Opinião > Pauta retrógrada Voltar

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  1. PAULO ROBERTO DA COSTA EULIGIO

    Primeiramente, quero registrar que admiro e sou grato pelo empenho e coragem da Folha em defesa da democracia e da liberdade, nestes tempos cinzentos, mas considero lamentável esta visão neoliberal da economia. Começo colocando caso da Petrobras, que por ter (ainda) a cadeia integrada com exploração e refino, com significativa produção no Brasil, tudo a custo em Reais, ela não precisa se basear nos preços internacioais e ainda ter lucro. Esta falácia so beneficia a especulação e onera o País.

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  2. RICARDO ARANTES MARTINS

    Não sei se, de fato, os caminhoneiros descobriram seu poder. isto porque, há muitas denúncias de que não ocorreu greve. os caminhoneiros não teriam estrutura para fazê-lo. muitos dizem (é extremamente provável, mas não houve denúncias por falta de prova - Brasil), que o que ocorreu de fato foi um lock out - ou greve de empresas - disfarçada em greve de caminhoneiros. mais o menos o que ocorria em SP com greve dos motoristas de ônibus (todo ano até a gestão marta - que desbaratou a quadrilha).

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  3. Sérgio Queiroz Garcia

    O problema destes caminhoneiros é que são todos comunistas, querem frete tabelado e garantido com preço mínimo, combustível subsidiado, extinção de multas redução de IPVA, CNH eterna e só falta pedir aposentadoria de milico. Se bem que pelo menos eles trabalham. São massa de manobra.

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  4. Sérgio Queiroz Garcia

    O grande problema deste imbróglio é o bozo. Para por óleo diesel na fogueira ele foi ligeiro, agora terá que apagar fogo com álcool em gel.

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  5. PAULA CHRISTINE SCHLLE

    Só que milhares de famílias brasileiras são (ou eram) sustentadas pela renda dos caminhoneiros. Não dá para chamar de retrógrada a pauta de uma categoria que visa manter seu nariz um tantinho por cima da água, não é? Substituir caminhões por trens seria melhor? Talvez sim. Mas para isso precisamos, antes, de investimento em ferrovias e, não menos importante, um programa público de recolocação para os caminhoneiros que perderem o ganha-pão. Mas cadê governo para organizar isso tudo?

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  6. Luiz Roberto Peres

    Nos paises desenvolvidos e alguns em processo de desenvolvimento, os caminhoneiros não tem vez nunca. A quase totalidade dos produtos são transportados por ferrovias.Aqui elas começaram ser destruidas no final dos anos 50 e privatizadas já com FHC. Hoje se prestam aos transporte de minerios, petroleo e poucos cereais que representam juntos somente 28% da riqieza nacional.Ferrovias Já!!!!!

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  7. Sergio Saraiva

    Deixa ver se eu entendo: a greve dos caminhoneiros foi em 2018, no governo Temer. Pode se repetir agora, em 2021, no (des)governo Bolsonaro; mas a culpa é da Dilma que, com apoio desta Folha, foi retirada do poder em 2016. É isso? E que culpa seria essa: um programa de renovação e atualização da frota nacional? Mas isso não é bom? Uma frota de caminhões moderna não reduz custos, acidentes e poluição?

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  8. Cloves Oliveira

    Não vivemos no passado, mas ele vive em nos. O lema da campanha presidencial de 1920 de W. Luis era: Governar é construir estradas. Mas foi durante o governo JK é que ficamos definitivamente dependentes das estradas. As montadoras Americanas, além dos grandes estímulos fiscais para vir ao Brasil, fizeram um exigência singela: acabar com a concorrência, ou seja, trens e bondes. Não sou Eng. de Transportes, mas sei que a maneira mais rápida de destruir uma ferrovia é parar com a manutenção.

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  9. Daniel Vitorazzi

    Legal é a parte de "culpa" da Dilma no imbróglio: financiar caminhões novos... Se não tivesse lido com meus próprios olhos, não acreditaria!

