Elio Gaspari > Fora, Bolsonaro, para quê? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
"Ganha uma fritada de morcego do mercado de Wuhan quem for capaz de desenhar mudanças possÃveis com Mourão." Que piada ruim, Élio.
Elio Gaspari fez essa pergunta mesmo? A Amazônia queimando, os amazonenses morrendo sem oxigênio, sem vacinas para os que mais precisam, nossa ciência desprezada e sem recursos, a democracia atacada todos os dias e não há propósito no "Fora bolsonaro"? Se há alguma ironia no texto não consegui captar. Mourão e bolsonaro são gêmeos siameses, mas um parece ter uma capacidade de raciocinar mais afiada do que o outro. A velocidade na direção do abismo poderá ser menor.
Concordaria se fosse: Fora chapa.
´´Fora, Bolsonaro, para quê?`` Para em seguida fora Mourão.
Impeachment do Capetão; Moitão tem Menos Filhos, a Pátria Sai Lucrando! Misericórdia!
O objetivo de Bolsonaro na polÃtica sempre foi o de salvaguardar os interesses de seu Clã. Não é por outro motivo Que Entrou de Cabeça no Processo Sucessório das Mesas Diretoras do Congresso. Quer ali PolÃticos que lhe sejam Fiéis o bastante para Livrá-lo do Impeachment, Blindar a Filharada e, de quebra, Aprovar meia dúzia de Projetos para Agradar a sua Base de Fanáticos. Os Mortos, os Doentes, os Desempregados e os Famintos só lhe Interessam na exata medida de seu Projeto de Reeleição. Estadão.
Fora, Bolsonaro, para quê? O jornalista pergunta e cita Collor e Temer como outros casos também,em q não teriam havido propósitos. O fora, Dilma, teria havido na perspectiva dele então, já q não faz referência ao q se deu com o mandato dela. Se havia, deve ser o q estamos vendo e vivendo: aberrações. Q nome dar a quem recorrentemente desonra a presidência, afronta a constituição e as leis, faz sempre o inverso do papel q lhe caberia, como tb os chefes da Fund.Palmares, Min. Rel Ext., Meio Amb.?
Gaspari já foi melhor
Fora Bolsonaro significa anular a sua reeleição, pois, infelizmente, há muito doido nesse pais
... fora o primeiro! E por precaução e por prática e ganharmos experiência , fora o segundo também! No varejo tiramos um a um! E em 2022, no atacado, tiramos todos os produtos danoosos e ofensivos dos amazeéns do Estados e armazéns de parceiros afiliados!!... com oração ou sem oração, fora, fora,... fora com estas pessoas cÃnicas e facÃnoras!
Já considerei a leitura do Élio Gaspari essencial, mas a coluna de hoje abalou bastante essa certeza! Mas vamos tentar responder a pergunta: talvez para ter um presidente da república (em minúsculas enquanto o atual estiver no cargo) que não encabece uma polÃtica externa que torna o Brasil pária na comunidade internacional? Talvez para ver implantação de polÃticas de saúde que diminuam esse massacre que o paÃs testemunha na pandemia? Tem mais motivos, mas pra começar está bom.
Verdade, Silvio, e há sim atos q justificam o recebimento de um pedido de impeachment. O jornalista não deve estar lendo o próprio jornal em q escreve, nem o q escreve os colegas, muito mais convincentes e considerando o fundamental, q entendo ser interromper desmonte, esculhambacao do Estado de Direito, das instituições q devem garanti-lo, fazendo com q se submeta à Constituiçãoe as leis.
Sem previsões calculadas para o mundo do amanhã, mas com a razão polÃtica que experimenta mudanças quando fica difÃcil continuar. .../Claudia F.
Fora para quê? Eu respondo sr. Élio. Para que não se institucionalize a cana.lhice e a criminalidade, para que o Brasil possa respirar um pouco de esperança. E se o outro não der certo, fora ele também!!
