Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogerio Barbosa Silva

    Nesse caso, só posso pensar: estadista só se for aquele sujeito que vai a um estádio. Rsrsrs. Na verdadeira acepção o termo não cabe em bolsonazi.

    Responda
  2. Geraldo Magela

    O Bolsonaro só surgiu no seio da sociedade por que esta sociedade queria ter um Bolsonaro. O povo alemão queria ter um Hitler e o teve. Pagou um preço alto por tê-ló e nós vamos pagar também. Aguardem!

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Leiam O JAIR QUE HÁ EM NÓS Ivann Lago Professor e Doutor em Sociologia Política

    2. Geraldo Magela

      Concordo com vc Mateus.

    3. Mateus Sá

      A diferença é que Hitler foi uma inteligência a serviço do mal. E o nosso, para sorte do povo brasileiro, é um mal sem inteligência.

  3. SAMUEL COSTA NETO

    Que texto ruim hein! Quadrado, previsível, sem-graca... Ricardo Araújo tem perdido a mão, mas esse foi um desastre!

    Responda
    1. Marcos Moreira

      6 x 0

    2. ANDRE LUIZ IGNES ARDENS DE OLIVEIRA LUZ

      Já eu achei o texto muito bem alinhavado e sardônico. O colunista foi criativo, tomando como base a realidade alucinatória imposta à nação por vosso presidente e seu filho bananinha, que realmente primam pela elegância, cortesia, boa educação, equilíbrio, racionalidade e competência (vide o combate à pandemia) . E, por fim, um eventual desastre do Ricardo Araújo (o que não ocorreu no caso) teria ocorrido em um texto de jornal, já os inúmeros desastres do seu presidente e turba destroem o país.

  4. Joana C

    Não consigo imaginar a situação que se vive no Brasil. (Mais de metade da minha família vive na América do Sul e mesmo assim não imagino.) Mas esta crónica em concreto parece-me muito engraçada. Sem querer diminuir o que se está passando aí. Visto de longe (e não é só o Brasil, obviamente), o que parece pior é que aparentemente todas as partes têm alguma culpa no cartório - umas maiores, outras menores. Parece que é uma questão de escolher entre o mal menor (talvez seja sempre assim)

    Responda
    1. Marcos Moreira

      A minha frase: entre o ruim e o pior, escolha o ruim pois o pior sempre é pior, vide bosstralia!

  5. Ayer Campos

    Bolsonaro não é somente inculto, grosseiro e mal-educado; esse senhor está gravemente enfermo; um doente perigoso. Somente o clima de ansiedade da pandemia poderia camuflar o que transpareceria a olhos vistos. Os puxa-sacos do entorno sabem, mas os interesses nas boquinhas abafam a realidade. A grande maioria dos 'alienados' presos em Barbacena em tempos de terror não chegava nem perto do perigo representado hoje por JB.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Ele tá doente desde quando elaborou o croqui para explodir uma adutora de água...

  6. João Neves

    Não, Ricardo, te equivocaste. Estadista é o Marcelo Rebelo de Sousa. Aliás, que estadista!

    Responda
  7. Ana Cintia

    Bolsonaro manda na lata. Dessa vez mandou a lata.

    Responda
  8. margarete spadoni

    O presidente deve um pedido de desculpas pela sua falta de compostura.

    Responda
    1. Adolfo Dias

      Um pedido de desculpa? Pela falta de compostura? Depois de tudo o que já fez não existem mais pedidos de desculpa suficientes para Bolsonaro e também não é questão de compostura, o caráter dele é esse mesmo. Esse episódio seria grave e absurdo se vivêssemos em um mínimo de normalidade, mas no surrealismo absurdo contínuo que é o Brasil Bolsonarizado isso é apenas um episódio trivial.

    2. mario josé corrêa de paula

      Aquilo nunca será capaz de um pedido de desculpas.

  9. Tersio Gorrasi

    Cada um de nós é um pouco responsável por essa incompetência e bizarrice que tanto nos deixam estupefatos. Esperneamos, nos revoltamos, fazemos carreatas e panelaços, mas nada de concreto conseguimos para sensibilizar os demais poderes, que demonstraram ser coniventes com tudo isso

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Leiam O JAIR QUE HÁ EM NÓS Ivann Lago Professor e Doutor em Sociologia Política

  10. Marco Antonio Oliveira

    Artigo chulo, articulista chulo, folha continua praticando o que sabe e consegue fazer jornalismo rasteiro. Sem os grandes articulistas do passado vive um presente ridículo.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mais chulos que o presidente Jair Bolsonaro?

    2. Marcos Moreira

      8 x 1

    3. Luiz Lui

      Chulo é seu despresidente. Chulo é quem de forma bovina acredita nele.

