Opinião > Ele nasceu há 160 anos e inventou o rádio, mas o Brasil não o conhece Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Eduardo Garcia

    Na história dos boicotados e perseguidos pela elite do atraso, que só enxerga o país como latifúndio.

    Responda
  2. Adailton Alves Barbosa

    Padre Landell foi um grande homem.

    Responda
  3. Magno Mendes

    Concordo com os comentários, o Brasil parece fadado ao ostracismo, e quem poderia mudar isso, o capital, pouco se importa com o talento brasileiro, veja na música por exemplo e outros segmentos, onde os talentos se vão, porque não tem apoio.

    Responda
  4. Luiz Carvalho

    Santos Dumont, brasileiro inventou o avião e a gloria foi para os irmão wright do EUA, soube agora que o rádio é invenção nossa mas não é reconhecido, é nisso que dá para um pais que não e nem nunca Deu "bola" para a ciência, vide o nosso governo central com relação à Covid 19

    Responda
  5. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Incrível! o azar dele foi ter nascido no BR, se fosse nos EUA ou Alemanha, entraria p história como um dos gênios da humanidade!

    Responda
  6. João Perles

    Importante memória. Tratei da invenção de Landell em meu trabalho acadêmico: Comunicação: conceitos, fundamentos e história. Disponível na Bocc (Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação).

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      João, que interessante... Acabo de dar uma olhadinha na Bocc, e é Portuguesa! Tem dois mirrors no Brasil, mas pergunto: você fez o trabalho aqui ou em Covilhã? (Aliás, Covilhã é cidade do Cabral, o Pedro, não?) Vou procurar por você na biblioteca, grato da referência!

  7. JOSE LINO DA SILVA

    Ele deu asar de estar num país obscurantista, enfiado nas próprias cavernas mentais. Hoje não parece ser muito diferente, pois continuamos tendo uma massa com muita fé e pouco conhecimento.

    Responda
    1. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

      Na época o Brasil tinha um imperador amante da ciência, D. Pedro II.

  8. Cloves Oliveira

    Devemos celebrar e cultivar o pioneirismo do Padre Landell, mas é preciso reconhecer que houveram vários inventores que contribuíram para desenvolvimento do rádio, que conhecemos hoje. Mesmo Marconi que é considerado o pai do rádio, apoiou-se nos trabalhos de H. Hertz, A. Righi e outros. Outros que contribuíram foram o N. Tesla e o Canadense Reginald Aubrey Fessenden, reconhecido como o precursor do rádio e o primeiro a transmitir o som da voz humana sem fios. Assim caminha a humanidade.

    Responda
  9. Marcos de Toledo Benassi

    Senhores, que interessante, obrigado. Nunca soube que o Padre Landell houvesse feito outras investidas, como o telex e a transmissão de imagens. Ontem, o colunista Marcelo Leite deu uma espinafrada no Monteiro Lobato, por seu racismo evidente. Também esquecemos do pioneirismo do Lobato na prospecção de petróleo, iniciativas em que, como o Landell, só levou na cabeça. Esquecemos destas figuras, como também de tantos negros que agora se busca recuperar a relevância. Não somos só Bozos, graças!

    Responda
    1. João Perles

      Oi, Marcos. Sobre suas perguntas na minha postagem: eu produzi meu trabalho no Brasil, ainda quando era professor na Comunicação Social; publiquei na Bocc porque é uma das plataformas mais acessadas na área de comunicação e linguagem. Abraço!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.