Ilustríssima > Apesar de seu governo catastrófico, Bolsonaro está mais forte que no início do mandato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
a raiva do articulista é da pauta econômica mesmo, eficiência e competição sempre apavoraram a esquerda latina
Kkkkkkkkkkkkkkk. Cara, é impossÃvel que vc viva no planeta Terra.
Parabéns ao articulista! Pelas reações do gado abaixo, pisou-lhes forte o calo que têm sobre o casco. É duro para negacionistas delirantes ouvir um pouco de como a história deste momento que infelicita o paÃs será para sempre contada.
Texto, cristalino, como agua de pedra!!parabéns!!
O poder do Bolsoonagro vem do medo dos integrantes dos outros poderes, sabidamente corruptos, que o capitão de milÃcias coloque em seus encalços os jagunços das corporações policiais.
Parabéns ao colunista. Um dos textos mais cortantes que li. É de uma crueza necessária destas que precisamos todos. Não há tempo para ilusões ou meias palavras. Parabéns.
Apesar do evidente esquerdismo do colunista, mal disfarçando a sua idolatria pelo lulopetismo, ele acerta quando constata, já ao final da coluna, o quanto o paÃs está regredindo. Decadência essa que começou lá atrás e (muito) acelerada nos últimos dois anos.
imaginem daqui ha 14 anos quando acabar o seu mandato. e a responsabilidade disto é da imprensa. mas o verdugo vira sobre ela.
Pois é, tens razão ao fazer este cálculo, se 2 anos, um mês e 3 dias o desgoverno já destruiu a polÃtica, a economia, o meio ambiente, a educação, etc. e retrocedemos uns 40 anos, imagina em 14 anos? quem sobreviver dirá! O Brasil será lembrado pelo caos e irresponsabilidade de quem o elegeu! Tem um lado bom, quem sabe desta vez havendo a destruição em massa das instituições e do povo , a sociedade passe a contar a real história do Brasil! Até hoje vivemos de ilusão e mentiras.
Um dos textos mais lúcidos sobre Bolsonaro, que já li. No meu entender é uma análise perfeita. Já venho falando há meses sobre isso, de que Bolsonaro está vencendo a briga com as forças democráticas e a mÃdia. E estes últimos, continuam falando sozinhos sem união entre eles, as vezes até se atacando, enquanto Bolsonaro os divide e ganha. Enquanto ficavam falando de leite condensado, Bolsonaro levou o legislativo de goleada. Lamentável.
O bloco no poder. A imagem real daquilo que o paÃs nunca deixou de ser. Governos liberais e de centro-esquerda são exceções históricas nessa república de militares, neopentecostais, bacharéis, banqueiros, exportadores de commodities e tutti quanti.
Brilhante análise professor LuÃs Felipe Miguel!! Aterradora! Significa que estamos mesmo a caminho de uma república miliciana, uma terra cada vez mais sem lei, com o povo na miséria e a elite em Miami! Um perÃodo ainda mais sombrio em nossa história. Uma degradação total do arremedo de vida coletiva do pós 1988! É desesperador, desesperador!
Excelente texto com uma análise bem próxima do de fato real. "E agora? Quem poderá nos salvar?"
O articulista é muito bom. A Folha de São Paulo é o melhor jornal do paÃs pela sua pluralidade.
A análise peca em razão do viés ideológico do articulista. Discordo da análise de que o Presidente está mais forte que no inicio do mandato. Alcolumbre era oposição??? Maia embora contestando mais, aprovou tudo que interessava ao Governo. As reformas não caminharam e nem caminharão porque o Presidente não acredita nelas.
Bolsonaro não tem interesse algum em reforma nenhuma! (e, gestadas pelo Guedes, nem os brasileiros terão nada a ganhar com qualquer destas reformas que a imprensa apregoa...).
O texto da méritos a Bolsonaro, mas o único "mérito" que Bolsonaro tem é ser ele mesmo, ou seja, Bolsonaro é a verdadeira face da massa e da politica brasileira. Se Bolsonaro faz um governo catastrófico e mesmo assim se fortalece, fica evidente o acolhimento e interesses comuns predominantes da polÃtica brasileira.
E a nossa elite cÃnica, hipócrita, ignorante e brega o elegeu e o mantém lá, levemente envergonhada. Não por que discorde de suas ideias, mas prefeririam alguém mais educadinho e limpinho para o cargo. Um dos seus, tipo Alckmin, Amoedo, FHC, Huck etc
povo brasileiro e adepto da necropolitica.