Disse tudo e objetivamente.
Semana passada eu comentei: "Impeachment para quê? Para um general fascista e dissimulado assumir o poder?". Fui esculachado pela galera da esquerda (a qual eu pertenço). Hoje eu vi a mesma galera elogiando o texto do Élio Gaspari. Dá pra entender?
Pra que? Talvez para ter o mÃnimo de capacidade na condução da pandemia e um pouco de paz na condução do paÃs.
Perfeito: "Fora" para que? Quem comandará o paÃs e com que planos de governo?
QQ um é melhor que Bolsonaro. Até vc
O Pete governou por 12 anos e está fora do governo há 5 anos! E os Minions só pensam naquilo?! E o PT? E o PT? E o PT? E o Lula? Francamente, bozais, muda a cantiga!
Coluna escandalosamente sem propósito! A proposta do colunista é essa mesmo??? Quando o ser chega a este ponto, não é hora de aposentar??? Qualquer professor de Ensino Médio escreve uma coluna melhor, mais lógica, com mais propósito e propostas, que este colunista escreveu.
Mourão não passa de Bolsonaro que não foi expulso do Exército.
penso igual!
Você realmente acredita que Mourão trocaria o ministro da saúde no meio de uma pandemia para não ter um concorrente em 2022? Que ele governaria para as redes sociais? Que passaria o tempo tentando evitar que seus filhos fossem julgados pela justiça? Ele toleraria um Pazuello? Insultaria chefes de estado? Ele não tem projeto de paÃs, é um incompetente, mas não é um lunático negacionista e boquirroto como o Bozo!
Aguenta a mão nós aturamos o desgoverno do PT por 12 anos, nos temos um presidente que não rouba e não deixa roubar, ou você e conveniente com prisões, Impedimentos, Lava Jato, mensalões, Jair será reeleito e o pais vai ficar livre de pessoas que acham que o Lula é inocente
Bolsonaro, por que sua esposa, Michelle, recebeu R$ 89 mil de FabrÃcio Queiroz?
Esse é daqueles que enfia cloroquina no rabo e pinta meio-fio com Leite Moça.
O presidente rouba, mas não deixa investigar. Vamos lá: rachadinhas, compra de imóveis em dinheiro vivo; teve também a licitação de computadores, lembra dos 15.000 para uma única escola?; ah, teve o escândalo dos cartões corporativos; e agora as compras milionárias de sal, alfafa, leite-moça é chiclete. Por que não apura? Porque agora os procuradores, auditores, policiais federais são coniventes com esse governo. Esqueci alguma coisa?
Companheiro, você já ouviu falar do 01, 02, 03? E sobre Rachadinha? Queiroz você conhece? Sabe o que significa Peculato? Ganha um doce de Leite Condensado, se acertar o nome do criador das Rachadinhas.
Esse tem corrupto de estimação
Pare e pense. Projetos polÃticos, corrupção e negociatas se combatem no interior do sistema democrático e não com voluntarismo raso e bravatas. Isso é estratégia de ditadores de extrema direita.
Meu caro, esse presidente está envolvido com milÃcias e faz um proselitismo que incentiva a desordem nas polÃcias. É gente que taxa pobres coitados, pequenos comerciantes, mata por dinheiro e impõe uma justiça particular e extremista nos bairros periféricos do Rio de Janeiro. Toma vergonha!
Nada como comer alfafa e achar saborosa
E a Terra é plana
Alfafa com ou sem leite condensado?
Decepção, ainda mais partindo de um jornalista tão conceituado. A avaliação está equivocada. O "Fora, Bolsonaro" hoje não é mais apenas a reação inicial de quem votou contra ele, mas também a certeza de muitos, que até votaram nele, mas que sabem que ele não pode mais ficar no poder. "Fora, Bolsonaro"!
