Ilustríssima > Apesar de seu governo catastrófico, Bolsonaro está mais forte que no início do mandato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Só li essa preciosidade Hoje. O marketing do PT inventa algo e o bumbo sai batendo... Golpe de 2016: Se em 16 foi golpe, em 1990, também foi, né? Ou não foi porque o PT apoiou e o marketing silenciou?Impeachment é processo polÃtico que existe desde a lei 1079/50 e recepcionada pela Constituição de 1988.Golpe teve quando a dupla Calheiros e Levandovisk manteve os direitos polÃticos da Dilma!E o Collor? Também foi golpe! Ele havia renunciado e não era presidente.
A eleição do capitão cloroquina foi obra de um oportunista. Ele elegeu os dois piores presidentes da História, o último indiretamente! Com tantos polÃticos competentes, experientes e fundadores do partido, ungiu uma não fundadora e inexperiente,em 2010. Por quê? Porque Marta, Tarso,Vianna, OlÃvio, qualquer um deles teria se sobressaÃdo e apagado o suposto brilho. Hoje, o ParTido estaria governando.E,por fim, quem comemorou o surgimento do Covid19,em maio/20, merece o menoscabo abissal!
E se fala em elite que quer governar. Só que quando o Operariado(ironia!) governou2002/16 , também não governou para pobre, tanto que trouxe um banqueiro para ser chefe do B C. O que fez para os pobres?, bolsa famÃlia?Oras, torrou mais dinheiro público em marketing(propaganda!), do que na contribuição. Fies? Na Ditadura Militar teve Crédito educativo(usei!)Torrou dinheiro público em Copa do Mundo e OlimpÃadas, invés de aplicar em saneamento Básico. O Deus do Futebol puniu a heresia.
Meu comentário ressoa muitos outros: a análise começa muito bem, mas então recai no bem contra o mal, Haddad, o lindo professor, enfim, essas bobagens simplistas que servem para que o autor explicite: entenda que este não é um artigo analÃtico, que busca ser imparcial, mas uma peça de opinião (que nessa hora quer dizer marketing). Perda de oportunidade...
O texto é interessante, mas a análise já está datada, se as forças mais próximas do centro, na esquerda e na direita, nao produzirem um discurso com prpostas e com alguma coisa além da inocencia do Lula.... Já era...
Que preguiça dessas “análises” feitas a partir de chavões: “camadas burguesas”?! Putz!
É muito babaca, né, Carlos? Que preguiça que me dá.
"Foi preciso, então, afastar e prender arbitrariamente o presidente Lula". A Petrobrás quase quebrou, fortunas foram devolvidas, crimes foram confessados, processos julgados nos Tribunais, etc. Como é complexa a sociedade e seus extremismos!!!
Esta errado. Não concordo.
Será que por "governo catastrófico" o colunista professor da UNB entende ser o que está a dois anos sem corrupção e com todos os indicadores sociais e econômicos bons?! Talvez para ele governo razoável era o de Dilma Roussef! Por isso vão perder as eleições de 2022. A imprensa subversiva ainda não entendeu que não consegue atingir a opinião pública com sua sÃndrome de abstinência!
Hahaha
escondendo a corrupção ela acaba né, Luciano? kkkkkk
Como esses blogueiros só falam besteiras. Primeiro o Presidente foi eleito democraticamente, não importa o que esse blogueiro e os outros desse jornal deseja. Com as eleições do dia 1•, à reeleição do Bozo ficou muito mais próxima. Esses blogueiros não tem a mÃnima capacidade de tentar entender quem apoia o Presidente, não somos obrigados por exemplo, a ser a favor do aborto, e a esquerda não respeita, com isso cada vez mais aumenta os apoiadores do Presidente.
Qual paÃs? Venezuela, Cuba, Angola... Se não for muda pra lá!!!
Troco seis décadas no Brasil por duas semanas no HawaÃ
Mediocridade de quem? Saudades da era Petista? Turma da boquins?
Se vc leu o texto bem vai chegar a conclusão de que ele está fazendo muitas das coisas pelo qual o PT foi acusado. Coluio com o centrão, distribuição de verbas ( dinheiro público) e cargos em troca de apoio e outras coisas que ñ foram citadas nesse artigo.
