Opinião > O Conselho Federal de Medicina e a Covid-19 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Lineu Saboia

    Se for diagnosticado com Covid peça a seu médico o tratamento precoce. Não espere em casa sem qualquer remédio o Covid tomar conta de seu pulmão, pode ser tarde. Milhares de pessoas tem feito tratamento precoce com sucesso. Salve sua vida!

    Responda
  2. Marcos Capitão

    Mauro, com esse artigo você corre o risco de entrar para história da medicina brasileira como cúmplice de um genocídio.

    Responda
  3. Rafael Vignoli

    Este senhor coloca toda a história da instituição a serviço da conveniência política do Bolsonaro. Normatiza e incentiva o charlatanismo médico.

    Responda
  4. Paulo Wach

    O representante do CFM é só um F D P bsonarista, fascistoide que ignora as pesquisas mundo afora para agradar seu minto g e n o c i d a e m i l i c i a n o. Boa sorte c a n a l h a.

    Responda
  5. Paulo Wach

    O representante do CFM é só um F D P bolsonarista, fascistoide que ignora as pesquisas mundo agora para agradar seu minto g e n o c i d a e m i l i c i a n o. Boa sorte c a n a l h a.

    Responda
  6. Luiz Marques

    Há gente morrendo por causa dos efeitos colaterais bemvconhecidos da cloroquina. Se a classe médica tolerar esse indivíduo repugnante e indigno do juramento de Hipócrates (primum non nocere) como seu representante institucional terá se rebaixado ao seu nível. Por muito menos o Dr. Raoult está sendo processado.

    Responda
  7. Daniel Lavorato

    Texto vergonhoso. A história não esquecerá do senhor.

    Responda
    1. Alan Nascimento Santos

      vergonhoso e covarde

    2. Alan Nascimento Santos

      vergonhoso e covarde

  8. Rafael Moraes

    O mesmo CFM que libera kit covid é o que proibiu a autohemoterapia com punição ao médico enfermeiro ou farmacêutico que fizer. Mas se cada um decide se toma ou não kit covid, autohemoterapia é expressamente proibida?

    Responda
  9. José Roberto Passos Jorge

    Sr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro. Em primeiro lugar quero expressar nosso mais profundo desprezo pela sua pessoa pois a posição que o sr ocupa deve ter um mínimo de compromisso com a Medicina (maiúscula) Ética e comprometida com seus mais claros preceitos. "Primum non nocere" abre o juramento que fazemos ao nos formar. E o sr., omisso e negacionista, expõe a sua posição Política alinhada com o genocídio bolsonarista (tal qual Dr. Mengele com o führer) envergonha todos nós Médicos . Shame on You.

    Responda
  10. André Vinicius

    Assustador a delinquência intelectual desse senhor.

    Responda
  11. João Bernardeli

    Pelo amor do santo dos santos padres. Se isso não é conivência com pseu.dociência servil então no mínimo é uma completa ig.norânc.ia sobre 'autonomia' e, por que não, deontologia médica. Somente nesse país o presidente de um conselho de ética médica confunde autonomia com a mais absoluta imperícia, n existe outra terminologia adequada que não essa, se não existe educação n existe autonomia, simples assim. Metaanalise da The Lancet n é evidencia suficiente pro dottore? Tenha dó

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Atraso é o nome.

  12. Carlos Caramori

    Uma posição deplorável que já estava prenunciada desde o início. O CFM já tinha posicionado ao lado do negacionismo, defendendo tudo menos a ciência e os pacientes. Tem um viés corporativo e, salvo a obrigação que tenho em ensinar medicina, deixaria de pertencer a este conselho. Sinto vergonha em pertencer à mesma classe que os senhores. A sociedade brasileira não merece isso.

    Responda
  13. Cleomar Ribeiro

    ... a desregulamentação das atividades da guilda de medicina está em curso! ... clínicas terão a presença de profissional de medicina somente no papel!... a cadeia produtiva de medicina cairá se não impedirem e drenarem a asas destes administrqdores do Estado e banirem todos eles da vida pública!...

    Responda
  14. Carlos Alberto Laud Salim

    O ilustríssimo Dr. esquece o seu juramento de tratar a saúde dos pacientes seus e de outros criando esperanças de um tratamento precoce, que foi criado para dar justificativa para as pessoas se exporem e voltarem a trabalhar iludidas. Como um médico pode não considerar as informações de diversos órgãos internacionais que assumem a responsabilidade de informar adequadamente a sua população. Vergonha presidente do CFM, a história cobrará o preço da credibilidade da medicina brasileira.