Infelizmente, neste caso faço a mea culpa, votamos no pior candidato que se apresentava! O medo pela continuidade do PT, fez nos mergulhar nesse sujeito asqueroso e desumano! sua incompetência e egoÃsmo salta aos olhos! Começou o governo já pensando nas eleições de 2022! Estamos com o paÃs mergulhado numa crise humanitária sem precedentes por causa da pandemia e tudo por culpa dele! Espero que apareça alguém decente para expurgarmos essa turma do poder!
Que bom, meu caro. Isso prova que vc tem inteligência para enxergar a realidade, avaliá-la e mudar de opinião. Vamos em frente!
Essa noticia é pra matar de raiva à Folha e seus colunistas. BOLSONARO REELEITO EM 2022! MITOOOO
Forma representativa de fatos ou Ãcones históricos, idealizados pela literatura oral e escrita: o mito de BOLSONARO.
MITO Aprenda a pronunciar substantivo masculino 1. relato fantástico de tradição oral, ger. protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana; lenda. 2. narrativa acerca dos tempos heroicos, que ger. guarda um fundo de verdade.
A expressão da bu.rr.i.ce de forma assim tão crua e desavergonhada é sempre um espetáculo chocante e deprimente. Pior é que há milhões iguais. E votam!
Uma das mais crassas obtusidades dos bolsomÃnions é não saber que "mito" significa algo falso em que se acredita...
Cada um acredita no mito que merece. Parabéns por eleger o seu: deputado aquém de medÃocre, militar frustrado e grande enganador de 57,8 milhões de...
sinceros pêsames ao povo brasileiros. sofremos todos com a decisão de 57 milhões !
Sofremos com 14 anos da QUADRILHA PETISTA, agora aceita o CAPITÃO, que dói menos. 57 milhões,foi a maioria, espere as eleições de 2022 e tente eleger os bandidos novamente.
Mais tendenciosa impossÃvel essa matéria.
Isso não é matéria, meu caro. É um artigo de opinião. Existe justamente para que uma pessoa expresse seu ponto de vista (com qualificação para fazê-lo - e não estou falando apenas de tÃtulos acadêmicos - independentemente de sua posição polÃtica)
Algumas partes do texto são verdadeiras, porém, como todo “ideólogo de esquerda”, o professor de Sociologia da UNB (Já diz tudo), enviesa muito a redação, desvirtuando sua análise. Utiliza chavões tÃpicos da esquerda - campo popular - e ainda idolatra Lula, ao afirmar que foi uma arbitrariedade. A FSP deveria ser mais plural e convidar articulistas com outras opiniões para balancear o viés extremamente esquerdista. Os eleitores de centro e de direita ficam desanimados em ler o Jornal.
Você diz eleitores de genocidas e fascistas que degringolaram tudo que tocaram e ameaçam se perpetuar no poder que pinga sangue dos punhos de renda burgueses do bozo.
A despeito da parcialidade do articulista - na omissão aos erros crassos do petismo que, dentre outras coisas, nos levaram a esse abismo -, realmente retrocedemos com a eleição desse homúnculo.
Concordo totalmente Helano e ainda pontuo que mesmo na evidente parcialidade, até devido a sua formação, do ilustrÃssimo autor, foi exposto sim a questão dos erros do governo petista, uma vez que sem eles não teria sido tão fácil fazer da população uma massa de manobra.
Li com bastante tristeza pela realidade que o texto apresenta. Infelizmente a constatação é muito verdadeira. Na verdade, os nossos polÃticos vivem em um universo paralelo, em que o desenvolvimento de um povo não prevalece. Theodore Dalrymple analisa muito bem que as pessoas veem falta de sentido pela vida e que o afastamento da polÃtica da realidade das pessoas, tem grande parte de responsabilidade por isso.
Certos vermes e Bolsonaro, crescem na podridão. Pobre Brasil!
Nesse cenário tem que levar em conta o apoio envergonhado que a esquerda deu à centro-direita e que no final das contas virou apoio explÃcito ao próprio governo como se viu no Senado. Isso n é querer frente ampla. Foi um rolo compressor de todos os lados: mas o q os faz se unirem é o que pode unir o povo contra eles... Fica a dica.
Professor, lembro da Campanha da Globo antes da Eleição "O que você deseja para o seu PaÃs" a qual nunca foi publicada os resultados, mas o óbvio ululante que se via nas respostas todos os dias era "Fora a Corrupção", o Lula não foi Condenado arbitrariamente não, ele foi Preso arbitrariamente. O PT se corrompeu até a Alma e não se dá conta disso. Quanto ao Presidente, ele está forte sim e tirando as Rachadinhas que é uma Instituição por aqui, ele não é Corrupto e vai se fortalecer ainda mais.
