João Pereira Coutinho > Covid-19 deu volta ao mundo enquanto governos ainda calçavam os sapatos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os governos tem um poder limitado. O que os números mostram é que o comportamento da população, mais que a atitude do Estado fazem a diferença. É claro que os polÃticos sempre tentam surfar no sucesso, e fugir do fracasso, mas são nesse caso bem menos poderosos que aparentam.
Brasil = Portugal Jr.
Só faltou João dizer como tornar o Estado competente atraindo os capazes e se livrando dos incompetentes. Como, João? Escreva mais um artigo dando a receita de como faze-lo.
O João esqueceu dos EUA, onde o estado se omitiu e não há sistema público de saúde. O desastre foi completo, o mercado foi humilhantemente derrotado pelo corona, mas o João finge que não viu!
Os corona vÃrus e outros patógenos mais perigosos e com potencial de pandemia são conhecidos pela ciência há anos. Negligência, falta de ações e investimentos para vacinas e sustentabilidade ambiental são culpa dos governos e organismos internacionais. Quem tiver interesse, o UOL publicou uma matéria da BBC sobre outro potencial vÃrus pandêmico, o NIPAH, e os heróis da ciência que o estudam. Muito esclarecedor. A humanidade é brilhante e estúpida ao mesmo tempo.
Só um tapado não vê que controlar a população , o estado e a mÃdia eleva a possibilidade de sucesso com tomadas de decisões rápidas e certeiras sem os entraves burocráticos e procrastinatório dos polÃticos , STF, ONGs, etc. É isto que a China faz e vai dominar e mudar o mundo . Breve todos seguiremos a China , um novo lÃder e uma nova ordem mundial. A Democracia está falindo .
Quem está comparando apples com pineapples é você, José, ao sugerir que o modelo autoritário chinês é o grande modelo a ser seguido pelo mundo (o que desconsidera todos os outros mil fatores envolvidos no sucesso ecônomico daquela nação). Imagine quanto tempo duraria o Brasil se pessoas como os membros famÃlia Bolsonaro tivessem metade do poder dos dirigentes do Partido Comunista Chinês.
Por que a China não abre mão do seu regime autoritário ? Porque sabe que isto a levaria ao caos e descontrole polÃtico-social-econômico que vive os paÃses democráticos . Comparar a China com os paÃses democráticos é comparar apples com pineapples . Sei que a morte do nacionalista Mao na década de 70 fez com que a China se globalizasse pra se planejar e tornar a potência que é hoje, mas sem mão de ferro ela não teria sido tão bem sucedida.
Tá não! Todo autoritário tira rapidamente essa conclusão, causa e efeito são logo deduzidas. A Coreia do Sul e Singapura não são estados centralizados e autoritários. Há mais coisas envolvidas no seu sucesso e também no da China e Japão. O João esqueceu dos EUA, onde o estado se omitiu e não há sistema público de saúde. O desastre foi completo, o mercado foi humilhantemente derrotado pelo corona, mas o João finge que não viu!
Só um tapado não vê como é tolo explicar um processo tão complexo quanto a ascensão da China nas últimas décadas atribuindo esse sucesso unicamente ao caráter ditatorial do regime. Se planejamento central fosse a solução mágica, a URSS estaria fazendo planos quinquenais até hoje.
Não só com o vÃrus: o Ocidente é um fracasso em muita coisa. Não é à toa que está falindo.
Zé Ferreira daqui a pouco vai defender a milicada no poder. A China próspera graças a diversos fatores, culturais , sociais, históricos, polÃticos e, por que não, comprometimento dos seus lÃderes, mesmo aqueles reconhecidamente sanguinários e autoritários, com o seu paÃs e seu povo, coisa que por aqui dificilmente ocorreria.
A democracia é que está falindo. Por isto , o baile chinês .
Até que enfim alguém disse o óbvio! Realmente o Brasil e seu governo ate podem ser aclamados como top no quesito incopetencia e desastre no combate à pandemia com direito a podium e tudo mas, não ficou sozinho, a pandemia mostrou a humanidade o quanto ela está despreparada para algo simples como planejamento, organização, bom senso, humanidade e interesses coletivos. Ficou claro a incopetencia geral, o egoÃsmo a falta de capacidade para planejar e ate mesmo intelectual de governos e governantes.
O vÃrus colocou a questão da saúde pública e toda a sua cadeia no topo das prioridades para a ação de polÃticas de Estado. Atrelado à saúde pública, as demandas de politicas ambientais, de educação, moradia, trabalho e renda, saneamento.
Ingenuidade ou ma fé? Se o Estado e dominado pela elite, como melhora-lo a ponto de servir a todo o povo? Apenas este o tomando para depois destrui-lo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Covid-19 deu volta ao mundo enquanto governos ainda calçavam os sapatos Voltar
Comente este texto