    Responda
  15. Mauricio Vidal de Carvalho

    É... parece que o obtuso que ocupa o Palácio do Planalto não é o único presidente (minúscula proposital) que está merecendo um processo de impeachment!

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Com esse texto do CFM, defendo o uso de ventosas e ozônio para o tratamento precoce da COVID. Tem mostrado melhor resultado que a cloroquina e o remédio de piolho. Também usar os feijões benzidos como tratamento complementar. Sucesso total

    Responda
  17. Heitor Vieira de Resende

    Impõe-se.a todos os conselhos profissionais deste país uma investigação do MP. Médico há mais de 50 anos, nunca recebi uma prestação de contas do CFM, a não ser relatórios auto elogiosos das gestões que saem. Quanto ganha um conselheiro? Continuam trabalhando em seus empregos ou são dispensados? Neste caso continuam a receber seus salários? Recebem diárias em seus deslocamentos? Quanto? Ou seriam todos uns abnegados e não têm que prestar contas a ninguém?

    Responda
    1. Carlos Caramori

      Com toda razão. Configura-se no CFM uma corporação de interesses e com capital indefinido, de uso indefinido... Altas anuidades, taxas, etc para termos um número para exercermos a profissão... Onde está o balanço financeiro?

  18. Luis R Figueiredo

    Lugar assegurado na história...

    Responda
    1. MARCOS FERNANDES G DE SILVA

      Ao lado dos medíocres...

  19. HUMBERTO BARJUD ONIAS

    Um texto vergonhoso, mentiroso e covarde. O cfm e esse seu presidentezinho entrarão para a história como cúmplices do processo deliberado de disseminação da pandemia perpetrado por bolsonaro e seus ministros. Vergonha!

    Responda
  20. Daniel Liaz

    Que sujeito cínico e sem vergonha. Gostaria de ver ele defendendo as mesmas teses frente aos seus pares de outros países, que não se sentem ameaçados por motivos políticos pelo despresidente

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Queria mesmo ver se ele aceitaria queimar o filme com cientistas sérios do planeta inteiro

  21. Wilson Lima

    Esse presidente do cfm (por causa dele uso minúsculas), explica, explica, mas o que é essencial sempre vem à tona em suas manifestações: ele se bor.a de medo de contrariar Jair Bolsonaro.

    Responda
  22. Rodrigo Macedo

    Esse texto é uma vergonha

    Responda
  23. João Paulo Fernandes da Silva

    Na lógica desse senhor tudo bem se um médico sugerir sangria a um paciente. (A história não esquecerá onde cada um esteve posicionado nesses inglórios dias)

    Responda
  24. Eduardo César Diniz Macêdo

    Vergonha! Não me representa! Ainda desvaloriza o trabalho das sociedades de Infectologia, Medicina Interna e Pneumologia, que realmente entendem do que estão falando e não fazendo politicagem.

    Responda
  25. Ivan Bastos

    Bolsomion tirando o seu da reta. Covarde.

    Responda
  26. celso bittencourt

    CFM Lavou as Mãos, à la Pilatos! Misericórdia!!

    Responda
  27. Mauricio Vidal de Carvalho

    Só faltou defender o uso do ozônio via retal! Desculpe, mas a autonomia do médico não nos dá o direito de agirmos como pajés, com todo o respeito que a comunidade indígena merece. Como médico sinto vergonha de tal posicionamento. Este CFM absolutamente não me representa! À população em geral rogo escusas pela inércia da instituição que deveria zelar pela boa prática médica, baseada em evidências científicas. Perdão, não somos todos assim! Que venha o Programa Mais Pajés!

    Responda
  28. RILER BARBOSA SCARPATI

    É um texto covarde. CFM por muito menos bateu bumbo contra Dilma. CFM como a maioria dos médicos é bolsonarista e cloroquiner. Vergonha!!!

    Responda
  29. PAULO ROBERTO HASSE

    Parecer claro de representante oficial da área médica . Chegou a hora de jornalistas informarem neutralidade e deixarem a ideologia de lado , busquem também os relatórios que são favoráveis ao uso e tratamento precoce com estes remédios ,dando atenção imparcial ao tema . Esta é uma obrigação com os leitores e população .

    Responda
    1. Carlos Caramori

      Se o sr for médico, precisa estudar. Se não for médico, também precisa estudar, mais ainda...

    2. Carlos Caramori

      Se o sr for médico, precisa estudar. Se não for médico, também precisa estudar, mais ainda...

