Luiz Felipe Pondé > O que o paganismo tem que o cristianismo não tem? Mágica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A respeito do post abaixo, sugiro pesquisar "Keren Hashvi'is - Shemittah".
Vamos falar de mágica. Há 3400 anos, a Torá exige que a cada 7 anos, em Israel, os judeus deixem completamente de plantar em suas terras. E como irão sobreviver? Simples: YHWH promete que no sexto ano enviará uma produção tripla! Pois bem, estamos agora no sexto ano. Os moshavim e kibutzim ortodoxos já estão reportando superproduções agrÃcolas; principalmente em hebraico. Folha, verifique!
se virou lugar comum fazer proselitismo aqui citando uns e outros, entro no jogo: Abre aspas: Se a rendição à ignorância e chamá-la de Deus sempre foi prematuro, continua prematuro até hoje. Fecha aspas
Humberto Eco
Cristianismo, em suas vertentes ortodoxa, católica e anglicana, renderam-se ao paganismo autorizando e enaltecendo a pluridivindade através de seus Santos, Doutores e Padres da Igreja, Apóstolos, Mártires e, no quarto século, através do aeiparthenos de Maria Virgem. Tem mágica, sim, querido Pondé, na transubstanciação da Eucaristia e nos milagares de Jesus e dos Santos. Afinal, Cristianismo nasce do MitriaÃsmo oriental.
Peter, infelizmente Einstein não era o único judeu alemão que pensava assim. Cerca de metade dos judeus alemães tinham abandonado a crença no Deus de Israel. E infelizmente, o Deus de Israel começou na Alemanha a demonstração de sua fúria com seu Povo. Mas os sobreviventes testemunharam a prometida volta dos remanescentes dos judeus à Terra de Israel.
Peter, você está confundindo a crença em um Criador com a crença em uma revelação do Criador (a palavra de Deus). Eu disse que Einstein acreditava em um Criador, mas não em uma revelação do Mesmo. Senão, por que dizer que "Deus não joga dados"? Dawkins teria dito: " O acaso não joga dados"!
Alexandre. Vamos deixar Einstein em paz. Não adianta sofismar. Nunca vamos chegar a uma conclusão. Para mim basta o que ele produziu cientificamente. Existe a fÃsica antes e depois dele. Para mim basta.
"Há grandiosidade nessa forma de conceber a vida", escreveu Darwin na última página de sua maior obra, "com seus diversos atributos, como algo soprado em poucas formas ou em apenas uma; e é igualmente grandioso saber que, enquanto este planeta gira de acordo com a lei fixa da gravidade, infinitas formas, as mais belas e maravilhosas, tenham iniciado a partir de uma origem muito simples, e mantenham em marcha sua evolução." - Darwin, patrono dos ateus, dizendo que a vida "foi soprada".
Peter Anos, "Deus não joga dados!" - Albert Einstein. Quem não joga dados? Deus! Deus! Deus! Einstein pode não ter sido um judeu observante, mas nunca foi um ateu! Estava mais para um discÃpulo do filósofo judeu apóstata Baruch Spinoza.
Creio que você está errado. A minha citação inicial foi tirada de uma carta de Einstein a Eric Gutkind de 03.01.54 TÃtulo: "Superstição Primitiva". Na mesma carta, traduzo do alemão: " A palavra Deus é para mim nada mais do que a exposição e o produto de fraqueza humana. A bÃblia é uma coleção de lendas primitivas. Nenhuma interpretação sofisticada pode (para mim) mudar isso." Isto foi escrito por Einstein.
Peter Janos, os judeus apóstatas sempre deram muito Ibope no mundo todo! Marx, Freud, Einstein, Jesus (o Jesus mÃtico, inventado por judeus) foram alguns dos nossos meninos levados que até hoje levantam multidões. Isso também é uma evidência forte do impacto do gênio judaico no mundo. "Vocês serão uma luz para as nações" (IsaÃas - Yeshayahu 49:1). É o cumprimento de uma profecia judaica! Pena que os gênios ortodoxos vocês nunca irão conhecer! Até Pondé é um dos nossos meninos levados!
