Educação > Não à judicialização das escolas abertas Voltar
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Os pais realmente conhecem as escolas e a estrutura "montada pelo governo estadual" da ou das escolas de seus filhos? Duvido.. A cepa amazonense está se espalhando noutra faixa etária. Visitem as escolas, e verifiquem se realmente há condições ideais, das quais fala o secretário Rossiele, para a realização de aulas presenciais.
Alguém já parou para ler a documentação da Secretaria municipal a respeito da estrutura para funcionar em plena Pandemia? Alguém já foi nas escolas públicas para ver a estrutura fÃsica, de pessoal e de materiais de higiene para dar conta de receber bem essas crianças? As escolas estão tendo que tirar do orçamento, já extremamente limitado, verba para comprar sabão e álcool. Faltam funcionários de limpeza. Falta pessoal de apoio.
Um ano os professores e as comunidades das escolas públicas tiveram pra se organizar, reformar, exigir melhorias, listar as necessidades... nada disso. Nesse ano, os professores ficaram aqui dizendo que "volta é coisa de pai que não aguenta o filho em casa" ou "novembro, não é hora de voltar, o ano já acabou".
Levantamento da Unesco mostra que o Brasil é um dos paÃses com escolas fechadas há mais tempo. São 40 semanas, contra 22 da média mundial.
Adoro essas estatÃsticas... Aqui muitos crianças de alimentando sentadas no chão das escolas, por absoluta falta de espaço. Quanto desconhecimento sobre a realidade do próprio paÃs....
Não seria porque o Brasil é um dos paÃses mais afetados pela pandemia, que não teve uma curva acentuada para baixo. E agora, pelo contrário, está vivendo um dos piores momentos. Será que é mesmo a hora de voltar? Sou pai e tenho muitas dúvidas.
Quando se trata sobre a pandemia, aparecem um monte de pessoas opinando sobre algo que desconhecem, o povo fica sem saber o que fazer, a maioria já desistiu de se proteger e decretou por conta própria o fim da quarentena. A politização do tema pandemia já ocorre desde o inÃcio, no perÃodo eleitoral o número de contaminados e mortes causadas pelo CORONA era bem menor, porém, a volta à s aulas não ocorreu, fica claro que ninguém está preocupado com as consequências e sim com interesses vários.
No mundo inteiro, inclusive nos paÃses africanos, as escolas estão abertas, mesmo sem vacina. A OMS, a Unicef entre outros já falaram que o dano nas crianças pelas escolas fechadas é muito pior do que o vÃrus. Inúmeros estudos já comprovaram que as crianças não tem papel relevante na transmissão do Covid. Mas nada disso é suficiente. Porque não é uma questão de ciencia, de verdade, de justiça e sim uma questão de manutenção de privilégios. Isso representa o atraso, o descaso com a educação.
Por que as escolas estão fechadas na Europa agora? E a vida dos professores, não importam? Descaso com a educação é achar que a escola pública, historicamente precarizada, tem ou teria as mesmas condições de atender os alunos que as instituições privadas. Estamos pagando o preço pelo descaso para com a educação pública que atravessa os séculos.
Seria importante vc mostrar estes inúmeros estudos, pois a nossa falta de conhecimento da doença e do vÃrus é muito grande.
Quem escreveu esse artigo não deveria nem fazer, na introdução, uma meia culpa com os professores. É um texto que atende os interesses das escolas privadas. Em outras palavras, significa dizer que o interesse do capital sobreponha à vida dos professores. O Brasil tem zombado da pandemia. O autor fala que a vacinação já começou. Mas os profissionais da educação já foram vacinados?
Pq vacinar uma professora de 30 anos antes do motorista de ônibus de 60? A propósito o motorista ta trabalhando sem parar desde o primeiro dia.
Todos os paÃses que voltaram à s aulas presenciais dissuadiram da decisão por um motivo óbvio: aumento de casos de infecção pelo corona vÃrus. Mas isso não serve de exemplo, não é? Casos como este senhor são a favor da volta à s aulas pq geralmente têm filhos, sobrinhos, netos frequentando escolas bem equipadas que respeitam os protocolos de higiene e saúde! #Voltaà sAulasSemVacina Não
A sua informação é incorreta.
