Martin Wolf > Conter a China não é uma opção viável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. augusto jorge pantoja da silva

    Tantos comentários,eivados de tolices ! O mundo do poder não pertence aos tolos !!!

    Responda
  2. LOURIVAL MAGALH ES NASCIMENTO NETO

    Os seres chineses querem escravizar a humanidade. Agora que o Petain da atualidade assumiu a administração do antigo defensor da liberdade do planeta, estamos à deriva. Xi fará com Taiwan o mesmo que foi feito com os Sudetos sob a complacência do Usurpador

    Responda
  3. celso bittencourt

    A Inglaterra Tomou Hong Kong com a Diplomacia das Canhoneiras no século XIX , na Vergonhosa Guerra do Ópio. Taiwan foi Refúgio dos Perdedores pró-Ocidente da Revolução Chinesa. Agora Insistem em Reescrever a História Taxando a China como Agressora! Os Mandarins Só Vão Reconquistar o que lhes foi Usurpado há 150anos! Misericórdia!

    Responda
  4. Roberto Pires Silveira

    Certos artigos me provocam uma espécie de riso incrédulo. Dizer que Xi Jinping e a China são "um regime liderado por um homem impiedoso e despótico", por exemplo. Esperem um pouco: foi a China que invadiu o Iraque, matando 1,5 milhões de pessoas, entre elas 500.000 crianças? Parece que foram os EUA. Foi a China que apoiou a Arábia Saudita em sua guerra genocida contra o Iêmen, que até a última contagem já tinha matado DE FOME mais de 80.000 crianças? Parece que foram os EUA. Pois então...

    Responda
    1. Geilson Silva

      Pois é Roberto, excelente comentário. Quem conhece um mínimo da História do último século e meio da China e suas relações com o ocidente, Boxers, etc.. começa a desconfiar que esse comentarista é um robot da CIA rsrs.

    2. Geilson Silva

      Pois é Roberto, excelente comentário. Quem conhece um mínimo da História do último século e meio da China e suas relações com o ocidente, Boxers, etc.. começa a desconfiar que esse comentarista é um robot da CIA rsrs.

    3. Roberto Pires Silveira

      Continue-se as respostas: foi a China que liderou a invasão da Líbia, tornando um país antes próspero em um valhacouto de terroristas, devastado por uma guerra civil interminável? Parece que foram os EUA... Foi a China que disparou as duas primeiras bombas atômicas contra população civil, matando 300.000 pessoas, no Japão? Parece que foram os EUA... Foi a China que entrou na guerra da Coreia e promoveu "bombardeios de tapete" matando um terço da população? Foram os EUA...

  5. José Cardoso

    Existe um modo. Equilibrar o orçamento e acabar com o derrame de dólares que sustenta a indústria chinesa e acaba com a competitividade dos EUA. Mas quem fala essas verdades não é ouvido nem tem chances eleitorais.

    Responda
    1. giuliano SILVA

      Como acabar de forma prática com o derrame de dolares para a industria chinesa?

  6. Luiz Henrique de Andrade Costa

    Por que seria necessário conter a China? Os chineses têm um outro sistema político, mas isso é, de fato, um problema? O mesmo ocorre com a Arábia Saudita, por exemplo. Então, talvez o tipo de regime, e suas práticas, não sejam a questão. Também não foi para Sadan Hussein, durante algum tempo. E, se for, é um problema deles. A expansão econômica, esta sim, é vista como ameaça. Afinal, ninguém abre mão de poder voluntária e graciosamente. Também não creio que um mundo bipolar seja algo bom.

    Responda
  7. João A Silva

    Pena que, pelo que sugere a pequena quantidade de comentários, seja pouco lida por nós a coluna do mais conceituado analista econômico do Reino Unido. Como sempre, uma análise que evidencia com inteligência e lucidez a correlação das principais variáveis econômicas, políticas e sociais que determinarão o destino do planeta.

    Responda
    1. João A Silva

      Prezado Valdeci, já vi Inside Job e concordo que é excelente. A desregulação do mercado financeiro a partir dos anos 80 como mostra o documentário resultou na brutal concentração de renda no 1% mais rico da população, gerando os efeitos destrutivos que sentimos até hoje. Agora, não sei se acompanha os artigos do colunista, mas, por várias vezes já apresentou fortes críticas às gigantescas fraudes realizadas e à absurda conivência das autoridades dos EUA.

    2. Valdeci Gomes

      Sugiro que para entender o que é neoliberalismo e capitalismo financeiro assista ao excelente documentário Inside Job, disponível na Netflix, que trata da crise de 2008, aborda certos assuntos que a imprensa não divulga e proibido para "economistas".

  8. Valdeci Gomes

    Esse financista esconde de propósito que o declínio dos EUA e seus aliados se deve à implementação do neoliberalismo, um sistema furado que está entrando em colapso no mundo todo, a China percebeu isso à muito tempo e conseguiu mitigar seus efeitos em sua economia, por isso sua ascensão à primeira posição global será inevitável, e em bem pouco tempo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.