Agradeço a censura, e também muito obrigado por trazer a luz da Palavra para iluminar a escuridão que a todos assola. O que vocês estão fazendo é pregação religiosa, proselitismo. Até onde eu sei esse é um espaço laico.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Corrigindo Jesus histórico. "O Verbo se fez carne" João 1.1, 14
Alexandre, não liga! Vc tem direito à escrever o que vc quiser. É só o bullying de cada semana nos dai, hoje, amém. Só que está ficando diário isso. Uma vitrolice quebrada enjoada! É tudo que a pessoa tem para oferecer.
esse espaço tá virando uma cruzada judaico-cristã. Uma coluna que se transformou em espaço de pregação e divã para os necessitados de tão grande sabedoria revelada pelos escritos de Luiz Felipe Pónde. Seria legal usarem uma camisete com algo escrito do tipo: Luiz Felipe Pondé, li, entendi e posso explicar! você tem um minuto para a palavra?
Eu não estou preocupado nem tenho interesse na tua opinião sobre mim, o Wilson Kfouri, a quem sugeriste rezar para ele alcançar inteligência, ou se salvaste a humanidade com teus brilhantes comentários doutrinadores. Procura tua turma de gatos pingados. E me erre em definitivo
Vc me ama! Pode espernear, não ligo para chantagem emocional.
creti nice é o nome disso. Podes censurar. Te enxerga mala! Me erre! tu és abre aspas totally inside Ponde's house, and there is a wider and more beautiful world beyond those limits. fecha aspas
Aprendi com vc.
Não é direito meu! Aprendi vc.
Daà Jesus precisar brotar na goiabeira da ministra Damaris. E vamos combinar, teve muito bom gosto, porque a goiaba é uma fruta maravilhosa. Talvez se as bodas da Canaá fossem em Recife haveria a transformação da castanha em goiabada e da água em batida.
Os comentários bajuladores ao grande guru, ateu não praticante, parecem feitos por adeptos do Santo Daime: é uma miraçao só! Quatro gatos pingados juntos respondem por mais de cinquenta por cento dos comentários. Viva a diversidade de pensamento! Ops, diversidade e diferença é coisa de inteligentinho. Únicoespaço onde alguém é depreciado por manter alguma inteligência. É divertido ver o contorcionismo de alguns a justificar as banalidades ditas pelo inestimável guru. Causa me frouxos de risos.
Te desafio a escrever na próxima coluna qualquer coisa diferente dessa que vc escreveu.
Na verdade todo mundo sacou a sua. Por isso te evita. Eu sou a única porque vc não é capaz de me entender, mas respondo vc porque sei que os outros são.
Essa semana vc escreveu a mesma coisa duas vezes. Porque todo mundo te evitou. Exceto eu que já saquei a sua.
Vamos lá! Seu repertório não muda. Vc supõe, ou inventa essas baboseiras que não passam de bullying camuflado de opinião. Aà vem um desavisado e te questiona. Pronto caiu na armadilha. Vc começa a exercer seu direito à praticar seu bullying de cada semana nos daà hoje, e fica dizendo que tem seu direito à liberdade de expressão. Que tem direito e blá blá blá! Tudo que vc é capaz de repetir feito mantra é isso aà em cima que vc escreveu. Um disco arranhado.
Jesus disse: "Meu reino não é deste mundo". O mundo pertence a Satanás e Jesus nunca cogitou tomar o reino de satã, só que depois de crucificado Deus jogou a porcaria aqui na terra e aà a humanidade ficou feliz por poder entronizar o Diabo e viver como o diabo gosta.
É um tema real nessa trama prodigiosa. Arguição dos valores espirituais do nosso mundo, buscando entendimento e razão dentro da ambiguidade humana. Regra, padrão, princÃpio absoluto, modelo, significação nova, inspiração divina, arquétipos, o interior e a exterioridade, suficiência, tudo que unifica e ordena, etc. etc. .../Claudia F.
Para mim a religião judaica é, como todas as outras religiões, uma incarnação de superstição primitiva. Albert Einstein.
Alexandre. Seu comentário é publicado com atraso. Foi enviado antes, mas chegou depois. Estamos dizendo a mesma coisa, apenas fica confuso.
Einstein assinou a carta ao presidente americano recomendando a construção da bomba atômica antes que os alemães o fizessem. Ele considerou depois isso o maior erro cometido na sua vida. Do projeto ele não participou. Tanto mais, porque era elemento suspeito por causa de sua simpatia pelo comunismo.
Se não fosse uma carta de Albert Einstein para o Presidente Roosevelt, não haveria bomba atômica! Pelo menos americana. Poderia ter havido uma alemã!
Einstein não participou ativamente do projeto Manhattan. O fato de que a bomba atômica tem por base a equação einsteiniana E=MC2 não o torna responsável pelo projeto. O que ele fez foi alertar os dirigentes americanos que a Alemanha nazista estava trabalhando na bomba. Por pouco não chegaram antes. Na vida particular, Einstein foi humano, não "humanista" com algumas atitudes deploráveis inclusive o abandono de um filho doente em Zürich. Mas, tudo isso nada tem a ver com a citação que mencionei.