Dono de grupo privado de educação dando palpite em polÃtica pública educacional é o que sempre foi um erro. É esse dono falando com o Dória, é o outro mandando recado pro prefeito ex-aluno, uma vergonha! Falta de noção, falta de espÃrito público e muita ganância. Por fim, é muita hipocrisia usar o problema da aprendizagem e transtornos dos alunos para falar em volta à s aulas: quando eles estavam presencialmente eram problemas preocupantes para você, Chaim? Ou só agora? Imoral!
Um pouco dramático demais. Esse não é assunto para se discutir com a cabeça quente, porque assim como o autor reclama da falta de dados estatÃsticos do governo, ele também se baseia apenas na própria opinião para produzir seus argumentos. Estamos vivendo uma situação inusitada onde o interesse dos alunos deve prevalecer sem que tenham que ser usados como cobaia num experimento que pode resultar num remendo pior do que o soneto. Talvez a melhor solução seja uma mistura das duas visões.
Quando se pensa na educação de crianças, deve-se pensar em todas elas, incluindo a maioria, que está em escolas públicas com estrutura ruim, à s vezes até sem merenda. Estudos (sem considerar a epidemia) indicam que a cada 10 crianças brasileiras, 7 não terão boa educação e não estarão preparadas tecnicamente para as vagas de trabalho futuras. Não seria a hora da nossa classe média e rica parar de olhar apenas para si mesma? Atitudes egoistas matam e não levam ao desenvolvimento do paÃs.
Achar q a reabertura de escolas ñ vai sobrecarregar o sistema de saúde é de um terraplanismo assustador
Na verdade não olhar para as evidências que contrariam a sua ideia é um terraplanismo assustador.
O colunista tenta mas não conseguiu disfarçar que no fundo ele está é preocupado com a "saúde" financeiro das instituições de ensino privado, que desesperadamente perdeu e perderá alunos por conta principalmente da falta de planejamento das três esferas de poder, desde o inÃcio da pandemia, estamos agora diante do pior momento, o que se entendia o ano passado , onde não era seguro e continua não sendo, as aulas presenciais irão aumentar a circulação em toda a cidade, transporte público é um caos
Acho irônico que o colunista diga que o argumento das crianças tornarem-se vetores da doença não tenha base em estatÃsticas confiáveis e combata isso despejando uma série de comentários preconceituosos e, estes sim, sem base em estatÃsticas confiáveis. De onde vem essa ideia de que as crianças estarão expostas a más companhias ou frequentarão aglomerações? Devo lembrar a todos que a responsabilidade pelas crianças, de acordo com a Constituição, é dos PAIS e não da escola. Cabe a reflexão.
No fundo sabemos que, como dizia o AnÃsio Teixeira, as escolas servem antes de tudo como um instrumento de diferenciação de classe. Quem tem mais apoio em casa (os mais ricos) consegue aprender mais facilmente as diferenças bizantinas entre adjunto e complemento nominal, ou o seno(a+b). Abro exceção para a alfabetização. Acho que com ou sem pandemia, não é possÃvel que milhões de crianças fiquem mais um ano sem aprender a ler e escrever.
Não Há problema em reabrir as escolas,mas neste cenário atual,com a pandemia descontrolada em sua pior versão,com uma cepa do vÃrus mais contaminante se propagando pelo paÃs, e o sistema de saúde com as Utis com quase o limite, acho que existem outros fatores envolvidos,como a pressão econômica da rede particular, o governo se vê obrigado a reabrir as escolas.Será que esperar 2 ou 3 meses para reabrir até a vacinação avançar não seria mais Prudente?Se já esperou até agora!!
