Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Maria Leal Paes

    Pandemia das pandemias, a vaidade viceja nos larvários do poder, seja qual for, com jaleco, terno, toga, batina e farda, tanto faz. O holofote, não o rigor cientifico, contaminou os efeitos peste do coronavírus no Brasil. Atores como Mandetta, o STF, João Doria e governadores pinóquios menores levaram no roldão da patacoada o Butantan.

    Responda
  2. José Maria Leal Paes

    Pandemia das pandemias, a vaidade viceja nos larvários do poder, seja qual for, com jaleco, terno, toga, batina e farda, tanto faz. O holofote, não o rigor cientifico, contaminou os efeitos peste do coronavírus no Brasil. Atores como Mandetta, o STF, João Doria e governadores pinóquios menores levaram no roldão da patacoada o Butantan.

    Responda
  3. Elisabete Pinheiro Tavares

    Comentário perfeito. Com medo que as pessoas não queiram tomar a vacina os órgãos de imprensa tem sido omissos nas críticas ao Butantã.

    Responda
  4. José Maria Leal Paes

    Pandemia das pandemias, a vaidade viceja nos larvários do poder, seja qual for, com jaleco, terno, toga, batina e farda, tanto faz. O holofote, não o rigor cientifico, contaminou os efeitos peste do coronavírus no Brasil. Atores como Mandetta, o STF, João Doria e pinóquios menores levaram no roldão da patacoada o Butatan.

    Responda
  5. Ricardo Thomazine

    O Golpe contra Dilma, apoiado por esta Folha e poe este Hélio também foi "sabotar o sistema sem violar as leis". Golpe aparentemente legal. Relatos do próprio Eduardo Cunha confirmam isso.

    Responda
  6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Que papelão senhor Hélio! Sou mais Butantan!

    Responda
    1. Fatima Faraco

      Certamente, melhor vacinar 90% da população com vacina de 50% de eficácia do que vacinar 10% da população com eficácia de 90%. É até preocupante que um formador de opinião tenha essa postura.

  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Que papelão senhor Hélio! Sou mais Butantan!

    Responda
  8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Senhor Hélio prestando um desserviço neste momento em que a vacina, e a do Butantan é a única disponível no momento, é urgente e essencial à contenção da pandemia! Ah, "esqueceu-se" na afirmação: ..."sabotar o sistema sem violar formalmente nenhuma de suas regra" de dizer que foi assim com o golpe, aqui denominado de impeachment!

    Responda
    1. Martins Costa

      Perfeito!! Pensei o mesmo sobre o golpe. E acrescento que sendo o Hélio um consequencialista convicto, pode-se dizer que ao rscrever seu artigo mediu bem as consequências deletérias ao instituto, e assim mesmo bancou. Lamentável!

    2. CINTHIA GONCALVES PEREIRA

      Subscrevo

  9. Bruno K

    Claro que o Butantã poderia ter liberado os dados todos juntos. Mas, numa pandemia onde todos têm medo de morrer ou de ser intubados, dizer que perderam a credibilidade porque não falaram a porcentagem de quem vai ter o nariz escorrendo ou ficar assintomático embora com o vírus é demais também...

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Os assintomáticos são transmissores o que é muito importante numa pandemia.

  10. Bruno K

    Claro que o Butantã poderia ter liberado os dados todos juntos. Mas, nunca pandemia onde todos têm medo de morrer ou de ser intubados, dizer que perderam a credibilidade porque não falaram a porcentagem de quem vai ter o nariz escorrendo ou ficar assintomático embora com o vírus é demais também...

    Responda
  11. Antonio Ferreira de Castilho

    João dória, conseguiu estragar 100 anos de Butantan, devido a sua guerrinha particular com o ignóbil do planalto. O Butantan não merece este governador e o país não merece este presidente atual.

    Responda
  12. José Cardoso

    Não há porque idealizar a figura dos cientistas. São tão sensíveis aos apelos do marketing como qualquer um. No caso das vacinas aliás, o papel deles me parece mais de compradores técnicos. Afinal os cientistas que efetivamente as fizeram estão na China e Inglaterra.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Exato. Cientistas estão inseridos em uma sociedade cheia de mazelas. Não há redoma. Todos estão sujeitos a serem contaminados pelas imperfeições. Basta verificar , as instituições de pesquisa e academia estão cheias de bolsominions.

  13. Erich Georg

    A ANVISA a serviço do desgoverno federal, o Butantan a serviço do Dória e ninguém pelo povo. Um país à deriva.

