Opinião > Negação antidemocrática Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FABRIZIO WROLLI

    "Relatório do perito contador Cláudio Wagner levantou as conversas da LavJato sobre o monitoramento dos telefones dos advogados de Lula e do próprio Lula, confirmando que servia para identificar as estratégias da defesa e se antecipar. Os procuradores eram informados minuto a minuto do que ocorria e articulavam os próximos passos em função das conversas grampeadas". Continua ferrenho defensor da LavaJato, ministro Fachin?

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    A finalidade da política não a obtenção de consenso, mas a de promover a estabilidade para garantir a liberdade. Almejar uma democracia sem conflitos implica que os direitos das minorias que perderam as eleições não precisam serem respeitados. Implica também na falsa crença de que o conflito é sempre prejudicial e deve ser evitado a todo custo. O conflito é normal em quaisquer relações humanos e se torna prejudicial apenas quando promove a falta de colaboração entre as partes.

    Responda
  3. Luciano Napoleão de Souza

    Fachin, sagazmente evoca o respeito à vontade popular como pilar da democracia e de um futuro para a nação, mas citando os EEUU. O que ele tem a dizer da violação perpetrada pelo STF e imprensa subversiva contra o direito de Bolsonaro estar presidente? Desde a posse do atual presidente, com o corte de verbas públicas para vários "públicos" mal acostumados, artistas e imprensa viraram o diabo em cima dele. Já nem medem palavras para atacá-lo tamanha é a sindrome de abstinência do desmame.

    Responda
    1. FABRIZIO WROLLI

      Alguma vez em sua vidinha o Bolsonaro mediu suas palavras?

  4. Ney Fernando

    Grande professor Fachin!

    Responda
  5. FABRIZIO WROLLI

    Quando Bolsonaro e vários ministros do seu desgoverno participaram de atos antidemocráticos de ataque ao Congresso e ao STF onde o senhor estava, na TV vendo desenhos? Quando o filho 03 evocou o AI-5 onde o senhor estava, na varanda gourmet? Quando o general Villas Boas ameaçou o STF em novembro de 2018 onde o senhor estava, distraído?

    Responda
  6. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Perfeito Ministro. Discorda do seu artigo quem tem a infantil ideia de que os conflitos sociais se resolvem na marra ou por dádiva divina. Na democracia, e só a democracia e através democracia, é possível evoluir progressivamente para um mundo (terreno) mais justo. Alguém que nega o direito de todos quando está em posição privilegiada, esquece que o mundo gira. É preciso rebater os negacionistas da democracia.

    Responda
  7. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Perfeito Ministro. Discorda do seu artigo quem tem a infantil ideia de que os conflitos sociais se resolvem na marra ou por dádiva divina. Na democracia, e só a democracia e através democracia, é possível evoluir progressivamente para um mundo (terreno) mais justo. Alguém que nega o direito de todos quando está em posição privilegiada, esquece que o mundo gira. É preciso rebater os negacionistas da democracia.

    Responda
  8. ADILSON ROBERTO GON ALVES

    O disparo em massa de fake news pelo WhatsApp em 2018 que levaram Bolsonaro à Presidência também é um atentado contra a democracia, certo Senhor Ministro Fachin? O que o STF e o TSE fizeram a respeito? Nada! Um crime eleitoral fartamente documentado, e seguimos com o arremedo trumpista que nem precisará da hora H e do dia D para dar o autogolpe que propugna, ainda mais agora com Congresso regiamente comprado.

    Responda
  9. Luiz Roberto Peres

    Ministro , parabéns pelo seu passado como uma pessoa na luta pelas liberdades democráticas. Porém desde que assumiu como membro do STF , foi uma decepção atrás da outra.Defensor intransigente da Vaza Jato ,está vendo como ela foi morta e sepultada aos moldes das Mãos Limpas da Italia. Esse artigo sobre as ocorrências nos EUA faz sentido sim , mas seria melhor o senhor escrever sobre a realidade politica brasileira , sobretudo em relação ao comportamento do Trump dos trópicos.

