-
Sonia Ribeiro
Excelente texto. espelha fielmente a realidade. . Revelar a realidade e a melhor forma de começar a mudá-la. Obrigada Djamila por trazer textos que nos fazem refletir e ajudam a nos humanizar. Sair do pedestal que muitos se colocaram, se achando superiores. Infelizmente, os racistas se sentem livres para mostrar orgulhosamente a sua cara, sem um mínimo de pudor. Pelo menos é um bom começo, ja temos clareza de quem é quem.
-
RODRIGO DORNELLES
Que bela coluna! Parabéns, Djamila, pela perspicácia de usar seu espaço aqui nesta Folha para expandir o acesso a ideias e reflexões que, de outra forma, nós, leitores não teríamos acesso. Muito obrigado!
-
RODRIGO DORNELLES
Que bela coluna! Parabéns, Djamila, pela perspicácia de usar seu espaço aqui nesta Folha para expandir o acesso a ideias e reflexões que, de outra forma, nós, leitores não teríamos acesso. Muito obrigado!
-
José Flavio
Temos na Folha de São Paulo coluna de filósofa monotemática e que ainda por cima terceiriza as colunas. Que horror
-
RODRIGO DORNELLES
Djamila Ribeiro está incomodando. Por favor, continue, Djamila.
-
-
romulo paiva
O complexo e vitimismo incentivado por algumas lideranças aos negros só os prejudicam. Outro erro é querer vantagens em relação ao resto da população.
-
José Flavio
Paulo César, vc se equivocou numa ínfima parte do teu comentário: o primeiro colocado entre negros tem nota menor que o último colocado entre brancos. Lista pra cada grupo racial. Um total absurdo. Não se constrói um país assim. Isso não é justo. Muito se lutou por cidadania e igualdade política. Se há prova justamente pq não há vagas para todos, o critério tem que ser o mérito. Senão não é seleção. Quero um país decente para filhos e netos.
-
José Flavio
Quais vantagens, Felipe?Vc acha q não configura vantagem negros terem hj cotas e preferências raciais em graduação,mestrado e doutorado em universidades públicas??E em concursos públicos p todos os cargos tbm?!Fora políticas racialistas no nosso Glorioso SUS - que nasceu para ser universal.Há políticas específicas para "população negra". Etc Vantagens, sim!E não são poucas.E terão que acabar.O Estado brasileiro é Nacional,não Plurinacional.Se quiserem msm uma Nação Afro vamos fazer direitinho.
-
Paulo César de Oliveira
As vantagens são maior facilidade para entrar em cursos universitários e concursos públicos: graças às cotas raciais, a nota do último colocado entre os negros é mais baixa do que a nota do último colocado entre os não-negros. Muitas empresas estão dando preferência ou estabelecendo cotas para contratação de trainees negros; na prática isso significa que as exigências para não-negros(currículo, pontuação nos testes, domínio de língua estrangeira) são maiores do que para negros.
-
Felipe Araújo Braga
Quais vantagens?
-
-
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Herdamos esse grande mal e praticamos hoje e não menos expressivamente o colonialismo interno. O Brasil é ainda aquele moinho de gastar gente, como diria Darcy Ribeiro.
-
romulo paiva
Complexo e vitimismo só prejudica as pessoas.
-
-
Fernanda Ribeiro
Como aqui a ascensão da extrema-direita"negacionista",mas q nega msm espaço às paranoias e narrativas racialistas d todos vcs, já ocorreu,pode servir d alerta:n ascendeu pq houve incômodo dos brasileiros pela ocupação por negros dos bancos universitários,por ex,até pq milhares d negros elegeram-na.Mas pq a esquerda nos racializou como cães via lei racial 12288/10 e a partir daí fez oq ele almeja:concedeu vagas e empregos públicos baseando-se em cor/raça.Ngm gosta,msm os potenciais beneficiários
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Na extrema direita alguns são incapazes, outros ignorantes alienados, e finalmente outra parte , sabe do que se trata, se vêem raça branca superior, e chegam a declarar discretamente, mesmo contra os princípios democráticos, vão e voltam nisso, esperando um fuhrer que os liberem pra assumirem completamente.
-
Geraldo Junior
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Felipe Araújo Braga
Denunciei o comentário por racismo! Nem a Norma Culta da Língua Portuguesa o senhor conhece, o correto seria: "a escravidão acabou há 150 anos"... Além de racista é analfabeto!
-
Luis Galdieri
Que tal se o seu bisavo ou tataravo tivesse tido o destino de nascer negro e ao findar seu regime de trabalho escravo tivesse sido deixado a margem da sociedade, sem casa, sem bens, sem instrução? Voce acha mesmo que estaria no lugar que está hoje? Cinico ou estulto...um dos dois....
-
José Flavio
E ainda por cima são outros que escrevem kkkkkk Djamila Cotista Ribeiro
-
-
Val Batista
"Um país que dá leite condensado na boca de soldado mas proíbe professor de merendar com os alunos será sempre um país de merdas".
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.