O "humanista" Einstein foi o patrono do Projeto Manhattan, da bomba atômica! Um mulherengo que não soube transmitir os valores do seu Povo para sua famÃlia. Um de seus filhos não judeus deu um cheque simbólico para o inÃcio da construção do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Como é grande o mérito dos judeus que permaneceram nos trilhos! Nem Einstein o fez! Que pena!
Matone. Desculpe-me, mas não vou entrar nesta discussão misturando ciência com religião. Praticamente todas as previsões de Einstein estavam corretas e cem anos depois comprovadas experimentalmente. Por exemplo, ondas gravitacionais. Foi dele a prova de que a luz era "quanta". Ele não era fã da fÃsica quântica. Maior gênio cientÃfico que a humanidade já produziu. Eu citei apenas uma frase dele mostrando que não era religioso. Que cada um pense o que quiser.
Descoberta por acaso em 1965 pelos astrônomos Arno Penzias e Robert Wilson quando trabalhavam na unidade de Holmdel dos Bell Labs, nos Estados Unidos, a radiação cósmica de fundo é hoje considerada a melhor evidência de que há 13,7 bilhões de anos houve o Big Bang, a explosão primordial que teria originado o Universo. Einstein estava errado! Achava que o universo não poderia ter tido um inÃcio. Essa idéia ia muito ao encontro da primeira palavra da Torá: "'Bereshit' (no inÃcio) criou Elokim" ...
Na sua Teoria da Relatividade, Einstein afirmou que o universo estava em constante expansão. Depois, relendo seus trabalhos, passou a dizer que as afirmações anteriores não condiziam com a realidade, pois o universo deveria estar em modo estático (a Torá tinha que estar errada!). Ele passou um bom tempo tentando procurar falhas em sua lógica inicial, até que criou a variável "Lambda", que poderia manter o universo em expansão, mas também poderia mantê-lo estático. Eistein estava errado.
Pois é. Mas apesar de tudo, é melhor do que ter que usar burca. Os tempos estão mudando.
Liberdade institucional das mulheres no Brasil? Uai! 12 mulheres no senado responde alguma coisa? Número de pessoas no Brasil que mais teve dificuldades de arrumar emprego em 2020 ,continua a responder? Porque mulher não é uma instituição. Ela pode trabalhar em uma,não é? Liberdade é abstrata demais para institucionalizar. Toda instituição segue uma hierarquia burocrática necessária que limita o poder e em consequência a liberdade.
Concordo.
Liberdade não é o tipo de coisa que se abre mão só porque as mulheres onde Judas perdeu as botas nunca souberam o que é.
Carolina. Parabéns. Mas, isto foge um pouquinho do assunto. Eu me referia às liberdade institucional das mulheres.
O patriarcado tem desvantagens para os homens também, principalmente em relações de trabalho. Depois de encerrar a vÃdeo conferência do trabalho do meu marido que inevitavelmente eu escutei,eu disse a ele que não calasse porque o chefe era estúpido. Que continuasse calmamente no assunto depois dos gritos e ofensas com todos na vÃdeo conferência. Essa bobagem que eu disse mudou a dinâmica da vÃdeo conferência entre todos só porque a atitude do meu marido mudou.
Antes de casar eu achava que nunca seria livre na vida. Mas pasme, depois da primeira briga sobre liberdade eu disse à meu marido que era mais calma porque tinha liberdade para fazer as coisas. Hoje, eu tenho consciência que sou mais livre do que antes de casar porque era importante para meu marido a minha calma e alegria de antes de casar. Hoje, ele me explica quando eu não estou sendo esperta em várias situações desta natureza e nem meu marido sabia que poderia ser tão livre depois de casado.
Peter, tanto a mulher quanto o homem não podem tomar outra pessoa como referência para adotar na sua vida ,não! Eu fui visitar a praia do 7X1, em Porto Seguro, onde os alemães ficaram. Eu amei! Tem uns 4 anos isso. Quando estive lá eu senti uma paz tão maravilhosa que em pensamento disse que levaria aquela serenidade para a minha vida. Pasme! Não importa onde eu esteja hoje eu consigo voltar àquela sensação sempre que a coisa fica feia. Porque conto isso? Cont...
Pois é. Carolina. Você tem toda razão. Patriarcal sufocante sem dúvida, como você comenta abaixo. Mas, pergunte à s mulheres que vivem em paÃses muçulmanos como é lá.