    Responda
    1. José Trindade

      Não é só impressão, é pura realidade que o STF acordou. Tarde eu creio. Engoliram tantos sapos, excrescências constitucionais que agora querem demarcar território. Foi assim com o Presidente FUX, se fazendo de durão contra o negacionismo científico do inepto governo e do seu general Pazuello. Estamos nesse quadro nefasto da República, porque os poderes e em especial o STF, distante da triste realidade dos 225000 mortos, deixaram o negacionismo político chegar a que estarmos na mão de um Lira.

  10. FABRIZIO WROLLI

    Fachin sendo apenas Fachin: lembra-me a convencionalidade medíocre do Conselheiro Acácio n´O Primo Basílio de Eça de Queiros.

    Responda
  11. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O Ministro deveria ilustrar o seu texto, expressamente, com o que está acontecendo no Brasil. Não basta teorizar sobre a negação antidemocrática, como se ela fosse um fenômeno na casa dos outros; a terceirização, aliás, é uma estratégia bolsonarista, com todos os danos que ela vem causando. Nessa altura, aqui não se aplica a máxima que ao bom entendedor meia palavra basta: ou se punciona a ferida ou ela infeccionará o corpo inteiro, sem volta.

    Responda
  12. Claudio Belodi

    "Sem a garantia mutua da aceitação da derroa, o jogo democrático perde a razão de existir' . Não é assim que o STF tem se comportado? Vamos colocar em ação as suas próprias recomendações.

    Responda
  13. FABRIZIO WROLLI

    Parabéns aos 57 milhões de cret.inos que votaram no Bolsonaro. Na verdadeira Negação de tudo: Instituições, Pandemia, Diplomacia, Meio Ambiente.....

    Responda
  14. Herculano JR 70

    Discordo do Sr Edson. O voto foi instituído pela democracia como limite ao poder, O voto so se tornou indicação de gestão devido a subversão da democracia crescendo o estado em serviços q misturado a poder, q os degenerou. Estado degenerado faz coisas degeneradas.- A política e ação perversa de poder dentro do poderes e entre poderes. A ma influencia de poder fez chamar o Homem de ser político, ñ é, é pactuante. E deveria pactuar o fim do poder e diminuição drástica do estado.

    Responda
  15. José Trindade

    "A esfera pública assiste à ascensão populista autoritária que cobiça o monopólio do futuro, promovendo a subversão dos saberes históricos, a manipulação da memória coletiva e a poluição do discernimento. O crepúsculo da política desponta num horizonte...." Caro Ministro, seu posicionamento é alvissareiro, defensor dos princípios democráticos, mas temos sido subtraídos em nossos direitos pela omissão ou conivência dos poderes judiciário e legislativo. O horizonte agora é sobreviver 2021.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Ele esta é defendendo seus interesses como poder. Democracia e justamente limitar o poder: leis escritas em códigos para limitar a ação da odiada magistratura, desde Pilatos, pelo menos;, rotação de poder pelo voto, q o judiciário ñ faz; e divisão de poder para q um controlasse o outro, tambem ñ acontece pq os poderes de macomunam contra o povo e pelos seus interesses. A politica ñ e o futuro, o fim dela nos levara ao futuro.

  16. MARCOS BENASSI

    Seu Edson, um texto bacana, mas não entendi bem a que veio. Se é para desmontar a ameaça Bozófila, caberia um pouquinho mais de agudeza, não? Por que ao Bozo, não faltam cantos vivos (não seu cantochão funéreo, digo dos ângulos agudos): mal botou os propósitos no trono, já regurgitou a lorota da fraude eleitoral digital. Nessa altura do campeonato, melhor ser menos sutil...

    Responda
    1. JONES DARI GOETTERT

      E mais um adendo: "Aha uhu o Fachin é nosso"... Essa democracia formal, e esse judiciário, são uma festa... para as elites do poder.

    2. MARCOS BENASSI

      Ah, esqueci-me do óbvio: ou não falar nada, perfeitamente aceitável a um membro da mais alta corte judicial. Basta que julgue direito, o resto é excrescência.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.