Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    Antes tarde do que nunca, Tostão deixou de lado o estrangeirismo e o cientificismo que incensavam os modelos europeizados e excêntricos de treinadores que só funcionam, e olha lá, à mercê de orçamentos bilionários e com uma cambulhada de supostos craques, embora nenhum desses estejam à altura do segundo escalão do futebol brasileiro dos anos 60, 70 e 80. Finalmente a homenagem dos equivocados à virtude do melhor treinador brasileiro da atualidade no Inter, ombreado a Cuca do alvinegro praiano.

    Responda
  2. Helio Marcengo

    Uma boa campanha muda tudo. Até Tostão, um dos poucos coerentes no futebol, se deixou influenciar. Se for campeão, então, Abel terá reinventado o futebol. Se perder umas duas ou três e o título, volta a ser o Abel dos últimos anos. Insosso.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Computou o resultado de hoje, Helio?

  3. Ivandrez gois silva

    tostão já esqueceu o flamengo de abel e depois com JJ??? lembrando que JJ é terceiro escalão na europa.

    Responda
  4. Tiago Furtado

    Os textos de Tostãose assemelham aos dos grandes enxadristas, que com perspicácia nos legaram análises profundas dos elementos estrategicos e táticos do jogo. É um prazer lê-lo, Principe do Futebol! Todas as vezes que jogo e estudo xadrez rememoro suas colunas e aprendo melhor sobre ambos os esportes.

    Responda
  5. richard silva de Oliveira

    O que estamos vendo do Inter agora, é fruto do trabalho do antecessor e não de Abel Braga que é SIM, ele usa o estilo de paizão para defender seus comandados, está dando certo porque o time ja era bom quando ele chegou e a seu modo esta dando continuidade, somente isto.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      O antecessor ganhou quantos jogos em sequência?? Já considerou o de hoje?

  6. Marcelo Magalhaes

    Ele é utrapassdo, sim. Mudou o quê, em quê? O que o Inter está mostrando de revolucionário? Nada! Até tu, Tostão?

    Responda
  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Muitas vezes os analistas ao comentar a boa perfomance de um time esquecem de falar da péssima perfomance do adversário. O São Paulo contra o Inter jogou o mesmo péssimo futebol que jogou contra o Bragantino, ambos tiveram grande facilidade em virtude dos inúmeros erros, até mesmo infantis e beirando a displicência, do adversário. O Bragantino e seu treinador não foram tão elogiados!

    Responda
  8. João A Silva

    "Aula de Abel sobre o futebol do futuro". Interessante, até antes do início da pandemia, o exemplo de futebol exuberante era o do Flamengo de Jorge Jesus, o qual mantinha o mesmo esquema, independentemente do momento do jogo, com marcação sob pressão no ataque, linha da defesa adiantada e troca constante de posição dos jogadores. Pelo texto, entende Tostão que o "futebol do futuro" não pode se limitar a apenas um esquema tático. Seria interessante confrontar essa visão com o esquema JJ.

    Responda
  9. Alberto Henrique

    O maior adversário do São Paulo contra o Inter,foi o próprio São Paulo,um time todo atrapalhado,tropeçando nas próprias pernas,entregou 3 gols de bandeja. O Inter fez à parte dele,jogou o arroz com feijão de sempre .

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Viu o resultado de hoje, Alberto?

  10. M J M

    Muito bom!!! Em especial o último parágrafo da coluna. O sistema tático de uma partida de futebol levado para a dinâmica da sociedade. Sensacional!

    Responda
  11. José Afonso Barbosa Afonso

    O bom mesmo era ver Tostão em campo com Dirceu Lopes e palhinha!!! O Cruzeiro era infernal.

    Responda
  12. José Afonso Barbosa Afonso

    O bom mesmo era ver Tostão em campo com Dirceu Lopes e palhinha!!! O Cruzeiro era infernal.

    Responda
  13. carlos lensoni

    Tostão, impressionante mais uma vez! No comentário de um jogo de futebol aprendemos um pouco mais da vida, do ser e da humanidade. Sempre leio com prazer!

    Responda