Ora Helio, fora Bolsonaro porque ele é incapaz, é negacionista, tem o ministro do meio ambiente, que está destruindo o pouco soft power do Brasil no exterior, o ministro de relações exteriores, outro que mudou nossa tradicional postura na polÃtica tradicional do Itamaraty, e a desastrosa gestão da pandemia. Iria Mourão repetir os mesmos erros? Duvido, e discordo de sua posição.
Favor levantar os pés. Elio Gaspari passando pano no Temer e no Bolsonaro.
Cometeu crime tem que ser punido. Se o vice presta ou não é outro processo. FORA BOLSONARO!!!? FORA GUEDES!!! FORA MILITARES!!
Para quê? Essa pergunta é, no mÃnimo, inoportuna, pois desde os primeiros dias esse governo já mostrava o quanto seria nocivo pro paÃs... A resposta poderia ser poética, como: "para que possamos voltar a sonhar com um paÃs melhor..." ou pragmática apenas: "para continuarmos vivos". São tantos os "para quê" que não sei onde você estava com a cabeça ao formular tal pergunta que parece zombar das pessoas que estão sofrendo com a desgraça que está se construindo...
Muito boa resposta, Paulo Henrique. Fiquei decepcionado com o Elio Gaspari. Tinha mais respeito por ele. Parece que ele não entende que o "Fora, Bolsonaro" de hoje não é mesmo dos dias iniciais em que os que votaram contra ele, como eu, que estavam chateados com a eleição de uma pessoa que menospreza os direitos humanos, os povos indÃgenas, a natureza etc. O "Fora, Bolsonaro" hoje abrange muitos que até votaram nele mas que já concluÃram que o homem não pode mais ficar no poder.
Desculpa, Élio. Dessa vez você derrapou. Quer dizer que devemos suportar a incompetência, a inaptidão e os sucessivos crimes contra humanidade e os de responsabilidade? O "Fora Bolsonaro" é uma necessidade de criar a partir das ruas as condições polÃticas para que o congresso faça sua parte. Lembre-se que não havia condições polÃticas no Congresso para aprovação das Diretas, como de fato não houve. Nem por isso os movimentos de rua, Fora Militares, deixaram de ser vitoriosos.
É preciso lembrar que o impeachment de Bolsonaro implica dois problemas. O primeiro é o da continuidade da incompetência, se o Mourão for equivalente ao Bolsonaro, em termos de desmantelamento das instituições republicanas. Nesse caso, o desgaste descomunal decorrente de um impeachment terá sido em vão, ao se trocar seis por meia dúzia. O segundo problema se verificará caso haja associação da competência polÃtica dos militares (que não existe nem nunca existiu) à salvação da democracia.
No que pese bolsonaro ter sido esperto e colocar um vice tão perverso quanto ele, se há crime de responsabilidade, deverá ser penalizado com a perda do mandato, e sabemos de inúmeros crimes, onde as supostas pedaladas da Dilma é uma brincadeira, e a situação de caos do pais, com a econômica dentro dela, com desemprego nas alturas, daria aquele motivo que os congressistas atribuÃram para justificar a queda dela! Mas o povo deveria amargar mais 2 anos desse desgoverno para cair na real!
Para quê? Para que o paÃs se livre dessa famÃlia inepta é tóxica, que prejudica o paÃs com seu desequilibro e grosseria. DifÃcil imaginar algo pior e mais nocivo para este pobre paÃs . Fora essa gente e o quanto antes. E levem damares e araujos e e pastores homofóbicos. Nunca o nÃvel foi tão baixo e tão sem noção.
Nunca houve, nem haverá impeachment, enquanto os sinhozinhos do grande capital e os pretorianos do Forte apache não virarem os polegares para baixo! O colunista ignora a inexistência, tanto na Câmara quanto no Senado, de sequer maiorias simples, de forças polÃticas que não comungam com a picaretagem e a propinaria. A esmagadora maioria de 2/3 alinha-se, confortavelmente, aos Blocos da MilÃcia, Rachadinha e Propina liderados pelos Cartéis do MDB, Centrão e dos liberalistas de hospÃcio e de praxe!