    Responda
  14. MAURICIO LAHAN

    queimaram o nome

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      não sei tem de ver seus avos se temos a mesma origem

    2. Mérope Bernacchi

      Marcelo Laham é seu parente?

  15. Maria Silva

    Decepcionante esse Butantã. Sou pelas vacinas, comprovadamente necessárias e eficazes, mas contra aventuras, que a Covid-19 tem produzido aos montes. Estou esperando o resultado dos vacinados, por todos os modelos, para decidir em que fila entro. Por enquanto, estou com um cientista português (não gravei o nome do pesquisador), há mais de 20 anos todas as tentativas nesse sentido deram em nada. No Brasil (só?) a credibilidade é inversamente proporcional ao avanço da pandemia.

    Responda
  16. Marcelo Rod

    O joao gotinha e seus amigos. A turma que busca vacina no aeroporto, pra mostrar ao cidadao de bem, quem é o dono...E funcionou, ta cheio de defensor dele por aqui. A mesma turma do Neves 2014, o papel higienico mineiro, e o bolsojeguismo arrependido 2018...

    Responda
  17. ademar lourenço

    A coronavac me transportou ao tempo do ginasio. A gente tirava 4,5 mas precisa de 5,0 pra passar. Pedia a revisao de prova e a professora mandava fazer um trabalho pra ganhar 0,5 ponto.

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      Está explicado por que seu comentário é tão ruim. Estudou em péssimas escolas e com péssimos professores. Coitado!

  18. KLAUS R PEREIRA

    Pq a Fiocruz não é cobrada igualmente? Só pq se alinhou c Brasília? A vacina não é a classificada como INCONFIAVEL pelo NYT? Produz algo?

    Responda
  19. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O lamentável é que o Brasil tenha elegido Bolsonaro e Dória, que prestam um desserviço ao país. E que foram eleitos pelas mesmas pessoas.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Seu Maurício Lahan, não foi o STF, foi a Constituição Federal, graças a Deus ainda em vigor!

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Seu Maurício Lahan, não foi o STF, foi a Constituição Federal, graças a Deus ainda em vigor!

    3. MAURICIO LAHAN

      o stf deu a gestão a quem? cobre da pessoa certa

  20. Wagner Nobuo Hanaoka

    Hélio Schwartsman presta um desserviço à saude pública e dá munição aos negacionistas! Como diz Reinaldo Azevedo: "Vai estudar, Hélio Schwartsman!".

    Responda
  21. KLAUS R PEREIRA

    Mas e a Fiocruz, só pq é alinhada c Brasília é poupada? Quais são seus números? Alguém conhece? Não é aquela q não sabe a dose certa? Não sabe se funciona em adultos após os 50 anos? O q produziu até agora? Quando vai produzir e quanto?

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Exato Klauss. A pressão sobre a Coronavac foi exacerbada, inclusive pela Anvisa. E a AstraZeneca não se questiona. Somente ontem houve a divulgação na imprensa da falta de documentos também da Fiocruz. O Butantan tem respondido questionamentos recorrentes da imprensa. Fiocruz nada. Quando a política se envolve não dá certo. Nossos institutos são de excelência. Não merecem isso.

  22. Rafael Moraes

    A vacina com os 50% funciona (esperamos que para as mutações também), mas liberar o valor 78% antes dos 50% foi jogada de marketing sujo em cima da ansiosa e desgovernada sociedade brasileira.

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      Rafael, que foi uma jogada de marketing sujo, concordo 100% com você. mas vamos nos apegar ao aspecto positivo, ok? E qual é o aspecto positivo? Teremos 50% de chances de não pegar a doença; 78% de chances de não precisar de atendimento médico e 100% de chances de não precisar de UTI. Quanto à mutação do vírus, infectologistas consideram que vacinas c/ vírus inativos como esta têm mais chances de serem eficazes p/ mutações.

  23. Peter Janos Wechsler

    A primeira coletiva, com a presença de Doria, foi politicagem pura. Cientistas do nível de Covas não deveriam ter compactuado com o show. Depois veio a segunda coletiva, sem a presença de Doria, que foi um mea culpa quase que envergonhado de cientistas. Os 100% alardeados na primeira coletiva, que o colunista não menciona, foram colocados em seu devido lugar: sem significado estatístico. Assim mesmo, creio que temos uma vacina razoável que deve ser aplicada em massa. É aí que surgirão problemas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Zulma. Concordamos.

