Comentários para:

Que fazer?

VER COMENTÁRIOS EM Samuel Pessoa

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Taxa Selic baixa sem as devidas reformas, logo logo o muro desaba e tudo será como antes, quem paga o pobre o rico ganha em todas as situações

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Samuel acordou e virou leninista! 'Que Fazer?' foi o manual bolchevique para tomar o Palácio de Inverno. Samuel quer fazer gol de mão de qualquer jeito! O árbitro percebeu que Samuel faz cara de paisagem com a 'dominância financeira'! Recessão e Depressão são a regra geral. Não há retomada exceto soluços. Senão vejamos! A série do PIB em 2015/16/17/18/19 e 2020: +4,0%;+1.9%;+3,0%;+0,5%; -3,5%; -3,3,%;+1,3%;+1,8%;+1,1% e -4,5%! Samuel quer o BC plenipotenciário e os Super-Ricos em paraíso fiscal!

    Responda
    1. Alberto A Neto

      2011/2020; mais uma década perdida. PIB 2011/2014: +4,0%;+1.9%;+3,0%;+0,5%. PIB 2015/2016: -3,5%; -3,3,%. PIB 2017/2018: +1,3%;+1,8%. PIB 2019/2020: +1,1% e -4,5%!

  3. José Cardoso

    Texto equilibrado. O caminho é esse mesmo.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Antigamente, sob os governos militares, era comum encontrarmos na imprensa textos de opinião desancando com a "tecnocracia". Hoje até a palavra parece esquecida. Mas a mentalidade tecnocrática é muito fácil de se encontrar, especialmente entre os que tratam de economia. Veja a facilidade com que dá conta das exigências de gasto com a pandemia e de ajuste fiscal, nem parece haver problema. Basta aprovar a PEC emergencial... de 2019! Que inveja de tanta competência!

    Responda
  5. vangelis r

    A Selic está baixa artificialmente, forçando as pessoas a gastarem suas economias, ficando mais pobres. Os preços verificados no comércio em geral estão muito altos , destoando com a taxa Selic tão baixa.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Estamos no meio de uma depressao economica. Nao faz sentido aumentar a selic, apenas para que meia duzia de rentistas volte a ganhar dinheiro na ciranda financeira, sem que um prego seja produzido. Aumente a selic e veja a quebradeira economica se agravar mais ainda, se eh que isso seria possivel na economia ja arrasada por esse desgoverno.

  6. vangelis r

    A Selic está baixa artificialmente, forçando as pessoas a gastarem suas economias, ficando mais pobres. Os preços verificados no comércio em geral estão muito altos ,

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Enquanto os Economistas se deleitam com as discussões sobre teoria econômica, para o pobre e o desempregado o problema é mais prático e imediato e se resume em como comprar os remédios necessários, o gas de cozinha, pagar a conta de água e eletricidade e assegurar a quantidade mínima de calorias para si e a família. Isso pode ser resolvido de maneira criativa retirando do processo o intermediário mais indesejável, o governo. Operis plus minus loqui, ou menos conversa e mais trabalho.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Tire o governo do caminho e veras os precos explodirem e ir para a extratosfera. Sera que os exemplos da agua e dos pedagios privatizados nao ensinam nada a essa gente?

    2. Jose Carlos

      Kkkkkkkkk. Você leu o que escreveu? Kkkk .

  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    Uma equação interessante é o que mais dinheiro dirigido às classes de baixa renda pode fazer pelo PIB e pela arrecadação. A análise de Bráulio, me parece insuficiente. O consumo decorrente do AE, considerada velocidade estimada da moeda nessa parcela da população mais elevada que a média de 4,5, talvez uns 6 ou 7, e a carga tributária próxima a 40%, deveriam devolver com ganho o dispêndio público. Ocorre que enquanto o dispêndio é Federal, o ganho é Estadual e Municipal. Problema de Econometria.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Se o sistema federativo do Brasil fosse como o americano você poderia cobrar dos Estados. No Brasil a chave do cofre é do Governo Federal, e o controle da política tributária. Ou seja, não há autonomia. Mas, quando o jornalista fala em reduzir vinculação de receitas se refere a quê? Saúde Educação Segurança. O teto já está reduzindo esses recursos

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      A pergunta de Pessoa, reproduz a pergunta de Lênin antes do poder, publicada em 1902. Não sei se o humor foi involuntário ou intencional.

  9. Marcelo Magalhães

    Manual para colocar a conta da crise nas costas dos pobres trabalhadores. Instituir o fluxo do dinheiro dos pobres para os ricos. Uma covardia.

    Responda
  10. Dionisio DeBarros

    Pais atravessando uma depressao economica e o guedes quer aumentar os juros referenciais? O que ele quer com isso. Que o pais retorne a era pre-industrial? Seria melhor pedir para Russia/ EUA promoverem bombardeio atomico em nossas terras. Talves fosse menos destrutivo que aquilo que a mente diabolica de guedes tem planejado para o Brasil.

    Responda