Marcelo Viana > Cometa Halley é relógio matemático do espaço Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    --Continuação do meu comentário-- Certas pessoas tinham dias internos menores que o normal, e a maioria, dias maiores, de aproximadamente 25 horas — ciclos de cerca de um dia, 'circadianos'. O curioso é que alguns indivíduos viviam dias de até 48 horas. Eles continuavam dormindo 1/3 do seu 'dia', fazendo 3 refeições no período, mas a duração do ciclo era de quase dois dias solares.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Na década de 1960, um alemão chamado Jürgen Aschoff transformou dois velhos bunkers da Segunda Guerra Mundial em gaiolas de luxo para cobaias humanas. Os voluntários passavam meses sem contato com a luz solar nem acesso a relógios, providenciando suas próprias refeições. Aschoff notou que mesmo nessas condições as pessoas mantêm ciclos constantes de descanso e alerta, mas com duração diferente das 23,93 horas do dia solar.

    Responda
  3. João A Silva

    Meus aplausos para o colunista!!!

    Responda
  4. José Cardoso

    Antes dos telescópicos mostrarem detalhes invisíveis a olho nu como as luas de Júpiter, o céu era antes de tudo um grande relógio, o que sugeria uma ordem natural. Talvez por isso as primeiras grandes civilizações tenham surgido em lugares relativamente áridos, com abundância de noites estreladas, como o Oriente Médio ou a Grécia.

    Responda
  5. Marco Aurélio Mello

    Bonito texto.

    Responda
  6. jose aparecido batista

    Como estará o planeta Terra em 2061 – e o Brasil como estará? Astrologicamente falando, acredito que estará bem melhor que hoje até 2030, pois à partir de 2031 o Brasil toma direção do progresso. Pena que não estarei aqui para ver – em 2061 estaria com 109 anos.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Astronomicamente falando, a astrologia é uma bobagem... É outro tipo de Fake News...

  7. Dirceu Alves da Mota

    O Halley deve voltar antes do governo federal conseguir vacina para todos. Oxalá alguém sobreviva para ver o seu retorno.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.