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  10. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Tem que prender essa tal Dilma, onde é que já se viu incentivar a compra de caminhões. Barbaridade! E o Lula voltar imediatamente para a cadeia porque quando governava , pobre até comia carne, incentivando a obesidade do povo humilde e por isso agora vítima da covid. Alvíssaras e aplausos para este jornal por apoiar o golpe de 2016 e incentivar nosso mico, digo, mico, ser eleito máxima autoridade do querido Brasil, levando junto seus milicos e milicianos.

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  11. IZILDO CORR A LEITE

    A Folha vai se esconder de novo? Ontem, a revista Veja publicou conversas entre Moro e Dallagnol que mostram uma promiscuidade judicial de dar nojo, entre entre "juiz" e acusação, que ficavam trocando figurinhas o tempo todo. A Folha até agora está quietinha, fazendo de conta que essas novas informações gravíssimas não existem. Quer proteger o "juiz" ladr.ão?

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  12. José Lima Malveira

    "E no momento atual é duvidoso que CONTARà com apoio da sociedade". Frase ambígua. Diga-se melhor: "É duvidoso que CONTE" ou "que VENHA A CONTAR". Aos que se concentram na discussão do problema examinado pelo editorial, peço perdão por estas rabugices de professor aposentado.

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  13. CARLOS ALBERTO DARIANI

    É desonestidade intelectual a FSP culpar o Gov pela depreciação da moeda, quando esta mesma FSP faz campanha diuturnamente para desacreditar o Governo, seus atos e absolutamente tudo que ele faz. O que precisa sim ser discutido é que os caminhoneiros estão pedindo vantagens que outros profissionais não tem, o excesso de oferta, em um momento de menor demanda impede o repasse dos fretes, lei de oferta e procura. Ser solidário aos caminhoneiros não significa apoiar esses movimentos oportunistas

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    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pimenta no fiofó dos outros é refresco... Tá ardendo? O Quartel da Saúde tem tratamento com ozônio via retal. Se não funcionar talvez leite condensado ajude.

  14. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    No vídeo em que Bolsonaro conversa com a liderança dos caminhoneiros, o capitão está quase chorando para que a iniciativa deles não venha a se consumar. Não é fácil metabolizar e sair ileso do mesmo fel que, antes se estimulou, para desestabilizar os governantes de então, principalmente em quadro muito mais grave do que em 2018

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  15. Marcos Valério Rocha

    Falo em Folha como direitista, porque vire e meche ela tem de colocar uma crítica ao PT que era de esquerda em assuntos que não têm nada a ver. O problema é que não foi incompetência de Dilma pelos problemas. Hoje, talvez não incompetência, mais uma promessa de Bolsonaro fora dos parâmetros econômicos de seu governo, o que o texto não critica.

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  16. Luís Cláudio Marchesi

    Se a responsabilidade do texto é do autor do comentário - desde que não agrida pessoalmente quem quer que seja - publiquem a opinião do leitor. A Folha se acovarda quando censura posições fundamentadas de seus leitores. E faz isso costumeiramente! Jornal pluralista?

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  17. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Se precisa de logística então tem de tirar o Pazuello da saúde e pôr pra cuidar disso aí, talkei?

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    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sei que você está brincando, mas nã escreva nem de brincadeira. Se este senhor cuidar dos transporte o país só volta a andar no 2054!

  18. Luís Cláudio Marchesi

    O silêncio pode ser uma contribuição à inteligência dos outros: torcer pela greve? Folha direitista e imprensa comprada? A generalização é tão burra como certos conceitos de gente que faz perder meu tempo com suas idiotices

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  19. Wagner de Campos Sanz

    Torçamos pela greve! Deve aumentar o distanciamento social na população, diminuindo-o só na categoria de motoristas.

