Opinião > Operação Spoofing: prova ilícita e imprestável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dionisio DeBarros

    O mal esta feito. A lavajato destruiu o parque industrial Brasileiro, provocando o desemprego de milhoes que ate hoje tentam sobreviver como podem. Depois de 6 anos transcorridos, o pais continua destruido e depalperado. A direita tomou o poder (temer-bosonaro) e fez a crise economica se tornar permanente. O pais prospero em que viviamos ate 2014, hoje so existe em lembrancas. Prender os traidores da lavajato ajudara o pais recuperar um pouco da moral perdida. Mas precisamos da esquerda de volta

    Responda
  2. celio caus junior

    Na decisão, Lewandowski cita relatório da Polícia Federal que mostra que os dados apreendidos na "spoofing" foram devidamente periciados e tiveram sua autenticidade comprovada. "Todos os dispositivos arrecadados foram submetidos a exames pelo Serviço de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que objetivaram a extração e análise do conteúdo do material, com a elaboração de Laudo Pericial de Informática Específico para cada item apreendido".

    Responda
  3. Dionisio DeBarros

    Da noite pro dia Petrobras, Odebrecht, Mendes Junior e todas as grandes empresas nacionais tiveram seus projetos paralizados. Pra piorar procuradores de Curitiba proibiram-nas de pagar seus forncedores, que deprivados do fluxo de caixa demitiram milhoes de trabalhadores tentando sobreviver pelo menos mais um mes. Tudo em vao, em poucos meses entraram em bancarrota e milhoes mais foram demitidos. Somento no RJ lava-jato provocou a demissao de 1,5 milhose de trabalhadores.

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    Pergunta: Quem estava por tras de moro/dalagnol dirigindo a operacao leza-patria, digo, lava-jato? Tenho serias desconfiancas de que essa operacao foi dirigida do exterior, com a finalidade de descarrilhar de vez a locomotiva economica que o Brasil estava se tornando, e que ja incomodava e muito seus concorrentes nos paises desenvolvidos. Tudo parece ter sido uma trama para jogar nosso pais de volta ao Sec XVIII, deixando-nos perdidos e dependentes num mundo que rapidamente se morderniza.

    Responda
  5. Cristina Dias

    A solução é simples: basta os procuradores entregarem todos os seus celulares para perícia e a verdade prevalecerá. Os procuradores querem que a verdade prevaleça?

    Responda
  6. Mauricio Rios Caputo

    Segundo o livro de Malu Gaspar, a Folha de São Paulo ganhou um parque gráfico novo de presente da Odebrecht. Leio a Folha de São Paulo há 40 anos. A verdade deve ser dita sempre. A Folha de São Paulo não é imparcial.

    Responda
  7. Mauricio Rios Caputo

    Sérgio Moro para presidente do Brasil em 2022 e também em em 2026.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Para presidente da associacao de presidiarios da Papuda, que eh pra onde ele vai.

  8. Joao Menezes

    Esta gente deveria ter vergonha. Criminosos são aqueles que diante de evidências claras continuam negando, com a esperança de que a negação gere confusão nos justos. Eles pedem que acreditamos que seria possível fraudar conversas em 1 Terabyte de arquivo, acertando horários, nomes, eventos sincrónicos. É tudo tão óbvio, que não apenas seja provado que o Lula não teve o direito a um julgamento justo, mas que diante de fatos, mesmo provas supostamente ilegais possam ser usadas para condena-los.

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    Não sou de oficio, mas a impressão que fica é que o Lils está mais preocupado em provar os desvios dos seus acusadores do que provar a sua inocência. É como afirmar que para julgar um motorista intoxicado o juiz tem que ser abstêmio. Se a justiça pudesse ser feita apenas por anjos não haveria tribunais. De acordo com Tiago (4.12), o único que pode julgar e Aquele que pode salvar e destruir. Vale para a Bíblia, não para o sistema judicial.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Lula não tem que provar nada. Quem acusa é que tem o ônus da prova. Isto é básico.