Além do que comentei abaixo, o que vimos desse desgoverno até aqui já foi suficiente. Mais dois anos dessa tormenta só vai aumentar o prejuÃzo, que já é enorme. Ninguém está dando a devida atenção ao que está acontecendo com nossas exportações. Por mais que queriam demonizar o agronegócio é ele que sustenta o paÃs. O antagonismos descarado com parceiros ainda pode nos levar à recessão e isso tem que parar. Mourão assumindo vai defenestrar todo o Ministério doente, começando pelo Ernesto Araújo.
Em 1961 saiu Jânio. Depois saiu Goulart. Então, que seja feito o mesmo. Sai o Necromito, depois Mourao. Basta a mÃdia e outros setores apoiar. O povo não derruba governo no Brasil.
Assertivo!!!! Ja nos primeiros passos desse governo o Gen. Mourão da dava das suas. Deslumbrado, deferia comentarias a tordo e a direito até que os filhos do bolsonaro, um desses Zero qualquer coisa, o fez calar. Ainda estou para ver um desses Generais mostrarem conhecimento tecnico, preparo para liderar e tato politico. Meu Jisuis, sai Dilma, entra Tremer, vem Bolsonaro e agora Mourão. E o Brasil resiste.....
Elio Gaspari deu uma derrapada na curva. Mesmo que Mourão não seja a melhor opção, e isto é obvio, é evidente que ele não tem traços de psicopatia, pelo menos não se viu até aqui, ao contrário do titular. Conforme Bolsonaro, não existe democracia sem apoio das FFAA, e elas não querem golpes, como ficou demonstrado no episódio do discurso do insano frente ao QG do exército em abril, apoiando as manifestações fascistas. Ou não entenderam a razão dele ter abandonado a ideia absurda em seguida?
Lula e Dilma conseguiram 13 milhões de desempregados sem a pandemia. Ruim ou não, mesmo com a pandemia os números estão próximos, pode isso Arnaldo.? Explica pros leigos, por favor Sakamoto e Reinaldo Azevedo e cia folha/uol.
Chii , de onde conseguiu estes dados? Contando as cabeças do rebanho???
Responda você: - Porque temos 220 mil mortos? Eu sei. Por que seu mito desrespeitou as normas da ciência desde o inÃcio e sabotou todas as medidas comprovadamente eficazes, como distanciamento, máscara, riu da gravidade da pior peste do século e tantos outros exemplos pessoais de como se contaminar, fora receitar remédios inócuos. Segundo previu o Imperial College, em março, se não fossem seguidos os maus exemplos terÃamos 80 mil mortes; sendo seguidos 200 mil em dezembro. Tá bom assim?
Errado. O paÃs sob Lula possuia quase o pleno emprego, crescimento do PIB, da renda, de valorização do salário mÃnimo, transferências de renda, dólar baixo. Com Dilma, mesmo com os efeitos da crise de 2008, o paÃs crescia mais que hoje, o dólar não havia saÃdo do controle, manteve-se salário mÃnimo com reajustes reais e a gasolina custava 2.30. Foi sob a gestão do golpista Temer e com a continuação da agenda de reformas contra o povo que o paÃs piorou.
Melhor rever seus dados. Com FHC a taxa de desemprego chegou a 13,8%. Com Lula a taxa de desemprego chegou em 2010/2012 a 5,3%. No primeiro mandato Dilma a taxa de 5,3% se manteve. No segundo degringolou a 11,7%. Agora está em 14%.
