Ilustrada > Documentário lembra como Antonio Callado terminou desiludido com o Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wil Prado

    Grande comentário Ayer. Como tenho dito, cultura é outra coisa. Vamos continuar defendendo os ideais de Callado, que pregava uma sociedade mais justa. Imortalizado em Quarup, o padre Nando jamais será esquecido.

    Responda
  2. Wil Prado

    O documentário é fundamental. Callado é um dos maiores romancistas desse país, e Quarup, sua obra-prima, um divisor de águas na literatura brasileira.

    Responda
  3. roberto oliveira melo filho

    E não se pode dizer que Callado estivesse errado, que seu esforço tenha sido em vão, embora, com seu realismo cru, sua coragem de dizer o que precisa ser dito e sua honestidade intelectual tenha acertado sobre o que nos esperava. Assim como ele, creio, muitos de nós, formados no auge dos embates realmente ideológicos e políticos, têm, talvez tardiamente, esta mesma avaliação, este mesmo sentimento de uma certa impotência diante disso a que chamamos tão intimamente de Brasil...

    Responda
  4. URARIANO MOTA DE SANTANA

    O imenso tempo da história não se confunde com o pequeno tempo de nossas vidas. Assim, todo desalento é precoce, para qualquer idade.

    Responda
  5. Catharina Pinheiro

    Ótimo documentário! Que as futuras gerações conheçam e apreciem esse escritor tão fundamental!

    Responda
  6. Catharina Pinheiro

    Um escritor lúcido, que também era um homem de ação. Ainda bem que Callado não viveu para ver a lama que é o Brasil de hoje. Que seu legado, assim como o de Darcy Ribeiro, Antônio Cândido e muitos outros intelectuais comprometidos com a nação não seja esquecido.

    Responda
  7. Ayer Campos

    Isso não é bom, mas outro pensador que muito aprecio, o historiador José Murilo de Carvalho, há cerca de dois anos emitiu desesperança igual à de Callado, no horizonte do seu tempo de vida. Por quê deu tão errado o país de Nabuco, Machado, Rondon, Lobato, Darcy, Lott, Drauzio e Fernanda Montenegro?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Infelizmente, como bem registrou Marcelo Coelho nesta FSP, Lobato não pode figurar nesta lista, pois era extremamente racista!

  8. Maurizio Ferrante

    Padre Nando e Fernanda, vivos na minha memória, são hoje mais necessários do que nunca

    Responda
    1. Ayer Campos

      "Quarup" acendeu mais sensibilidades jovens e adolescentes do que o magistral 'Grandes Sertões: Veredas'.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.