Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. guilherme herzog neto

    O alivio de uma grande fatia de Americanos por estar livre deste homem perigoso é evidente e também pode ser percebido em muitos países além dos Estados Unidos. Uma coisa o Trump tinha razão: dizia América first, e de fato vai bater 500 mil mortes em fevereiro.

    Responda
  2. Jose Renato Monteiro

    Politicamente, o Trump está agonizante, dos 73 milhões de votos, depois da alegada fraude eleitoral, que não ocorreu, e da invasão do capitólio, deve ter sobrado menos de 20%. A maioria dos republicanos são conservadores e pessoas de bem. Vejam o que sobrou do Nixon logo após a renuncia. Esse país é a prova de idiotas e mal intencionados. Erram, mas corrigem em seguida. Vivo por aqui ha mais de 22 anos, naturalizado ha 15.

    Responda
  3. José Cardoso

    O Trump fez de tudo para sabotar a ordem liberal, com seu racismo anti imigração e protecionismo populista. Esperemos que o Biden, com maioria no congresso, recoloque o trem nos trilhos.

    Responda
  4. ROSSINI DE SANTIAGO SILVA

    Parabéns pelo mea culpa relatado no penúltimo parágrafo. Sempre a via como uma jornalista conservadora, já pegando mofo, mas ainda melhor do que os colegas do Manhattan Connection. Acredito que agora viram o que uma Direita fora de uma ditadura é capaz de lambanças. Agora não perco suas colunas e o MC, só escapa o Guga Chacra, o resto da turminha ali é difícil de ouvir.

    Responda
  5. Felipe Araújo Braga

    Será que em dois anos teremos o que comemorar aqui também?

    Responda
  6. Marco A B Santos

    Eu acho que se tiver gente falando babagens semparar, a coisa vai acabar ficando feia. São 4 os Cavaleiros do Apocalipse. Vamos orar para que pare por aqui.

    Responda
  7. Neli de Faria

    Trump o mais latino americano de todos os presidentes dos EUA em 244 anos de independência: fanfarrão, sem noção da grandeza do cargo. Pensar em Trump é ver qualquer presidente de uma das republiquetas daqui. 211 mil brasileiros mortos(minha irmã Clemeci inclusa no rol), e ainda tem gente que apoia o capitão? A dupla bolsonaro e panzuelo vai dizimar o povo brasileiro.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Marina! E analise ,mais profundamente, a história política dos países latinos e me dará razão: Trump é igualzinho a qualquer um deles. Sem noção, perpetuar no Poder. Lá a democracia é sólida...Incentivar golpes de estados nos outros países? Os EUA sempre fizeram. Estude a criação do Panamá, por exemplo.O Chile era, até 1973, uma das democracias mais estável da A L. Venezuela ... era democracia nos anos 1960...Repiso-me , não joguei indireta na esquerda;oportunista tem de direita.

    2. Neli de Faria

      Marina: não manifestei ideologicamente. Não foquei em Países A,B ou C e nem em golpes de estado feito por militares(com ajuda ou não, dos EUA!)Talvez não tenha me feito entender é: trump foi/é igual a (todos!) oportunistas latinos americanos. Não joguei indireta na esquerda,oportunista político não é atributo dela... Analise a história dos últimos 150 anos:Argentina, Peru, Brasil(!) Nicarágua,Dominicana,Cuba.Chile?Democracia estável até 73.Idem Venezuela até 1998...

    3. Marina Gutierrez

      Neli De Faria: falastrõs corruptos não são eleitos apenas no Brasil e USA ou nas "republiquetas" a que voce se refere, nas Americas Central e do Sul muitas vezes o povo elegeu candidatos competentes e que foram depostos com a ajuda dos USA, ex. Guatemala em 1953, Chile em 1973, El Salvador, etc. no momento apenas o Brasil tem um governo de "republiqueta" e quem votou no sujeito merece isso, pois ele nunca enganou ninguem, era um inepto nos 28 anos antes de ser eleito e continua sendo o mesmo.