Puro preconceito social afirmar que crianças de periferia estão expostas a más companhias por não estarem presencialmente na escola. E o texto não resolve os problemas mais básicos do retorno à s aulas: 1) jovens também morrem por Covid; 2) não há como impedir a circulação do vÃrus mantendo a circulação de pessoas; 3) salas de aula são ambientes fechados e uma classe é uma aglomeração; 4) qual o ganho em reabrir com capacidade reduzida, atividades limitadas a aula expositiva e interação proibida?
Mais um texto politizado defendendo a não politização (desde que esta não seja contrária aos interesses empresariais do autor). Interessante ler como se preocupam e se solidarizam com professores e demais trabalhadores da educação, para, no momento seguinte, expô-los a efetivo risco (isso sem falar nas tantas vezes que apoiaram a repressão, inclusive da polÃcia, contra professores em exercÃcio legÃtimo de greve).
Os melhores “argumentos” da turma do sindicato que veio aqui comentar são baseados no fato que o autor é empresário da educação. Como se isso fosse um crime ou o desqualificasse para tratar do tema em que ele é um especialista - e de sucesso! Ser empresário da educação o qualifica DEMAIS para tratar do tema. O preconceito dos comentaristas sobre o autor - talvez por inveja ou luta de classes, ou os dois juntos - os impede de responder aos argumentos. Preferem espernear contra o “capital”.
FSP deu "assinatura grátis" pros professores. O resultado são os comentários péssimos contra a volta.
As respostas ao meu comentário continuam com a mesma cantilena: “empresário da educação”, “lucros exorbitantes”, “não conhece a escola pública”. Os debatedores desconhecem que as grandes escolas privadas dedicam grande parte dos “lucros exorbitantes” para manter alunos de comunidades próximas e mesmo escolas inteiras de comunidades. Os debatedores acham crime o lucro e o capital. Queriam que só existisse a escola pública, com o resultado que conhecemos. Marx fez escola!
José Francisco, quando vc se dirige aos comentaristas como "turma do sindicato", está cometendo o mesmo equÃvoco que está denunciando. O texto é fraco e preconceituoso. O fato do autor ser um empresário da educação não o qualifica em nada a falar em nome das escolas públicas. Defende a volta se valendo da segurança das privadas e sugere, a partir disso, que as crianças das públicas estariam melhor nas escolas. O Brazil não conhece o Brasil!
Seu José, o senhor talvez não tenha entendido. O fato de ele ser um empresário do setor é uma coisa, agora, usar o posto para interferir na polÃtica pública (que abarca as escolas públicas e privadas que ele não atende e nem tem controle) é outra. O fato de ele achar que a volta à s aulas não vai lotar o sus é muita falta de ética - pq ele sabe que vai, mas aÃ, não vai ser problema dele. Ele está propondo algo que não tem apenas relação com a escola de sua responsabilidade.
O fato de ser empresário, com o lucro exorbitante, o faz ter uma visão da realidade que não é a exposição do qual muitas pessoas vivem diariamente. Logo, isso é uma questão.
Perfeita a sua análise. Parabéns.
O autor desta matéria é um empresario da Educação, que segundo o Google, faturou RS 800 milhões em 2019. Entre as varias instituições de ensino que ele foi ou ainda é proprietário, encontra-se o COC e o Maple Bear. Algum inocente acha que esse senhor está preocupado com a vida dos alunos ou professores?
Professora, sem alunos e sem professores ele não ganha dinheiro da mesma forma. Com ou sem aulas presenciais, ele está recebendo os mesmos valores. Como a senhora é funcionária pública, seu salário e empregos estão garantidos com ou sem aula, não é? Quem acredita que a senhora está preocupada com a educação? Com os problemas de saúde causados pela falta de aulas presenciais? Que tal a senhora responder os argumentos do texto em vez de atacar o autor? Ah, não tem argumentos, não é?
Quando a OMS defendia que as aulas não poderiam voltar, o sindicato dizia: vamos fazer aquilo que a OMS fala. Quando a OMS disse: temos que priorizar a volta às aulas o sindicato mudou de posição? Não parece ser exatamente uma questão de ciência, né?