    2. Peter Janos Wechsler

      Wilson. Sei perfeitamente. Por isso mesmo estranhei que cientistas gabaritados se prestassem a serem usados como garotos propaganda.

    3. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      O investimento na vacina foi do Governo do Estado. Assim como na Fiocruz o Federal. Capitalismo é isso. Mas ao menos sobre a Coronavac temos tudo, às claras agora. Já a AstraZeneca está devendo transparência. Mas são firulas. Ambas são seguras e eficazes, especialmente a Coronavac cuja metodologia é antiga e muito conhecida. É uma vacina previsível.

    4. wilson kfouri

      Institutos Butantan e Fiocruz...

    5. wilson kfouri

      Os respeitados institutos Butantan são órgãos de estado e não de governos da demagógica dupla BolsoDoria que tentam usá-los politicamente visando de forma criminosa a eleição de 2022.

  24. Fabricio Souza

    Gente, é só fazer como disse a Dilma! Tomem, duas de uma vez, que ultrapassa os 100%! Dilma, na sua sacrossanta inteligência, resolveu o problema sem pestanejar. Que tal, segui-la?

    Responda
    1. Jesse G

      Amigo, tira a Dilma dessa discussão. O PT foi despejado do governo- nunca esteve no poder - há mais de quatro anos. Sofra a sua saudade e o seu arrependimento em silêncio; é mais digno e menos repulsivo.

    2. Maurizio Ferrante

      Prefiro seguir este raciocínio que o Sr menciona, do que o raciocínio que não devemos nos vacinar. Ah, mas que mania de olhar o passado e não ver o presente!

  25. Barbara Bomfim

    politicagem e ciência não dá... pior é ninguem nem tem ideia sobre o que acontece nos bastidores em relação às essas vacinas... so resta ao povo agir conforme as construções discursivas de outros - cientistas, políticos, mídia, líderes religiosos, empresários - todos com suas respectivas agendas... esperamos que entre essas agendas é de fato, com toda honestidade e precoupação - a sáude e bem estar de todos acima de lucro, acima de briga partidária, acima de briga pelo poder...…

    Responda
  26. Alexandre Barbosa dos Santos

    Papelão é o que o seu preciosismo de jornalista está fazendo, ao não entender que esta sua matéria só vai ajudar aos negacionistas. Neste momento, muitos deles já devem estar espalhando o link, dizendo “olha até a Foice...”. A Coronavac não é a melhor vacina do mundo, conforme a Pasternak disse, mas é a que temos e se for usada irá ajudar a debelar a pandemia e salvar vidas. O resto é de detalhe de gente perfeccionista

    Responda
  27. Alexandre Barbosa dos Santos

    Papelão é o que o seu preciosismo de jornalista está fazendo, ao não entender que esta sua matéria só vai ajudar aos negacionistas. Neste momento, muitos deles já devem estar espalhando o link, dizendo “olha até a Foice...”. A Coronavac não é a melhor vacina do mundo, conforme a Pasternak disse, mas é a que temos e se for usada irá ajudar a debelar a pandemia e salvar vidas. O resto é de detalhe de gente perfeccionista

    Responda
  28. Wlander Kwasniewski

    Quando políticos e jornalistas leigos mais redes sociais ignorantes passam a discutir assuntos científicos e resultados de testes de vacina que há alguns meses atrás eram desconhecidos, resulta em uma grande massa de opiniões descartáveis e pouca assertividade. Limitemo-nos a esperar e deixar a matéria técnica para quem é do ramo, estamos atropelando claramente os rituais.

    Responda
  29. Rui S Souza

    Vou acabar tomando ozônio no brioco.

    Responda
  30. Flávio Fernandes Marinho

    A grande realidade é que o medíocre do Doria teve uma nobre iniciativa de viabilizar a vacina no Brasil ao passo que nosso presidente negacionista não, vejam a situação no Amazonas. #Cade o Jair.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Esse mérito é do almofadinha. Temos que admitir. Temos uma vacina e por consequência o Governo Federal está se mexendo para o PNI. Não fosse o Bolsodoria, nós que não somos paulistas estaríamos a ver navios.

  31. Richard Lins

    Metade passando pano no Butantã e outra criticando o despropósito do texto, e do autor. Enquanto isto, o gado passa sorrindo, expressando toda ignorância. Vai ser muito difícil sairmos desta cilada...