    4. Neli de Faria

      Felipe: se for comigo:ainda sou mulher,tudo bem que jamais fui hétero convicta. Não me ofendi! Não sou política! O que disse, talvez não me fiz entender,na América Latina sempre existiu político oportunista : fanfarrão, sem noção da grandeza do cargo, querer perpetuar no poder. Por isso que a A L é esse eterno subdesenvolvimento.Só pensa em si,em seu projeto de poder.Leia ,com a olhos desarmados de ideologia,a história de qqr país!EUA:basta conhecer a história de seus presidentes desde 1798.

    5. Felipe Araújo Braga

      Você está sendo preconceituoso no seu comentário: o Fascismo ocorreu na civilizada e germânica Alemanha... Os membros da KKK são totalmente fascistas, por que você compara o exercício de qualidades tão negativos com ser "latino-americano"? A América Latina possui excelentes pessoas e bons políticos! Não ofenda a si mesmo!

    6. neli faria

      Paulo: minha defunta mãe, então viva, foi fundadora do PSDB diretório da Saúde.Minha filosofia política, herança dos defuntos pais, não voto para artista,padre, pastor, militar, jornalista(midiático), ex- isso, ex- aquilo, ex- aqueloutro.Em 2018 votei para o ex- M P Carlos Sampaio, porque não era o 1ºmandato, idem Gabrili;gostei da atuação pretérita deles .Hoje? Não votaria.O último presidente que elegi foi em 1994.Não teve 2º Turno. Sou contra reeleição. Percebo oportunista de longe.

  8. Ernesto Pichler

    A verdade é que nem é uma "democracia", nem é a "América". Primeiro, porque é uma plutocracia e, segundo, porque America é um continente. Mas a vitória sobre o fascismo foi significativa e importante.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Fecho com você! Tudo isso sempre me incomodou. As fragilidades da democracia estado-unidense ficaram evidentes demais para serem ignoradas, pelo menos para isso serviu o Trump, e nós aqui com o Bozo! AAaaargh!

  9. MARCOS BENASSI

    Pô, dona Lúcia, que texto lindo! Um abração bem cordial e apertado daqui do Brasil pra senhora, daqueles pré-covid. Fique bem, que precisamos de você!

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Virgem Santa, Adonay, que time.. Dona Lúcia vale essa companhia. E, convenhamos, a Teresa da praia é um amor, mas a Lucia de Manhattan tem uma finesse que né mole não... ;-)

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Boa Marcão. Fala que estou mandando um abraço também. Lembrei da Música, Tereza da Praia, composição de Tom Jobim e Billy Blanco, letrista finíssimo de Estatuto da Gafieira e Mocinho Bonito. Gravada por Dick Farney e Lúcio Alves. *Tereza da Praia, não pode ser tua.*. *Nem tua também*. Lúcia Guimarães é nossa Tereza da Praia.

  10. LUCILENE PIZOQUERO

    Lúcia, você é das poucas comentaristas brasileiras que vivem nos EUA com admirável capacidade de analise. Gosto muito. Parabéns

    Responda
  11. SERGIO saraceni

    Muito bom, Lúcia!! Bravo!!

    Responda
  12. José Fernando Marques

    Sim, a jornalista subestimou o quanto Trump podia ser - e foi - fascista, cruel, mitômano, psicopata enfim. Mas entendi o que disse agora como uma espécie de mea culpa. E afinal não há nada de errado em alguém ser de esquerda! Abraços solidários, Lúcia.

    Responda
  13. Vilarino Escobar da Costa

    A Democracia venceu ! Trump e sua truculência foi mandado para casa . As extremas direitas do mundo todo viram seu símbolo maior ser derrotado. Que os povos de todos os países democráticos façam valer acima de tudo o Estado Democrático de Direito.

    Responda
    1. ANSELMO VITAL OLIVEIRA

      E ponto final.