Engraçado, né? O gado já começou a relativizar a corrupção da familicia Bozo. Agora, desvio de dinheiro público (rachadinha) não é considerado mais crime. É uma instituição. E tem mais! Parte desse dinheiro roubado é destinado a investimentos imobiliários da MilÃcia carioca, um grupo criminoso violentÃssimo que já domina boa parte do território do Rio de Janeiro.
Só na cabeça de correligionários mais fanáticos do Bo zo para considerar que rachadinha não é corrupção, a que ponto chegamos.... e agora a compra do centrão, que tanto foi demonizada pela bagatela de três bilhões de reais.
Qualquer abalo maior ao governo Bolsonaro virá de fora para dentro. A polÃtica externa errática e inconsequente custará um alto preço. Aqui dentro, o capital financeiro, comercial e agrária perfilou-se ao seu lado para aprofundar o esgoto neoliberal. Não há como fazê-lo sem a ameaça ou instauração do arbÃtrio.
Parabéns à folha de São Paulo e ao professor que redigiu o texto. Apesar de alguns alegarem dificuldades no entendimento, creio que o texto é simples e objetivo.
Um dos melhores textos já disponibilizados pela Folha nos últimos anos. Parabéns ao colunista pela análise que, mesmo com o desafio da grande amplitude, não deixou de interligar todos os diferentes quadros do cenário polÃtico nacional atual de modo muito preciso.
Um ótimo texto, um X-ray assustador e por ter as caracterÃsticas que narraste, me deixou muito estressada. Contornar tanta vilania coletiva, nem pra Hércules seria.
Artigo de um professor da Universidade de Brasilia, é escrito pra uma duzia de pessoas e lido por 3 ou 4 comentaristas, até a metade e olha lá, que ainda elogia, bocejando, sem entender uma palavra. Gilberto Gil pode ajudar na interpretação. Bom pra ler a noite, quem tem insônia. FSP volte publicar o velho e sangrento Noticias Populares. Saudades do bebe diabo. Precisamos nos sentir vivos novamente.
Não consegui encontrar no seu comentário um argumento que fosse que desmentisse a análise do colunista. Seu comentário é basicamente um mimimi (mumumu?) sem sentido. Como são, aliás, todos os comentários do gado. Na verdade, vc praticamente concorda com o que ele escreveu e torce para que seja pouco lido.
O articulista certamente se acha um ser superior em matéria de civilidade. Mas prova com seu linguajar tão socialmente rasteiro quanto sociológica e politicamente ultrapassado - burguesia, golpe na Dilma, prisão arbitrária do criminoso Lula - que não está em patamar superior ao maltrapilho Bolsonaro.
O tempora ! O mores !
Os estagiários da folha não desistem. Beijam o capeta para prejudicar o paÃs...Seja quem for o governo, se não atender os seus interesses será cancelado. Bolsonaro com seu jeito tosco foi o único que desafiou esse esquema, e está se dando bem.
Profunda e verdadeira análise, parabéns. Resta saber se o Brasil sairá desta. Não estou otimista.
Não esqueçamos do homem que melhor sintetizou o termo: "ficar em cima do muro": Tancredo Neves. Ele sempre dizia: Analise polÃtica é como observar as nuvens... A analise está perfeita ( no momento) , mas não nos esqueçamos dos russos ( velho Garrincha) As ruas como ondas, podem ter calmarias e algumas vezes suas tempestades. E nessa, nem sempre surfar não termina em um belo tombo.
Não concordo com tÃtulo em "governo cadastrófico". Falta dinheiro para pandemia, falta vacina para vacinação, faltaram recursos para salario emergencial, falta dinheiro para pagamento a aposentados, as rodovias são terminadas ou criadas... ? Apesar da pandemia, do Supremo, da Camara, do Senado, da oposição sem escrúpulos... É preciso ver o Brasil com outros olhos, mais positivos, para se ter um paÃs grande!!!!
Sim, também não concordo com o termo catastrófico.... porque ele é pouco para descrever a verdadeira situação de caos e abandono desse paÃs.
Pra nossa sorte, algo que não depende de nós colocou água no chope: Biden presidente. Não fosse isso, aà sim estarÃamos fu...
Estamos fu... com ele, espere e verá!!!!
Me admira um professor da UNB, pago com recursos públicos, tão distante da realidade e com visão tão distorcida da sociedade brasileira, bradando ilações em sua bolha acadêmica, repleta de preconceito e tosca parcialidade.
Zzzzzzzzzzzzzzzzzz
Parabéns ao ilustrÃssimo professor, pela colocação das ideias, inclusive na ordem dos fatos. Aguardemos....os dias tenebrosos começarão a mostrar sua verdadeira face a partir de agora. Esses dois anos de hecatombe, foi só uma gripezinha....