    3. Daniel Liaz

      Ou seja: "exijo que a folha leve esse debate lunático a sério. Mesmo que o mundo civilizado todo já o tenha descartado, como meu Mito quer, eu exijo que a folha faça parte do teatro"

  30. Maria Luiza Portugal Goncalves

    A conta da omissão criminosa do CFM está chegando no aumento do número de pessoas com sequelas provocadas pela medicação inócua e mal administrada para tratamento da Covid-19. Seria esta adesão ao bolsonarismo um ressentimento pelo Programa Mais Médicos do governo do PT? Alguém responderá por isto no futuro neste País da impunidade?

    Responda
  31. Márcia Meireles

    O Conselho Federal de Medicina é cloroquiner.

    Responda
  32. MIRIAM INES IBANEZ

    Então, para ele não vale o parecer claro e firme da Anvisa sobre a inexistência de tratamento precoce para covi19?

    Responda
  33. ANTONIO SERGIO SANTANA

    Não sou médico, mas fico envergonhado quando o órgão que deveria zelar pelo bom exercício da medicina tem um presidente que colocou o órgão a serviço da política. Ainda bem que meus médicos seguem a ciência e não se deixam levar por esse tipo de opinião sem qualquer sustentação na boa medicina.

    Responda
  34. Bruno Boeckel

    "Profissionais não médicos", que arrogância...Raramente são médicos que atuam no processo de pesquisa que dá origem a um medicamento ou confirma a sua validade para determinado tratamento.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      ... mas são eles que condenam práticas e tratamentos. Hehehe. Tem de rir. A propósito de "falta de comprovação científica", sugiro uma leitura neste endereço: http://www.cremego.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24948&catid=3%3Aportal&Itemid=491

  35. João Aris Kouyoumdjian

    Que artigo lamentável. Começa no obscurantismo de que nada se sabe sobre a doença (como?). Depois, nesta altura dos avanços na compreensão da doença, fica no muro sobre os absurdos tratamentos (sic) iniciais propostos pelo governo federal, e sabidamente não eficazes. É claro que cobramos ciência e luz do CFM para orientar corretamente a população.

    Responda
  36. Fatima Marinho

    Que vergonha, como médica recebi esse texto com decepção. O CFM quer voltar a praticar uma medicina medieval, onde o conhecimento e as evidências não são considerados, contribuindo para aumentar o número de vítimas. O colega usa uma fonte leiga para justificar a posição do CRM, não sabe ler artigos científicos para justificar sua opinião leiga? Nós médicos, vamos lembrar dessa diretoria do CFM que tanto tem nos envergonhado. Médicos não são curandeiros, apesar do que pensa o CFM.

    Responda
  37. Thiago José Golin

    Ou seja, o conselho federal de medicina lançou uma brecha pra agradar o presidente e ficar na boa com ele.

    Responda
  38. eli moura

    quer dizer que se o médico e o paciente decidirem pela eutanásia isto deve ser feito? Se a OMS condena, a politicazinha interna do CFM se cala? Isso que vale mais a ciência ou o corporativismo? Outro genocida parsa desta distopia sanitária. Fechem a faculdade que deu diploma de médico a este jacaré de duas pernas

    Responda
  39. David Emanuel de Souza Coelho

    O CRM vai mudar de opinião quando BoZo voltar com os médicos cubanos. Aí o "tratamento precoce" vai ser proibido.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Eis o comentário que a postura do CFM merece, sem tirar nem pôr.

  40. Vivaldi Figueiras

    E o arrego do Presida! Ideologia, quero uma pra viver....a única ideologia que não muda neste País é o $$$$. A depender de quanto se ganha/paga, tudo é permitido, até o proibido...CFM = vale tudo, menos a ciência! Deveriam se posicionar também sobre o uso de outras drogas sem comprovação de eficácia!

    Responda
  41. Joao Manuel de Almeida Alves

    Um parecer “em cima do muro”. Nós médicos protestamos contra essa postura. Já vi parecer do CRM/CFM condenando terapias sem validade. Já estou muito velho para esperar atitudes decentes dos Conselhos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Já vi o CFM execrando médico que defendia a auto-hemoterapia só porque não havia "estudos suficientes" afirmando isso, mesmo nunca patrocinando estudo algum e voltando as costas para as evidências empíricas de que o tratamento funciona para uma série de coisas, mas aqui a guilda dá autonomia para que "médico e paciente decidam". Sei.

