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  1. maria camila machado almeida

    ... a variante de Manaus tem asvariantes do Reino Unido e da África do sul juntas, a variante identificada por cientistas gaúchos da Feevale apresenta novidades , vírus ama gente, ele quer você ! Sem testes, sem vacina, sem isolamento, ele está fazendo a sua tarefa. Podemos ser mais inteligentes que ele. Pressão nos Deputados para estender Calamidade Pública até 31 julho deste ano.Temos reservas, podemos furar teto e emitir moeda.

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  2. maria camila machado almeida

    Senhoras, Senhores Leitores, cito De Bolle : Não existe imunidade de rebanho sem vacina em, no mínimo 90% da população. Leiam novamente com atenção, carinho e discernimento cidadão e sentimento "político-pedagógico". Não existe imunidade de rebanho sem vacinas. Poderia, novamente citar De Bolle, Átila Iamarino, Nathalia Pasternak, Pedro Hallal, Dra. Rosane, Dr. Dráuzio, entre outros. ... " o vírus e suas variantes são soberanos". Máscaras, muito sabão e maior tempo em isolamento.

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  3. Chang Up Jung

    Das 219.096 mortes registradas como de causas do coronavírus até janeiro deste ano, registraram-se 1.698 óbitos de pessoas entre 0 e 19 anos de idade. Os juízes sabem desses dados e ainda tomam decisão como essa?!

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    1. Luis Antonio de Pinho

      Você pode me dizer a sua fonte para esses dados? Agradeceria, é bem pertinente isso!!

  4. Paul Muadib

    Fazer relação do Brasil com outros países mais avançados chega a ser hilário. Aqui os estudantes de escolas públicas vão para a escola de transporte público, misturados com trabalhadores que estão indo à labuta. Nesses outros países citados, as crianças vão em transporte escolar.

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  5. Paulo Cesar

    Ao falar em "punir crianças" a análise já começa enviesada. Minha sogra teve uma crise de pressão alta intracraniana e precisou de atendimento hospitalar. Pegou Covid - no hospital - e faleceu. Agora, explique-me como podemos confiar na segurança de escolas? Punir as crianças é sacrificarem seus pais, avós e professore(a)s.

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    1. Paulo Cesar

      Qual a qualificação da articulista para debater a relação entre desenvolvimento infantil, educação e controle da pandemia? Economista?! O que a articulista pesquisa a respeito dos temas para ter esse espaço, em que dá um tratamento tão bancário do tema?

  6. Eduardo Freitas

    O correto seria vacinar professores, transportador escolar, etc para depois liberar retorno às aulas. Governo estadual continua fazendo merdha.

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  7. Jose Silva

    230.000 mortes e contando; 10 milhões de casos e contando; e vamos apagar incêndio com gasolina ? vamos

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  8. Geraldo Cassiano de Paiva Filho Paiva

    Tremenda irresponsabilidade a volta do ensino presencial nesse momento de escalada da epidemia. Configura verdadeiro descaso com a vida e a saúde de professores, funcionários, alunos e seus parentes. É evidente que o vírus vai circular no ambiente escolar, e que será levado para as residências de alunos, professores e funcionários, colocando em risco até os que se mantém em isolamento social.

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    1. Paulo Cesar

      Faz o seguinte: Vamos colocar a Prof. Cecilia Machado para dar aula em uma escola pública em Brasilândia, Guariroba. Eu sou a favor. Vai lá, Doutora. Tamo junto!

  9. Tarcisio Mello

    Tenho acompanhado esse debate sobre volta às aulas por ter filhos e ser da área da saúde. Conheço bem esse vírus e o que tenho certeza a esse respeito é que não existe ambiente seguro com relação a covid 19. Meus filhos não voltarão até serem imunizados. Não vou submete-los a uma roleta russa, que é exatamente isso o que essa volta às aulas significa. A análise de dados apresentada pela economista faz sentido só no papel.

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    1. Luis Antonio de Pinho

      Não sei a idade de seus filhos, mas se forem menores de 18 anos, irão esperar bastante para serem vacinados, já que as vacinas disponíveis não foram testadas em menores...

    2. Tarcisio Mello

      Para ser mais correto, nem no papel esses argumentos convencem. Prestem atenção no último parágrafo, na conclusão do artigo. Ele é uma pérola do absurdo.