O único reparo importante que faço ao texto é o seguinte: o PT tem sido um devoto aliado do Presidente no.projeto de produzir a "polarização pelos extremos" em 2022. O que o partido não percebe é que a polarização pelos extremos pode servir de pretexto perfeito para o golpe.
A polarização é voluntária? Ou ela é casual e inevitável?
Como assim?"invejável profissionalismo" francamente, até a inveja sente vergonha de uma cara como ele!
Bravo, Professor! Resumo claro e lúcido do buraco em que nos metemos. Pior é que a matilha chamada às ruas não só não voltou para o canil, como está se armando e se aprontando para novas e ruidosas manifestações. As de meados de 2020 foram só um ensaio. Se há uma direção nesse grotesco desgoverno, é rumo ao caos e à destruição, para que restem justificados retrocessos democráticos e sua perpetuação no poder.
Concordo. Nada como uma regressão após a outra
Opinião demodê, sem sintonia alguma com a realidade. Uma vergonha, enfim.
Discordo. O poder está nas mãos da bancada bbb (bala, boi e bÃblia). Esse grupo já manda no orçamento (os únicos investimentos feitos pelo governo são obras de infraestrutura para o agronegócio) e agora passam a comandar a pauta polÃtica. Bolsonaro será apenas o brinquedo deles e esse perfil de idiota só ajuda. Se não corresponder, vem impeachment e Mourão complementa o serviço. Parece que só os fatos (sérias crises econômica e social) serão capazes de parar essa gente.
Perfeito comentário. Mas eu acrescento como ator importante a bancada Faria Lima ( empresários ansiosos por reformas neoliberais e entreguistas planejando vender todo o paÃs)
Hmmm... quanto pior, melhor. Quanto mais desespero e sofrimento, mais as igrejas lotam e faturam. Bom para a bancada da BÃblia. Quanto mais miséria e raiva, mais crime e mais repressão. Bom para a bancada da bala. Quanto mais inflação e desvalorização do real, melhor para quem exporta. Bom para a bancada do boi. Vai mexer em time que está ganhando?
Forma representativa de fatos ou Ãcones históricos, idealizados pela literatura oral e escrita: o mito de BOLSONARO.
Professor, sua análise está bem sintonizada com a, vamos dizer, metade da população. Pelo menos é o que demonstra a última pesquisa datafolha de 21 de janeiro, onde 50% da amostra considera que o presidente não tem capacidade para governar, enquanto 46% entende que sim. Ao que parece, o que importa para esse último grupo é tão somente a questão da corrupção generalizada institucional. Bem longe estão as aberrações, mentiras, loucuras, inclusive sabotar vidas deixou de ser o ponto essencial .
O atual presidente é tudo o que disse este comentarista , mas foi eleito por maioria e deve terminandar seu mandato , pq os governantes petistas deixaram um rastro de malfeitos inomináveis , e a polÃtica tem que ser depurada .
Rachadinha é Corrupção sim, é um sistema institucionalizado pelo PolÃticos que vocês votam os quais o STF protege não homologando a Prisão em 2a instância a qual os idiotas para protegerem o Lula, deixaram pra lá e não falam mais.
Exótico fruto tropical mutante cresce rápido fica forte e se agarra ao galho onde brota. Moscas diversificadas se aproximam indicando amadurecimento, envelhecimento precoce, podridão. Caprichos da natureza incompreendida: abundantes sementes inférteis para a cadeia alimentar.
Bolsonaro praticou o mais escrachado estelionato eleitoral ao se aliar e patrocinar a chegada do centrão ao comando legislativo, mas ele repete o q. psdb ja faz a quase 30 anos em S.P onde reinam absolutos., aparelharam td e aqui não adianta você tentar questionar atos de governo, pois nada que contrarie interesses do governo S.Paulo prospera. Aqui esta tudo dominado pelo psdb. Bolsonaro faz o aparelhamento do estado a seu favor, como é feito em S.Paulo, sem qualquer critica da midia. Povo?