  42. JOSE CARLOS BETONI

    O CFM lavou as mãos de maneira muito conveniente. O artigo diz que há dezenas de trabalhos científicos mostrando benefício com o tratamento precoce com as drogas citadas. Então CFM, encaminhe para os médicos estes trabalhos científicos sérios que só vocês conhecem. A história vai cobrar essa postura subserviente, desastrosa e vergonhosa. Parece que o que sobrou do órgão foi a competência para receber as anuidades.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      E o arrego do Presida! Ideologia, quero uma pra viver....a única ideologia que não muda neste País é o $$$$. A depender de quanto se ganha/paga, tudo é permitido, até o proibido...

  43. Mateus de Almeida Santos

    Um conselho técnico serve para dar parâmetros claros. Por essa lavada de mãos do CFM é que se aceita que médicos pratiquem curandeirismos quânticos, e as mais diversas invenções que nada tem a ver com medicina. Os reais cientistas, que dão a cara ao público pra fazer, entre outras coisas, o que o CFM não faz, deveriam ser agradecidos e não criticados. Enfim, apenas se fecha os olhos ao negacionismo que vivemos. Infelizmente já estamos acostumados a essa realidade no Brasil.

    Responda
  44. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    Uau!!! A foto diz muito mais do que as mil e tantas palavras do sr. Ribeiro. Talvez esteja se candidatando a ministro da Saúde em lugar do calamitoso general. O que tem a dizer sobre a forma como o governo federal está conduzindo a questão da pandemia? Continuamos sem saber. Só faltou encerrar o artigo com um “Viva Bolsonaro”!!!

    Responda
  45. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Esta afirmação tenta ludibriar os leitores: 'Existem na literatura médica dezenas de trabalhos científicos mostrando benefício com o tratamento precoce com as drogas citadas acima. Outros tantos apontam que elas não possuem qualquer efeito benéfico contra a Covid-19'...No site da Sociedade Brasileira de Infectologia existem 44 estudos negando a eficácia de tais medicamentos...

    Responda
  46. marcos alves de souza

    O cerne do artigo é a defesa da autonomia do médico e do paciente para definirem o tratamento que será realizado, sem qualquer menção ao respeito pela ciência nesse tratamento. Segundo o presidente do CFM, se a ciência não concluiu de maneira definitiva se existe algum benefício ou não com o uso de "fármacos", podemos afirmar da mesma forma sobre os feijões do Waldomiro, ou os Florais de Bach ou qualquer outro charlatanismo que tem por aí. Triste ver o que a ideologia cegou o presidente do CFM.

    Responda
  47. marcos alves de souza

    Esse artigo definitivamente coloca o presidente do CFM como um dos responsáveis pelo aumentado morticínio da Covid no Brasil. É uma pérola de tantos equívocos, distorções e falsidades que apresenta. Primeiro porque como sempre acontece com apoiadores de Bolsonaro, só consegue enxergar ideologia em quem não concorda com ele, mostrando desconhecer o significado da palavra "ideologia". As questões que coloca sobre lockdown, distanciamento social e reinfecção demonstram ignorância.

    Responda
  48. VERA LUCIA LUCAS PINTO

    Ele tem algum estudo que comprove o que ele está dizendo, vergonhoso, quando a política e interesses financeiros estão contra a Ciência e a saúde da população, o país já foi para o buraco. Eu só não me surpreendo mais porque sei que , infelizmente, boa parte dessa categoria é isso. Para sorte do povo brasileiro temos profissionais de qualidade e abnegados. Por que eles lutaram tanto contra o Mais médicos? para ter escassez de profissionais e eles ganharem cada vez mais. estamos na lama

    Responda
  49. Ana Carolina Vieira de Freitas Guimarães

    Que coisa vergonhosa esse artigo. O CFM não tem nada a dizer sobre o aplicativo do MS "receitando" medicações para COVID? Nada a dizer sobre agentes do governo tentando empurrar medicamentos a torto e a direito, sem ter formação para isso? O CFM tem algo a dizer sobre as quase 200 mil vidas perdidas pela falência geral da coordenação no combate à pandemia? Limita-se a atacar pesquisadores respeitados, que fazem parte do corpo técnico que desenvolve às vacinas, e se dispõem a esclarecer. Triste.

    Responda
  50. Daniel Alvares

    Respeitosamente, discordo da falta de posicionamento do conselho em relação ao tratamento precoce. Ao contrário do que diz o colega, já existem meta análises e posicionamentos de sociedades médicas que concluem que, apesar de haver estudos com resultados discrepantes, a melhor evidência que existe aponta para a ineficácia do referido coquetel. O não posicionamento do CFM vai custar vidas.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Impeachment para os presidentes. Do Brasil e do CFM.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.