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  20. Antônio Carlos de Paula

    E pensar que os camisas amarela lotavam a Av. Paulista devido a um aumento de dez centavos no preço do ônibus!! Lembram?? Atualmente os preços dos combustíveis e gás de cozinha sofre aumentos abusivos arrebentando com o orçamento do povo.

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  21. Marcos Valério Rocha

    A Folha se tornou um jornal de direita, essencialmente. Centro com tendência esquerdista, achávamos. Agora já que o tal centro nunca existiu na política brasileira que conheço a partir de 1980, sempre foi direita fisiológica. A folha tinha algum diferencial, mesmo que com cinismo, não mais. Não tem mais nenhum grande imprensa no Brasil que me interessa. Todos vendidos. Eu já ia desligar, mas, de novo colocam uma promoção, isentam por um período de cobrança e a gente fica.

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    1. Marcos Valério Rocha

      Do jeito que as coisas vão, Bolsonaro vai ser reeleito fácil, fácil. A gente não entendia, agora entende o que aconteceu com a Alemanha de Hitler.

    2. Antonio M

      se é por falta de adeus...

  22. Herculano JR 70

    A questão dos caminhoneiros e apenas uma, e que tem força e aparece, no total dos problemas econômicos, exacerbados pelas medidas contra Covid q a paralisaram ainda mais, inflacionou, desempregou, comprometeu abastecimento, gerou violência q causa custos, e vai além. A midia se põe como mera observadora dos males ajudou a construir.

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  23. Eduardo Giuliani

    A saída é simples e os caminhoneiros são a principal classe empresarial do Brasil. A solução é o aumento da demanda agregada: juro taxa neutra de Zero (como o FED), câmbio de competitividade econômica internacional de R$9, tributação nas exportações de commodities, investimentos de R$2 trilhões em moradia, internet, EAD e mobilidade. Para isto precisamos de ciência em macroeconomia (Keynes) ao invés de ideologia liberal.

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    1. Herculano JR 70

      A Economia ñ funciona por duas razões basica/e. Seus modelos são especulativos e o governo submisso a interesses, inclusive de economistas interventores que querem um bom emprego publico, ñ e neutro na aplicações da teoria mesmo q ele fosse certa, o q ñ é. E a demanda agregada se consegue justamente qdo a sociedade se libertar do estado, e dimunuir impostos, e ñ ser conduzida por estado ditos liberais o q é contradição. Ñ ha poder liberal.

  24. João Vitor

    A instituicão folha de sp, representada por esses editoriais despresiveis, merece bem o presidente que tem

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  25. rubens ortigosa

    Mostre sua cara folha,quer dizer se houver greve a culpa o do PT. Bolsominios inúteis.

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  26. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Meu amigo irmão caminhoneiro quantas fechadas já tomei de vocês nas estradas da vida mas eu perdoei todos, agora fazer greve pra tirar a presidenta Dilma Rousseff eu não perdôo,segurem o rojão com o mito e faz arminha que doe menos.

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  27. Said Ahmed

    É possível que hajam novas desvalorizações do Real este ano, encarecendo mais os combustíveis. E para piorar mais o cenário, o EIA informa que está previsto o aumento no preço do barril de petróleo nos próximos dois anos. Ou seja, o preço interno será aumentado pelo preço externo, e será novamente aumentado pela desvalorização. A greve pode até ser adiada, mas quando voltar vem com mais força.

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  28. Said Ahmed

    ''Não se pode controlar preços artificialmente, pois as consequências para a Petrobras seriam dramáticas'' - mas as consequências para o país, ah, aí tudo bem, o que importa são os acionistas. Mais uma prova de que farialimers escrevem este editorial.

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  29. Said Ahmed

    O incentivo para aquisição de caminhões novos, visava também a renovação da frota. Os farialimers do editorial queriam o quê, a continuação de uma frota de caminhões velhos, causando acidentes e matando pessoas? Que cause acidentes e matem pessoas não tem problema, o que importa é que afetou a oferta do frete, não é mesmo? Patifes!

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