    2. Dionisio DeBarros

      Ocorre exatamente o oposto do que acabaste de insinuar. Sao os procuradors que jamais conseguiram provar qualquer culpabilidade de Lula, mas para condena-lo mesmo assim, recorreram a um julgamento de cartas marcadas, onde os procuradores criavam teorias inverossimeis, e o juis usava a estoria sem pe nem cabeca como prova para condenacao. Nao eh so Lula que quer a verdade, eh 70% da nacao Brasileira que foi lesada por essa turma da lava-jato.

  10. FABRIZIO WROLLI

    Acontece que o material hackeado original foi apreendido pela PF em agosto de 2019 e está com os peritos da PF desde então. E aí? Não tiveram tempo de verificar se é tudo verídico, original e não-editado? Cadê o laudo? Vamos falar claro, devogados, é tudo original e verdadeiro. Fosse editado, a PF já teria alardeado isso aos 4 ventos.

    Responda
  11. Jove Bernardes

    Ah!, os advogados. "Mas o que mais choca é a tentativa desesperada de um réu já condenado em instâncias inferiores (...)" Por que desesperada? Os nobres causídicos já determinaram que o jogo acabou, que nada mais há a ver e rever, mesmo diante de tamanho escândalo? Desespero eu vejo é do lado oposto, e desespero bastante compreensível. Quanto ao "já condenado em instâncias inferiores", tenham santa paciência.

    Responda
  12. marcos vinicio borges mota

    E as "provas ilícitas obtidas de boa fé" não servem mais não?

    Responda
  13. marcos vinicio borges mota

    "Causa ânsia de vômito ver a falta de limites do grupo para fraudar os processos. Com o apoio da grande mídia armavam estratégias, combinavam os passos a serem dados, vazavam criminosamente informações para influenciar a opinião pública, faziam acordos internacionais clandestinos sem a necessária instrumentalização formal, burlavam regras básicas de competência usurpando a competência de outros Tribunais, inclusive do Supremo Tribunal".

    Responda
  14. RODRIGO DORNELLES

    Esse artigo é um recibo do tamanho do ego dos representados dos autores.

    Responda
  15. RODRIGO DORNELLES

    TIC-TAC... TIC-TAC...

    Responda
  16. Peter Janos Wechsler

    Apesar de todas as irregularidades cometidas, centenas de milhões de dólares foram repatriados. Pena que nenhum dos criminosos continua preso e os políticos envolvidos estão saltitantes sem condenações. Só nos EUA a Petrobrás pagou mais de 800 milhões de dólares em acordo para escapar de processo. Pasadena custou quanto? Quem foram os responsáveis?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pois é Jove. Infelizmente. E a alternativa é a impunidade eterna porque seguindo as regras rigorosamente, no Brasil nada se pune e tudo prescreve.

    2. Jove Bernardes

      Na sua primeira frase, a que começa com "apesar", está toda a motivação da Lava-jato, do Moro e de todos os que o orbitavam. Este, precisamente, é o problema: ainda há pessoas, no Brasil, que acham que o fim justifica os meios. E tudo funciona "bem" até que...

  17. orlando gomes de freitas

    Vamos no "popular" : Canalhice da boa ! os homens que acusaram e julgaram o ex Presidente foram parciais e feriram de morte o principio do "Devido Processo Legal" não os chamo pelo nome ou por seus antigos cargos, não os merecem, de minha parte me contento com o testemunho histórico , da vergonha que sentirão ao lerem os apontamentos que certamente passarão de geração em geração. Sinto pena deles.

    Responda
  18. Joaquim Branco

    Lendo os diálogos, duvido que alguém os ache falsos. Ora, não utilizá-los para desfazer as injustiças e ilegalidades da lavajato não parece honrar o Judiciário, com J maiúsculo. Infelizmente, a lavajato foi endeusada por setores da imprensa, do judiciário, do empresáriado e do político que buscavam afastar o PT do poder. Hoje não há quem defenda a lavajato, além dos advogados contratados para fazê-lo. Os setores que mais a bajulavam, se calam, envergonhados, pelo apoio acrítico dado.

