Opinião > Boneca russa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo de Carvalho

    Alguém pode me dizer o que quer dizer "boneca russa"?

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Trata-se de uma série de bonecas, colocadas umas dentro das outras, conhecidas por Matriosca e simbolizadas neste editorial em alusão ao inesperado levante popular, em favor da oposição ao governo russo.

  2. Helio Cardoso

    Esses Russos não tem jeito. Primeiro executaram os Romanov, depois Trotski, depois toda a cúpula bolchevique, depois mandou milhares para o exílio na Sibéria, entre eles: Voinov, Kesarev, Krizhevski e Kuznetsov, a zaga russa que ficou tonta com os dribles de Garrinha na copa de 58 (o Brasil ganhou com dois gols de Vavá) e Pelé estreou. Pena: 10 anos por cada drible levado. Fora os cascudos.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    A Russia é pais subdesenvolvido, ha tempos. Por isso a ditadura do tal proletariado, um novo discurso de ditadura p social, muito a gosto da visão ainda autoritária do mundo foi implantada, qdo nem capítalismo ainda tinha, contra a premissa Marxista. Mas, certa/e, uma mudança tem q fazer atalho, ñ pode percorrer o caminho da democracia subvertida do ocidente. Democracia e limite ao poder e agora ao estado, ñ é, absolutamente, um sistema de representação e governo, como se pensa.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Levar à sério o que pensava o Churchill sobre a Rússia, seria o mesmo que perguntar ao touro o que ele acha do toureiro. Mesmo com as evidências mostrada pela China, o Ocidente continua acreditando que não existe nenhuma alternativa à democracia ocidental, apesar dos seus fracassos. A Rússia é grande demais, multicultural demais para arriscar-se numa democracia a la Ocidente. As maiores perdas econômicas e sociais aconteceram quando o alcoólatra Boris Yeltsin tentou nos anos 90.

    Responda
    1. RAUL AGNELLO MOLER

      A Ãndia tem as mesmas características cultura e tamanho e a lá a democracia deu certo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.