    Responda
  32. José Adolfo Mota de Almeida

    Papelão é seu texto. Que coisa ridículo! O instituto está trabalhando para vencer a pandemia e a desinformação. Já sua coluna, ao contrário, contribui para nutrir os discursos anti-vacina. Seu texto tem razão em alguns aspectos, mas veio no momento errado.

    Responda
  33. Mérope Bernacchi

    Texto que chega com atraso e, dado o fato de que a situação da doença no país é dramática e tenderá a se agravar, totalmente inoportuno. Sim, o Instituto errou na divulgação; mas isso agora é irrelevante, pois precisamos de que a população se vacine. A vacina é para ontem!

    Responda
  34. Herculano JR 70

    Na democracia leis são pra limitar o poder. Foi sabotada, as leis viraram limites ao cidadão. A política, ação de poder, é imoral, ñ ha fair play( jogo justo). - O artigo idealiza a ciência, q é falha, e mais os homens q a fazem, pior qdo se relacionam a cargos e poder, a política. A academia e centro de intrigas e amontoados de *pesquisas e teses* pra promoção acadêmica. A estelionatária panfolia Covid é gde amontoado de mentiras, q sirva de consolo, no mundo, o Butantã e so detalhe.

    Responda
  35. Marcos Serra

    ''Se todos fossem iguais a você, que alegria viver''. Parabéns pela autocrítica. Ainda fiquei com a impressão que esses 50,38% foram maquiados para que a vacina fosse dada como eficaz. Na tangente da tangente.

    Responda
  36. Eduardo Bagagli

    Prezado articulista. Você está sendo extremamente injusto com o Butantan, toda a instituição, seus colaboradores e sua história. Este episódio atrapalhado da divulgação inicial destes números de forma incompleta é um fato isolado que não deve ser creditado ao Butantan e seus respeitados cientistas. Aliás, os dados corretos corretos são agora bem conhecidos. Atacar o Butantan é um desserviço; é engrossar coro com o obscurantismo.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      O Butantã pode ter seus méritos usualmente, assim como, como instituição estatal deve ter seus deméritos, a soma deve ser positiva pra ser boa instituição, se os ganhos superam os custos. Ter gente boa ñ quer dizer ser boa a instituição. O estelionato Covid se politizou e esparramou muito dinheiro pelo mundo.. Nesse episodio em particular o Butantã esta sob pressão politica e com muita grana. Da ate pra criar 0,34% pra ñ mentir muito. Mas no atual esgota/o estou aceitando placebo.

  37. Renan Raffo

    Papelão maior só a sua coluna. Em vez de desprestigiar quem está trabalhando por algo neste momento tão difícil (e dar munição pras pessoas que disseminam mentiras sobre o assunto), seria muito mais útil se usasse este espaço de forma didática...

    Responda
  38. Antenor Silva Neto

    Finalmente escreveu algo justo e verdadeiro, meus parabéns.

    Responda
  39. ANA Lage

    Mais uma bola fora do Helio

    Responda
  40. Jackson de Moura Ferro Silva

    Boa análise.

    Responda
  41. LUIS FERNANDO DELBONI

    Não espere um comportamento de cientistas diferente de políticos, pois também são humanos e no Brasil a maioria é mantida em suas funções de direção por algum apoio de uma figura política que no final do fio de hoerarquia acaba no chefe maior do estado.

    Responda
  42. Simone Araujo

    E o silencida Fiocruz pode? Onde estão os dafos detalhados? Onde esta explicação de que o pq alguns que reberam.meia dose (isso nso estava previsto no plsno de pesquisa)? O Butantan errou sim.ba primeira apresentação mas apresentou dados bem claros na segunda e ate agora não ouvimos nada da Fiocruz Precisamos dar tratamento equanimity as duas entidades

    Responda
    1. Eitan Berezin

      Os dados da vacina da Oxford que a Fiocruz deve adotar sao dados publicados com todos os detalhes inclusive os que ainda não se pode explicar. Os do Butantã ainda não estão publicados.

  43. ADONAY ANTHONY EVANS

    Quando prefeito, João Dória se fantasiou de gari, e deu algumas vassouradas para os holofotes. Agora se fantasiou de cientista. Prometeu, o homem que deu o conhecimento do fogo à Humanidade, foi condenado por isso, pelos deuses do Olimpo, a ter seu fígado bicado diariamente por um abutre especializado. Fígado que se regenerava para o dia seguinte. Como andará o fígado de Geraldo Alckimin?

    Responda