Enquanto a esquerda vive uma paranoia utópica, incluindo seu alto falante, a mÃdia, o conservadorismo liberalista avança e ganha ainda mais força do que em 2018. Aos utópicos estendo o lenço.
A análise está correta, porém muito pessimista. Os rios correm para o mar. Esse governo vai naufragar em menos de 1 ano porque a coisa que polÃtico (Centrao ou não) mais teme é não se reeleger. A receita deste governo é empobrecer e tirar direitos do povo e isso um dia vai explodir. Bolsonaro comprou muito caro agora um apoio que ele vai acabar perdendo. Ele não é capaz de fazer nada de bom pra ninguém. E um néscio...
O governo pode estar momentaneamente forte, mas não tem viés social. Não tem diretrizes para desenvolver o paÃs e nem quer um paÃs para todos. A sociedade vai derrubar esse governo, mesmo que ele tenha apoio das forças de segurança, das elites e dos evangélicos.
Só se consolida cada vez mais e vai naufragar daqui um ano? Não faz sentido.
Bolsonaro praticou o mais escrachado estelionato eleitoral ao se aliar e patrocinar a chegada do centrão aonde apos quase 30 anos reinam absolutos, aparelharam todas as instituições e aqui não adianta você tentar questionar atos de governo, e isso vai desde pagto. Precatorio até retirada gratuidade idoso, nada que contrarie interesses do governo estadual prospera. Aqui esta tudo dominado pelo psdb. Bolsonaro faz o aparelhamento do estado a seu favor , como foi feito em S.Paulo. E o povo assiste
Ninguém em sã consciência poderá dizer que se trata de um artigo crÃtico destrutivo do Presidente Bolsonaro. Com maestria e clareza na escrita o articulista nos leva à verdade dos fatos colocando a virgula em seu devido lugar e nos fazendo ver que nem tudo o que está aos nossos olhos é tão ruim quanto parece e não tão bom como imaginarÃamos que fosse.
Nova politica, kkkk, cade o general Heleno cantando se pegar centrão não fica um meu irmão, o pior e mais corrupto da historia
Sou leitor da Folha há mais de 40 anos. Tem o direito de tomar a linha editorial que desejar. Além de seus articulistas, busca apoio fora em artigos como o ora comentado. Prega aos convertidos. Merecemos um Presidente melhor, assim como os EUA e tantos outros paÃses, mas com esse discurso, o que a grande imprensa esta fazendo é colaborar com sua reeleição. A falta de equilÃbrio e bom senso é um tiro pela culatra.
Perfeita descrição do nosso paÃs , desgoverno Bolsonaro e seus cúmplices. Só nos resta pensar e buscar solução para os graves problemas , para tirarmos o paÃs da situação que se encontra.
"Eeeeeeee vida de gado, povo marcado povo feliz". Essa música de Ze Ramalho continua cada vez mais atual.
Excelente descrição do Brasil atual, bastante desanimador.
Análise precisa!
De arrepiar! Havia tempo não lia um artigo tão poderoso em forma e conteúdo.
O colunista tem moral para criticar o governo, pois afinal mora numa cidade perfeita, bem administrada e é professor de uma das melhores universidades no Brasil (sarcasmo). Não precisamos que catedráticos tenham que perder seu precioso tempo para nos dizer que atual governo não é o sonho dos Brasileiros. Mas é preciso reconhecer que paramos de piorar, principalmente no âmbito da corrupção institucional. O governo tem aparecido menos nas páginas e programas policiais.
Só os intelectuais acreditam em soluções perfeitas, mas no mundo real funciona o proverbial 'trade off', que mal traduzido significa troca. Quem trabalha com software sente isso na pele todo dia. O software pode ser muito bom, mas é também muito caro. Ou software é muito fácil de usar, mas não faz tudo aquilo que precisamos e queremos. Ou o software faz tudo que você precisa, mas não do jeito que você precisa. As soluções perfeitas não existem, e insistir nelas apenas produz inação e fracasso.
