-
Marcel Silva
Você é estupenda! Um resposta magnífica para os chatos de plantão.
-
Chang Up Jung
A colunista defender as ideias contra racismo desperta nos outros interesse e admiração por sugerir que ela seja uma pessoa apropriada para isso. Já ela entrar em questões relativas a homotransfobia não a habilita com um especialista no assunto, fazendo parecer apenas que a colunista embarca em modismos. A Terra tem uma velocidade impressionante em sua rotação e aprendemos a firmar-nos sem cair.
-
Mariana da Costa Conde
em qual assunto vc seria "especialista" : ping pong , pagode chines, tinturaria, pastel ? ou vc é mais dos milhoes de seguidores Bolsoidioootas que nos abundam ? Sua ultima afirmaçao revela que voce é um rematado imbbeccil
-
-
Marco Valério Viana Freire
Olá, Djamila ! Sua autoridade intelectual sobre o tema objeto do artigo lhe atribui a condição de uma liderança respeitada, de quem todos se sentirão sempre autorizados a aguardar um posicionamento, uma manifestação. Contudo, ao cobrar engajamento de todos contra o racismo vigente na sociedade brasileira, você está corretíssima, pois o combate a todas as formas de discriminação e de preconceito é, de fato, um dever de todos. Construir uma República de verdade impõe esforço coletivo.
-
José Oliveira
Você escreveu sobre Madalena Gordiano? Está vendo? Mesmo uma pessoa como eu que sequer tenho o direito de fazer essa pergunta, acaba fazendo. É que você, em sua trajetória singular, goste ou não, tornou-se uma das maiores, melhores e mais sólidas referências sobre essas questões do racismo, feminismo, literatura fora da curva e homotransfobia, não só no Brasil...Então...
-
MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO
Djamila, é sua liderança. As pessoas já não pensam. Esperam que seus líderes pensem por eles. Belíssima a reflexão da mãe Stela
-
Maria Lopes
Que inteligência e sabedoria de Mãe Stella de Oxóssi. Adorei.
-
osvaldo tavares
Complementando: não simpatizo com nenhum dos 2 lados e está na hora de artistas que fazem muito sucesso pensar no futuro, guardar dinheiro e não ficar ostentando. Aí refito-me todos eles, desde Anita Ludmila, Cleo Pires, Bruna Marquezzini e outros que só vivem procurando meios de aparecer.
-
osvaldo tavares
Admiro a escrita de Djamila Ribeiro, apesar de estar muito focada em um único tema. Assim sendo, gostaria de saber qual sua opinião sobre o episódio envolvendo Nego do Borel e sua ex-namorada a tal Duda. É um caso complicado, pois pra mim envolve racismo de um lado e violência contra a mulher de outro. Acho que redes sociais não é lugar para a pessoa que se diz agredida chorar copiosamente; aí cabe a pegunta: por que demorou tanto tempo para perceber as agressões, que pelas suas acusações .
-
JONES DARI GOETTERT
Obrigado, Djamila!
-
Claudemir Pereira
Era texto cuja finalidade era se gabar ou o quê?
-
Claudia Ramos
Manifesto libertário. Tanto à colunista quanto para aqueles que, ultimamente, se sentem constrangidos a falar de problemas apropriados por minorias atingidas que se autointitulam donas de qualquer comentário. Quanto mais se debater, conscientizar e agir, mais proxima a solução. Ótimo texto!
-
Luiz Augusto Finger França Maluf
Gostei muito do texto. Um abraço.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.