Para mim religião e futebol é onde as pessoas podem expressar sua histeria coletiva sem culpa. Basta ir à uma procissão religiosa no interior ou em Belém do Pará e nos estádios de futebol para presensear pessoas chorando frenética e desenfreadamente entre outras atitudes histéricas de forma coletiva e sem culpa.
Religião é uma neurose obsessiva da humanidade! (Freud)
Para os que gostam de apreciar os detalhes de um bom texto, vale muito a pena ler o último parágrafo é ler o rodapé das ilustrações ,figuras e fotos anexadas. A sangria desatada de reencarnar agora trata do ritmo frenético atual ,a ansiedade e o o significa conotativo da mágica através do tempo desde antes Cristo até pouco depois de Cristo e nos tempos atuais não está nas pinturas e sim no texto do Pondé.
Pondè percebe a atualidade do fenômeno que percorreu a história de forma marginal e está muito forte nos últimos anos com a fragmentação em milhares de cristianismos nas milhares de igrejas e pastores, com curas e rituais (águas, "feijões", amuletos, medalhinhas, imagens, batismos em águas, subidas em montanhas etc.), tudo como forma de tornar mais próxima a relação e experiência religiosa. O islamismo conseguiu evitar, com a proibição de culto ao próprio profeta. O cristianismo não.
Um outro ponto que vc não citou é o fato de que o cristianismo ou catolicismo é a religião em grande maioria das mulheres e o futebol é a religião dos homens. Numa sociedade tão patriarcal como a brasileira que sufoca as mulheres brasileiras procurar estás religiões cristãs não é mais tão interessante como no passado, exatamente por está caracterÃstica patriarcal sufocante.
O Cristianismo se embasa na SantÃssima Trindade, uma teoria tão complicada que poucos cristãos entendem. O Pai é também o Filho e ainda são uma terceira pessoa? Como se isso não bastasse, sua vertente mais tradicional, o Catolicismo, ainda incluiu em sua doutrina dogmas improváveis, como a virgindade de Maria, e um culto aos santos que é levado com tanto exagero que mais o aproxima do politeÃsmo. Com tantos paradoxos, não me admira que as pessoas venham buscando respostas mais simples.
A vida adulta é um lidar com a contingência. A fé é um recurso psÃquico sofisticado, mas não subsiste em mentes crÃticas, reflexivas. A morte nos levará a todos, igualmente. Tanta energia investida contra o fato mais inescapável da vida. Vivamos. Vivamos o que há para viver!
João 4:48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e prodÃgios, de modo algum crereis.
Filosofia é isso... O Pondé tem o direito de fazer essa viagem.
Nao vou entrar nessa, essa eh uma das poucas vezes em que Ponde nao esta errado. O universo eh por demais imenso e complexo para caber em escritos feitos 2 mil anos atras. O Cristianismo eh fase importante no mundo ocidental, entretanto eh incapaz de descever 0,0000000001% dos fenomenos que acontecem a nossa volta. Paganismo eh a solucao? Provavelmente nao, a experiencia humana que dira.
Sua análise é interessante. Mas não esqueça que é uma crônica de jornal. Dizer que o paganismo é solução, é na verdade uma sátira, uma ironia, uma crÃtica as pessoas que procuram resposta e soluções para tudo na religião. Se uma não está sendo eficiente, vai para outra. Não existe a possibilidade de aceitação da realidade de forma alguma.
mais um ba ba ca querendo desacreditar o Cristo Jesus.
Quem se encontra com Cristo, experiencia o sentido mais pleno e sofisticado de estar no mundo.
É... Eu também nascia desprovida de tal sensibilidade.
Que tipo de experiência? Quais são? Que sentido pleno e sofisticado seria esse?
Ser cristão não é fácil. Nunca foi e nunca será. Daà a sua imensa beleza. Entrar na Arena repleta de leões, cantando. Já vi, pessoalmente, muito mais. Sei que nos dias atuais existe Fé maior que esta. Só Jesus sabe. Quanto mais difÃcil, maior o Silêncio.
Até hoje os critãos celebram os mártires do Império romano. Que dizer dos mártires produzidos à s pencas pelo cristianismo, especialmente na conquista de nosso continente. Em nome decristianizar legitimou-se a escravidão negra e o extermÃnio indÃgena. Pior, ensinou-se a eles a resignação e o dar a outra facce. E quando davam a outra face, apanhavam nela.