A análise do colunista até chama a uma reflexão sobre o que queremos para o lugar do Bozo, mas ainda assim eu discordo na sÃntese: quando vc tem um incêndio, vc tem que apagar e não ficar pensando em como vai reparar os estragos. O general Mourão parece ser mais dado ao diálogo. Não é um Olavista e isso por si só já é uma gigantesca vantagem. Não tem compromisso com essa agenda radical. Creio que ele poderia recompor alguns ministérios com pessoal mais técnico e preparado.
Reconhecimento tardio de parte da imprensa.
Você antevia a pergunta e as apreensões? Uau.
Repito: Bolsonaro tem que continuar até 2022. Para os brasileiros aprenderem o que é a direita no poder. Para aprenderem que pobre e remediado votar na direita é suicÃdio. Para aprenderem a votar. Para que um Bolsonaro e um Mourão nunca mais saiam dos bueiros onde ficaram escondidos por 35 anos.
Parece que esqueceram a possibilidade de caçar a chapa bozo/mourao pelos delito cometidos na campanha eleitoral, principalmente a propagação de fake news, candidatos laranja etc etc
Impedir Bolsonaro significa tirar ao menos 5, pois a chamada familÃ.cia iria junto. Claro que Mourão é da mesma natureza, mas não deve ter filhos como os que já conhecemos há dois anos.
Um "garoto" do general ganhou uma promoção no Banco do Brasil tão logo o papai foi empossado. Não tenha muita esperança com esta gente: quase tudo de ruim neles é contagioso!
Bozo é Inepto, Mau Caráter, Perigoso e IlÃcito. Mourão pode ser covarde por não ter cumprido sua obrigação de Ordem e Progresso, mas não parece ter nenhuma destas outras caracterÃsticas. Só pode melhorar, mesmo que não seja um perfil ideal.
Essa coluna pagou a assinatura do ano. Tenho cobrado insistentemente que os colunistas desta FSP, saiam da obviedade. Dissecar a realidade envolta em sombras cotidianas e o genocÃdio em marcha, está sendo feito pelas redes, instantaneamente. A coluna tem que servir para o passo a frente, e foi dado nesse: Fora, Bolsonaro, para quê? A oposição ainda bate cabeça, a eleição municipal recente, ainda não fez cair a ficha nas oposições. Assistam Legalidade, filme de Zeca Brito, q falta faz um Brizola
Análise perfeita, Sr. Gaspari. Os mandatos devem ser respeitados. Os anti-golpe de ontem não podem ser os golpista de hoje ou amanhã. Ou, então, que implantemos o Parlamentarismo.
Elio, você escova os dentes todos os dias? Pra quê, se vai sujar de novo?
artigo idiota... MAM
Adoro Hélio Gaspari. Ah se o Brasil tivesse mais jornalistas com sua classe e cultura. Eu já sou mais crua em minha opinião, sabe Sr Gaspari? Eu já sou contra ó impeachment por uma razão simples. Brasileiro tem que amargar Bolsonaro até o fim para aprender pela dor mesmo. Os ricos por seu infinito egoÃsmo e os pobres por não terem consciência de classe, ou seja, por serem ota rios.
Argumento simplista e desvinculado de um projeto consistente para o Brasil que precisa sair urgentemente da periferia do Capitalismo. Que este tipo de pensamento seja combatido.
Óbvio que Mourão é da mesma cepa e que também não possui capacidade para se tornar um presidente aceitável. Mas um impeachment traz em seu bojo a possibilidade de o Bozo tornar-se inelegÃvel já para a próxima eleição. Não terÃamos que aturar golpes baixos, que certamente virão se ele estiver sentado no trono presidencial até 2022. É só ver o que está acontecendo nos EUA, com a tentativa de impeachment do Trump, o alter ego do Bozo...
Calma, gente. O Elio não está falando sério. Foi só uma pegadinha para testar a indignação de milhões de brasileiros. Na próxima coluna ele vai explicar tudo isso.
exato, só pode ser isso... MAM
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Fora, Bolsonaro, para quê? Voltar
Comente este texto