    Responda
  19. José Rosa

    Ah tá, não houve perícia... Se bem me recordo, nem entregaram os celulares para tanto. Quem sabe pela confiança na licitude dos atos e por, contrariamente, nada valer a palavra e dos réus e suas testemunhas, devêssemos tomar a deles como verdadeiras e incontestáveis... Agora, supondo que fosse crime de morte e outro réu e os hackers, não pagos por ele ou interessados, encontrassem-se conversas entre prováveis verdadeiros criminosos, dever-se-ia simplesmente desprezá-las e deixar preso inocente?

    Responda
  20. Alexandre Almeida Da Silva

    A prova ilícita pode ser imprestável para processar os procuradores e o juiz que agiram em conluio. Todavia, é hábil para beneficiar o réu e para mostrar à sociedade como as coisas se sucederam. A imprensa, essa que dá espaço aos extremistas e alucinados sob o argumento de liberdade de expressão, não pode jogar para baixo do tapete este atentado ao devido processo legal praticado para executar perseguições e manipulação política. E ninguém está dizendo que Lula é inocente, mas que faltam provas.

    Responda
    1. RODRIGO DORNELLES

      Ponto.

  21. Luiz Roberto Peres

    Qual foi a primeira atitude dos procuradores e juizes da Vaza Jato quando o Intercept Brasil divulgou as conversas e manobras? Foi destruir os originais de posse da PF. Porém o STF impediu mais esse crime.Então os documentos eram fajutos e editados??Senhores advogados , estudem um pouco sobre o fim da operação Mãos Limpas e verão que não há saída para seus contratados da ex Vaza Jato.

    Responda
  22. ADILSON ROBERTO GON ALVES

    Querem defender o indefensável, procurando inverter a realidade dos fatos. Quem praticou cri.me foram Deltan Dallagnol e sua tru.pe em con.luio com Sergio Moro. Feito um rei Midas às avessas, em tudo em que puseram a mão virou li.xo jurídico. Ou seja os altos salários pagos a esses operadores do Direito mostram que competência e idoneidade não têm relação com remuneração. O lugar dos aqui defendidos é a ca.deia, utopia minha.

    Responda
  23. Ricardo Andrade

    O juiz Moro, Deltan e outros procuradores foram desonestos. Eles invadiram a privacidade de pessoas, grampearam advogados, fizeram à margem da lei acordos com americanos. Perseguiram uns e favoreceram outros. Moro foi ministro do atual governo, eleito com ajuda de seus serviços. Tudo que essa turma quer é dinheiro, dinheiro, dinheiro. O advogado deles deve ganhar vários triplex e ainda muito dinheiro para tentar amenizar a condenação destes desonestos.

    Responda
  24. Mauricio Vidal de Carvalho

    Senhores autores, lamento informar que a emenda ficou pior que o soneto. Tive que interromper a leitura para terminar o café da manhã, diante das náuseas que me provocaram. Moro, Dallagnol e a caterva que os cerca plantaram nulidades em todos os processos que manipularam e a futura anulação das sentenças viciadas proferidas é inexorável. Enorme perda de tempo, dinheiro público e oportunidade de promover justiça na nossa Banana Republic.

    Responda
  25. Samuel Rocha de Mello

    Essa estratégia de defesa só se prestaria se o resto do mundo fosse imbecil. Recomendo aos procuradores como providência urgente, que troquem de defensores.

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      Caros doutores Marcelo e Felipe. Onde há fumaça, há fogo. Se os os citados juiz e procurador estão incomodados com as notícias é por que elas têm um fundo de verdade. Legais ou ilegais, elas provam um alinhamento com objetivos políticos. Não estou tratando da culpa ou inocência do ex-presidente. É só ver a defesa do excludente de ilicitude que faz Sérgio Moro para ver a que distância êle está dos limites da lei.

  26. I J Souza

    O artigo em si dos advogados , provam que os dois indivíduos cometeram graves ilícitos. Sempre usaram vazamento ilegais pra imprensa pra condenar inimigos políticos. Agora não vale ? Conta outra piada senhores . Vocês dois estão fazendo papel de paspalho .

    Responda
  27. DANIEL N

    O ex juiz e futuro ministro de Bolsonaro foi isento? Hahahaha. É rir pra não chorar, né? Tá na cara que não. Eu sempre achei que o Moro era promotor. Era juiz? Os doutores acreditam também em papai Noel? Que caô..