  10. SIMONE WOLFF

    Resumindo: as escolas teriam condições de voltar se o ministério da saúde estivesse cumprindo com as suas responsabilidades

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  11. Ana Paula Toledo

    Voltamos. A regra foi posta e estamos cumprindo à risca. Porém não sabemos como funcionará. A secretaria da educação propôs o ensino híbrido. Muitos professores não irão voltar, pois são do grupo de risco. Logo, os professores que trabalharão, provavelmente, assumirão a carga dos colegas. Teremos que dar conta do presencial e do on-line. Essas questões não foram consideradas. Não é só a circulação do vírus, é a falta de tecnologia, preparo e informações. A discussão é ampla!

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  12. Elson Muniz

    isso aí: aglomera e depois a gente vê o que acontece...

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    1. Eduardo Freitas

      Sim, mais caixão ocupando espaço nos cemitérios.

  13. Henrique Rodrigues

    Tem um estudo conduzido por pesquisadores de princeton indicando q crianças podem espalhar o vírus, podendo até se tornar superespreaders. Não sei de que maneira a abertura de escolas não levaria a uma piora nos números da pandemia, em seu momento mais crítico no Brasil. Mas parece q a folha parece bem engajada nesse negacionismo do bem

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  14. Bruno Medeiros

    Hoje uma escola em Campinas suspendeu as aulas depois que mais de 30 funcionários testaram positivo. E agora? Eu sou professor e o que eu mais quero é voltar a minha rotina de sala de aula, infelizmente não adianta querer e jogar com a saúde dos outros. Protocolos de segurança existem, mas as pessoas da escola não estão em uma bolha. Não temos como garantir que alunos, seus familiares, professores etc... não estão expostos ao contágio fora da escola.

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  15. Bruno Medeiros

    Hoje uma escola em Campinas suspendeu as aulas depois que mais de 30 funcionários testaram positivo. E agora? Eu sou professor e onque eu mais quero é voltar a minha rotina de sala de aula, infelizmente não adianta querer e jogar com a saúde dos outros. Protocolos de segurança existem, mas as pessoas da escola não estão em uma bolha. Não temos como garantir que alunos, seus familiares, professores etc... não estão expostos ao contágio fora da escola.

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    1. Vitor Gomes

      Verdade Bruno... Agora, fiquei chocado com o número de funcionários contagiados!

  16. Maria Maia

    Poucas vezes li um título tão mal escrito! Acabei lendo o artigo para tentar desvendar as más relações sintáticas estabelecidas na chamada para o texto, que, aliás, tem a característica das narrativas focadas nas crianças, demandando a volta às aulas e esquecendo que as escolas são constituídas também por adultos professores, funcionários etc., todos alvos potenciais do vírus.

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    1. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Que título mais doido....

  17. Karen Sá

    Diagnóstico de Gabinete não deve ser aceito. Vai para o “chão da fábrica” que vc verá que não há condições de funcionamento em tempos normais, muito menos em tempos de pandemia. Um país que quer ver a educação de seus filhos acontecendo não tem um Presidente como Bolsonaro que contribui todos os dias para ampliar o contágio e não se empenha em nada para vacinação em massa. Vacinem os professores e todos os trabalhadores.

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    1. Vitor Gomes

      Bom ponto, realmente só sabe se a teoria funciona quem está lá na prática.

  18. Vitor Gomes

    Muito interessante a colocação do texto. Realmente, não tinha parado para pensar neste lado. Também acredito que tudo isso seria possível se houvesse empenho político. Por exemplo, se lidassem com a mesma comoção que tiveram durante esse período de escolha do novo presidente da Câmara e Senado, isso se tornaria explicitamente possível, mas, não há interesse político de nenhum dos lados para que isso seja alcançado deixando a educação no Brasil ao léu.

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  19. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não há dúvida q a falta do presencial traz prejuízo na formação. Eh sim preciso achar meios e caminhos, até porque vamos conviver com o problema por muito tempo mais. Só não use argumentos do tipo ..diminuir a desigualdade...eh bonito falar isso. Mas eh uma chaga brasileira de séculos, nada a ver com crises.

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    1. Vitor Gomes

      .... diferente da classe alta. Outro exemplo é a renda, grande parte da classe baixa perdeu acesso ao trabalho informal por conta da quarentena, diferente da grande parte da classe alta, o que resulta em congelamento de cursos e universidades dos das classes média e baixa. O estudo aponta que a longo prazo estes fatores irão aumentar a desigualdade uma vez que teremos mais formandos da classe alta do que dos de classe baixa. Vale muito a pena ler estas pesquisas!

