-
Alberto A Neto
O patriotismo é o último refúgio do Canalha, disse um Dr. Johnson, pensador inglês. Ninguém bate no peito e fala: sou Canalha; diz: sou Patriota! Millôr juntou as frases no Méier: O patriotismo é o último refúgio do canalha; no Brasil é o primeiro! A face mais cuspida do 'realismo autoritário' é a escalada patrioteira vista desde que os filhotes da ditadura apologistas da tortura pousaram no Alvorada e no Jaburu. As culturas miliciana, policialesca e castrense nunca estiveram tão amalgamadas!
-
Alberto A Neto
Daí o esforço hercúleo e centenas de milhões de reais despejados no Parlamento para obter que, tanto na Câmara, quanto no Senado, a invocação do artigo 142 da Carta de 88 pelo Executivo (no dia D e hora H) seja recepcionado e aprovado com milicianos nas ruas, polícias estaduais amotinadas e o Forte Apache à vontade em fazer cumprir a ''intervenção constitucional'', com as finalidades de garantir a lei e de estabelecer a ordem pública. Há um precedente que merece releitura. Weimar dos anos 30!
-
-
André Silva de Oliveira
Genial. O colunista sugere que o eixo da discussão deveria ser deslocado para explicar como as democracias tem sobrevivido. Nesse caso, seria interessante estudar que mecanismos e/ou salvaguardas evitaram a erosão das democracias, apesar dos ataques sofridos.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Golpe simbólico que ganhou ares de 'movimento' para garantir uma tentativa de reordenar elementos de um fracasso visível, uma permutação inútil e vingativa com objetivos aglutinadores e de ganhos políticos baseados na mentira da fraude eleitoral. .../Claudia F.
-
Hildebrando Teixeira
Não poderia ser para auditar a contagem dos votos?
-
THIAGO LUIZ DE SALLES GOMES
...altos oficiais, ..., tem maior capacidade de coordenação . Vide Pazuelo....
-
MARCOS BENASSI
Seja golpe (ou "seje górpi", aqui na Bozolândia) ou seja narrativa ("seje engrupimento"), sua desonestidade é evidente, né, caro Marcus? É um rompimento com a regra do jogo - e, jogo jogado, demanda um cartão vermelho (sic), que o palhaço de lá provavelmente vai levar, e o de cá, conspira para não levar. Onde já se viu dezenas de pedidos de impedimento na cueca do chefe do legislativo? Um pedido, formalista, foi suficiente para tirar uma líder - ok, horrorosa. 60 deles não serão suficientes?
-
MARCOS BENASSI
Em tempo: botar o Moirão como poste pós-Bozo, creio péssimo, mas talvez seja menos destrutivo. Arrepia-me é o EngomaDória conseguir, desse desastre, extrair um aumento na probabilidade de sua eleição. E que o PSDB continue o todo poderoso de São Paulo, Jesus da Goiabeira que nos proteja...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.