Sr. C, não posso nem considerar que foi uma boa tentativa, pois parece que a sua especialidade é o equivoco, a minha é a saúde. Por necessidade profissional leio diariamente relatórios, boletins e artigos cientÃficos que chegam diretamente no meu e-mail. Meus filhos só voltarão para a escola depois que estiverem imunizados, não vou submetê-los a uma roleta russa, como proprietários de escola e alguns pais querem.
Acho que você precisa ler, na verdade, TarcÃsio. Existe uma orientação há tempos mencionando a necessidade de se manter escolas como prioridade. Creio que você precise se informar melhor, na verdade. Essa orientação já existe desde Agosto.
Não existe uma única linha nas orientações da OMS afirmando que " temos que priorzar a volta às aulas". Procure se informar melhor.
Em verdade as preocupações reais dos que querem a volta às aulas se resumem apenas a dois casos: a razão monetária para os empresários que exploram o setor e a razão emocional para os pais que não suportam conviver com seus filhos em casa o tempo todo. Subtraindo a hipocrisia da discussão o que sobra é só isso.
O sofrimento mental que algumas crianças apresentam é na maioria dos casos produzido por uma relação familiar tóxica e não pela falta da escola. Ninguém em seu juÃzo perfeito desconsidera a importância da escola na vida de uma criança, mas agora não é o momento de uma volta. Não podemos colocar a saúde de toda uma comunidade em risco por interesses particulares. Nesse momento de extrema gravidade a última coisa que precisamos é de um palpiteiro inconsequente. Volta as aulas só depois da vacina.
Bom TarcÃsio... A sua preocupação em me qualificar como pai me diz o quanto essa discussão é importante para você... Geralmente quando você qualifica alguém dessa maneira sem conhecer a pessoa isso indica ausência de argumentos e forte motivação pessoal. Só posso concluir que deve ser sim, professor, e provavelmente do sindicato dos professores que só faltam e fazem greve, como os demais robos nessas matérias...
Há sim, quem nasceu para C nunca chega em A.
Papai ofendido, aproveita a oportunidade para conviver com seus filhos e para dar a eles a boa educação que se aprende só em casa. As melhores coisas da vida aprendi com a convivência com meus pais, coisa que infelizmente não faz mais parte da experiência de vida dos jovens e crianças de hoje, porque os pais estão ocupados de mais com a necessidade de acumular bens.
Papai ofendido, não sou professor, mas acho que deve ser um péssimo pai.
Afora isso, acrescentaria, caso seja professor (o que no geral é a regra nesse tipo de comentário), que se acredita que o que é ofertado aos pequenos nas boas escolas é compatÃvel com o que se oferece em casa por parte dos pais o senhor deve ou (A) ser um péssimo professor, em uma péssima escola ou (B) não entender nada de educação e desenvolvimento sócio emocional infantil, o que nos leva novamente a (A).
Não, meu amigo, tem outras coisas: 1. A experiência internacional, em que se priorizou manter escolas abertas, em nome do bem-estar dos alunos e da baixa virulência na infância, sem resultados desastrosos e priorizando o futuro de cada nação. 2. O fato de que crianças não devem ter contato frequente com telas, e a educação a distância não é uma alternativa para educação infantil e básica, não sendo esta trocada por qualquer coisa a ser ofertada pelos pais de crianças.
O que está em jogo é a minha vida. Eu sei que vocês não ligam. Educação, com um bom plano e INVESTIMENTO, a gente recupera. Minha vida e a dos demais trabalhadores da educação, não. Vocês é que querem usar nossas vidas nesse jogo que envolve suas carreiras e dinheiro! Esse jornal é muito COVARDE!
O autor: "Presidente do Grupo SEB". Não sabe o que é o Grupo SEB? Joga no Google: "Grupo SEB - O Maior Grupo de Educação Básica do Brasil". O cidadão fala em "salvar escolas, alunos e famÃlias da politização" vindo fazer politização em cima do assunto no qual ele representa uma parte interessada. Uai?!
