Opinião > O voto secreto é o melhor modelo para as eleições das presidências da Câmara e do Senado? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcio de Mattos

    O sigilo não é capaz de prevenir a corrupção no voto; no mínimo, vai esconder do eleitorado a condução de sua representatividade...

    Responda
  2. delane José de souza

    A defesa do voto secreto é o ápice do desprezo dos políticos para com seus eleitores.

    Responda
  3. Sérgio José Scarpim Iazzetti

    Que defesa de voto secreto mais incoerente. Quem votou nesse deputado está sendo enganado. Ele não merece participar de decisões no Congresso. Ele se acha dono do voto não representa seus eleitores e quer esconder deles, os eleitores, o seu voto.

    Responda
  4. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

    Só consegui ler até o terceiro parágrafo. Se é verdade o que diz, nenhum deputado, enquanto representante do povo, poderá votar secretamente em qualquer assunto que seja levado ao plenário. Afinal os que o elegeram têm o sacro direito de saber em quem ou em que ele está votando!

    Responda
  5. Tyaron Borba

    Quanta bobagem. O deputado fala: "Os partidos políticos não têm o poder de representação popular [...]. Então, na próxima eleição, tenta ser candidato sem partido para ver se vai conseguir. O sistema representativo no Brasil acontece por múltiplas instâncias e as suas principais são o povo, o partido e o político!

    Responda
  6. Allain Willian Silva de Oliveira

    A câmara e mais ainda o senado é tão longe de min, em especial na votação das chamadas reformas antipovo, que eles façam o melhor para eles .

    Responda
  7. MARCOS BENASSI

    Eita, seu deputado, constrangido fico eu ao ler essa baboseira. A funcionalidade partidária é também objeto de luta política, ela não é uma "opressão desconectada do cotidiano ". Caso os deputados se sintam oprimidos pela negociata política explícita das direções partidárias, que deem a cara a bater e briguem abertamente. Deputado com mandato popular não pode ocultar seu voto de quem o botou na cadeira, fim de papo, o resto é conversa para boi dormir.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Decididamente não, Ney, cada qual com suas responsabilidades e seus custos. Vai decidir em nome de neguinho, abre a opinião, e luta com que houver que lutar.

    2. Ney Fernando

      O problema é que essa eleição não reflete a "vontade do povo", que sequer é consultado sobre quem deve presidir a câmara e o senado. Em um tribunal, por exemplo, todos os votos dos seus juízes nos julgamentos de processos são abertos, e essas votações são do interesse dos litigantes e da sociedade. Na eleição do seu presidente os votos são secretos. Nesses casos interessa mais à sociedade preservar a independência dos votantes do que saber quem votou em quem.

    3. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, caro Raedson, jornalismo profissional é para os fortes, eu sou só um empputecido com boa verve. Mas acho que a questão é mais simples, "todo poder emana do povo" é parte da baboseira justificatória. É tão simples que passa batido: você tem um mandato público, não há nenhum sentido em seu voto ser, em qualquer circunstância, privado. São Funcionários Públicos, têm responsabilidades públicas, tem deveres, são que nem o funcionário atrás do balcão, só não perceberam isso....

    4. Raedson Bispo

      Caro Marcos, já leio matérias e ao final procuro seu comentário: é indispensável. Acho até que já merecias uma coluna aqui na Folha kkk. Interesse nesse caso: ambos terminaram a opinião com a mesma invocação de que o poder emana do povo. Mas quem é o povo? De qual povo se fala? Outro ponto: se o partido político é "opressor", por que o deputado o escolheu? Mude de partido, ora!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.