Djamila Ribeiro > Brancos e pretos não estão no mesmo barco na pandemia de coronavírus Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. W Magrao

    Confortavel os textos dessa senhora, basta algum branco discordar e sera taxado de racista. Pelo visto ela nao leu os dados do ultimo senso, a populacao negra se nao me engano nao passa de 25% da populacao. Seria melhor combater o racismo com a verdade e a honestidade.

    Responda
    1. Larissa Couto

      Bom, aparentemente o senhor sequer se deu ao trabalho de ler que o último senso do IBGE de 2020 declara que a população brasileira é 54% negra.

    2. Alaor Magno

      O fato de que apenas 1% da população retem a renda econômica de 99% não é significativamente a realidade, é que por trás disso e onde se esconde o racismo. Os padrões de brasilianismo estão muito aquém de outras realidades que existem por outros paises. Racismo estrutural é algo muito mais enraizado, basta conhecer um pouco da história do Brasil.

  2. Fernanda Ribeiro

    O argumento do desemprego, nesse texto raso, se refere simplesmente às desigualdades regionais, que acaba coincidindo com cor pq Norte-Nordeste - que produzem e geram menos riquezas - têm mais habitantes pardos e pretos e Centro-Sul,tem mais habitantes brancos.O racismo estrutural do Brasil é este: geográfico/regional.E não racismo de cor/raça, lenda que estão espalhando. Parece incrível mas é real: a maioria dos "ricos" no Nordeste são pardos; enquanto a maioria dos "pobres" no Sul são brancos

    Responda
  3. Rafael Pimenta

    Claro que não estamos no mesmo barco, nunca estivemos. Estamos no mesmo mar, isso sim. Já repararam que quando os leitos privados começam a escassear, o debate sobre o recrudescimento das medidas preventivas começa muito antes do que quando a mesma situação ocorre, porém, nos públicos?

    Responda
  4. Willamy Holden Jatai Pedrosa Mota

    Um amontoado de clichês, nunca vi tanto em único texto. Que ausência de argumentos

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Tem algum aí, colega? Manda pra nóis.

  5. Paulo César de Oliveira

    Não tenho conhecimento de que negros ou mulatos tenham sido discriminados para conseguir vagas em UTI ou doses da vacina.

    Responda
  6. neli faria

    Senhora,então, tem que reclamar com Deus, com o Diabo;com Marte, Buda ou Tupã. Minha irmã Branquela(loira dos olhos azuis),faleceu! E a Nega da família está viva! Que inferno, daria minha vida para a Clemeci estar aqui. A minha branquela!Minha melhor amiga, minha comadre(fui madrinha de seu casamento e da filha!)Filhas dos mesmos pais. Quero a minha Branquela de volta.Politizar a morte:que inferno! Se não sabe o que escrever,escreva: Deus,perdeu ponto com Nega Neli em 31/12.

    Responda
  7. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Sputnik V, Já! Para alavancar o PNI, abaixo o Racismo Estrutural.

    Responda
  8. José Flavio

    O caso é de ignorância ou má-fé?Já não bastam as fraudes estatísticas decorrentes da reunião de pretos e pardos como negros fazendo com quê até descendentes de indígenas sejam categorizados como negros,mas também essa manipulação estatística recorrente de usar como sinônimos(para tratar de...estatísticas) pretos e negros??!?! Aprendam, militantes: "negros" é gênero e "pardos" e "pretos", espécies.No momento: pardos 46,7% da população brasileira, pretos 9,4%.Negros: 56,1%. Que coisa absurda...

    Responda
  9. ALEXANDRE DE CASTRO

    Todos estão no mesmo barco sim!!! Querem cota para vacina também! Chega de vitimismo barato!

    Responda
    1. José Flavio

      Chega!!! Ninguém aguenta mais! E ainda não desleais, militância falseadora, racialista, divisionista. Afro-oportunistas! Impressiona: burlam estatísticas, dados o tempo inteiro...usam percentuais a depender da conveniência... nesse texto embaralham negros e pretos para falar de estatísticas, quando não significam o mesmo estatisticamente. Em outros textos, discursos etc. ora demonstram números de negros, ora de pretos, falando de negros... a depender do que favorece mais o argumento.

  10. Ary Dantas oliveira Junior

    Nao tivessem os milhoes de afro-descendentes e brancos se divertido irresponsavelmente no carnaval de 2020 oxala a historia do Covid no Brasil pudesse ser outra

    Responda
    1. neli faria

      Aí defendo. Se tivesse covid19 na ocasião, milhões teriam sido mortos. E depois do Carnaval não teve nenhum caso nos dez/quinze depois. A História seria outra se tivesse Presidente: ele, o maior infectologista das galáxias : deixou o Ministério da Saúde acéfalo. Tem que reclamar é do péssimo exemplo que o capetão dá: saindo sem máscara e indo em aglomeração. E recomendando o placebo para curar. A dupla bolsonaro e panzuelo quer dizimar o povo brasileiro .Impeachment , já!

  11. Paulo Guilherme Pereira de vila

    Já li aqui que negros levem mais tempo no transporte público, ou seja, todo e qualquer problema poderia ser explicado pela cor da pele. Pelo jeito, os racialistas agora perceberam que se basear em pesquisas sem valor científico para fazer proselitismo da "causa" é uma estratégia ruim. Parabéns pelo reconhecimento desse erro.

    Responda
  12. Alaor Magno

    O arquétipo dos bolsonaristas é ser loiro que nem o bozo, magro como o Pazuello e alto como o Mourao.

    Responda
  13. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Na visão pós moderna, identitária, intelectuais ignoram solenemente a contradição capital trabalho, no seu lugar querem introduzir a fórceps, o corporativismo que mascara a divisão de classes, as vanguardas do atrazo se nutrem das expectativas que não serão cumpridas, são intrínsecas ás mazelas do modo de produção que ignoram!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O Universo não conspira para fragmentar a classe trabalhadora, a ideologia burguesa sim! Os caminhos são variados, dependem do tempo e espaço, no tempo presente, existem duas vertentes, o irracionalismo que vem do sacro, e o identitárismo corporativo de direita, importado dos EUA, sob patrocínio de fundações do capital, ambos são letais á construção da unidade anti sistêmica!

    2. Alaor Magno

      O universo conspira para que a classe operária não possa se unir?

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Ledo engano meu caro, interessa muito mais áqueles que a criam e não ficam com ela, se conhecessem como se dá a exploração de classe, se uniriam muito além da cor da pele, por um mundo melhor, só possível se for para todos, os explorados é claro!

    4. Alaor Magno

      A mais valia só interessa apenas aqueles que a retem em seus bolsos.

  14. JOSE CAMPOS

    Os pretos são maioria no Brasil, logo esse governo genocida foi eleito com o voto dos pretos. Da para mudar essa realidade votando em humanos direitos.

    Responda
    1. Alaor Magno

      E a metade ou mais eram mulheres.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.