Comentário preconceituoso. Ser empresário da educação o qualifica muito para tratar do tema. Com aulas presenciais ou aulas online ele recebe o mesmo valor da mensalidade. Responda os argumentos do texto, em vez de atacar a pessoa QUALIFICADA que o escreveu. Quais são as suas qualificações para falar do assunto?
O Sr. Chaim nem imagina qual é a realidade das escolas públicas no paÃs. Se soubesse, não teria falado tanta besteira !!!
(1) Não ouvi nenhuma besteira; (2) Ele disse “escolas sérias”
Sem politização S Tá bomW Não tem noção da vida fora das escolas privadas.
Esse texto é muito contraditório . Eu entendo a argumentação sobre o problema que não é ter escolas ativas. Mas achar que a não volta às aulas é um interesse corporativo não faz o menor sentido. Se a autora fala que não se sabe o que está sendo feito quando os alunos estão fora da da aula, sendo a pessoa um professor, obviamente ela se preocuparia. Ainda mais se pensarmos que os professores não são em está maioria jovens. Nem vou entrar na questão de comorbidades porque não tenho números.
As escolas estão fechadas desde março do ano passado. O prejuÃzo educacional é incalculável. Adiar a abertura não é a solução.
É você que pegará ônibus lotado e vai por a vida de muita gente em risco?
Escolas públicas (e parte das particulares) não têm a menor condição de manter protocolos de segurança. Aliás, não tem protocolo que resolva a aglomeração que é uma sala de aula e um patio de recreio. Volta à s aulas sem vacinar no mÃnimo professores, funcionários e os vovôs em casa é colocar vidas em riscos. O resto é mercantilização da saúde pública, senhor representante do ensino privado.
Está opinião está embasada em alguma evidência cientÃfica e na experiência internacional que priorizou as escolas em detrimento de outros estabelecimentos? Tampouco creio que esteja embasada na AUSÊNCIA quase total de casos de Covid nas escolas que foram abertas nos últimos meses do ano passado, certo?
Discursar sobre a importância da educação, das escolas, da convivência entre alunos e professores, etc, é chover no molhado. Ninguém que defenda o fechamento nada escolas discorda disso, não é porque desprezam ou desconhecem isso que não são favoráveis à volta as aulas presenciais. A questão óbvia é a preservação da vida. Quem quer morrer? Você quer? O que vale mais que a vida? Nem a educação! E não me venha com essa história de que tudo vai ficar prejudicado para o resto da vida. Chantagem!
A distância da realidade subverte a lógica. Vidas importam W
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não creio que professores o sejam, mas creio que o grupo mais ligado à Apeoesp deve ser aquele que aparece pra dar aula uma vez por ano pra falar mal do sistema e dizer que não dá aula porque o estado não paga bem. Infelizmente há bons educadores que deveriam ganhar 10 x mais, há aqueles que valem o que ganham e aqueles que nem contratados deveriam ser...
Sou professora e cá eu estou preocupada com quem eu deixarei a minha bebê (não tem vaga nas escolas públicas), moro com os meus avós de 80 e tantos anos, terei que pegar ônibus pra ir para as escolas. Sei que as crianças precisam ir para as escolas, mas nós professorxs precisamos de um ligar seguro para trabalhar e não contaminar os nossos parentxs mais velhxs.
Nunca deveriam ter fechado !! Boa Chaim..
Todos os estudos cientÃficos sobre o tema comprovam que a transmissão não se dá nas escolas. 1700 escolas abriram desde setembro e não houve nenhum caso de contaminação dentro delas. Privar as crianças, especialmente as de escola pública, das instituições de ensino é um crime irreparável. Tomara que o Tribunal de Justiça tenha bom senso e reveja a decisão com base em ciência e não em “achismo”.
Exatamente. É uma simples questão de bom-senso e de experiência internacional e (infelizmente curta) nacional.
Todos? Não existe nem um estudo cientÃfico comprovando que não há transmissão na escola. Não inventa porque isso é muito feio!