Morrer por aquilo que se acredita não significa uma verdade absoluta. Aqueles que morreram sem negar a fé pode servir como o máximo convencimento para alguns de Jesus é, mas sabemos que ela não se sustenta em si mesma, possui tantas fragilidades teológicas que é preciso criar novas narrativas e desconsiderar os absurdos mágicos.
Kkkk, o autor passará breve como todos os outros que tentaram desqualificar o Cristianismo, mas Cristo seguirá vencendo e fazendo diferença nas vidas dos que O seguem.
Por essas e outras que cresce o movimento PoliAteÃsta!
Carolina Figueredo é um dos heterônimos do Luiz Felipe Pondë....
Vc deve estar se contorcendo de raiva por descobrir que o heterônimos do Pondé é uma mulher projetista de pontes e viadutos, cheia de opiniões, né? Porque sua inteligência é incapaz de supor que tem colchões debaixo da ponte que se pegar fogo causa incêndio. A temperatura do ar no incêndio é 900° aproximadamente e do fogo 1200°. O concreto inicia a perda da resistência com 200°, com 600° a ponte ou viadutos de concreto entra em colapso. Pontes metálicas é antes disso. Tem argumentos contra isso?
Ou talvez, o Pondé seja um avatar para a Carolina. ..../Claudia.
Ora, ora,ora essa! DelÃrios e suposições à parte. Não é muito patético imaginar que as palavras de Pondé são sagradas , imutáveis e frágeis o suficiente para ter um guardião de plantão ? Carolina Figueiredo é o que ela quiser! Mas te garanto que ser o homem branco que representa o Pondé está impossÃvel. Eu sou mistura de indÃgena da tribo dos botocudos com português. Incapaz de aprender o catolicismo de tanta preguiça. Imagina o judaÃsmo e a filosofia? Vai rezar por sua inteligência!
O cristianismo tem 2000 anos. Muitas instituições modernas não duram 50 anos. Talvez o articulista devesse levar em consideração que já existiram épocas bastante difÃceis para o cristianismo ao longo de dois milênios. Um teste e tanto! E ele permanece, mesmo com as mudanças do mundo. Se atualmente existem pessoas que não percebem sentido no cristianismo, buscando sua realização no que o articulista chama de paganismo, também há outras que em pleno século XXI buscam o cristianismo.
Negativo meu caro, o próprio cristianismo é uma ramificação de um judaÃsmo, e mesmo depois da morte de Jesus ele não foi o mesmo, imagine agora ao comparar o que ele se tornou.
A ética possibilitou que o homem inventasse a religião, a dialética tornou possÃvel sua multiplicidade, a cibernética vai liquidar todas elas. A rapidez da informação e o acesso universal à internet, irá aos poucos inviabilizar a fé cega, que é a matéria prima de qualquer religião. As sociedades são cada vez mais liberais e incompatÃveis com códigos rÃgidos, que suportam as narrativas divinas.
Trabalho com tecnologias computacionais e internet há 3 décadas. Respiro esse mundo cibernético. Sou sedento pesquisador sobre história, filosofia, crenças e religiões há mais 4 décadas. Sobre a fé cristã? Eu a abracei em 1985 e desde então as raÃzes tem se aprofundado e firmado. Se depender de mim, e de outros como eu, ainda haverá fé cristã para meu filhos, netos e amigos na caminhada.
Não propriamente o cristianismo, mas a formulação teológica cristã está cada vez mais racionalista e cerebral, muito parecida com a sociologia. Estamos cheios de doutores, de especialistas em Deus. E muitos não hesitam em dar suas carteiradas acadêmicas para silenciar quem pensa diferente.
Silenciar quem pensa diferente é um dos espectos imutáveis da natureza humana. Infelizmente! Inclusive o personagem da bÃblia Jesus Cristo morreu porque tinha ideias diferentes.
O filósofo precisa que seus asseclas extraiam leite de pedra do senso comum que escreve. E ainda consideram isso sério do ponto de vista da filosofia. Eu não sei o que seria de nossas pobres e desprezÃveis vidas se não fosse Pondé e seus Hermeneutas a tentar insistentemente nos tirar da nossa inteligência (daà o epÃteto inteligentinhos) e nos colocar na doce ignorância tão desejada pelos conservadores e reacionários. Assim só invocando o grande filósofo Cabo Daciolo: Glória a Deuxxxx!
Gente? Pondé não precisa de ninguém defendendo ele não! Ele não cometeu nenhum crime. Tão pouco as ideias. Isso aqui não é religião!