    Responda
  28. Rafael Faria

    Imparcialidade de qualquer magistrado está umbilicalmente ligado ao devido processo legal; ou seja, claúsula pétrea na Constituição Federal. O texto é de autora dos advogados dos procuradores que trocavam mensagem com o Moro. A tese exposta pelo Moro na Reclamação, que encontra-se no STF, subscrita pela sua esposa, é a mesma do texto.

    Responda
  29. CARLOS NILTON DE PEREIRA

    E a interceptação de Dilma Rousseff depois do prazo ou seja,clandestina,valeu.Dois pesos duas medidas.

    Responda
  30. CARLOS NILTON DE PEREIRA

    E a interceptação de Dilma Rousseff depois do prazo ou seja,clandestina,valeu.Dois pesos duas medidas.

    Responda
  31. Luiz Paulo dos Santos Diniz

    Estão tentando dar um DUPLO TWIST CARPADO HERMENÊUTICO para evitar que a prova ilícita seja utilizada em benefício do acusado. Qualquer estudante de graduação sabe que a proibição da prova ilícita é uma garantia instituída em favor do réu. Se a perícia que os autores do artigo estão exigindo não ocorreu foi porque seus clientes não disponibilizaram os celulares para realização do "cotejo".

    Responda
  32. Raedson Bispo

    Se a autenticidade é negada, nem legitimidade ativa ad causam haveria para requerer o sigilo, certo? Como eu digo que não é meu e vou a Juízo pedir para preservar minha intimidade? Confuso!!! Mais: se num celular está a prova de que não matei, não posso roubá-lo para provar minha inocência? Difícil! Proporcionalidade: o que pesa mais, a ordem jurídica (imparcialidade do juiz) ou a intimidade dele (que ele nega ser dele)?

    Responda
  33. luis vidal

    Meia dúzia de caborteiros exerce o poder punitivo abusivamente e agora reclama da violação de suas garantias individuais. Alguma dúvida da origem das conversar? Prisão preventiva que eles confessam......

    Responda
  34. Anderson Nunes

    É sério que vc escreveu isso? Corre e pede pra Folha apagar

    Responda
  35. João Vitor

    Já era tchurma. A casa caiu, o rein está nu, Moro Batman Delta Robin e seus asseclas não convencem mais nem suas mames

    Responda
  36. Fatima Marinho

    Senhores, não tem importância como foi obtido. O que importa é o conteúdo. Um nojo, vontade de vomitar. Para sorte dos procuradores e do juizeco, o congresso não aprovou as “medidas” que previam que provas ilícitas poderiam condenar réus. Lembram-se? Uma vergonha tudo que está nas mensagens. Expor situações íntimas? Eles usam o telefone de trabalho, pago por nós, para fazer fofoca, tramar contra a justiça, tramar contra o país. E vcs dois vem defender isso? Um pouco de decoro seria bom.

    Responda
  37. sergio barbosa

    Juiz ladrão!

    Responda
  38. Antonio Abrão

    O problema não é técnico jurídico e sim ético. Estavam de conlúio juiz e procuradores, este é o fato que não se aceita em quem legalmente quer promover justiça, o resto é blá-blá-blá

    Responda
  39. PAULO FERNANDO DE SIQUEIRA E SILVA

    Impressiona a argumentação. Os próprios procuradores trataram de destruir as provas que poderiam comparar o material apreendido, o que 'esquecem' seus defensores. Para montar as acusações e maniqueísmos das operações, conversas escabrosas servirão em benefício dos réus, mas não precisam se preocupar os defensores dos procuradores, a estes não se dará o mesmo tratamento que deram aos que acusaram. As provas só poderão servir para mostrar a evidente parcialidade do bando. Inês é morta

    Responda
  40. Odete Borges

    Causa perdida meus caros. Quando este material foi apreendido a primeira providência do marreco foi querer destruí-los. Ainda bem que não precisamos esperar 50 anos para conhecer a verdade. Tem celas em Bangu reservada para todo mundo. Foge enquanto é tempo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.