Para quem não sabe quem é o autor deste texto, é o proprietário do maior grupo privado de educação do Brasil. O patrão sempre tem voz na Folha.
E pra quem não entende o que é um argumento ad hominem, é este que você fez, e não traz absolutamente nada...
Comentário preconceituoso contra empresários e patrões. Você quer que só tenham voz os Haddads, Boulos e cia que são articulistas permanentes da F.A.LH.A, não é? Stalinista detectado!
Judicialização vocês vão ver quando os familiares dos profissionaos da Educação que morrerem diante de uma volta forçada na pior fase fizerem fila para ingresso de ação por danos morais e materiais na justiça.
Estamos vacinando devagar demais. Assim demoraremos meses para usar o primeiro lote de 8 milhões de doses. Porque não há uma pressão para o governo federal comprar todos os lotes da vacina produzida pelo Butantan? Onde estão as campanhas de conscientização da vacinação? Neste ritmo não adianta achar que começada a vacinação estamos vencendo a Covid-19. É tecnicamente errado achar que este inÃcio de vacinação é passaporte para afrouxar as preocupações com a doença.
Folha promovendo o negacionismo, um desserviço à sociedade! Querem saber o que será a judicialização? Será a fila de processos por danos morais e materiais que os familiares dos profissionais da Educação que vão morrer dentro das escolas promoverão, se forçarem a reabertura das escolas. Criança não apresenta sintomas? Pode até não apresentar em muitos casos, MAS TRANSMITE VÃRUS SIM.
Carvalho quanto cinismo. Dono de rede de escola privada com medo de sentir o bolso sendo a favor de uma coisa QUE TEM SIM estatÃstica mostrando que é uma ideia ruim. E ainda clama pela não politização e culpa ideologias. AntipolÃtica é a pior ideologia.
Não politizar significa tirar do ar este artigo. O lobby das escolas particulares, com medo se sua incompetência pedagógica se tornar mais evidente, tem atuado insistentemente pela abertura das escolas particulares, mesmo que as públicas ficassem fechadas. O risco está na movimentação de pais, professores, alunos, porteiros, faxineiros, comércio, restaurantes e lanchonetes.
Concordo, Fabio. Como a Folha se presta ao papel de uma coisa dessas! Acabei de assinar o jornal, pensando em cancelar a assinatura, pois nos último dias só tenho lido matérias tendenciosas, promotoras desta polÃtuca genocida do Estado e da Prefeitura, onde somos gado, serventes à produtividade e à riqueza de poderosos.
Pergunte ao Miguel nicollelis, um dia maiores cientistas do Brasil, como abertura de escolas podem agravar a pandemia. Negacionismo em nine do bolso dessa turma.
Vou perguntar a ele sobre fÃsica e interação homem-máquina. Sobre isso prefiro perguntando a infectologistas... Ah, eles já responderam... São a favor da reabertura...
Dono de escola particular preocupado com as crianças da periferia? Tu tá preocupado é com seu bolso, rapá! Me diga, quantas crianças e adolescentes das preferidas seu sistema educacional atende?
O que chama à atenção é o deslocamento da ideia de politização, um conceito chave em Paulo Freyre ao lidar com a concepção de consciência crÃtica, tornando-a sinônimo de ideologização enquanto uma concepção falsa. Quer mais politização e uso ideológico da ideologia?
Desafio esse jornal a colocar uma posição contrária para fomentar debates! Vocês não têm coragem, porque estão comprometidos com um só lado da questão. Argumentos contrários só quando interessam.
Que desagradavel este senhor! Imperador do ensino privado em defesa das crianças pobres do ensino público? Lamentavel.
O empresário libanês Chaim Zaher, sócio e CEO do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro). Está explicado defende o bolso dele, com desculpa que está preocupado com a Educação. Tome tento senhor! Ou melhor se liga!
E só por curiosidade, qualquer voz que defenda a educação será sempre encarada dessa forma por você, certo? Com quais interesses?
Evite a xenofobia e o racismo, prezado Renato.
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