    4. Hugo Réa

      De fato! O Presidente fez muito bem. A fala foi plausível! Os veículos de comunicação são petulantes e sempre com "meias verdades". Há uma distorção imensa nas notícias veiculadas. E voltando ao assunto, o colunista é chulo, bem como seu artigo.

    5. ANDRE LUIZ IGNES ARDENS DE OLIVEIRA LUZ

      E comentarista chulo (e rasteiro). Só para refrescar vossa memória bovina, o comportamento grosseiro e indecoroso, típico de um miliciano, não foi do jornalista mas de vosso político de baixíssima extração moral. O articulista construiu o texto a partir da regurgitação presidencial. Só isso.

    6. Jô Maria Souza

      Quem é chulo? Jornalista que retrata ou quem fala bizarrices, palavrões e que faz ameaças? Governo, ministros, apoiadores chulos, presidente que age de maneira chula. Sinto muito por quem não conseguem enxergar o buraco que nos jogaram. Vivemos um presente de barbarie onde o presidente ri em churrascos e ofende repórteres. Presidente que compra congressistas como se estivesse na xepa da feira e apesar de 223 mil mortos e outros morrendo sem ar diz que não tem nada com isso. Triste viu!

    7. Marcio Vieira

      Deixa de mumumu, marquim!

    8. mario josé corrêa de paula

      Vai tomar sua cloroquina com alfafa. Põe leite condensado em cima.

  11. Said Ahmed

    E os ''pudins'' gritam em uníssono exaltado enquanto fazem arminha com as mãos: ''Mito! Mito! Mito!''...

    Responda
    1. Hugo Réa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Luís SA

    Se os alvos destas cova.rdes agressões fossem diretamente alguém das famílias Frias, Mesquita, Marinho etc, com certeza esta elite empresarial decadente já teria dado um jeito neste geno.cida acé.falo. Ele e sua fami.lícia só fazem uma coisa bem feita: bater carteiras. Mas como seu governo toca a agenda neo-liberal que é comum a todos eles, fecham os olhos como fizeram na ditadura civil-militar de 1964/85. E depois timidamente pedem desculpas por apoiar os go.rilas.

    Responda
    1. Luís SA

      #Lui: um dos requisitos fundamentais numa guerra ou batalha, a depender da conjuntura que se vive, é conhecer seus inimigos. Concordando ou não com ele, veja como exemplo, sobre o que Karl Marx escreveu. Se eu fosse ler só os meus amigos, viveria numa bolha ou redoma. É antes de escrever coisas deste nível, seria interessante usar um pouco da inteligência que lhe resta.

    2. Luiz Lui

      Engraçado vc chamar a família Frias de decadente e PAGAR pra ler e comentar as coisas aqui.... Estranho não?

  13. eli moura

    Deve ser porque seus recrutas usam o leite condensado em outro membro. Injustiça da imprensa com os meninos. Eles ficam sem fazer nada em uma instituição totalmente extemporânea. Eles tem que se divertir.

    Responda
  14. Athos Rocha Trindade

    Já imaginou se durante a campanha política dele para presidente a imprensa tivesse desmentido as mentiras dele, mamadeira de piroca, kit gay e outras?! Hoje poderíamos estar atravessando uma realidade bem melhor. Quem planta vento (como a imprensa plantou) colhe tempestade. Bolsonaro é vergonhoso e lastimável, mas boa parte da imprensa que compactuou com mentiras merece e muito o tratamento que está tendo.

    Responda
  15. Marcos Serra

    Sem dúvida, os termos utilizados pelo PR foram impróprios. Mas vamos retroceder à origem desse episódio. A imprensa, de forma deturpada, explorou de forma sensacionalista números que, após a divulgação da nota do Ministério da Defesa mostraram-se mínimos dado o efetivo das FA e plenamente justificáveis. Lamentável e insidiosamente como sempre acontece, esses esclarecimentos não tiveram o mesmo destaque dado à matéria inicial. Mais uma vez, a imprensa marrom e ideológica atuando covardemente.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Iverson, boa noite. Se tivesse lido a nota o buscado informar-me, terias tido conhecimento que, por uma questão de acondicionamento e praticidade em regiões distantes, o leite condensado, desdobrado, é utilizado como leite seja para o café da manhã, ceia ou preparo de outros pratos. Vorazes leitores não teriam feito essa desnecessária observação. Bastaria ter lido um pouco.

    2. iverson magalhaes

      Serra, o valor unitário não está em discussão, já que você gosta de conta pegue o valor total e dívida pelos 350.000 bebedores vorazes de leite condensado vai dar algo em torno de 6 latas por mês para cada um, é por isso que esse povo vive fazendo c, doce.