Pondé... admiro suas cronicas e reflexões, mas esta foi fraca. Não chegou nem perto do que a reflexão propunha. O paganismo oferece o instante seguinte, um tempo palpável e o cristianismo um universo fora deste mundo, distante. O elemento essencial nisso é a fé. Sem fé, paganismo e racionalismo se misturam como o diabo gosta. Quem tem fé não exige explicações. Quem não têm, molda o seu cristianismo aos desejos e encantos terrenos. Abraço
Pondé se referiu ao Cristianismo e não ao que disse o cara de Nazaré. O pouco que resta deste, no corpo em decomposição da igreja, é capaz de encarnar/ressuscitar em outras formas de vida. "Nem neste monte, nem em Jerusalém..." O verbo se tornou lÃquido.
O autor confunde paganismo e pensamento mágico e os contrapõe aos monoteÃsmos. No entanto, os monoteÃsmos não excluem o mágico, pelo contrário, o mágico é inerente aos seus dogmas, sob o nome de milagre. Esquece -se, isso sim, de mencionar politeÃsmos não magicos, como o de Plotino, Platão, Epicuro, Crisipo. Artigo muito fraco, meramente sensacionalista.
Uma análise meramente horizontal, que desconsidera a intervenção do Deus criador na história humana, como o Cristo da cruz e da ressurreição, pode chegar a essas conclusões, pois o secularismo cristão deu margem para tanto durante séculos de falácias utilizando-se da mensagem de Cristo. O que o autor desconsidera, como os estóicos e epicureus da época de Paulo, é a visitação sobrenatural de Deus no coração humano.
O texto é simplesmente...estúpido. A fé em DEUS não exige mágica. Ao inverso, quem crê o faz porque se deixa levar pelo EspÃrito Santo e isso só é possÃvel ao que crê piamente. A Fé existe para todos, inclusive para os filósofos que se julgam Ãntimos da sabedoria, contudo, nem todos a tem ou a recebe por causa, unicamente, da arrogância. O maior sábio de todos era homem de DEUS, repleto de Fé intensa: o Rei Salomão. Ou o filósofo não acredita nisso também?
Mágica é uma figura de linguagem. Estamos falando das ferramentas psicológicas primitivas. O termo mágica aqui não está no sentido denotativo.
Carlos, Fica a sensação de que o nobre filósofo se deleita com transcendentalismo de determinados temas que abrem polêmicas e discussões inúteis.
O tema é intrigante e não de agora desperta curiosidade. Contudo, ante à ausência de respostas só nos restam perguntas e algumas digressões filosóficas. E nada mais.
Tudo vai passar, menos a Palavra de Deus. O coração do homem é enganoso.
O texto é uma grande bobagem. O paganismo sempre existiu e continuará existindo. Ninguém é obrigado a ser cristão. O pensamento mágico na religião ou na filosofia já mostrou o seu potencial destruidor, basta citar Heidegger. Quanto à ética, ela é bem kantiana conforme sinaliza Bento XVI. Não há cadáver, Deus não está morto.
A prosperidade fútil, o triunfalismo arrogante e o misticismo espalhafatoso do neopentecostalismo tem tornado o cristianismo uma versão do paganismo. Bom seria que não houvesse religiões ditas cristãs, pois o clericalismo e a institucionalização do cristianismo levou à corrupção da sua fé. O bem estar pleno de um cristão nunca será nesse mundo, mas no 'paraÃso', com Cristo. E tentar construir o paraÃso na terra com escolhas polÃtico-partidárias é a visão de quem não leu ou não entendeu a BÃblia.
Verdade, Wagner! Outro abraço.
Eu não consigo ler a bÃblia e sair sem pensar que muitos personagens buscam Deus, mas que os que estão mais perto dele fogem dele. Adão e Eva fogem do convÃvio com Deus, seus descendentes fogem das consequências da fuga de Deus e tentam a busca a Deus justamente por não conhecer Deus e por querer ser diferente dos pais, fazer diferente dos pais. E no final, a humanidade mata Cristo, o filho de Deus. Tipo eu saà do seu convÃvio é vc me manda seu filho? Fica esperto, Deus! Não tô te querendo, não!
Entendi sua colocação, Carolina, conquanto não concorde com ela. O espaço e o tempo são limitados para desenvolver mais esse debate. De qualquer forma, um abraço.
Acontece Wagner que eu desde criança interpretei que a bÃblia era só uma literatura. Apesar das pessoas dizerem para mim que tudo na bÃblia aconteceu e que eu tinha que ter fé porque minha famÃlia é católica do interior de Minas, não foi suficiente para me oferecer convicção. Deus para mim é um personagem, assim como capitão pátria. A minha interpretação da bÃblia, do conjunto é de que a humanidade é o anticristo. Se Deus é bom e a humanidade mata o filho dele.