Está difÃcil avistar algum sinal no horizonte: candidatos a sucessão presidencial péssimos como Dória, Boulos, Hulck, Moro, Fernando Haddad, Lula se perdoado pelo STF, (apesar dos escândalos da Petrobrás, e tantos outros) Alckim, Maia (já era) o neto do ACM. Tá difÃcil. Quem sabe o Temer, que foi um ótimo presidente por pouco tempo.
Até quando o Brasil negará aà único POLÃTICO pátrio a condição de derrotar esse tipo. Teu comentário listou um série de nomes. Menos o único capaz: CIRO GOMES.
Temer...rs
Análise muito realista, e triste, da situação polÃtica do Brasil.
Se nem a posição genocida do Bolsonaro na pandemia adiantou então não sei mais o que adiantaria. É deprimente assistir a tudo isso.
Não gosto de Bolsonaro, realmente ele esta mais forte pois além do citado na matéria só o fato de Maia não ter como atrapalhar tanto, deve se ressaltar o ministério de infra estrutura com obras significativas e as estatais menos politicas, deixemos de lado o ranço politico.
Bolsonaro foi eleito para agradar pessoas do bem. E para desagradar pra valer os que se acreditam analistas e são da esquerda odienta. Agradecemos às pessoas odientas que destilam seu ódio contra o Presidente Bolsonaro, pois elas contribuem decisivamente para a reeleição dele. Go ahead!
Divide to rule, let's go ahead.
Excelente análise, ampla e profunda, sobre como um genocida angaria capital polÃtico no paÃs cuja elite é uma das mais desqualificadas, desumanas e cruéis do mundo, sonhando ainda com a senzala e a chibata e deixando morrer à mÃngua um povo enganado, escorraçado pelos podres poderes, corrompidos há séculos. Cabe a nós resistir, nunca baixar a guarda e ir pras ruas gritar e exigir um Brasil se não mais justo, menos indigno, isso vai acontecer, não tenho dúvida, quando sair não for morrer.
João, o triste no seu comentário é que você talvez esteja no grupo não dos que usam a chibata, mas dos que sofrem seus golpes, se ainda não de forma explÃcita, em algum momento você também perderá, todos perderemos - vida, bens, dignidade, nobreza de caráter etc.
Quando o colunista fala em "um paÃs mais b.u.rro", Vera, ele certamente pensou em pessoas que fazem comentários como esse logo abaixo. Reparou como eles simplesmente são incapazes de articular qualquer tipo de argumento, contra ou a favor, à s ideias expostas em qualquer coluna deste jornal? É sempre a mesma mistura de ignorância, frases feitas e slogans. É uma b.u.rri.ce sólida!
Por gentileza, informe em que paÃs você está. Porque se for o Brasil, certamente você comeu mor.ta-de.la estragada. Só pode! Ah! Prepare-se: Bolsonaro vai ser reeleito justamente porque pessoas como você o odeiam. Continue odiando.
O povo não é tolo, o presidente sempre esteve forte. Agora quem caiu e está fraquinho são o calcinha apertada, a pig, o frotinha e a mÃdia marrom. Fraquinho fraquinha fraquinho
"Eeeeee vida de gado, povo marcado, povo feliz". a música de Ze Ramalho continua atual.
Go ahead!
Vamos calcular: se 2 anos, um mês e 3 dias o desgoverno já destruiu a polÃtica, a economia, o meio ambiente, a educação, etc. e retrocedemos uns 40 anos, imagina se ficar no poder como ficou o PT por (14 anos)? quem sobreviver dirá! O Brasil será lembrado pelo caos e irresponsabilidade de quem o elegeu! Tem um lado bom, quem sabe desta vez havendo a destruição em massa das instituições e do povo , a sociedade passe a contar a real história do Brasil! Até hoje vivemos de ilusão e mentiras.
Brasil avançando, no ranking da corrupção! O ogronegócio transformando o paÃs num fazendão, mas, no caminho de um suicÃdio delirante, com a expansão permanente e incessante! Desmatar não faz mais nenhum sentido, derrubamos a floresta e não ganhamos nada em troca. É uma prosperidade efêmera, à custa de miséria duradoura - ecológica, econômica e espiritual!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Apesar de seu governo catastrófico, Bolsonaro está mais forte que no início do mandato Voltar
Comente este texto