    3. Daniel Liaz

      Mais uma vez atacando a imprensa Serra? Não cansa de passar vergonha? Vai ficando cada vez mais enorme a lista. É jornalista que divulga trapalhada do desgoverno na facina da Índia e é chamada de fo.fo.queira. É jornal que notícia a calamidade de Manaus que vc chama de "pasquim te.rro.rista"e mais um monte de outros casos. Mas, por algum motivo (falta absoluta de honestidade?), nunca se retratar e sequer se envergonha. Segue ata.cando e caluni.ando. Até tal qual o Sociopata que idolatra tanto

    4. Luiz Lui

      Ah larga de mu mu mu!

    5. Marcos Serra

      Ruy, boa noite. O valor pago foi de 162:reais por caixa com 27 unidades o que dá 6 reIs por cada lata, preço compatível com o mercado. Some-se a isso o frete (por conta do vendedor) e a demora no pagamento dos empenhos para chegarmos à conclusão que não houve qualquer superfaturamento. Além disso, os pregões são eletrônicos e abertos a qualquer empresa que deseje participar. Seria importante ler a nota do Ministério da Defesa.

    6. mario josé corrêa de paula

      E a alfafa?

    7. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Termos impróprios? Como o brasileiro aceita tudo de um ex capitão que saiu com desonra do exército. Como os jornalistas não investigam nada, não vão fundo nas gastanças desenfreadas de órgãos e instituições públicas inúteis. Quais empresas forneceram? Quanto custou um lata de L. Condensado? Qual foi o sobrepreço/superfaturamento? O Brasil está com 70 milhões de desesperançado, gente passando fome e tem brasileiro que aceita que enfiem 2 R$Bilhões na sua retaguarda!

    8. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Termos impróprios? Como o brasileiro aceita tudo de um ex capitão que saiu com desonra do exército. Como os jornalistas não investigam nada, não vão fundo nas gastanças desenfreadas de órgãos e instituições públicas inúteis. Quais empresas forneceram? Quanto custou um lata de L. Condensado? Qual foi o sobrepreço/superfaturamento? O Brasil está com 70 milhões de desesperançado, gente passando fome e tem brasileiro que aceita que enfiem 2 R$Bilhões na sua retaguarda!

  16. Maria jose dos santos

    Qual brasileiro vai querer comer essa receita de moconaro???? Vai ter uma dor de barriga.....Eu prefiro o leite moça da Nestlé e fazer um pudim e convidar os jornalistas da Globo News..Jersson Camaroti Andreia Sadi ..Natuza Nery...Gabeira Maria Beltrão...antes que esqueça os jornalistas do consorcio da COVID...Viva o leite moca da Nestlé!!

    Responda
  17. Augusto Antoun

    Desculpe, mas continuamos sem ter um estadista propondo enfiar alimentos no rabo da mídia.

    Responda
  18. S RGIO DA SILVA

    Ricardo, mais um bom artigo! E a Moça da lata sempre demonstrou cara de ser 'recatada'. A família Nestlé deveria abrir processo contra a famí licia por tal ataque à honra da Moça. ?È assédio sexual? Explicam que a quantidade de leite é grande porque as femeas do gado estão comendo muita 'alfafa' e assim produzem direto leite condensado.

    Responda
  19. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    Esse aí não caiu ainda porque aqueles que deveriam cumprir o dever de fazê-lo, se aliaram a ele, em troca de benesses. Pobre Brasil.

    Responda
  20. nair odete de campos

    Por fovoor Ricardo,estadista onde? Aquilo é "otoridade" e olha lá!

    Responda
  21. Luiz Pinheiro da Guia

    Estadista é piada né?

    Responda
  22. nair odete de campos

    Por fovoor Ricardo,estadista onde? Aquilo é "otoridade" e olha lá!

    Responda
  23. Lígia Silva

    Que muito provavelmente Jair Bolsonaro usou termos chulos para desviar a atenção da catástrofe que é a política federal contra a pandemia, não creio haver dúvidas. Mas daí Júlia Dualibi se referir ao episódio como meramente "retórica" de Jair, aí já é passar pano demais.

    Responda
  24. Roberto Gomes

    Estadista? Bolsonaro um estadista? Ricardo errou feio no título.

    Responda
  25. Emilton de Almeida Rocha

    Olha que tem muitos integrantes da mídia que vão adorar a sugestão do presidente, pois o condensado é um leite muito nutritivo.

    Responda
    1. Luiz Lui

      Tipico comentário grosseiro de gado q muge de acordo com o chefe da manada. Nada surpreendente.