Falou e disse!
Discordo. Se não fosse assim eu teria que aceitar que eu não tenha entendido a Biblia, ainda que a tenha lido constantemente desde criança. Se você a observar em sua totalidade, notará que todas as autoridades da terra tem aprovaçao no céu, de maneira de que o plano terreno seja bem conduzido e administrado. Criaremos o ParaÃso na terra, mas o processo é lento, controvesso e quase impercetÃvel...e isso com o aval de Deus, Jesus e a BÃblia, graças ao EspÃrito Santos, que muitas vezes e racional.
Carolina, a BÃblia não é dividida em velho e novo 'pacto', ou 'testamento' como mais usualmente conhecido, à toa. Deus fez um acordo original com Israel (polÃtico) que não deu certo, e Ele mesmo reconhece isso através dos seus 'profetas', especialmente IsaÃas. O novo acordo com a Igreja (espiritual não institucional) não promete benesses num mundo que se degenera, mas 'um novo céu e uma nova Terra', eternos. Sim, isso é fé: a convicção do que não se vê e a certeza do que se espera. É como creio.
Se vc interpretar a bÃblia da mesma forma que interpretaria qualquer livro de literatura vc entenderia que todos na bÃblia são meros personagens com suas caracterÃsticas próprias exatamente como no livro A revolução dos bichos. Então, essa ilusão do paraÃso com Cristo que gera ansiedade não teria espaço na vida humana. Não haveria a mágica da ilusão de que vale a pena viver. Inventamos uma ilusão fora ou dentro da religião para manter a nossa vida.
Se “mágica” for corretamente lido como “mÃstica” então, não se preocupe, a mÃstica cristã é rica na história, se reinventou muitas vezes e se reinventará novamente. Sobre decomposição lembre que a ressurreição está no cerne da mÃstica e do poder da fé cristã.
Há 2000 há quem diga que a fé cristã não passa do ano que vem. O problema é que o cristianismo é um marco sui generis na história das culturas e não é monolÃtico, mas vivo e multifário ainda que falho. Me pergunto se o articulista leu Erich Auerbach (judeu) Rene Girard ou Agamben (ateu) dentre tantos outros que brilhantemente reconhecem e dissertam sobre as singularidades e riquezas presente na cultura cristã. Não discuto aqui ontologia ou teologia, mas a cultura legada pelo cristianismo.
Alexandre vc descreveu a forma como eu penso. Eu falo que sou agnóstica exatamente por isso. Eu não tenho provas da existência de Deus nem provas da não existência. Ser muito enfatica na existência dele ou não é muito autoritário. Seria querer ser dono da verdade, além de ser grosso com quem acredita ou não de forma desnecessária. Mas não nego que a crença e a busca de um Deus deu uma sofisticação na humanidade ou civilização. A cultura egÃpcia é um exemplo dentre vários.
Não creio que se trata de provar ou negar a existência de Deus. São duas proposições igualmente impossÃveis, no meu ponto de vista. Contudo, me parece mais tolo tentar negar a existência de Deus. Para tal o que nega deveria estar bem seguro de que conhece tudo o que existe, cada mundo, cada universo, cada dimensão cósmica e ser capaz de explicar o que é matéria escura e dar garantias de que nenhum novo enigma hoje desconhecido surgirá no futuro. Então dirá: Deus não existe e nunca existirá!
Eu me lembro de ter visto Pondé dizer algo semelhante, não lembro onde,quando diz algo no sentido de que exige muito mais criatividade, atividade mental e sofisticação em tentar provar a existência de Deus do que negar a existência de Deus.
Crer em Deus ou em duendes tanto faz para mim, ambos são abstratos, e como tal, caem na dicotomia existencial. A abstração na religião é diferente da abstração em outras áreas de conhecimento. A matemática e a astronomia não chegariam onde chegaram sem a ajuda da abstração. Planetas foram descobertos antes que fossem observados por telescópios. A abstração religiosa é diferente. Enquanto ciência e filosofia buscam conhecer a verdade, a religião se apresenta como detentora e protetora da verdade.
Said,a história do meu tio e a relação com sentido da vida e suicÃdio vem da minha experiência pessoal com a sÃndrome do pânico que eu tive por distúrbios na tireoide. Nos momentos de crise no qual meu marido pode dar atenção foi notável como a crise passava mais rápido com carinho do que quando sozinha tentava controlar na respiração. A forma como minha tia disse pode sim ser o diferencial nos batimentos cardÃacos. Procure no texto de hoje a parte que fala da nossa fragilidade.
