Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LEONARDO LORENA

    Em 2019 o STF atuou unicamente p/ acabar c/ prisão em 2a instância; c/ migração dos processos da TJ Fed. p/ Just. Eleitoral, etc... ou seja, esses aí só querem garantir liberdade pra corruPTos e q Banania siga impunitivista

    Responda
  2. JAQUES BRAND

    O Congresso vai ganhar autonomia em face da realidade... vai ingressar de vez num universo paralelo, distante do Brasil real e concreto e maltratado e ultrajado e indignado.

    Responda
  3. MONICA THOME

    Como seria feita esta consistência? endurecer ou melar? o senhor poderia dar um exemplo concreto?

    Responda
  4. RODRIGO NAFTAL

    Entendo que a deterioração da nossa democracia se iniciou com a Lava Jato, sob o discurso de combate a corrupção, tornou-se um partido político que desequilibrou sensivelmente a disputa eleitoral para atender interesses corporativos. O desfecho desse processo é a eleição de Bolsonaro, em que todos, principalmente a mídia, sabiam do desapreço do " mito " pela democracia. E agora buscam desvincular uma coisa, Lava Jato, da outra, eleição de JB.

    Responda
  5. Sebastião Barbosa

    O trecho final do artigo traz as condições necessárias para que a atuação do STF seja blindada dos ataques que procuram deslegitimar a corte: colegialidade e transparência. A corte precisa deliberar para que essas duas características sejam realmente institucionalizadas, criando mecanismos que limitem o ativismo monocrático pela via da consulta automática ao plenário, com ferramentas de transparência que permitam o acesso direto e irrestrito da população a todos os procedimentos internos.

    Responda
  6. Alberto A Neto

    LIRA é um DÉJÀ VU. Principal aliado de Eduardo Cunha no PP! LIRA é a política demencial patrioteira na República das Milícias, Propinas e Rachadinhas! LIRA fazia parte da LISTA do JANOT ao lado de 31 parlamentares do PP. Considerado pelo ex-procurador geral 'A NATA', o PP foi o partido com mais parlamentares integrantes da LISTA, cerca de 70%. No livro NADA MENOS QUE TUDO, o ex-procurador geral registra que LIRA foi o único parlamentar a TREMER quando notificado pelo GRUPO ANTICORRUPÇÃO do MPF.

    Responda
  7. Rubens Galves Merino

    Discordo somente de um ponto. Acredito que várias boiadas têm passado, inclusive por ação ou omissão do Congresso.

    Responda
  8. Helano Timbó

    É triste o que estamos vivenciando, mas não surpreendente. Fatores vários nos levaram a esse precipício, e, decerto, será demasiadamente dificultoso sairmos desse buraco institucional.

    Responda