custaria, quem pagaria a conta?. Quando chegar minha vez tomo feliz a que tiver no Posto.

  11. rubens ortigosa

    Parabéns Dr

    Responda
  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O Bozo todo mundo conhece há pelo menos dois anos. Nem há mais nada a avaliar sobre sua triste pessoa. Já o maia, só sabíamos q era do congresso e filho do político. Mas descobrimos amargamente q eh uma pessoa desprezível, abjeta, covarde, mesquinha, e perversa.

    Responda
  13. Maria Okuyama

    Texto brilhante!

    Responda
  14. moacyr da Silva

    Como o Sr. Dr. Drauzio, pela minha idade, quero ser um dos primeiros a ser vacinado. Parabéns pelo seu brilhante artigo e a todos os incansáveis cientistas, técnicos e funcionários do Instituto Butantan, preocupados em salvar vidas!!!

    Responda
  15. José Manoel Martins

    Considero que as pessoas que fazem campanha contra a vacinação são verdadeiros criminosos, será que precisaremos ter pilhas de caixõea espalhados pelas ruas para que parem com essa maluquice?

    Responda
  16. Silas Costa Ferreira Junior

    Excelente texto, que busca explicar de modo simples e moderado algo tão complexo. Ressaltou também que eficácia "da vacina" não quer dizer eficácia "da vacinação", que depende de outras variáveis tão ou mais importantes: adesão da população, custo total da operação, velocidade de vacinação, etc. O problema nisso tudo chama-se capitão Jair Cloroquina, pois ele é contra todas as precauções e todas as vacinas anti-pandemia, afinal ele acha que "todos vão morrer um dia".

    Responda
  17. celso bittencourt

    Pançuello Vai Ter que entrar em Forma Física Rápido, Iniciar a Vacinação é Importante, mas Terminá-la é Muito Mais, logo, com toda sua Expertise de Intendente Lerdo vai ser Deletado em Breve pelo Capetão Cloroquina! Eles se Merecem!!

    Responda