Contei o caso do meu tio porque foi possÃvel notar que após a visita da minha tia à ele a alegria foi embora e a tristeza tomou conta de uma forma totalmente desnecessária para o momento. Por mais doente que ele estivesse era uma ilusão que dava força e alegria para ele. Provavelmente ele estava procurando motivo onde não tinha para viver e derepente não quis esforçar mais para viver e morreu.Provavelmente morreria de toda forma, mas sem essa sinceridade desnecessária morresse iludido, mas feliz
Said,minha tia era irmã do meu tio. Não ganharia nada com a morte dele. Só é até hoje desprovida de sensibilidade.
Só um PS: a questão das filhas parece um caso mais adequado para a psicologia. Parece que sua tia queria matar o marido ao dizer, naquela circunstância, que as filhas não davam bola para o pai. Algo que poderia ser evitado, bastava dizer ''elas saÃram, não podem vir agora ''.
Esclarecedor, embora nada disso me veio à mente. O seu tio morreu porque estava doente, a decepção pode ou não ter contribuÃdo, mas deve ter doÃdo. Se ele elegeu as filhas como o sentido de sua vida não o culpo, o sentido da vida é uma escolha individual. Quanto à (moda da) mágica, está nas religiões em geral, como disse Pondé. Quando ele diz que as religiões tornaram-se excessivamente reflexiva é porque as abstrações religiosas se perderam num emaranhado de contradições.
Então, Said interpreto que a mágica de que Pondé fala que o cristianismo não é capaz de fazer mais, as pessoas estão procurando fora do cristianismo. Essa mágica para alguns está na religião, mas para muitos está no trabalho, na famÃlia, nos filhos, nos animais, na matemática ,etc.
Complicado explicar. Mas vou tentar. Eu tinha um tio que estava doente do coração, no hospital, e a vida dele era toda voltada para as filhas. Minha tia disse que as filhas dele não importavam com ele porque preferiam viajar para o carnaval do que ficar com ele. Ele morreu no mesmo dia. Tudo que ele fez para manter a própria vida foi a ilusão de que valia a pena fazer isso por elas. No momento em que ele mais necessitou desta ilusão, alguém retirou isso dele.
Carolina, o que você quer dizer com sentido da vida e suicÃdio? Estou boiando, passei longe destes conceitos. Explica melhor onde quer chegar.
Mas vc chegou a pensar que a mágica da abstração de Deus provoca a ilusão necessária para iludir as pessoas de que a vida tem um sentido e um significado suficiente para não suicidar? A mágica da abstração da matemática também possui essa função para quem transforma a matemática em sua religião, ilusão ou sentido, sei lá significado para a vida suficiente para as pessoas que não conseguem acreditar em Deus?
Pobre Pondé! Alma escura revestida pelo verniz brilhante do conhecimento filosófico inútil.
Há muito tempo eu acho que a força do cristianismo (e das religiões monoteÃstas) é antes a negação das divindades concorrentes. Como diz Moisés: Deus é ciumento. A essência de Deus é a negação da existência de outros deuses. Fora isso é uma abstração tão grande que Spinoza foi no ponto: Deus é tudo o que há, a natureza. A ciência e o ateÃsmo modernos são a consequência natural do monoteÃsmo, e tendem a crescer, apesar de eventuais soluços de nostalgia mágica, como no Brasil ou EUA.
Jaime,não sei se concordo com vc,não!Tem seres humanos que não tem certeza da existência de Deus nem tem certeza da não existência de Deus.De acordo com seu raciocÃnio os agnósticos nunca poderão estar no estado natural da espécie.Acreditar ou não em Deus são duas das diversas ilusões para o ser humano escolher para ajudar a levar a vida.Não acreditar em Deus é a mágica que encanta o ateu. A mágica que encanta o agnóstico é a ausência de provas da existência e a ausência de provas da não existên
Que afirmação imbecil. O ateÃsmo é o estado natural da espécie. Crença é produto cultural.
Texto maravilhoso! Gostei muito! A mágica deste texto está em enxergar o óbvio. Hoje, dizer que os bons terão recompensa no céu e os maus o tédio do inferno não surti o efeito mágico que surtia há aproximadamente 2 mil anos atrás. É uma saturação.E como o movimento do pensamento humano não entrou em extinção ainda como tudo que não tem seu movimento interrompido tende a movimentar faz o percurso inverso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O que o paganismo tem que o cristianismo não tem? Mágica Voltar
Comente este texto