Rodrigo Zeidan > Cumprindo ordens Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O negacionismo, embora adotado pelo despresidoente, surgiu discretamente em várias áreas, inclusive na mÃdia sob a forma de formar opiniões desviadas das necessidades. Vide sua omissão diante do racismo, por exemplo, dando visibilidade a outras questões. O primeiro cuidado de um negacionista ao se olhar no espelho é negar para si o absurdo que afirma para tantos. Despreza os que lhe dão crédito. "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".
Li há pouco que Bolsonaro se diz perseguido pela Globo. Até agora, tudo bem, penso. Quando começar a perseguição policial, a história será outra
Caro Rodrigo, vi isto numa empresa que atendia emergências em equipamentos e que emitiam alarmes. Tinha um cara que não conseguia resolver o problema, aà ele cortava o fio do alarme. Quando a central perguntava, e da� Ele respondia: Talquei, tirei o alarme. Agora 215.299 mortes, e o cara só fala em armas. Isso é cortar o fio da esperança.
Uma tradução para accountability é responsabilidade.
Sim, e a falta de responsabilidade é decorrência da impunidade. Menos quando se é pobre, negro, ou "comunista".
Quando o presidente foi avisado do potencial da tragédia pandêmica, tomou a decisão. Demitiu o avisador e manipulou até colocar em seu lugar um ministro que confessou que não sabia nem o que era SUS. Dedicou-se a inflar seus fanáticos nas redes sociais a invadir os hospitais para insultar os profissionais de saúde que se dedicavam bravamente ao combate da Covid-19. Praticou charlatanismo propagandeando um droga que não apresenta eficácia comprovada (já tinha feito isso com a pÃlula do câncer).
A idade das trevas no Brasil tem mais de 500 anos, mas agora ficou escuro pra valer.
Existe nome e sobrenome para este fenômeno, caro Rodrigo: desengajamento moral. Botar no colo do outro, fazer uma difusão da responsabilidade ("todos fazem mesmo"...), desumanizar a ponta da vÃtima ("ah, esses pretos irresponsáveis ficam dançando baile funk"), são vários os mecanismos usados para que um indivÃduo se desvincule do padrão moral vigente e bote a cabeça no travesseiro durante a noite e durma. Isso tem que ser explicitado, pra que o populacho não engula desculpinhas.
Accountability tem uma tradução perfeita, sim: vergonha na cara.
Quiçá isso possa também valer para juÃzes, procuradores, promotores, delegados e policiais, uma casta acima da lei.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Zeidan > Cumprindo ordens Voltar
Comente este texto