Texto perfeito, lúcido, coerente, amparado por fatos reais! O mundo dos bolsonariatas é uma realidade paralela, não tem discernimento , mesmo com toda nossa modernidade, posta atestar que a terra é tão maravilhosamente redonda sob as leis da fÃsica! Parece que vivem na idade média (das sombras)! O que os une é essa pauta fundamentalista perversa de extrema direita!
O mundo dos es.quer.do.patas é uma realidade paralela, onde ditaduras convivem com o respeito aos direitos civis, genocÃdio alheio com o próprio desejo de cometer um aborto recreativo, onde liberdade de imprensa anda de braços dados com perseguição e cancelamento e onde liberdade religiosa está condiconada a sua própria religião.
Bolsonaro está momentaneamente fortalecido. Usou a arma que o Centrão e outros tantos polÃticos mais temiam a seu favor: a Lava Jato. Esfacelou a Operação. Primeiro tirando Moro com a falsa promessa de super poderes como Ministro. Depois fritou-o em fogo brando. Escolheu a dedo o PGR Augusto Aras. Indicou ao STF , um Ministro que pensa como a Segunda Turma. O centrão comemorou. Talvez, se Flávio Bolsonaro não estivesse tão complicado com a justiça, não precisaria ser assim. Mas a verdade é essa.
Como já previsto por alguns jornalistas visionários, tudo está caminhado para que o grande sonho do Bozo se realize em 2022: um embate direto com seu arqui-inimigo Lula. Dá pra imaginar a baixaria que seria um debate entre ambos no segundo turno (muito pior do que o de Trump e Biden)
Boldonarista tem que ser estudado! Taxa selic de 2%, igpm, que reajusta aluguéis 28.5%! Inflação para os pobres 6.5%e reajuste do salário mÃnimo 3 2%! Arroz de 2.90 pra 6.50. Óleo de 3.50 para 10.50' carne vermelha de 22..00 para 46.00. Juros do cartão de crédito 386% ao ano! Deficit de 700 bilhões só nesse ano! Já queimou todos os ganhos das reservas cambiais deixadas pelo PT! O Brasil era o paÃs mais feliz do mundo em pesquisas à época! Éramos respeitados no mundo e hoje somos párias..
O texto é simplesmente pavoroso, pelo choque de realidade. Tenebroso e real. É o tipo de texto que merece ser impresso e guardado, para um dia relermos e concluirmos que tudo que estava escrito refletia a realidade cruel em que vivemos.
O conservadorismo que pregam nada mais é que manter o status quo que sempre foi: meia dúzia se fazendo na conta da República e o povão descalço, feito escravo alforriado. Não querem que nada mude em prol do cidadão comum, digo, algo para melhor, não para pior.
Muito boa a análise do autor. Com uma visão ampla das ações polÃticas do governo Bolsonaro, certamente muitos de seus eleitores ficam ofendidos com os fatos. A defesa que fazem do governo é amplamente ideológica e sem respaldo na realidade. O que mostra que grande parte do paÃs prefere sonhar com o paraÃso que cai do céu, mas que não se empenha em construir tal lugar. Melhor rezar, e se não der certo, põe a culpa no diabo.
ImpossÃvel não perceber o viés lulista do conteúdo. Ser de esquerda, em princÃpio, não é problema. Mas ser petista,lulista, sim. Bolsonaro está fazendo o mesmo que fez Lula: eleito, abandonou suas bandeiras de campanha e aderiu ao toma-la-da-cá. Dizem q tem q ser assim para governar. Verdade. Mas, ao governar, não precisa aderir à s piores práticas de governo. Lula aderiu. Bolsonaro vai no mesmo caminho ao que parece. E com um ponto fraco que Lula não tinha: filho cor ru ptos em risco.
Quanto à agenda econômica do Paulo Guedes, algumas coisas serão aprovadas, outras vão ser deixadas em banho maria. O Centrão não vai aprovar tudo, pra manter ininterrupto o comércio de votos e seu poder de barganha com o executivo e com os tais mercados. Do mesmo jeito que Bozocida vai fatiar a distribuição de cargos e ministérios pra manter o Centrão cativo, o Centrão vai aprovar as propostas aos poucos pra manter seu poder de barganha, numa relação de mutualismo.
Hélio Marcengo, o Lula não tinha filhos corruptos? Por favor: por favor, se informe melhor.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Apesar de seu governo catastrófico, Bolsonaro está mais forte que no início do mandato Voltar
Comente este texto