    2. Vitor Gomes

      Entendi seu ponto de vista. Mas acredito que a autora esteja se referindo aos estudos recentes que mostram a desigualdade causada pela pandemia aonde alunos da classe alta frequentam escolas particulares tem oportunidade d assistir as aulas presenciais enquanto os d escolas públicas não tem essa opção, além de diversos outros fatores como o acesso à internet, aonde alunos de classe baixa não tem acesso às aulas a distância por não terem condições de pagar pela internet, diferente da classe....

  20. Ivan Zacharauskas

    'mesmo quando todas as outras medidas preventivas necessárias não estão sendo cumpridas pela população'. Quem critica a abertura das escolas e a socialização das crianças, não se considera responsável pela adoção e manutenção de medidas preventivas, jogando toda a culpa pelo não cumprimento das mesmas para as escolas. Se as escolas eventualmente não estiverem integralmente preparadas, que as comunidades se prontifiquem a ajudar e fiscalizar e garantir esse serviço essencial.

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  21. Daniel Liaz

    Muito bem senhora economista de finanças, sem dúvida a senhora é bastante qualificada pra opinar em educação e pandemia. Mas, diga lá: os tais cuidados necessários quais são mesmo? E, antes dessa decisão de retorno, vcs buscaram algum tipo de garantia do poder público de os cuidados serão realmente tomados?

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    1. Vitor Gomes

      ...mas exatamente por ele ser o Zé da Pipoca, sem formação alguma, oq ele tem a dizer pode ser considerado irrelevante por mim e por você, podendo ser visto até com maus olhares. Entendo e concordo q um título te dá mais propriedade p/ opinar mas ñ exclui que tds tem algo relevante e produtivo sobre oq podemos tirar proveito, além de ter certeza deq a autora mereceu o cargo na editora, caso contrário ñ estaria aqui. Ñ quero passar a impressão deq busco guerra nos meus comentários, ao contrário!

    2. Vitor Gomes

      Daniel, a diferença é que o Zé da Pipoca não tem acesso a estas pesquisas socio-científicas feitas nas escolas do exterior e seus impactos positivos e negativos na comunidade. Aliás, isso jamais passaria pela cabeça do seu Zé, ele muito menos saberia como ter acesso a elas. Por outro lado o seu Zé, por estar no povão, pode ter opiniões contundentes sobre a pandemia e escolas q eu, vc e a autora jamais teriam! E quem sabe valeria muito a pena ler uma matéria com a perspectiva dele. Mas por ele...

    3. Daniel Liaz

      Não entendi Vitor. Direito a opinião ela tem sim. Só não vejo qualificação nela pra opinar numa coluna de jornal importante. Podiam ter publicado a opiniao do Ze da Silva da banca de pipoca. Ele tb tem direito a opinião

    4. Vitor Gomes

      Olha meu amigo, assim como é direito seu de opinar é direito de todos e também da autora do texto. Ou agora só os formados referentes à saúde ou à educação podem opinar sobre as mesmas, e assim por diante? Sejamos coerentes. De resto, respeito seu comentário e concordo que deveriam haver garantias dos cuidados, sim!

  22. Paulo Augusto de Andrade Lima

    Todo mundo sabe que com início da aulas, a circulação de pessoas aumenta. O exemplo é o aumento de mais de 30% de veículos nas ruas. É isso que o vírus adora. Pense em diminuir essa circulação. Como manter presencial ? Diminuir o número de alunos em sala? Número limitados de professores presentes nas escolas ?? A sociedade é que deve buscar as soluções.

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  23. Paulo Augusto de Andrade Lima

    Hoje parece que há uma dicotomia entre escola e ensino. Na escola, além do ensino, há a socialização do jovem, sua inserção na sociedade com aquisição do Conhecimento. Porém, nessa pandemia, novas formas de ensino devem ser descobertas, sem prejuízo da socialização, tendo que haver os protocolos sanitários eficientes, priorizar vacinas aos adultos integrantes desta comunidade escolar, e o uso da tecnologia acessível a todos.

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    1. Vitor Gomes

      Paulo, que comentário coerente!